• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3635
    Pirataria » terça-feira, 28 de julho de 2009 »
    O Brasil também tem Pirata (Região Norte)

    dsc04233Diferentemente dos famosos piratas Somalis, que vem infestando os noticiários com seus sequestros de embarcações de grande porte (superpetroleiros e conteineiros), que atuam no oceano Índico e, em especial, na costa da Somália (leste da África), os piratas do norte do Brasil são mais tímidos, quase não aparecem em jornais e noticiários. Utimamente, entretanto, têm dado preocupações à  Secretaria Especial de Portos, da Polícia Federal, devido as suas ações nos últimos quatro ou cinco anos. Cada vez mais violentos, chegam a torturar tripulantes e estuprar mulheres, relata o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial (Sindarpa).

    Os ataques piratas acontecem principalmente a embarcações fluviais de transporte de passageiros. Abordam as embarcações por meio de lanchas ou botes menores e mais rápidos, com o objetivo de roubar pertences valiosos dos passageiros. Por vezes esses ataques deixam feridos e até mortos, como o mais famoso caso (exibido pelos jornais do mundo inteiro) ocorrido em 6 de dezembro de 2001, nas imediações de Macapá. Piratas brasileiros mataram Peter Blake, famoso esportista da Nova Zelândia (recorde por ter dado a volta ao mundo velejando em menos tempo com seu catamarã). O Esportista que estava em missão científica, realizando estudos sobre aquecimento global financiados pela ONU, na Amazônia com sua equipe foi atacado por um grupo de oito piratas encapuzados e armados. Vários integrantes foram feridos com facadas e Peter Blake foi assassinado com um tiro nas costas.

    por Al. Souza Mattos

    Comentários

    1. luiz afonso c. souza disse:

      Isso é uma vergonha. Ja perdi vários amigos para os piratas, e as autoridades não fazem nada. O perigo maior é na parte dos estreitos de brevae não podemos continuar nas mãos dos piratas.

    Outras matérias interessantes...

    Dia Marítimo Mundial 201311 de outubro de 2013

    A Baía de Guanabara está se tornando um cemitério de embarcações, segundo a Capitania dos Portos do Rio há 51 cascos abandonados na Baía de Guanabara sendo que 31 já foram leiloados de deveriam terem […]