• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 54589
    Navios » terça-feira, 24 de março de 2009 »
    Maior Navio do Mundo – Knock Nevis

    Knock Nevis docado

    Knock Nevis docado

    O super-petroleiro Knock Nevis, também conhecido como Jahre Viking, Happy Giant ou Seawise Giant, entrou para o livro dos recordes como o maior navio do mundo.

    A história desse navio é muito interessante. Construído em 1976 nos estaleiros Sumitomo, Japão, por encomenda de um armador grego que se recusou, quando pronto, a recebê-lo devido a defeitos de construção, o  SEAWISE GIANT acabou por ser, então, vendido a chineses. Tung Chao Yung, o comprador, mandou aumentá-lo em vários metros, dando-lhe um pontal de 30 metros, 485,46 metros de comprimento e, quando completamente carregado, um calado de 24,6 metros, que o impede de navegar  no Canal da Mancha e  capacidade para transportar 564.761 toneladas de cargas (cerca de 4,1 milhões de barris) em porões com capacidade para 236.710 TAB. Tornou-se, assim, o maior objeto móvel do mundo.

    onnet_knock_nevis_001O Seawise Giant começou a navegar em 1981 operando no golfo do México e no mar do Caribe e  depois foi transferido para o Golfo Pérsico para ser usado na exportação do óleo do Irã. Enquanto o Seawise Giant navegava durante a guerra Irã-Iraque,  foi bombardeado por caças iraquianos ficando, assim, seriamente avariado.

    Poucos meses antes do fim da guerra Irã-Iraque, Agosto de 1988, a empresa Norman International comprou o Seawise Giant,restaurando-o  na Keppel Shipyard em Singapura, e  o renomearam como Happy Giant. O prestigio de ser o maior navio do mundo parece ter sido a principal razão para a sua aquisição.

    Em 1999  foi vendido para a companhia Norueguesa Jahare Wallem que começou a operar com o nome Jahre Viking. Esse navio é tão grande que podem se adaptados 4 campos de futebol do inicio ao fim no seu convés.

    Em março de 2004, Jahre Viking foi enviado para  Primeiro Olsen Tanque, Dubai, como unidade FSO (floating storage and offloading) com o nome Knock Nevis, e  começou a operar no Al Shahaeen nos campos de óleo nas águas do Qatar.

    Quando o Jahre Viking ,que é da classe ULCC (Ultra Large Crude Carrier) ,está carregado  não consegue passar pelo canal da Mancha (Channel English), muito menos pelo canal de Suez e o Canal do Panamá.

    Características

    Comparação do Knock nevis com as maiores construções
    Comparação do Knock Nevis com as maiores construções
    • Comprimento – 458,45 m (mais de 4 campos de futebol)
    • Largura – 69 m (equivalente a um prédio de 23 andares)
    • Calado (Profundidade do Casco Submerso) – 24,5 m (equivalente a um prédio de 8 andares)
    • Peso Carregado – 564,650 toneladas
    • Capacidade de Carga – 674,297 metros cúbicos ou 4,240,865 barris de petróleo ( mais de 18 mil caminhões tanque)
    • Valor da Carga – US$ 122 milhões
    • Propulsão: Turbinas a Vapor (50 mil HP), 1 helice de 9 metros de diâmetro
    • Velocidade Máxima: 13,6 km/h
    • Tripulação: 40

    Comentários

    1. Sandra Domingos disse:

      É impressionante o tamanho deste navio. Nós não temos noção do que é este tamanho todo.

    2. Jose Lozada (VENEZUELA) disse:

      Eu acho que o navio Jahre Viking debe ser reconhocido no mundo e na area academica por falta do publicidade. Por otra parte me sinto orgulhoso de ser un oficiai formado na efomm CIAGA a melhor escola do mundo com formacao y principios unico. Hoye em dia sou JUEZ No tribunal Maritimo na venezuela por que tambem me forme como adivogado, tambem ocupe cargo importante na petrolera como loading master, Supervisor, superintendente y gerente de terminal Guaraguao Puerto la cruz y Jose de petroleos de venezuela PDVSA la mas importante da Venezuela, por isso digo a voceis debe sentirse orgulhoso de pertenecer a efomm e de ser um sisne branco e eu acho que todo se lo debo a minha escola muito obrigado por tudo.

      Promto ire a visitar minha casa o segunda patria que tanto amo que es EFOMM CIAGA BRAZIL.

      Jose luis lozada (Peña) Turma 1988.

    3. Ruan Kally disse:

      Realmente muito grande!

    4. Walso disse:

      Realmente e muito grande!

    5. Aldrim disse:

      Realmente muito grande!

    6. ed disse:

      achei interessante,porem não encontrei o que procurava,que é sobre uma possivel carga de lixo que este navio teria em seu interior,e que isso o tornou indesejado por qualquer país,lí isso em um livro.

    7. Fabio Alexandre Alves disse:

      Segundo informações este navio “Knock Nevis” foi comprado por uma empresa de desmontagem de navios indiana e desmontado no início de 2010.

    8. valdir disse:

      Otimo artigo.. gigantesco e curioso o navio.
      uma pena terem depenado ele.

    9. JOATAN disse:

      muito interessante, ter conhecimento sobre o gigantesco navio,gostaria receber mas informações.

    10. Gerson Xavier Gama disse:

      …..Impressionante, para mim, é claro – sempre imaginando que o Brasil fizesse parte na fabricação de petroleiros, ou cargueiros, e agora, sei que ainda estamos ” a quiloêmetros de distância” de se, iniciar nesse campo.

      também imagino o estrago que não faria esses gigantes do mar, principalmente os petroleiros fossem cometidos por um acidade e derramassem óleo por ai….coitado de peixes e outros animais, além de praias poluídas….
      Quanto à tecnologia fico imaginando como se construir um pá da hélice, e ser colocada(soldada no eixo), com precisão etc….bha techê, está para lá da imaginação. Mas obrigado pelas informações…perdi um pouco da minha ignorância sobre o assunto do transporte marítimo.

    11. JAYME fernandes Cardoso disse:

      È FABULOSO A CONSTRUÇÃO DE UM NAVIO DESTE PORTE.SERIA MINHA REALIZAÇÃO COMO CAPITÃO DE LONGO CURSO DA MARINHA MERCANTE DO BRASIL,PODER COMANDA-LO.DURANTE MEUS QUARENTA ANOS DE VIDA PROFISSIONAL, DOS QUAIS SÓ EM COMANDO DE NAVIOS, O MAIOR QUE TIVE O PRAZER DE EXERCER AS FUNÇÕES DE COMANDANTE FOI UM “CLASSE PANAMAX” DE NOME RIO TROMBETAS, DA EMPRESA DE NAVEGAÇÃO NORSUL QUE NÃO CHEGAV .
      A 250 METROS DE COMPRIMENTO ENTRE PERPENDICULAR

      NCIA DE UM MAMUTE DESSA CATEGORIA.GOSTARIA DE PODER COMANDAS UM GIGANTE DESTE.SERIA MINHA REALIZAÇÃO COMO CAPITÃO DE LONGO CURSO DA MARINHA MERCANTE BRASILEIRA

    Outras matérias interessantes...

    Série navios – Tanques13 de junho de 2013
    A devastação do tufão Haiyan30 de novembro de 2013