• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2840
    Mundo, Navios » segunda-feira, 1 de março de 2010 »
    Embarcação movida a energia solar

    i102407Um projeto da empresa suíça PlanetSolar junto aos estaleiros alemães Knierim-Yachtbau apresentou um inovador catamarã que dará a volta ao mundo movido apenas a energia solar.

    A embarcação não possui velas, motores de combustão ou qualquer outro tipo de fonte de força para navegar.

    Com 31 metros de comprimento e 15 de largura, o maior barco solar do mundo pesa 60 toneladas, possui uma superfície de placas solares de 500 metros quadrados em sua coberta (na qual se sobressai a cabine de getcomando) e apresenta “asas” flutuantes nos dois lados para aumentar a superfície fotovoltaica (superfície que capta a energia solar para transformá-la em elétrica).

    O projeto foi uma ideia do aventureiro suíço Raphael Domjan, e Gérard d’Aboville (primeiro homem a cruzar o Atlântico em um bote a remo, em 1980, repetindo a aventura mais tarde, dessa vez no Oceano Pacífico.)

    A viagem de volta ao mundo do catamarã deverá ter início em meados de 2011, com partida prevista do porto de Marselha, na França.

    A embarcação pode transportar, confortavelmente, cinco tripulantes e provavelmente viajarão outros especialistas e técnicos junto aos idealizadores.

    planetsolar01
    “Jules Verne previu que um dia o homem seria capaz de esgotar nossos recursos de energia fóssil e haveria perturbações climáticas forçando-nos a repensar a nossa sociedade.

    Esta é uma oportunidade para nossa civilização. Usando a tecnologia e conhecimento para melhorar a nossa eficiência e promover a energia renovável, traçamos o caminho para um mundo sustentável.

    Queremos demonstrar que podemos mudar, as soluções existem e que não seja tarde demais. As gerações futuras têm os olhos voltados para nós. Nossas escolhas marcarão o futuro da humanidade.”

    PlanetSolar

    Por Al. Bianca Barbosa

    Comentários

    1. Ana Braga disse:

      Parabéns mais uma vez Al. Bianca Barbosa, além de bem escrito este assunto foi muito bem escolhido. 

    2. Planet Solar: a embarcação movida a energia solar — Jornal Pelicano disse:

      […] Para ver na íntegra a reportagem da aluna Bianca Barbosa clique aqui! […]