• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2155
    Curiosidades, Mundo » segunda-feira, 19 de agosto de 2013 »
    Sea Shepherd – Piratas Ecológicos

    A Sea Shepherd Conservation Society (SSCS) é uma organização sem fins lucrativos focada na conservação de seres marinhos, é sediada em Washington nos Estados Unidos da América.

    A ONG foi fundada em 1977 com o nome de Earth Force Society por Paul Watson, um antigo membro do Greenpeace, que foi expulso por defender o uso de táticas de intervenção mais agressivas.
    Em 2008, o canal Animal Planet começou a filmar um reality show chamado “Piratas Ecológicos” (Whale Wars), baseado nos encontros do grupo com a frota Japonesa de baleiros no oceano antártico, fazendo com que a organização se tornasse cada vez mais famosa e apoiada.

    sea-shepherd

    A SSCS através de 4 embarcações (MY Steve Irwin, MY Bob Barker, MV Brigitte Bardot e MY Sam Simon),  fez operações pelo mundo todo que incluem, sabotagem a afundamento de barcos enquanto atracados em portos, obstrução à caça de focas no Canadá e na Namíbia, ofuscar baleiros com lasers (tática usada também por forças policiais para desabilitar suspeitos), atirar garrafas com produtos químicos não tóxicos mal cheirosos (bombas de cheiro) para o convés dos navios envolvidos em atividades ilegais em alto mar e apreensão e destruição de redes-derivantes.

    A organização afirma que as suas ações agressivas são necessárias pois existe uma relutância por parte dos governos a nível mundial em aplicar a lei em alto mar, dando assim, à Sea Shepherd Conservation Society, autoridade para as aplicar eles mesmos tal como descrito na World Charter For Nature das Nações Unidas.

    Confira no vídeo abaixo, uma das operações da ONG:

    Comentários

    Outras matérias interessantes...