• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 8957
    Cultura » quinta-feira, 31 de março de 2011 »
    Premiação do Concurso Literário “2ON Letícia Silva”

    DSC03695A premiação do 1o. Concurso Literário “2ON Leticia Silva” foi realizada no dia 24 de março na Diretoria de Portos e Costas, Rio de Janeiro.

    No evento estiveram presentes o DPC Vice Almirante Eduardo Bacellar LEAL FERREIRA e seu antecessor, Vice Almirante PAULO JOSÉ Rodrigues de Carvalho, sob cuja gestão iniciou-se o processo desse concurso literário.

    Os professores que analisaram os trabalhos de cada instituição e escolheram os três melhores para encaminhá-los à ABL receberam, além de uma placa de agradecimento, um exemplar da Moderna Gramática Portuguesa de Evanildo Bechara.

    A Professora Nícia Simão de Moura, indicada pela Comissão Organizadora do concurso na abstenção do professor do CIAGA, recebeu a homenagem das mãos do Contra Almirante Rodolfo Frederico Dibo, Comandante do CIAGA.

    O Professor Doutor Acadêmico Evanildo Bechara da ABL da Academia Brasileira de Letras definiu a classificação final:

    1o. Colocado – Al. João PEDRO Santos Cavalcante – CIABA

    2o. Colocado – Asp. Guillermo Brito PORTUGAL – EN

    3a. Colocada – Al. RAQUEL de AMORIM Alves – CIAGA

    A Al. Raquel Amorim recebeu seu troféu e premio das mãos do Vice-Almirante PAULO JOSÉ Rodrigues de Carvalho.

    Também receberam menções honrosas o Al. Saulo do CIABA  e o Asp. Silva Martins, pelo empenho que tiveram quando da divulgação do concurso, tendo seus trabalhos entre as 9 redações escolhidas.

    DSC03720

    O Professor Acadêmico Evanildo Bechara fez uso da palavra destacando a importância da leitura e de eventos que a incentivam e, assim como o DPC, Vice Almirante Leal Ferreira, parabenizou os vencedores e os participantes, incentivando a continuação da participação dos Alunos e Aspirantes nas próximas edições do concurso além de agradecer ao Comandante SERGIO de Moura, CLC, Presidente da Comissão Organizadora do concurso, e a 1ON-CCB Fernanda LETICIA da SILVA, idealizadora do concurso pelo concurso em si.

    O DPC ainda exortou sobre a importância de termos uma única língua como fator de unicidade nacional, comprovada com a participação de Alunos e de Aspirantes de diferentes regiões do país.

    A próxima edição do Concurso Literário 2ON Letícia Silva será lançada em breve e terá intervalos maiores para inscrição e produção dos trabalhos.

    Comentários

    1. 1ON-CCB Leticia Silva disse:

      Foi uma bela cerimônia revestida de emoção onde a integração entre Alunos das EFOMMs do CIAGA e do CIABA e os Aspirantes da EN foi marcante. As presenças do DPC, do seu antecessor, do Academico, de Almirantes e Comandantes da reserva servindo na DPC, dos Comandantes das 3 Escolas e dos professores engrandeceram e abrilhantaram o evento. Em breve lançarei o 2o. Concurso para qual espero uma participação ainda maior. Felicidades a todos.

    2. CLC Sergio de Moura (EFOMM-CIAGA 1985) disse:

      O 1o. Concurso Literário “2ON Leticia Silva” foi finalizado com chave de ouro com a belíssima premiação na DPC. Que o 3o. lugar conquistado pela Al. Raquel Amorim incentive todo(a)s o(a)s Aluno(a)s da EFOMM-CIAGA a participarem do concurso desse ano, o 2o.
      No Salão de Leitura da EFOMM existe uma placa dos premiados do concurso. A cada ano, a cada versão, 3 plaquetas douradas com os nomes dos tres vencedores de cada ano gravados em baixo relevo serão fixadas à placa, eternizando seus nomes para as gerações futuras de Alunos.
      Uma pequena correção: o imortal da ABL, Professor Evanildo Bechara, entregou aos Comandantes das três Escolas exemplares de sua mais nova Gramática dedicados e autografados para suas bibliotecas.
      Os professores que selecionaram os tres melhores trabalhos de cada Escola receberam placas de homenagem das mãos dos seus respectivos Comandantes. Boa leitura e excelente escrita a todos.

    3. Ernani Patricio disse:

      Maravilhosa a Premiação do Concurso Literário “2ON Leticia Silva”. Mais um grande feito da Oficial que tornou-se uma mecenas do meio acadêmico mercante. Parabéns a Aluna Raquel pelo excelente terceiro lugar e aos outros alunos que participaram do concurso.

    4. Wagner Paço Ishii, CLC disse:

      Bravo, Imediata Leticia Silva. Mesmo agora com todos os seus afazeres da nova profissão de prático ainda tem tempo para se dedicar a causa coletiva. Seu concurso literário ajudará muito na formação dos futuros oficiais mercantes e navais.

    5. Norbe VI DP disse:

      Parabens a SDPO Leticia Silva pelo sucesso do seu Concurso Literario e aos participantes pela oportunidade de concorrer em competicao tao saudavel.

    6. Jessica disse:

      Fantástico. Mais uma atividade primorosa da 1ON Leticia Silva. Parabéns pela cerimônia.

    7. Jose Roberto Esteves disse:

      A premiação do 1o. Concurso Literário “2ON Leticia Silva”, pelas fotos, parece ter sido mesmo muito bonita. E ver o Professor Evanildo Bechara presente foi o clímax.

    8. Carla disse:

      Mais uma vez parabéns Letícia Silva. Mais um projeto concluído para o benefício dos alunos. So aqui no Pelicano ja li uns quatro ou cinco artigos obre suas obras e conquistas. Que pessoa iluminada é voce.

    9. Claudio Lima disse:

      Acompanhava as matérias aqui no Pelicano sobre o Concurso Literário mas ver como foi a premiação deu-me a noção de sua grandiosidade. Este artigo não mencionou mas, além do troféu, os tres vencedores ainda receberam seus premios em dinheiro como mencionado no artigo anterior. Realmente a Oficial Leticia Silva não faz pouca coisa. Parabéns.

    10. Caio Dumont disse:

      Os alunos da mercante e os aspirantes da naval podem sentir-se privilegiados por terem um concurso dessa magnitude exclusivo para eles. Magnifico.

    11. Dario disse:

      Excelente a premiação do concurso literário. Vale a pena ler junto com esse artigo os artigos complementares anteriores de outubro de 2010 sobre o concurso e o desse mes com o resultado do concurso. Parabéns a Raquel Amorim pelo terceiro lugar que ela conquistou pro CIAGA.

    12. Adelaide disse:

      Belo artigo sobre a premiação do concurso literário. Louvável a iniciativa da oficial. Seguirei a sugestão acima de Dario e lerei os outros artigos. Parabéns Pelicani.

    13. Paulo Afonso disse:

      Parabéns a Oficial Letícia Silva pelo projeto cultural do concurso literário para os alunos. A idéia de criá-lo para participação conjunta das EFOMMs e da EN foi brilhante.

    14. Roberta Ferrari disse:

      Que beleza de concurso literário. Posso sugerir a Oficial Leticia Silva expandi-lo para as outras academias militares? Linda a cerimônia, com os cadetescom seus troféus e suas placas, e com um imortal da Academia prestigiando.

    15. Socorro Daibes disse:

      Parabéns Saulo,
      que voce continue tendo sucesso na sua jornada e que Deus continue iluminando o seu caminho.

      Beijos.

      Socorro

    16. Socorro Daibes disse:

      Parabéns Saulo,

      Que voce continue tendo sucesso na sua jornada e que Deus sempre ilumine o seu caminho.

      Beijos.

      Socorro

    17. Socorro Daibes disse:

      Parabéns Saulo,

      Que voce continue tendo sucesso na sua jornada. Deus sempre ilumine o seu caminho.

      Beijos.

      Socorro