• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 7943
    Curiosidades, Navios » quarta-feira, 26 de junho de 2013 »
    Série navios – Ro-Ro

    Vocês sabiam que existe um tipo de navio só pra carregar carro? É o Roll on/Roll off, ou para os íntimos só Ro-Ro, uma espécie de edifício garagem flutuante, o navio perfeito para os amantes de carros. O primeiro navio ro-ro, o N/M Comet, foi construído em 1958 nos EUA para transportar veículos militares.

    Mas porque esse nome estranho, roll on/roll off? Pois bem, O nome dessa classe já diz sobre como é feito o carregamento, a carga, veículos são carregados e descarregados por meios próprios, ou seja, o estivador (pessoa designada de carregar os navios) é um tipo de manobrista, que “estaciona” o carro dentro do navio. O veículo é então peado (amarrado) devidamente para que não saia do lugar e acabe colidindo com os outros devido ao balanço do navio.

    É fácil identificar um ro-ro, seu costado é bem mais alto se comparado com os outros tipos, um contêiner pode ficar a mostra, um carro não, então esse navio é todo fechado. Ele também pode ser identificado pelos grandes portões, que são usados como rampas no carregamento e descarregamento, na popa e na proa.

    Curiosidade:

    O maior ro-ro atualmente em serviço é o MV Mignon, da Wallenius Lines.

    Assim como o suqueiro Carlos Fisher do qual falamos no primeiro artigo, a maioria dos navios ro-ro podem transportar contêineres.

     

    Próximo navio: passageiros

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    Navios Roll-on/Roll-off9 de março de 2010

    Numa viagem do porto de Toyama no Japão, para Vladivostok, Rússia, o navio Ro/Ro  MV Astongate, de bandeira cambojana, teria que transportar 64 carros japoneses usados, porém foi surpreendido por uma forte tempestade no mar […]