• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 8414
    Adaptação 2010, Período de Adaptação » sexta-feira, 15 de janeiro de 2010 »
    Terceiro dia de Adaptação

    DSC04047O dia começa com o TFM, atividade de educação fisica. As turmas que ontem realizaram a corrida hoje se dirigiram para a natação.

    Os candidatos já começam a apresentar sinais de cansaço. Para aliviar um pouco as dores, mais atividades são desenvolvidas no auditório, como palestra com o SO Rabelo, encarregado da Divisão de Pagamentos. Nessa palestra assuntos como o soldo a ser recebido na condição de aluno e auxílio transportes foram expostos.

    A parte mais difícil nesse período é manter-se acordado diante de tanto cansaço em um auditório confortável e com ar condicionado. Mas esse treinamento é importante para os candidatos adiquirirem domínio sobre o sono, já que na condição de alunos assistiram muitas palestras com autoridades e será inadmissível dormir ou esboçar cansaço.

    Depois do auditório os candidatos tiveram instruções de Ordem Unida com Sargentos Fuzileiros Navais, e já estão evoluindo significativamente. Os candidatos estão dominando bem os comandos básicos de esquerda volver, direita volver e descansar e a cadência da marcha está muito boa.

    DSC03017À tarde as turmas realizaram visitações as dependências do CIAGA e tiveram mais instruções de Ordem Unida. Enquanto isso, alguns candidatos começaram a fazer visitas a navios mercantes, onde puderam conhecer o passadiço, a praça de máquinas e alguns outros compartimentos, bem como tirar duvidas sobre a vida a bordo e a rotina de trabalho.

    Após o jantar os candidatos realizaram uma atividade diferente para quebrar um pouco da tensão da adaptação e promover a interação entre os integrantes, tornando assim a turma mais unida. Os adaptadores instruídos pela coordenadora do SOP (Serviço de Orientação Pedagógica), Sra Alice promoveram nas salas de aula uma dinâmica de grupo, que consistia na apresentação de um campanha da mesma turma. Muitas histórias surgiram e o clima de descontração não podia ser melhor.

    Mais tarde os candidatos fizeram preenchimento de fichas relativas ao NIP (número de identificação pessoal) e receberam o Hinário (livro com os hinos que todos os militares devem saber)
    Mais um dia, mais uma batalha vencida por muitos para se tornarem futuros alunos da EFOMM. Boa sorte!

    por Vet.Adapt. Dieinielle e Souza Mattos

    Comentários

    1. Ana Paula disse:

      BOM DIA, ESTOU ADORANDO VER NOTÍCIAS DO DIA DIA DOS CANDIDATOS, FIQUEI SABENDO QUE EXISTEM ALGUNS QUE ESTÃO DESISTINDO DEVIDO A APROVAÇÃO EM OUTROS CONCURSOS, MAS VOCÊS ACHAM QUE TEM CHANCES DE MAIS OU MENOS 35 RESERVAS ENTRAREM AINDA????? MUITOS OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES.

    2. Leandro disse:

      Muito boa a matéria. Pra quem tem parentes ai dentro, é um ótimo texto para se saber como está sendo o dia-a-dia dos futuros feras.

      gostaria só de saber como está sendo o dia do pessoal reserva que entrou dia 14, já que eles entraram alguns dias depois dos demais.

      e claro, fotos…

      valeu pessoal do pelicano, sucesso e força !!!

    3. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Ana Paula, até o final da adaptação os reservas ainda têm chance de serem chamados, muitos estão sendo chamados em outros concursos.

    4. Leandro disse:

      E ai souza mattos, vai rolar uma matéria com fotos só com o pessoal que entrou como reserva dia 14 ?

    5. Margarete Dejoss disse:

      Nós familiares,ficamos aguardando novidades.
      O Jornal, diariamente nos informa detalhes importantes dos candidatos.
      Parabéns pelo brilhante trabalho de todos.
      Margarete Dejoss

    6. Katia Regina Pereira da Cruz disse:

      Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a todos por esse jornal. Pois através dele podemos amenizar a angústia que sentimos pela falta de comunicação com nossos filhos. Ainda não foi postada nenhuma foto na qual minha filha Marcelle Pereira da Cruz apareça(Ela é da turma Alfa),se possível gostaria de vê-la em alguma foto a ser publicada. Desde já agradeço!

    7. Daniel Magalhães disse:

      Boa tarde, sou pai de aluna candidata e fiquei feliz com as informações que veem sendo repassadas para nós aqui fora. Primeiro dia, e segundo dias, e como deve ser normal em alguns alunos o chororô. A falta de contato direto com eles, nos deixa muito saudosos. Mas concordo com o isolamento total, disse para minha filha, que agora o mundo dela, é o mundo dos adultos. Muito diferente do que ela conviveu nos últimos 7 anos no Colégio Militar do RJ.

    8. Ana Paula disse:

      Muito obrigada pela resposta, mas voces que estão aí acompanhando tudo, qual é a sua opinião sobre os reservas, será que ainda dá para entrar uns 30 mais ou menos????

    9. Kayke disse:

      QUAIS CONSURSOS SÃO ESSES QUE PROMOVEM UM INTERESSE MAIOR POR PARTE DOS ALUNOS ??

    10. Karin disse:

      Muito bom poder acompanhar a rotina de quem está entrando agora! É o unico jeito de ter notícias de quem entrou.Muito empenho a todos os que estao na adaptação, vcs se esforçaram mto para entrar, parabéns.

    11. eneida disse:

      Ficamos muito felizes por saber alguma coisa dos nossos filhos nessa nova empreitada…teria como ter noticias do dia a dia? Meu filho está na turma BRAVO,ALUNO fRANCELINO.dESDE JÁ AGRADECEMOS.A PAZ ESTEJA COM TODOS voces.

    12. gilvan batista silva disse:

      Bom Dia! vcs publicarão as turmas com os nomes de guerra, números e outras identificações dos alunos, seria muito bom sabermos as turmas dos nossos filhos.
      As matérias estão ajudando bastante, mais a saudade e muita.
      Obrigado! Que Deus abençõe a toda a Equipe do Jornal Pelicano!

    13. Katia Regina Pereira da Cruz disse:

      Não teremos fotos do terceiro,quarto,quinto dia?
      É uma pena,pq nós parentes dos candidatos-alunos estamos apreensivos por notícias!Entro na internet umas 200 vezes por dia em busca de algo que acalme meu coração.

    14. Claudia Soares disse:

      Gostaria de saber se há a possibilidade de, não nesse, mas no próximo final de semana os novos alunos poderem vir passar em casa. Desde já agradeço a atenção de todos.

    15. Izabele Neves disse:

      Boa tarde.Este site é realmente muito bom,no entanto venho requerer informações mais recentes,pois já estamos no sexto dia e até agora apenas temos informações sobre os primeiros três dias.Obrigada.

    16. Laura Sabadin disse:

      Olá boa tarde! queremos ver mais fotos por favor atualizem, se possivél mande das equipes.
      Obrigada Laura

    17. Vlamir P. Lyra disse:

      Durante o período de adaptação existe possibilidade de visita aos alunos? caso não qual a maneira de ter alguma notícias dos nossos filhos?

      Desde já agradeço a atenção.

    18. Vlamir P. Lyra disse:

      Mesmo não existindo uma informação direta do aluno, e sim do editor do jornal nós temos o conhecimento do dia a dia que eles estam enfrentando na EFOMM, e isso atende aos corações dos Pais que estão saltitantes.

    19. Robertson disse:

      Ótimo esse informativo, estou me tornando leitor assíduo deste veículo de comunicação, fico a distãncia torcendo pelo sucesso de todos futuros alunos a EFOMM, neste grupo está o meu filho e orgulho de tê-lo nesta entidade é grandioso. Parabéns a todos.

    20. Roberto disse:

      Creio que as informações deveriam atualizadas com mais frequencia, já que nessas tres semanas os alunos não podem se comunicar com suas familias. Hoje foi o sétimo dia de adaptação, e no entanto so temos noticias dos três primeiros dias. Gostaria tambem que divulgassem as listas com os alunos por grupamento

    21. renata disse:

      EU NÂO TENHO ACHADO O DIA A DIA E SO VI DUAS FOTOS DO TERCEIRO DIA QUERIA UMA INFORMAÇÂO ONDE DEVO PROCURAR,ESTOU ANSIOSA POR VER O ROSTO DOS NOSSOS FERAS .AGUARDO RESPOSTAS E MUITAAAAAAAAAAAS FOTOS POR FAVOR.

    22. patricialmotta@hotmail.com disse:

      primeiramente parabéns por esse jornal que tranquilisa todos os pais!!! mas gostaria de saber se tem algum endereço onde posso escrever cartas para meu filho! obrigada!!

    23. Fatima disse:

      Olá!!! Bom dia!!! Parabéns pelos textos, pois ler sobre a rotina dos candidatos me acalma um pouco mais. Coração de mãe sofre!!!!!!!!!!!!! Estou curiosa para saber a rotina do fim de semana. Obrigada

    24. Fatima disse:

      Gostaria de saber qual o dia de saída e o horário para estar na porta esperando a minha filhota.Também queria saber se os pais serão informados sobre o curso, seus horários, se todos os fins de semana voltam para casa ou ficam de serviço???? Muitas perguntas!!!! 

    25. eneida disse:

      BOM DIA,PELICANO.DESDE JÁ AGRADEMOS A ESSE JORNAL QUE TENTA NOS DAR O MELHOR EM INFORMAÇAO NO QUE NOS DIZ RESPEITO AOS NOVOS ALUNOS DA EFOMM.GOSTARÍAMOS SE POSSÍVEL SABER NOTICIAS DO NOSSO FILHO,VINÍCIUS DE S.S.FRANCELINO,DA TURMA BRAVO!DEUS OS ABENÇOE…A SAUDADE É GRANDE…!!!

    26. luciene barcelos da silva disse:

      bom dia, gostaria de saber como esta sendo o dia a dia do pessoal reserva que entrou no dia 14.01.2010 pois as informações estão até o terceiro dia, e a anciedade tomou conta do meu coraçao, por favor se possivel nos mostrem fotos e nos falem como esta o estado emocional e fisico dos reservas, deixo o meu muito obrigado e boa sorte a todos.

    27. mone disse:

      Puxa, já estamos no 6 dia. E aqui ta desatualizado! Respeitamos! Entendemos e sabemos q o tempo é curto! Mas os resposaveis ficam aflitos e ansiosos por noticias e fotos! Agradecido

    28. Thuane disse:

      Achei super interessante a criação deste jornal, pois assim podemos ficar acompanhando a vida dos alunos e ficar por dentro da profissão de mercante. Todos os dias acesso o site para poder saber notícias dos candidatos que estão em adaptação, porém tenho ficado preocupada com a falta de notícias diárias sobre os candidatos. Como eles estão sem celular, ficamos sem saber como estão.Por favor, entendam…Sou mãe…

    29. Antonio Carlos disse:

      Boa matéria!

      Quanto mais melhor, sou Pai e gosto muito das noticias. Publique mais fotos tambem.
      Obrigado.

    30. luis antonio disse:

      Olá! Parabéns pelo trabalho. Boas informações vcs estão passando para nós que estamos aqui fora vibrando com a realização de nossos filhos, amigos e parentes. Estamos sabendo de sua rotina. Que bom.
      Como sugestão, seria possível uma foto de cada turma?
      Obrigado e parabéns, mais uma vez pelo trabalho bem feito. UM BRAVO ZULU para vcs!

    31. Claudia Soares disse:

      Por favor, gostaria de pedir para que as notícias fossem colocadas diariamente, pois é muito angustiante para nós, pais, ficarmos sem notícias de nossos filhos por tanto tempo. Minha filha entrou na quinta feira e, até hoje não tive nenhuma notícia do que está acontecendo. Desde já agradeço a atenção.

    32. Lucélia disse:

      Já soube que vários candidatos pediram baixa. Também é de meu conhecimento que vocês estão os assustando, ao invés de adaptá-los. Então peço para que os editores desse jornal comuniquem aos seus amigos adaptadores que sejam justos e que esses candidatos possam ter boas recordações de vocês, como foi com os candidatos passados. O fato da adaptação desses adaptadores não ter sido um mar de rosas, não justifica fazer desse período da vida dos novos candidatos um inferno. Paga-se o mal com o bem, e não o mal com o mal! Falo isso pois sou parente de um oficial.

    33. RUI SANTOS disse:

      Simplemente sensacional, pois eu tinha uma ideia diferente da forma como os candidatos ocupariam seu tempo, eu achava que seria uma coisa maçante, enfim so arrocho e cobranças, porém através das noticias do jornal pelicano, nós pais ficamos confortados e muito bem orientados sobre os procedimentos o que nos deixa muito felizes em saber que além dos alunos estarem sendo orientados do que representa a Marinha Mercante, estao também recebendo um complemento a nível de educação que eles recebem em suas casas, como, responsabilidade, cumprimento de horário, respeito aos superiores e colegas e orientação profissional, pratica de esportes e etc., enfim, apesar da ausencia muito sentida em casa, estamos felizes pois sabemos que eles estao evoluindo profissionalmene através do aprendizado recebido, mais uma vez parabéns a todos do jornal .

    34. gilvan batista silva disse:

      Bom dia! Se possivel, gostaria de saber do aluno Raphael Silva, não conseguir acha-lo nas fotos das turmas, como pai ficamos preocupados, poderiam dar alguma informação sobre o aluno.
      Obrigado! Que Deus os abençõe.

    35. DENISE disse:

      BOA TARDE, TURMA DO PELICANO. MAIS UMA VEZ PARABENIZO PELO TRABALHO E ESFORÇO DOBRADO QUE TODOS FAZEM PARA QUE POSSAMOS TER MAIS NOTICIAS DOS NOSSOS FILHOS.INFELIZMENTE AINDA NÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE VER MEU FILHO, O CESAR DA TURMA ALFA, SE FOR POSSIVEL MANDE-ME NOTICIAS OU FOTOS EM QUE ELE ESTEJA, POIS ADIANTO QUE ELE NÃO GOSTA DE SER FOTOGRAFADO. SEM MAIS QUE TODOS FIQUEM EM PAZ E QUE PROSSIGAM COM O BELO TRABALHO.

    36. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Lucélia, realmente muitos candidatos pediram baixa, porém 90% desses candidatos o fizeram pois passaram em outro concurso. Dos 10% que sobraram, 7% não tem condições físicas e mentais para suporta uma adaptação ou três anos em uma escola militar e os 3% restantes saíram por problemas familiares. Toda adaptação é acompanhada de perto por 2 oficiais, um tenente responsável direto pela adaptação e outro tenente fuzileiro responsável pelas instruções militares além do acompanhamento de perto de uma pedagoga e uma psicóloga. Além disso todos os adaptadores foram instruídos a controlar o lado emocional deixando transparecer apenas o lado proficional, não sendo assim influenciado pela adaptação que passamos.

    37. DENISE disse:

      TURMA DO PELICANO, OBRIGADO PELAS FOTOS HOJE PUDE VER MEU FILHO, CESAR DA TURMA ALFA. AS SAUDADES SÓ AUMENTARAM, COMO AS PREOCUPAÇÕES. ESPERO QUE ELE ESTEJA BEM E COMO DISSE A COLEGA LUCELIA QUE ELES TENHAM UM GRANDE APRENDIZADO JUNTAMENTE COM GRANDES LEMBRANÇAS, ASSIM SEREM GRANDES PROFISSIONAIS REPRESENTANDO UMA GRANDE FORÇA. TUDO DEPENDE DE UM BOM ALICERCE IN CASU DA ADAPTAÇÃO.

    38. Max disse:

      Olá, pelicano, fiquei confuso com o cálculo do adaptador Mattos. Se 90% passaram em outro concurso e 7% não tem condições fisícas e mentais e 3% saíram por problemas familiares então todos pediram baixa e eu não sabia????? ocorre que se os adaptadores forem poficionais – “C” vai ficar dificil,não pedir baixa! será que todos vão pedir baixa??????? ou os adaptadores passarão a serem profiSSionais com dois SS. No mais o jornal está de parabéns, sou militar e sei que a adaptação é um momento dificil e necessário mas pode ser levado com profissionalismo.

    39. Josiane Alves disse:

      Olá, q alegria ver novas noticias e novas fotos. Parabéns e grata, imagino q com a quantidade de tarefas fica dificil manter atualizado o jornal, mas para nós pais, esse contato e a unica forma de abrandar nossos corações saudosos. Entendemos da importância deste afastamento, mas confesso… não é nada facil. Queria deixar uma sugestão, já feita por outros pais. Tira uma foto das turmas. Não consigo achar meu filho em nenhuma foto. Ele está na Delta. Qdo eles poderão falar conosco? Qual será a data da saida? Felicidades a todos. Sucesso e luz a vcs, Grata + uma vez. Deus abençoe a todos q estão nesta empreitada, q eles tenham vitórias.

    40. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Caro Max, primeiro desculpe-me por não ter muito tempo para ficar aqui respondendo todos os pais, as vezes tenho que digitar rápido por isso acabo errando algumas palavras, como a grande maioria dos comentários dos pais (acredito). Quanto ao cálculo esse diz respeito aos candidatos que saíram! o intuito da adaptação não é retirar candidatos, o intuito é ADAPTA-LOS a rotina da escola.
      Como somos PROFISSIONAIS sabemos os limites de cada um, além do que não estamos formando fuzileiros, comanfs e nem nada parecido. A EFOMM é Escola de formação de Oficiais da Reserva, logo o treinamento não é tão exaustivo a ponto de todos saírem.

      ps: fisíca (física); poficionais (profissionais); dificil (difícil); passarão a serem (passarão a ser);
      viu mesmo me corrigindo por um erro, encontrei vários no seu comentário!

    41. MAX disse:

      CARO ADAPTADOR MATTOS, FICO IMENSAMENTE FELIZ QUE O SENHOR PRESTOU BASTANTE ATENÇÃO NAS PALAVRAS, MUITO MAIS NAS ENTRELINHAS, RECONHECENDO QUE TODOS NÓS TEMOS LIMITES,ERROS E ACERTOS, MAIS AINDA OS ALUNOS QUE AÍ ESTÃO. PARA SEU CONHECIMENTO NÃO SOU FUZILEIRO BEM COMO NÃO SOU PAI DE ALUNO, APENAS UM LEITOR DESTE JORNAL, O QUAL CONSIDERO DE IMENSA IMPORTÂNCIA. NO MAIS A INTENÇÃO NÃO FOI CORRIGI-LO DE UM ERRO DE ORTOGRAFIA, SE CASO ASSIM ENTENDEU, PEÇO DESCULPAS. MAIS UMA VEZ PARABENIZO A TODOS DO JORNAL PELICANO OS QUAIS TAMBÉM SÃO ADAPTADORES E JÁ ESTIVERAM NO MESMO LUGAR DESSES ALUNOS QUE AÍ ESTÃO.

      PS. TODOS DEVEMOS SER INFLUENCIADOS POR BONS EXEMPLOS.

    42. Dayse disse:

      Por favor, se alguém não entendeu o que o Adapt. Souza Mattos explicou sobre as baixas seria melhor ter esclarecido com mais gentileza. Está perfeitamente claro o que o Souza Mattos disse: daqueles que pediram baixa, 90% o fizeram pois passaram em outro concurso, 7% não tem condições físicas e mentais para suportar uma adaptação ou três anos em uma escola militar e os 3% restantes saíram por problemas familiares. Sendo assim não foram todos que pediram baixa! Penso que essa não é a hora para críticas deste tipo, devemos agora é agradecer imensamente as respostas do Adapt. Souza Mattos e às matérias e fotos aqui postadas porque nos fazem sentir mais perto de nossos queridos filhos!

    43. CARLOS disse:

      CONCORDO COM A SRA. DAYSE, MAS COMO TODOS SABEMOS EXISTE O DIREITO DA LIVRE EXPRESSÃO, AS CRITICAS TAMBÉM SERVEM PARA NOSSO CRESCIMENTO. SÓ QUEM SABE O QUE ESTÃO REALMENTE PASSANDO SÃO OS MENINOS, INCLUSIVE MEU FILHO, QUE LÁ ESTÁ.O QUE A SRA. lUCÉLIA FALOU NO DIA 17 ME DEIXOU PREOCUPADA.QUANTO AS FOTOS E OS ARTIGOS SÃO DE GRANDE RELEVANCIA, DEVENDO SER CONSIDERADO TODO MÉRITO AO GRUPO DO JORNAL PELICANO.

    44. Daniel Magalhães disse:

      Boa tarde pessoal do Pelicano. Desde a entrada da minha filha, tornei-me leitor assíduo. Tenho acompanhado a postagem das notícias, infelizmente elas não acontecem de maneira direta para cada pai, mãe, namorado ou namorado de cantidato aluno. Mas as notícias que vem lá de dentro nos dão a certeza de que nossos filhos estão consolidando o seu caráter e trilhando para uma vida profissional de sucesso. Delta

    45. Daniel Magalhães disse:

      Boa tarde. Direciono esse comentário ao Adap.Al. Sousa Mattos.
      Prezado adaptador, com tristeza acompanhei a troca de farpas envolvendo a sua pessoa e um leitor desse jornal. Fato que tenho a lamentar, pois me coloco no seu lugar, onde muitas cobranças lhe são dirigidas. O ato de postar as notícias que aliviam a saudade dos pais, onde me coloco como tal, tenho certeza que requer, tempo, dedicação, amor e desprendimento no que faz.
      Para que estas notícias sejam postadas, fotos tiradas, baixadas, selecionadas, e textos produzidos muitas vezes como foi citado, exigirá de quem o faz, sacrificar o seu própio tempo de folga.
      Não deixe o moral cair.

    46. Luiz Alberto disse:

      Senhor Carlos e Sra Dayse e demais pais, não fiquem preocupados pois nossos filhos com certeza não estam sendo maltrados,apenas estam sendo adaptados mais próximo da realidade da vida de um Oficial das Forças Armadas e de um Oficial da Marinha Mercante, de modo terem noções de como será a sua vida profissional, já que estam saindo da vida de meninos/meninas para a vida dos homens/mulheres. Tenham a certeza que os Adpatadores são orientados e monitorados o tempo todo por Oficiais mais antigos e mais experientes, até porque serão companheiros/companheiras e até amigos, pois futuramente vão se encontrarem à bordo. Digo isso pois a minha filha, filha única que é super protegida,teria razão para também estar preocupado com ela e não estou nem um pouco, apenas muito saudoso. Nossos filhos fazem parte de seleto grupo de jovens que foram bem educados por nós, tenham a plena certeza que eles estam muito felizes e realizados, além do mais ali está sendo forjado os valores morais os quais nós pais os passamos. Quando acabar esse período, eles terão muitas histórias para contar e matar as saudades.

    47. Cláudia disse:

      Bom dia!
      Gostaria de receber notícias e ver fotos dos novos alunos que entraram a partir do dia 18 de janeito (8º dia de adapatação). Estou com saudades e preocupada com o meu filho, notícias e fotos vão acalmar o meu coração. Desde já agradecida.

    48. Dayse disse:

      Sr. Luiz Alberto, concordo em gênero, número e grau com tudo o que o Sr. disse, até porque também tenho uma filha única sempre tratada por nós com muita dedicação. Até ontem estive aqui no Pelicano em busca de notícias e fotos sem ter me pronunciado porque tenho certeza de que ela está sendo tratada com a dignidade que merece. O que me fez pronunciar foi o fato de ler comentários maldosos e estigantes às respostas do Adapt. Souza Mattos. O comentário do Sr. Daniel Magalhães foi perfeito, acho que devemos agradecer muito pelo PELICANO e em especial ao Souza Mattos que diariamente tenta com todo esforço e dedicação nos inserir no dia-a-dia de nossos filhos! Obrigada PELICANO, obrigada Souza Mattos e obrigada a Marinha Mercante do Brasil, vocês fazem parte dos sonhos de minha filha!

    49. Cláudia disse:

      Bom dia Adapt. Souza Mattos!
      Entendo as suas dificuldades para atualizar o jornal, mas peço encarecidamente que o faça, por favor, pois nós pais estamos anciosos por notícias.

      Abraços!!!

    50. Cláudia disse:

      Obs: Retificando a mensagem anterior, peço que considere a atual. Bom dia Adapt. Souza Mattos!
      Entendo as suas dificuldades para atualizar o jornal, mas peço encarecidamente que o faça, por favor, pois nós pais estamos ansiosos por notícias.

      Abraços!!!

    51. Cláudia disse:

      Obs: Retificando a mensagem anterior, peço que considere a atual. Bom dia Adapt. Souza Mattos!

      Entendo as suas dificuldades para atualizar o jornal, mas peço encarecidamente que o faça, por favor, pois nós pais estamos ansiosos por notícias.

      Abraços!!!

    52. luciene da silva disse:

      gostaria de agradecer ao jornal Pelicano pela atualização do jornal.Gostaria se possivel de ver outra foto da turma Charlie.muito obrigado.E a todos o meu bom dia e o meu respeito.

    53. Eliane disse:

      Parabenizamos a todos que trabalham nesse jornal. Embora, alguns pais tenham ficado atualizados neste fim de semana, com a chegada inesperada dos nossos filhos, é sempre gratificante acompanharmos a matéria do jornal Pelicano. Sempre que nos é possível, salvamos as fotos e guardamos o “dia a dia”. Sabemos que é apenas o início de uma grande jornada para os candidatos; mas serão lembranças de dias difíceis, que darão forças a esses jovens de prosseguir avante, sempre, transpondo os obstáculos diversos que ainda hão de vir. Parabéns meus jovens. Esse é um dos caminhos que farão de todos vocês, grandes homens e grandes mulheres. Pelicano, estou de “olho”. Abraços.

    54. Roberto Verissiano da Silva disse:

      Parabens a todos deste jornal e principamente a todos estes jovens que com garra e fibra nâo desistiram desse grande sonho. tenho orado nâo so pelo meu filho mas todos os alunos e seus pais, que todos saibam que o melhor de DEUS esta por vir.

    55. christiane disse:

      ano que vem minhas filhas estarão aí com vcs.
      Christiane

    Outras matérias interessantes...

    Nono dia de Adaptação25 de janeiro de 2010

    Brado da turma Alfa
    Avante mercante!
    A Alfa vai bradar
    A Alfa é a elite, não tem comparação
    A Alfa é a melhor da adaptação
    Fortes e bravos, guerreiros a lutar
    Com garra e união iremos superar.
    É de raça? Raça!
    É de […]

    Brado das Turmas18 de janeiro de 2010
    Quarto dia de Adaptação18 de janeiro de 2010