• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 14455
    Mundo » quinta-feira, 3 de setembro de 2009 »
    Roterdã: o Maior Porto do Mundo

    roterda

    Localizado na Holanda, o porto de Roterdâ parece uma auto-estrada. Todos os dias, 450 navios entram e saem de lá carregando um milhão de toneladas de carga avaliadas em mais de um bilhão de dólares. Além de ser o maior porto do mundo, ele também é um dos mais problemáticos devido a intensidade de tráfego, fortes correntezas e seus estreitos canais.

    Quem chega quase não se dá conta de que está entrando no mais moderno e num dos mais movimentados terminais portuários do mundo. Não se vê a algazarra típica dos grandes portos do Brasil. A eficiência é tamanha que o visitante tem a impressão de não haver um intenso entra-e-sai de navios. A surpresa é maior se a visita começar pelo Ghost Terminal, ou Terminal Fantasma. Ele é assim chamado porque não há motoristas dirigindo caminhões nem operadores manobrando empilhadeiras, tudo é informatizado e controlado por uma torre. Depois de percorrer outras instalações, percebe-se que ele é mais do que um complexo portuário. É quase uma cidade, um lugar bem planejado e organizado que, entre outras atividades, faz transporte de cargas.

    roterda 4Pairando sobre o centro do porto está um dos mais sofisticados sistemas navegacionais do mundo, que monitora todos os navios com uma margem de erro de 1 metro. O Centro Mundial de Portos parece um centro de controle de missões da NASA, dominado por uma tela de vídeo de dois andares e um exército de observadores.

    Uma das vantagens de Roterdã é a sua localização privilegiada, na “entrada” da Europa. Por ficar de frente para o mar, o acesso dos navios é facilitado. Além disso, não há restrições de calado. Graças à posição geográfica estratégica, as cargas podem ser escoadas por diversos meios de transporte, como rodovias, hidrovias, ferrovias e dutos. Por todas essas facilidades, o porto holandês funciona como um grande centro de distribuição de produtos para toda a Europa.

    Ele é o terceiro mais movimentado do mundo, perdendo apenas para os de Cingapura e Xangai, na Ásia. Enquanto o porto de Santos, o maior terminal de cargas da América Latina, recebeu 3 800 navios de longo curso em 2004, em Roterdã foram 30 000 embarcações. Santos teve nesse mesmo ano um movimento recorde de quase 68 milhões de toneladas. Em Roterdã foram 352 milhões de toneladas, cinco vezes mais do que no porto brasileiro.

    As lições de Roterdã

    3687672957_14acc56a04_oO que os portos brasileiros podem aprender com o complexo portuário holandês.

    Administração
    O modelo de gestão, que inclui a participação de empresas, assegura rapidez na tomada de decisões do dia-a-dia do porto.
    Planejamento
    O futuro do porto é traçado com décadas de antecedência. A realização das obras é garantida pelos gestores.
    Operação
    A autonomia da gestão reduz a burocracia na movimentação de cargas e permite agilidade na realização de novos investimentos, como em obras constantes de dragagem.
    Tecnologia
    O uso de instrumentos modernos, como o satélite, evita a fila de navios e ajuda na logística do porto.

    Muito do sucesso de Roterdã se deve a seu modelo de gestão. Desde o início de 2004, o porto funciona como uma empresa privada. A autonomia dos administradores é ampla, as autoridades públicas não interferem em suas atividades. Resultado: maior rapidez na tomada de decisões. “O mercado exige agilidade. Hoje os complexos portuários que não forem eficazes estão condenados ao ostracismo”, diz André Lettieri, representante do porto de Roterdã no Brasil. O modelo de administração gera confiança nas empresas, que se sentem seguras para investir.

    roterda (1)Um dos projetos desenvolvidos atualmente em Roterdã foi batizado de Visão do Porto para 2020. Trata-se de um programa que pretende antecipar como cada ramo de atividade vai operar no terminal daqui a 15 anos. A alta do petróleo nos últimos anos, por exemplo, levou os executivos do porto holandês à decisão de construir um terminal para receber álcool, obra orçada em 150 milhões de euros. A troca de informações com outros portos é intensa. Desse intercâmbio resultou a adoção do uso de satélites para o controle da entrada e saída de navios. A tecnologia tornou a navegação muito mais segura. Os novos equipamentos permitem aos comandantes visualizar as melhores rotas e os eventuais perigos no meio do caminho, como a proximidade de outra embarcação. Nos portos brasileiros, o velho radar ainda é o instrumento de navegação e controle mais usado.

    roterda 3Um dos principais problemas do porto de Roterdã é a limitação do espaço. Para superar essa restrição, encontra-se em estudo um ambicioso projeto batizado de Maasvlakte 2, que prevê expandir a área por meio do aterramento de 20 quilômetros quadrados do mar do Norte, três vezes a área do porto de Santos. Os estudos indicaram que a fauna e a flora marinha do local seriam destruídas. Foi elaborado então um programa para minimizar o impacto ambiental por meio da criação de uma reserva natural marinha. O projeto já foi aprovado pelas autoridades ambientais da Holanda e da União Européia. As obras vão exigir investimentos de 2,6 bilhões de euros e devem começar em 2009.

    por Al. Aline

    Comentários

    1. Henrique disse:

      Meu grupo está fazendo um trabalho sobre a Hidrografia brasileira, vamos fazer comparações de outras hidrovias no mundo com a nossa, achei muito interessante esse artigo, se puder nos ajudar com algumas dicas seríamos muito gratos.

    Outras matérias interessantes...