• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 7922
    EFOMM » sábado, 30 de maio de 2009 »
    Grêmios de Relações Internacionais da EFOMM e da Escola Naval debatem a crise econômica mundial

    dsc04534Nos dias 19 e 20 de Maio foi realizado o encontro dos Grêmios de Relações Internacionais da Escola Naval e da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante no CIAGA. A Crise Econômica Mundial foi o tema debatido.

    O formato do debate foi uma simulação do 39º Fórum Econômico Mundial, ocorrido no final de Janeiro deste ano na Suíça. Cada aluno escolheu e representou uma nação que participou do evento original, defendendo seu ponto de vista e os interesses do país escolhido, apresentando sugestões para este momento histórico. Os tópicos debatidos foram:

    • O que os Governos devem fazer para amenizar a crise?
    • Que  idéias e novos conceitos irão guiar o futuro?

    Vale dizer também que a simulação ocorreu totalmente em inglês.

    A abertura dos dois dias de discussão contou com a presença do CMG-RM1 Câmara Leão que elogiou veementemente a iniciativa dos alunos e a importância do tema. A presidência dos grêmios avaliou o evento como muito satisfatório e fica na expectativa de mais oportunidades como esta. Nós do Pelicano também.

    “Any questions or motions?”

    Pelicano: Qual sua avaliação deste encontro?

    Secretário do GRIEN, Asp Chiozzo: “Foi muito proveitoso  tanto para a Escola Naval quanto para a EFOMM, com um alto nível de debate. Todos nós aprendemos bastante, todos os participantes da simulação apresentaram um bom nível e  domínio do assunto, contribuindo para o congraçamento dos alunos da EFOMM e os aspirantes da EN. Enfim faço votos que ocorram mais encontros  para engrandecer nossa instituição que é a Marinha do Brasil.”

    Presidente do GRIMM, Al Angélica: “Foi satisfatório, gostei muito do evento. O pessoal realmente soube desenvolver os tópicos e apresentar propostas muito boas com um inglês que passava confiança no que estavam dizendo. Gostaria de aproveitar e agradecer a minha diretoria, a todos que ajudaram, aos alunos do terceiro, segundo e primeiro anos que participaram, a EN, ao Pelicano que está cobrindo o evento, ao Cmt  Câmara e também aos funcionários que ajudaram bastante.”

    por Al. Ricardo Siqueira

    Comentários

    1. CLC Sergio de Moura disse:

      Excelente a iniciativa do GRIMM. Além dos resultados obtidos é muito bom ver a integração dos futuros Oficiais da Marinha Mercante e da Marinha de Guerra desde a época acadêmica. Foi particularmente satisfatório ver as excelentes instalações da Sala F-106, adotada e patrocinada desde Março de 2008 pela então 2ON Leticia Silva, usadas para fins tão nobres.

      CLC Sergio de Moura, MNI (EFOMM-CIAGA 1985)
      De Moura Shipping Ltda.

    2. Nelson Tarupí disse:

      Gostaria de parabenizar ao GRIMM por ter cultivado uma iniciativa que naceu dos alunos da EFOMM que apostaram em ser parte do seleto grupo de ensino superior, no Brasil e no mundo, podendo interagir com os mesmos, e em conjunto aportar com novas ideias para solucoes de problemas de caracter internacional.

      Parabens galera.

      2ON Nelson (EFOMM-CIAGA 2005)

    Outras matérias interessantes...

    A XIII Simulação de Relações Internacionais da Escola Naval (SIRIEN), organizada pelo Grêmio de Relações Internacionais da Escola Naval, ocorreu nos dias 09 e 10 de agosto e contou com a participação de integrantes do […]

    Entrevista – CMG Conde5 de novembro de 2013