• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2778
    Esportes, Remo » quinta-feira, 31 de maio de 2012 »
    X Regata de Remo em Escaler Corpo de Fuzileiros Navais

    O Remo em Escaler é uma atividade diretamente relacionada á Marinha, uma vez que esse tipo de embarcação era utilizado nas operações anfíbias até o advento das lanchas de desembarque, no século XX. Esta modalidade esportiva também valoriza a tenacidade, liderança, camaradagem, iniciativa, combatividade e vigor físico, aspectos inerentes às atividades marítimas.

    Muito tradicional no País, o Corpo de Fuzileiros Navais, instituição tema e organizadora da última regata a remo em escaler, constitui exemplo de dedicação à Pátria e a Marinha do Brasil há 204 anos. Sua presença nos três ambientes, terra, mar e ar, originou o lema “ADSUMUS” que significa “AQUI ESTAMOS”, mensagem presente na vida de sua tropa e divulgada nos diversos cartazes e medalhas do evento do último domingo.

    Ás 09h00 do dia 27 de maio de 2012 foi realizada a 10ª Regata de Remo em Escaler Corpo de Fuzileiros Navais no CIAGA. Com a presença das Instituições Militares: CIAGA, CIM, DGMM, CFN, CIAW, CIAA, EN, CN, CIANN, Esquadra, o BOPE, (instituição convidada para a prova comemorativa utilizando barcos de combate) e o convidado Clube de Regatas Vasco da Gama.

    A primeira prova, programada para as 09h20, foi a feminina, seguindo-se com a categoria SUB-24, ASPIRANTES, MISTO, a prova comemorativa ‘’REMO DE COMBATE’’(com a participação do BOPE e fuzileiros de diferentes OM), VETERANOS e finalizando, a categoria SÊNIOR. A EFOMM com seus barcos representou muito bem nessa regata, garantindo a 3ª Posição em todas as provas que participou. O evento também contou com a presença de uma exposição de armas, tanques e fotos do Corpo de Fuzileiros Navais, assim como pula-pula e atividades recreativas para crianças. O sol não atrapalhou a presença e o ânimo da grande quantidade de visitantes no CIAGA, que torceram com vibração pelos familiares e amigos competidores.

    Abaixo, as colocações do CIAGA:

    Senior – 3º Lugar
    Sub-24 – 3º Lugar
    Aspirante – 3º Lugar
    Misto – 3º Lugar
    Feminino – 3º Lugar

    Por Al. Areias e Al. Moulin

    Comentários

    Outras matérias interessantes...