• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • Sem categoria » domingo, 13 de outubro de 2013 »Embarcação naufraga em Macapá

    20131013102921512724oNo último dia 12 de outubro, data que deveria ser marcada por festividades religiosas e alegria,devido à data comemorativa do Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil e o Dia das Crianças, ocorreu um grave acidente com uma embarcação que participava do Círio Fluvial em Macapá, realizado no Rio Amazonas.

    Um dos 50 barcos que acompanhavam o Círio, conduzindo do município de Santana até Macapá a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, naufragou na orla de Macapá próximo ao Igarapé de Pedrinha. Segundo o corpo de bombeiros, pelo menos 12 pessoas a bordo do barco Reis Primeiros morreram após o naufrágio, uma das quais o comandante da embarcação, encontrado preso no maquinário.

    O capitão de fragata Carlos Rodrigo Neves de Oliveira, Capitão dos Portos do Amapá, informou que a embarcação conduzia 40 passageiros, embora os bombeiros tenham estimado no local do acidente que cerca de 60 pessoas estavam a bordo.

    “O tempo estava bom. É uma embarcação nova, de 2010, que foi vistoriada recentemente. Nós fizemos a fiscalização na saída de Santana e não havia nenhuma irregularidade. Contamos 40 passageiros, que é a capacidade da embarcação. Eles tinham colete salva-vidas. Foi um infortúnio”, afirmou.

    O acidente aconteceu na volta de Macapá para Santana, após o fim da procissão, enquanto a embarcação retornava com outros barcos que participaram do evento. “Como haviam muitos barcos ao redor, as pessoas que caíram na água foram socorridas pelos passageiros de outras embarcações”, contou o capitão.

    As causas do naufrágio serão apuradas pela Capitania dos Portos, que abrirá um inquérito para investigar o caso. As opiniões de testemunhas são controversas; enquanto alguns afirmam que o motivo da tragédia seria a superlotação da embarcação, outros acreditam que ela tenha batido em algo e virado.

    “Ele (o barco) passou por uma região rasa. Não faço ideia o que pode ter acontecido. Temos que ouvir as testemunhas para saber o que realmente aconteceu. Pode ter sido um problema de navegação“, declarou Carlos Rodrigo.

    Foi decretado luto oficial de três dias no estado.

    foto_1

     movie Médée

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    A Baía de Guanabara está se tornando um cemitério de embarcações, segundo a Capitania dos Portos do Rio há 51 cascos abandonados na Baía de Guanabara sendo que 31 já foram leiloados de deveriam terem […]