• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 5426
    Adaptação 2009, EFOMM » sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009 »
    Visão do candidato na visitação dos navios

    Esta matéria faz parte do Especial Adaptação 2009, clique para ler mais

    Visão do candidato...

    Visão do candidato...

    Durante a adaptação nós iniciamos a nossa vida mercante porém, não foi só ordem unida que aprendemos. Nesse período tivemos também a oportunidade de visitar navios mercantes. A turma foi dividida em vários grupos, visitando diversos navios. Um deles foi o NT Carangola, que é um navio petroleiro da Transpetro.

    Fomos guiados pelo praticante de náutica Albuquerque, ele nos mostrou a praça de máquinas onde o chefe de máquinas Holanda nos explicou melhor como é a vida de maquinista. Ele também nos mostrou as caldeiras, tubulações e os painéis que controlam toda a praça de máquinas.

    Depois conhecemos o CCC (Centro de Controle de Cargas) onde existe um enorme painel que indica as tubulações e válvulas do navio.

    Em seguida fomos ao passadiço e lá tivemos contato com instrumentos náuticos como carta náutica, agulha giroscópica, entre outros. Ainda no passadiço, conversamos com o Comandante Maciel que nos explicou detalhes sobre o convívio a bordo e entretenimento que o navio oferece aos tripulantes. Tivemos também a oportunidade de presenciar uma manobra de atracamento que foi guiada por um prático.

    Foi uma oportunidade ímpar que poucos tem. Tivemos contato direto com a rotina a bordo e isso nos deu uma pequena visão sobre a carreira de náutica e máquinas e também impulsionou nossa vontade de seguir adiante nesta profissão que abraçamos.

    por Al. Cavalcante.

    Comentários

    1. Luiz GUSTAVO Cruz disse:

      Me lembrei agora eu em 2000 visitando pela primeira vez um navio da Norsul no estaleiro, com o presidente da SAMM da época, o Alexandre!

      Bacana o Pelicano na internet. Parabéns!

      Ex-2ON Gustavo (turma 2000 – 2003)

    Outras matérias interessantes...

    Adaptação 2012 – 9º Dia18 de janeiro de 2012
    Adaptação: o que trazer?30 de novembro de 2013
    Navios quebra-gelo10 de novembro de 2013