• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2822
    EFOMM » terça-feira, 10 de novembro de 2009 »
    O novo formato do Jornal Pelicano completou um ano de circulação!

    Equipe do Jornal Pelicano

    Equipe do Jornal Pelicano

    Entre os meses de outubro e novembro de 2008, foram ao ar as primeiras matérias do jornal em forma de mídia eletrônica. Um projeto inovador idealizado pelo Of. Al. Lorenzeto e Coordenado Pelo CMG Câmara Leão. De lá para cá foram inúmeras coberturas e contribuições dadas ao jornal.

    O Pelicano tornou-se um verdadeiro portal da vida e do que se passa dentro da EFOMM e o que é mais importante: é feito pelos alunos, aqueles que vivenciam toda essa rotina.

    Como exemplo, podemos apontar um dos destaques desse primeiro ano de circulação do jornal: o “Especial Adaptação”.
    Bastante elogiada e com um sucesso que não era esperado, essa cobertura pode passar para todos aqueles que acessavam o jornal, quase que em tempo real, alguns dos detalhes que aconteciam na adaptação. Fotos, vídeos, textos, mensagens e informações. Talvez o único meio de comunicação de alguns pais e familiares com aquilo que estava acontecendo com os seus filhos e parentes naquele momento. Um trabalho de grande responsabilidade que contou com esforços de toda a equipe e de seus colaboradores. Sem dúvida o momento de maior sucesso neste ano.

    Entrevistas, matérias sobre o meio marítimo, cobertura dos eventos da EFOMM, bailes, festas, reportagens especiais. Um link para aqueles que estão ou que passaram por essa escola. Os alunos Lorenzeto e Túlio passaram alguns dias dentro de um navio e nos trouxeram a reportagem especial “Diário de Viagem”, mostrando um pouco mais da rotina a bordo de uma embarcação. O Pelicano esteve também em momentos importantes da nossa Marinha: cobriu o Dia Marítimo Mundial, data de relevância no cenário Mercante e a cerimônia que marcou a primeira assunção de comando de um Navio Mercante brasileiro por uma mulher. Estávamos lá quando a paraense Hildelene Lobato Bahia, de 35 anos, assumiu o comando do navio Carangola, da frota da Transpetro.

    Nosso Pelicano voou alto e chegou a vários países no mundo, tendo recebido acessos de lugares como China, Japão e Estados Unidos. No Brasil, um sucesso. Já fomos clicados em todos os cantos desse país.

    Novidades surgiram durante esse primeiro ano de vida do Pelicano Online. Colunas exclusivas, divulgação dos QTS (Quadro de Trabalho Semanal) e o PelicanoTV são alguns exemplos. Em abril, outro momento de orgulho: nosso servidor chegou a marca de 150 mil acessos e hoje já ultrapassamos a marca dos 380 mil, fato que não era dimensionado por toda a sua equipe.

    Como todos devem saber e podem acompanhar na nossa coluna “Projeto Memória”, o Pelicano tem um histórico desde a década de 60. Nosso desejo é manter esse projeto vivo. E o Pelicano Online é apenas mais um meio de manter esse projeto aceso. Comemorar um ano de atividade desse novo formato é motivo de orgulho para toda a sua equipe.

    Parabéns Pelicano!

    por Of. Al. Jordson

    Comentários

    1. Maria Lucia Braggio disse:

      Dou os parabéns a todos que fazem o Jornal Pelicano ao completar seu 1º aniversário, por cumprir tão bem o seu objetivo maior que é informar.

      A Marinha Mercante era para mim um universo totalmente desconhecido e com a entrada de minha filha para a EFOMM veio o desejo de conhecer esse mundo do qual eu nada sabia. Voces me deram isso! Dividiram comigo o momento mais difícil que foi a separação durante a adaptação e hoje com as entrevistas e matérias, a cada dia aprendo um pouco mais.

      Desejo sucesso a todos voces! Que voces colham os frutos desse trabalho e que seja uma “colheita farta”.

      Um abraço

    2. Jossian disse:

      Parabéns a todos pelo aniversário e sucesso do Pelicano. Parabéns também pelo Projeto Memória, resgatando a nossa história. Visitem também o nosso blog, http://www.smitpagua.blogspot.com.

      Abraço, 

    3. Tereza cristina disse:

      Parabéns à equipe maravilhosa do Pelicano. A cada dia o Jornal está melhor. Acompanho desde o primeiro dia de adaptação dos alunos deste ano.É incrível ver a evolução, a organização e o empenho dessa equipe. Venho acompanhando também a evolução da minha filha. Competições que participa e que vemos aqui, através do Pelicano. Parabéns e continue com esse trabalho maravilhoso. Um feliz Natal e um 2010 cheio de Paz e harmonia para vocês.

    4. Elenice Guedes disse:

      Bom dia.
      Parabéns à toda a equipe do PELICANO.
      Fico muito feliz em saber que poderei acompanhar todas as etapas da adaptação dos alunos da Efomm no Ano de 2010, do qual meu filho fará parte.
      Desejo SUCESSO para todos.
      Será que vcs já podem mandar algum recado para os pais que já estão começando a ficar ansiosos?
      Sds.
      Feliz Natal.

    5. sandro de almeida diniz disse:

      Ficou muito bom!Mais eu queria dá uma sugestão.
      Vcs poderiam fazer uma reportagem com a parte de subalternos.Pouca gente tem o conhecimento de como é formanda uma equipe dentro de um návio.
      Parabéns pelo trabalho.