• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 25314
    Petróleo » terça-feira, 30 de junho de 2009 »
    Navios de Apoio Offshore

    ms1p36O Brasil chegou à marca de segundo maior produtor mundial de barcos de apoio offshore, perdendo apenas para a Noruega, segundo dados do Sindicato Nacional da indústria Naval (Sinaval).
    Os estaleiros brasileiros já construíram desde 1998 mais de 60 embarcações de apoio. As empresas nacionais atingiram alta competência em prazo, preço e qualidade nesse nicho de mercado. O líder do segmento é o estaleiro Aker Promar, em Niterói.
    As embarcações empregadas em offshore (apoio marítimo) devem possuir grande capacidade de manobra, visando posicionamento próximo as unidades atendidas. Devido a essa necessidade recursos foram incorporados a estas embarcações:
    Hélices e lemes gêmeos (menor diâmetro na curva de giro), Bow thruster (propulsor lateral de proa), sistema de lemes Independentes (posicionamento dos lemes em qualquer ângulo), Stern thruster (propulsor lateral de popa), central de manobras computadorizadas (manobras realizadas por “joystick”) e o Dynamic Position (Posicionamento Dinâmico).

    Embarcações

    bourbondolphinNavio de Suporte a Plataforma (PSV – Plataform Support Vessel) – embarcações que transportam óleo combustível, água potável, produtos químicos, água industrial, tubulações e ferramentas especiais.

    Navio de Suplemento (SV – Supply Vessel) – navio de apoio a plataforma menor que o PSV.

    Reboque e Manuseio (AHTS – Anchor Handling Tug Supply) – Embarcação que pode medir entre 60 e 80 metros de comprimento e potência (HP) de 6.000 a 20.000 atua com rebocador, manuseio de âncoras e transportes de suprimentos (tubos, água doce, óleo, lama, salmoura, cimento, peças, etc.).

    Germany TourismCombate a Incêndio e SOS (Fire Fighting) – São basicamente embarcações que possuem bombas e canhões de incêndio com capacidade de aplicar jatos á vazão de 9.000m3 de água por hora, para atender em caso de emergência, as solicitações de socorro e incêndio em plataformas e/ou embarcações.

    Estimulação de Poços (Well Estimulation Vessel) – São embarcações dotadas de “plantas” para aplicação de injeção de agentes químicos, visando monitorar e melhorar a produtividade dos poços e linhas em operação.

    Lançamento de Linha (PLSV – Pipe Laying Support Vessel) – São embarcações que lançam e recolhem linhas no mar, utilizadas para conectar as plataformas a sistemas de produção de petroléo.

    Passageiro (CB – Crew Boat) – Embarcação utilizada para trocas de turmas nas plataformas, incluindo embarcações de alta velocidade.

    Suporte às Operações de ROV – Veículo de Operação Remota (RSV – ROV Support Vessel) – São embarcações equipadas com sistemas de posicionamento dinâmico, além de outras instalações utilizadas nas operações com veículo de operação remota.

    Suporte a Mergulho (DSV – Diving Support Vessel) – São embarcações de apoio às operações de mergulho de “superfície” ou saturado, dotados de vários equipamentos especiais (sino de mergulho, câmaras de saturação, guinchos especiais etc).

    Embarcação suporte a derramamento de óleo (OSRV – Oil Spill Recovery Vessel) – Utilizado no combate ao derramamento de óleo dotado de especificações que permitem trabalhar na mancha de óleo, em atmosfera onde a evaporação do petróleo produz gás natural, por isso é dotado de sistemas elétricos blindados para evitar a produção de faíscas. Possui equipamentos para aspirar o óleo derramado e armazenar num tanque a bordo. A capacidade de combater o derramamento pode ser criada num PSV ou AHTS.

    Comentários

    1. Joyce Elle disse:

      Achei muito interessante, sem contar o fascinio que tenho por embarcaçoes, o artigo e bem detalhado , bem elaborado e objetivo…

    2. Fábio Luiz disse:

      Olá, me chamo Fábio sou de Sorocaba SP, adorei estas matérias e acabei de assinar o Jornal Pelicano, tenho 32 anos, sempre me interessei por assuntos do mar, é muito prazeroso saber que tudo isto temos aqui no nosso país. Certo que um dia poderei fazer parte dessa equipe, tenho um sonho em me tornar um homem do mar!

    3. bresil implantation » Navios de Apoio OFFSHORE — Jornal Pelicano disse:

      […] Original post by Al. Souza Mattos […]

    4. Milciades disse:

      El artículo es sumamente interesante, como también los demás temas que contiene la revista y sobretodo son didácticas. CHICOS y CHICAS, SIGAN ADELANTE, FUERZA.

    5. Raimundo Tiago disse:

      Ola, sou OM e trabalho embarcado na bacia, gostei muito desse jornal, porém gostaria que voces divulgassem na Revista Unificar, por exemplo, pois descobri esse site por acaso, em minhas pesquisas que faço na net sobre Apoio Maritimo, novidades no setor do petróleo e área offshore, etc. Vocês estão de parabéns, divulguem esse trabalho, pois nem todo mundo sabe o que é Marinha Mercante e qual o papel que ela faz para o crescimento do Brasil.

    6. Dário disse:

      Oi sou Marinheiro de convés e essas noticias são de suma importância para nós ficarmos informados, gostaria muito de ser assinate desse jornal para ficar antenado!

    7. José Adilson Oliveira Lopes disse:

      Bom dia. Estou concluindo a minha tese sobre os riscos inerentes a atividade do mergulho saturado, como requisito obrigatório a obtenção do titulo de Engenheiro de Segurança e estou precisando enriquecê-la com fotos de DSV´s, sinos de mergulho, dos sistemas de fornecimento de água de aquecimento e de mistura artificial e de mergulhadores no exercício da sua profissão. Gostaria de saber se existe possibilidade no fornecimento deste material. E caso haja interesse poderei assim que concluir este trabalho lhe enviar uma copia.

      Aguardo retorno.

    8. almir s desouza disse:

      Ola galera do mar, este trabalho e para quem tem nervos de aço, concentraço rapides,e principalmemte,confiançae e seguraça no companheiro que estar,ao seu lado ralando junto para executar o serviço. sou marinheiro aux.de conves eja tive essa experiencia. pretendo um dia ter outra oportunidade,e voltar. um grande abraço a todos e trabalhem sempre na atividade ´valeu.

    9. SMM disse:

      Estao de parabens estes navio de Apoio Offshore são otimos.

    10. nestor benites disse:

      si es mui bueno trabajar en los apoios maritimos me gusta mucho

    11. Adriano Di Donato disse:

      Att. SRs..

      Eu estou com uma urgência na compra de uma PSV usado ano de fabricação ate 1985 á 2.000.

      fico no aguardo

      (22) 9953-8753 

    12. Alexandre disse:

      MUITO BOOM ESSE ARTIGO ! ME AJUDOU BASTANTE NO MEU TRABALHO SOBRE OFFSHORE , PARABÉNS !

    Outras matérias interessantes...