• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 5925
    Período de Adaptação » sexta-feira, 25 de dezembro de 2009 »
    Candidato: Bizus para a Adaptação

    Para os candidatos pré-matriculados no CIAGA o processo de adaptação será realizado na cidade do Rio de Janeiro (Av. Brasil, 9020 – Olaria), enquanto que para os candidatos pré-matriculados no CIABA o processo será realizado na cidade de Belém (Rod Arthur Bernardes, 7649 km 7, Pratinha).
    Os candidatos que não se apresentarem até a data prevista (11 de janeiro de 2010) para o inicio da adaptação, ainda que por motivo de força maior, serão considerados “desistentes” e eliminados do processo.

    O processo tem como principal objetivo a adaptação do candidato à rotina da escola, conhecendo assim: suas instalações, rotina de estudo, instruções militares, carreira do marítimo e outras informações úteis. Durante todo o período de adaptação os candidatos já estarão sujeitos às normas estabelecidas pelo Regimento Interno do Centro de Instrução.

    Enxoval

    malaEssencial para ambos os sexos

    • Cabide de plástico (seis unidades) – Os candidatos possuirão armários para guardar seus pertences. Utilizem os cabides para manter as camisas sempre bem passadas.
    • Cadeado de 20 ou 35 mm (com chave sobressalente) – muitos com medo de perder a chave preferem utilizar o cadeado com segredo, que pode ser uma ótima alternativa para os menos cuidadosos. Para os que forem levar cadeado com chave é sempre bom ter uma sobressalente no caso de perder a chave. Uma dica é utilização de chaveiro que prenda na calça.
    • Camisa branca, malha de algodão – O Anexo VI do INCA menciona uma quantidade mínima de oito unidades, mas traga quantas puder. Vale lembrar que candidatas do sexo feminino utilizam camisetas brancas com meia manga também para as atividades de TFM.
    • Sandália tipo havaiana (cor preta, um par)– Para serem utilizadas no camarote após a rotina e parte do uniforme de natação. É sempre bom marcar a sandália para que não seja confundida com outras no camarote.
    • Meia branca de algodão (três pares) – Meias brancas são utilizadas com o coloquialmente conhecido “Feraforme”, até que os candidatos recebam o “Cascatinha” e durante as atividades de TFM. Três pares é a quantidade mínima.Leve o suficiente para passar todo o período de adaptação.
    • Meia preta de algodão (cinco pares) – Cinco pares é a quantidade mínima. Tente levar um número suficiente para passar todo período de adaptação.
    • Tênis branco para Educação Física (um par) – O tênis deve ser totalmente branco, contendo o menor número possível de detalhes em outra cor. Um tênis de boa qualidade é importante pois todas as atividades físicas exigem sempre o máximo do candidato.
    • Sunga de natação / Maiô na cor preta (uma unidade) – Peças utilizadas para atividades de natação, devem ser totalmente pretas, sem absolutamente nenhum detalhe, inclusive de marca.
    • Camiseta branca, sem manga, para Educação Física (somente para o sexo masculino, três unidades) – Novamente, três unidades é o mínimo necessário, recomendo trazer quantas forem necessárias para passar todo o período de adaptação.
    • Pijama branco de algodão (duas unidades) – O pijama é básico. Caso não consiga encontrar, traga uma roupa para dormir, simples, de preferência branca.
    • Toalha de banho e de rosto branca, sem franja (duas unidades, cada) – Toalhas podem ficar secando nos varais dos camarotes, por isso é essencial que sejam devidamente marcadas com os nomes de guerra dos donos.
    • Calça comprida civil (de preferência do tipo “jeans”, duas unidades) e Cinto preto civil (uma unidade) – Para uso durante a rotina diária até a entrega dos uniformes. Não podem ser rasgadas, manchadas ou com detalhes de qualquer tipo seja costurado ou colado. Apenas simples, jeans azul padrão. O cinto deve ser preto, qualquer material, desde que sem detalhes.
    • Lápis, caneta, caderno para anotações e bloco de rascunho – Tragam caderno de 100/200 folhas para anotarem as informações recebidas. Deve-se tomar nota dos vários procedimentos que o aluno realizará ao longo do ano, o que é útil no início para consultas. Evitem cadernos tematizados, quanto mais simples e resistente for, melhor. Caneta azul/preta.
    • Malas – Venha com uma mala preta ou o mais escura possível. Evite cores berrantes. As malas de rodinha são uma boa alternativa para facilitar o transporte dos pertences.

    A organização é uma das prioridades na vida militar, para não perder muito tempo procurando determinados objetos ou utensílios, aconselha-se a criação de kits para facilitar

    • kitmedicoKit básico Higiênico É muito importante ter um kit higiênico completo contendo sabonete, cotonete, escova e pasta de dente, fio dental, barbeador e creme de barbear, e os demais utensílios para uma boa higiene pessoal.
    • Kit básico Médico – um bom kit médico com remédios para dor de cabeça, dor de barriga, mertiolate, algodão, tesoura, hipoglós, água oxigenada, esparadrapo, protetor solar, repelente, bandaid…
    • Kit básico de Costura – linhas de diversas cores, agulhas de tamanhos variados, tesoura, botões, alfinete…

    Não Esqueça…

    basecartoesTenham uma pasta com todos os documentos ou a Xerox autenticada de identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, comprovante de reservista ou certificado de alistamento, comprovante de residência, titulo de eleitor…
    Sabão, escova e um removedor de manchas também são muito importantes, pois constantemente os candidatos se sujam na rotina de adaptação, e a apresentação pessoal é exigida com grande rigor.

    Comentários

    1. Ícaro Mendonça disse:

      A camisa tem de ser necessariamente de algodão ou é só uma formalidade?

    2. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Ícaro, além de formalidade a camisa de algodão serve para absorve o suor não deixando a farda molhada, dando assim um melhor aspecto a seu fardamento.

    3. Al. Souza Mattos disse:

      Além da utilização do hípoglos que ao passar no pé, forma uma camada protetora contra calos e ferimentos, é bizu levar relaxantes musculares e gelo rápido (gelol).

    4. Paulo Roberto disse:

      Olá SAMM! Gostaria de deixar aqui registrada minha enorme alegria de ver online informações tão importantes. Fui da turma 99 e me formei em 2002. Sempre desejei ver a SAMM na rede e agora isso é uma realidade. Bons Ventos e toda força avante!!!

    5. Paulo Terenzi disse:

      Gostaria de saber se são necessários shorts para Educação Física.

    6. Ingrid Lorena de Souza Mariano disse:

      Nossa, me disseram que antigamente não precisava levar tudo isso… Porque eles não fornecem? Ahh, e se possivel essa informação, gostaria de saber se há alguma previsão para o próximo processo seletivo da EFOMM. Tenho interesse em me inscrever, já estou até estudando, mas seria melhor se eu tivesse uma previsão. Desde já agradeço.

    7. Jacqueline Moura disse:

      Eu, como pretendo ingressar na marinha mercante, achei de extrema importância essas dicas, elas garantem um maior conforto e preparamento para uma adaptação sem muitas surpresas, pois nós como estudantes não sabemos o que vamos confrontar!!!

    8. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Caro Paulo, no manual de intruções ao candidato (INCA) não lista a necessidade de levar short pois o uniforme de TFM (sunga, maio, roupão de banho e short de tfm) será pago pela instituição. Porém é sempre bom ter um sobressalente.

    9. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Ingrid, tudo que é listado pelo INCA (manual de intruções ao candidato) tem que ser obrigatoriamente levado. Com relação ao período de inscrições para o concurso ele geralmente começa no meio do ano, para maiores informações acesse https://www.mar.mil.br/ciaga/index.htm

    10. Ingrid Lorena de Souza Mariano disse:

      Muito obrigado! Compreendi que realmente é preciso seguir o que está listado no INCA, só tive essa curiosidade pela informação que haviam me passado. Alias, acho de grande valia essas informações. E agradeço muito pela informação sobre o periodo de inscrição.

    11. marcus vinicius disse:

      Boa tarde, gostaria de saber como obtenho informação sobre os alunos que ingressaram hoje (11/01/2010), qual a forma de identificar o nº do meu filho, ou qual seria o nome de guerra que foi dado para ele…

    12. Alcides Pereira da Silva disse:

      Olá, excelentes dicas.
      Uma pergunta: um candidato que é vegetariano terá alguma dificuldade em manter sua dieta?
      Grato.

    13. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Os alunos que são vegetarianos nem terão problema pois as principais refeições sempre possuem o acompanhamento de vegetais, além da refeição destinada aos alunos que estão de Dieta.

    14. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      A rotina dos alunos será postada sempre que possível no site do Jornal Pelicano, em breve constará a lista com o nome de guerra, número e turma de cada aluno.

    15. Ingrid Lorena de Souza Mariano disse:

      Olá, sou filha de militar e sou pensionista do meu pai (falecido). Gostaria de saber se essa condição me impede de participar do processo seletivo da EFOMM. Desde já agradeço.

    16. ANTONIO RENATO CONTRERA disse:

      Nota Excelente para o jornal Pelicano.
      Pois podemos acompanhar as ativiades dos alunos. Parabens pela organização, disciplina e na formação dos futuros Oficiais da Marinha Mercante. Tenho certeza que nossa Marinha é orgulho para nós Brasileiros e para todas as Nações. Grato.

    17. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Para ingressar na EFOMM basta prestar concurso, se você for aprovada no concurso e passar nos testes físicos, médicos e psicológico, você poderá entrar na adaptação para depois receber a formação de oficial da Marinha Mercante

    18. Márcia Mariath disse:

      Sou mãe de um aluno do 2º ano, sei bem o quanto foi importante o Pelicano ano passado. Desejo a todos uma excelente adaptação e aos adaptadores peço a Deus que os ilumine, pois contribuir para a formação de tantos jovens traz uma carga de responsabilidade enorme, se fizerem um bom trabalho serão recompensados pela vida toda, por isso lembrem-se sempre que o candidato a aluno de hoje, pode ser seu colega de trabalho amanhã. Boa sorte e muita paz a todos.

    19. Ingrid Lorena disse:

      Muito obrigado pela resposta! Já tinha ciencia de todas essas informações que me passou. Porém, minha pergunta (que pareceu boba), se baseia no fato de que por causa dessa pensão no meu nome, eu já ter sido impedida de participar de outros concursos e provas.

    20. Félix de Souza Sardeiro disse:

      Excelente, como toda a página do CIAGA.

    21. Dissivaldo Rego disse:

      Boa tarde a todos,parabéns pelo excelente site , sou candidato a estudante ao curso da ASOM será que vocês não poderiam fornecer aluns bizus sobre o curso, caso exista algum site do nivel do de vocês ficarei muito grato pela irformação.
      Sucesso a todos.

    22. ROBERTO CEZAR disse:

      Al. Souza Mattos, ao término da adaptação, desta nova turma, qual será o dia da liberação dos adaptandos e em que horário? Desde já agradeço as informações.