• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 42253
    Mercado, Mundo, Navios » terça-feira, 9 de março de 2010 »
    Navios Roll-on/Roll-off

    ro-ro-shipA primeira grande diferença desses tipos de navios é, sem dúvida, a visual, já que eles possuem um costado (parte lateral de uma embarcação) bem maior do que os outros.
    Os navios Roll-on/Roll-off, mais conhecidos como Ro-Ro, são navios em que sua carga entra e sai pelos seus próprios meios, através de rodas (como os automóveis, ônibus, caminhões, trailers,etc) ou, até mesmo sobre outros veículos.
    Como o nome Roll-on/Roll-off (rolar para dentro/rolar para fora) sugere, em navios dessa categoria, é possível carregar quase tudo que puder subir a bordo rodando através das rampas de popa (parte traseira do navio), de meia nau (mais ou menos o meio do navio) e até mesmo, menos comumente encontrado, pela proa (parte da frente do navio).

    foto511
    A fim de  facilitar e flexibilizar tal operação, alguns navios modernos contam com conveses  móveis em sua altura, de forma que eles se adaptem ao que será transportado, ou seja, caso carros estejam sendo transportados a altura entre os conveses será mantida mas já no caso de ônibus, caminhões, etc, essa altura pode ser aumentada para até mais de 6 metros. Essas rampas externas somadas às rampas internas fazem com que a carga vá do porto para o navio e assim para o seu lugar pré-determinado.

    Essas embarcações possuem um sistema de obstrução ajustável para bloquear a carga e, também, um sistema de ventilação para remover os gases de escape que se acumularam durante a operação de carga.

    Em 2008, o navio transportador de automóveis Auriga Leader com capacidade para 6200 automóveis foi o primeiro navio do mundo que funcionava, parcialmente, com energia solar. Já o maior car carrier do mundo, Faust, construído em 2007 e que navega sob a bandeira da Suécia, é muito interessante Grande_nigeria_grimaldi_line_02no ponto de vista da engenharia naval pois tem capacidade para, aproximadamente, 8 mil carros somente ou, ainda, uma combinação de 468 caminhões/ônibus e 3484 carros ao mesmo tempo.
    Há, hoje, navios Ro-Ro que além de carregar automóveis, também podem carregar contêineres o que demonstra o grande interesse em transportar e fortalecer a economia.

    Por Al. Affonso

    Comentários

    1. Luis Henrique disse:

      Boa noite,
      achei o artigo muito bom, e também me ajuda para uma apresentação acadêmica, porém precisava de mais algumas informações quanto aos super navios, como por exemplo, as rotas que eles fazem como rotina, e as taxas que são praticadas pelas viagens feitas. Além de curiosidades adicionais que tenham sobre estes super navios.

      Um abraço. Luis Henrique.

    2. roberto jose graeff disse:

      muito bom esta reportagem otima parabens abs..

    Outras matérias interessantes...