• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1956
    Mercado, Mundo, Navios » sábado, 25 de maio de 2013 »
    Projeto propõe redução do volume de água de lastro em navios

    Foi recentemente anunciado pela Sociedade Classificadora japonesa, Nippon Kaiji Kyokai, uma aprovação em princípio (Approval in Principle-AIP) para o projeto de construção de um VLCC com lastro mínimo (Minimal Ballast Water Ship).

    vlcc

    Como mostrado em matérias anteriores, a Indústria Naval está cada vez mais preocupada em desenvolver técnicas inovadoras para o tratamento de água de lastro. O projeto MIBS desenvolvido pela Namura Shipbuilding Co em conjunto com o Shipbulding Research Centre do Japão vai além e propõe utilização de uma nova e revolucionaria forma de casco que reduziria o volume necessário de água de lastro em  65%, possiblitando, pois, que sistemas menores e mais eficientes de tratamento desse tipo de água sejam utilizados.

    O sistema é baseado no projeto denominado “Sem água de lastro” (No Ballast Water ou NOBS) que foi anteriormente proposto pela Associação Japonesa de Pesquisa Tecnológica Naval, não obtendo a aprovação para aplicação comercial devido ao tamanho excessivo, o que não atenderia as necessidades dos armadores. O projeto MIBS consiste na utilização de um fundo chato e boca padrão de VLCC.

    Em discurso, o presidente da NK Noboru Ueda destacou que o tratamento de água de lastro ainda é um desafio para a industria e que o projeto MIBS não só representa um grande avanço tecnológico em termos de projeto de navio, mas também auxiliará na redução de custos de manejo de água de lastro para os armadores.

     Fonte: worldmaritimenews.com

    Continue conectado e mantenha-se informado.

    A equipe do Jornal Pelicano agradece.

     

    Comentários