• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 4965
    Curiosidades, Mercado, Mundo, Navios, Petróleo » quarta-feira, 24 de agosto de 2011 »
    Embarque Offshore – PSV PETREL

    No último dia 17, os alunos Araujo, Santos, André Carvalho e Souza embarcaram no navio PSV PETREL, da empresa Wilson Sons, que estava atracado no Porto do Rio. O navio que tem por finalidade prestar apoio a plataformas e navios sondas, conta com uma tripulação de 13 pessoas e  foi construído em 2009 pelo estaleiro da própria empresa no Guarujá.

    SDC13278

    O navio partiu na madrugada do dia 18 com destino a Bacia de Santos, onde realizou operações de carga e descarga de suprimentos, com a FPSO Angra dos Reis e a sonda de perfuração SS68. Os alunos puderam observar atentamente as manobras no passadiço realizadas pelo Comandante Villa Nova, e a prontidão da praça de máquinas efetuada pelo Oficial Superior de Máquinas Alcides.

    A viagem teve duração de 3 dias, e com as operações realizadas e sem maior necessidade de apoio expedido pela PETROBRAS, os alunos regressaram no sábado dia 20 por volta das 13:00.

    Comentários

    1. Ingrid Lorena disse:

      Olá. Estou com planos de ingressar na EFOMM mas fiquei preocupada com a questão da praticagem. Então gostaria de saber se é mesmo obrigatório ficar embarcado de 6 meses a 1 ano, após os 3 anos de curso da EFOMM, ou se eu teria mais opções de cumprir essa praticagem. 
      Desde já agradeço.

    2. Al. Souza disse:

      A conclusão do curso só é efetivada após o período de praticagem, assim sendo, o aluno que escolher por Máquinas tem o período de 6 meses de praticagem, já o de Náutica terá que fazer um ano. Esse período pode ser diminuido de acordo com embarques que são feitos durante o curso na EFOMM, em navios mercantes ou até mesmo de guerra. Qualquer outra dúvida, a equipe do Pelicano está a sua disposição !

    3. Ingrid Lorena disse:

      Muito obrigada. Tenho outra dúvida… no site fala de oficial de Náutica embarcado e desembarcado. Isso significa que depois de formada eu posso escolher se trabalho embarcada ou em terra? Como fica essa questão depois que a pessoa se forma?

    4. Ingrid Lorena disse:

      Mais uma dúvida: tento um curso superior de engenharia, quais são as minhas possibilidades dentro da Marinha Mercante?
      Agradeço mais uma vez! 🙂

    5. Adapt. Al. Bianca Barbosa disse:

      Se você já tem faculdade pode optar pela ASON que forma também oficiais da Marinha Mercante, porém em período de curso menor (já que as matérias básicas já estão no seu currículo). Porém, a formação dos oficiais da ASON é exatamente igual à da EFOMM.

    6. Graça disse:

      Ante de mais nada, mais uma vez quero parabenizar toda equipe do PELICANO e seus colaboradores direta e indiretamente pelo excelente trabalho que acompanho desde 2009, e também a excelente entrevista da tenente Lívia, em fim só elogios a todos.
      Adorei a matéria do Offshore PSV PETREL de 24 agosto de 2011, e iria ficar eternamente agradecida se também houvesse a divulgação do embarque dos alunos do 3º ano ocorrido agora em outubro de 2011.
      Meus parabéns, felicidade e sucesso para todos vocês.
      Graça

    Outras matérias interessantes...