• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1229
    Entrevistas, Mundo, Navios, Pirataria » sexta-feira, 1 de novembro de 2013 »
    Café com a SAMM – com o 1ON Pedro Rodrigues Paiva

          O Café com a SAMM do dia 10 de outubro contou com a presença do 1ON Pedro Rodrigues Paiva, ex aluno da EFOMM. Tripulante do NT CARTOLA, pertencente à frota da Transpetro, o Oficial se formou em 2008 e, apesar da pouca idade, possui vasta experiência da vida a bordo.

    Em seu último embarque ele passou por uma situação que tem se tornado cada vez mais comum no cotidiano marítimo: A PIRATARIA.

    Conta o Oficial que o navio estava numa viagem de volta da China, fundeou na Indonésia e, ao esperar que o dia amanhecesse para voltar a Cingapura, foi atacado. Às 01:40 o Comandante acionou o alarme de emergência. O Oficial se dirigiu para o passadiço do navio e ficou de prontidão junto ao Comandante para executar os procedimentos de segurança.

          O marinheiro de serviço no convés ouviu barulhos de metal e, logo em seguida, ouviu o barulho de uma porta sendo aberta. Ele se deslocou na direção de onde vinham os barulhos e percebeu uma lancha junto ao costado do navio, com dois homens. Em seguida, encontrou outros 2 já no convés. O marinheiro atacou os ladrões com um bastão de ferro que, por não estarem armados, fugiram pelo mesmo cabo por onde subiram. Ele ainda tentou derrubá-los, mas não teve força  suficiente pois no cabo estavam pendurados os dois piratas. Este cabo, inclusive, foi deixado pelos ladrões e a tripulação o guardou. Após a fuga, o Comandante solicitou que a tripulação se dividisse em grupos e realizasse uma busca em todo o navio. Certos de que não havia piratas escondidos a bordo, o Comandante autorizou a saída do navio antes mesmo que amanhecesse. 

    Sobre o NT CARTOLA :
    O CARTOLA é um navio DP ( Dynamic Positioning ) que transporta óleo cru da plataforma direto para o porto. Tem pouco mais de 272m de comprimento, 24.4 de boca e, no dia do ataque, estava com 12m de borda livre, podendo chegar a 8m em plena carga.

            Após contar suas experiências, o 1ON sanou algumas dúvidas dos alunos sobre praticagem e sobre a diferença entre a rotina do 1ON e do 2ON. Ele salientou a impotância da formação da EFOMM, para que os alunos dêem o devido valorÀa Escola, e falou também das oportunidades de lazer encontrada nos navios.

           A conversa informal a qual nós – alunos da EFOMM- estamos tendo a oportunidade de ter com profissionais da nossa carreira através dos encontros que a SAMM tem proporcionado, é de grande valia, pois sana muitas dúvidas e curiosidades que possam existir na nossa formação.

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    Entrevista – CMG Conde5 de novembro de 2013
    Entrevista – Professor Nélio30 de outubro de 2013