• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2485
    Adaptação 2009, EFOMM » domingo, 1 de fevereiro de 2009 »
    Encerramento da cobertura do Período de Adaptação

    Esta matéria faz parte do Especial Adaptação 2009, clique para ler mais

    Produção do Jornal

    Produção do Jornal

    É com muito orgulho que estamos encerrando a cobertura do Especial Adaptação! Transformar civis em militares é um processo árduo para os candidatos e exaustivo para os adaptadores, mas poder abraçá-los e dizer “Agora você é meu FERA!” é uma experiência única, para sempre eles serão nossos FERAS e nós seus VETERANOS.

    Eu particularmente posso dizer que não me arrependo de ter aberto mão das minhas férias para poder acompanhar parte do processo e, mesmo apesar de não ter interagindo diretamente com os então candidatos, eu tenho total convicção de que eu me arrependeria profundamente se não tivesse vindo.

    Agradecemos às mais de 500 mensagens enviadas parabenizando, dando sugestões, fazendo solicitações ou simplesmente mandando um recado para um ente querido. Os senhores não fazem idéia de como isso nos gratifica! Conciliar um projeto dessa magnitude com nossas outras obrigações não foi fácil, muitas noites mal dormidas e muitas madrugadas em claro para poder enviar as galerias de fotos, publicar os vídeos e escrever as matérias que ajudaram os senhores a compreender um pouco mais da EFOMM e irão sem sombra de dúvida ajudar a várias gerações futuras.

    Pelicano no Brasil e no mundo

    Pelicano no Brasil e no mundo

    Três semanas depois a adaptação termina com um saldo incrível: foram tiradas mais de quatro mil fotografias em alta resolução e mais de cinqüenta vídeos mostrando pequenos momentos de descontração e de cobrança. Se somado, todo o conteúdo produzido no período encheria 4 DVDs ou aproximadamente 25 CDs. Grande parte já foi publicado no Pelicano e em sites de vídeos como o Youtube e os FERAS podem obter uma cópia integral de todo o material, incluindo fotos e vídeos que por questões de espaço e oportunidade não entraram no Especial. As galerias e os artigos que entraram foram vistos mais de 100 mil vezes, foram feitas mais de 700 mil cópias das fotos e os vídeos foram assistidos aproximadamente 8 mil vezes. Pudemos receber visitantes de mais de 180 diferentes cidades brasileiras além de 10 outros países amigos, incluindo Estados Unidos, França, Japão, Mônaco, Portugal, Chile e Equador.

    Todo o trabalho foi realizado com o suporte da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante, entidade jurídica sem fins lucrativos mantida com recursos dos Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

    Finalmente, faço minhas as palavras de todos os membros da Equipe do Pelicano: Muito obrigado pela oportunidade de poder mostrar um pouco do mundo da Marinha Mercante aos senhores!

    por Of. Al. Lorenzeto

    Oficial Responsável

    • Comandante Câmara

    Equipe

    • Of. Al. Jordson, editor-chefe
    • Of. Al. Lorenzeto
    • Adapt. Al. Guimarães
    • Adapt. Al. Túlio
    • Al. Souza Mattos

    Contribuiram

    Adaptadores alunos:

    • Cecília Bobany;
    • Silvana;
    • Natália Lima; e
    • Celestino.

    Então “Candidatos”:

    • Cavalcante;
    • Fernanda Lemos; e
    • Drumond.

    P.S. Devido a dificuldades técnicas, as filmagens realizadas nos últimos dias da adaptação serão publicadas em breve.

    Comentários

    1. Roberto Fernandes disse:

      Bom dia a todos!

      Neste momento fica difícil encontrar palavras de agradeçimento por tudo aquilo que vocês fizeram para que nós pais e familiares tivéssemos a oportunidade de acompanhar toda rotina no período de adaptação e, sobretudo, matar(literalmente) saudades dos nossos filhos(as).
      Muito obrigado!

    2. Regina Ramos Conceição disse:

      Em relação ao Cerimonial de Entrega de Platina, foi perfeito.

      A todos os componentes desta magnífica equipe do Jornal Pelicano, e demais Superiores. Vocês são simplesmente espetaculares.

      O nosso muito obrigada a todos.

    3. Cavalcante disse:

      A cobertura da apataçao pelo Pelicano foi excelente. Falo por todos os meus campanhas que estamos muito felizes de ser “Feras” e pertencer a EFOMM!

      A adaptação será uma fase que jamais esqueceremos. Muitas dificuldades passamos mas toda gloria derrama muito suor de nossos rostos. Vale a pena frisar o quanto a turma se tornou unida nesse período. Um erra todos pagam!

    4. Cláudia Estulla disse:

      Agradeço imensamente a todos os responsáveis pelo Jornal Pelicano, pelo belo trabalho realizado.
      Vocês deram uma grande visão do que é a Marinha Mercante e me proporcionaram momentos muito valiosos e felizes através do seu trabalho.
      Sinto-me honrada em saber que meu filho convive com vocês, exemplo de vitoriosos.
      Daniel Estulla Dutra: te amo muito querido filho e amigo. Parabéns por mais uma etapa vencida.
      Jornal Pelicano: Nunca mais esquecerei de tudo que fizeram.
      Fica aqui meu muito obrigado!
      Um grande abraço.
      Cláudia Estulla

    5. Odete disse:

      Agradeço e parabenizo ao Pelicano e a todos os colaboradores pela excelente cobertura no Especial Adaptação, vocês cumpriram a árdua tarefa de atenuar a dor da saudade que sentimos de nossos filhos.
      Não posso enumerar quantas vezes por dia acessava esta página para ver as fotos da minha filha, e a cada vez, a emoção era muito grande, foi bom sentir que mesmo estando no meio de muitos eu conseguia encontrá-la.
      Segue a sugestão de, nos próximos anos, divulgar o trabalho de vocês desde o início.
      Parabéns, novamente, sucesso e felicidade a todos vocês!

    6. Elizabeth Argento disse:

      Todas as palavras do mundo seriam poucas para agradecer a dedicação, o carinho e o entusiasmo com que a equipe do Pelicano e dos Adaptadores conduziu a entrada de nossos filhos à esta escola.

      Vocês são os verdadeiros vitoriosos e tenho certeza de que nossos filhos tiveram um excelente espelho!

      Mais uma vez, nossos mais profundos agradecimentos!!!

    7. Carla Angelim disse:

      Sem muitas palavras, mas com grande importância. O que vocês nos proporcionaram foi algo de muito valor em nossas vidas. Só podemos dizer muitíssimo obrigada!
      Deus os abençoe nesta carreira e em sua vida secular.

    8. Rubens disse:

      O trabalho de vocês é sem dúvida uma prova de capricho com o que se faz, de comprometimento e amor com a carreira de marinheiro. Deixo aqui mais uma vez, e sempre, um forte abraço em cada um que colaborou e certamente continuará a dar sua participação para que o PELICANO alcance todos os continentes e mostre o quão valorosos são os MARINHEIROS de ontem, hoje e sempre!

    9. Jader de Castro disse:

      Pessoal do Pelicano, a cobertura foi perfeita.

      Ótima qualidade e enquadramento das fotos, muito bom!

      Nós, os familiares, agradecemos a oportunidade dada por vocês de acompanharmos todos os momentos dos alunos.

      Trabalho perfeito!
      Parabéns!
      Um abraço.
      Jader de Castro

    10. Francineide disse:

      Ao Pelicano. É gratificante nós familiares sabermos que temos um momento de interação, aluna/familia. Tenho uma sobrinha que está na Escola de formação em Belém, CIABA, e gostaria de acompanhar os seus primeiros passos como militar, desta tão conceituada Escola. Parabéns pelo trabalho de vocês, pela cobertura completa .

    11. Euclydes disse:

      Realmente vocês do Pelicano tiraram um grande “fantasma” da nossa (família) cabeça porque, não tínhamos a mínima idéia do que fosse a Marinha Mercante que, agora com a vossa ajuda e a palestra do comandante no dia 31/Jan, temos a firme certeza que, o nosso filho fêz a melhor escolha profissional da vida dele!
      Parabéns, Pelicano que, além de esclarecer muitas coisas sobre a Efomm, também souberam ‘amenizar’ com as vossas excelentes matérias, a ‘dorzinha’ da saudade do nosso menino!!
      Euclydes Nogueira.

    12. Graça Tanini disse:

      Obrigado… não seria nada.
      Parabéns… muito pouco.
      Um enorme discurso… não seria suficiente
      A palavra exata… não há.
      Pelicano, ontem, hoje e sempre !
      Agradecemos imensamente a dedicação e o trabalho de vocês.
      Agradeço a Deus, por ter o Pelicano, os adaptadores e a Thaís na minha vida, e peço a Ele que o futuro de vocês, como as estrelas brilhe sempre.
      Feras 2009, agora uma nova etapa, sigam em frente, firmes, perseverantes, determinados !
      Meu grande abraço para TODOS.

    13. Nancy Jardim disse:

      Me faltam palavras suficientes para agradecer a dedicação, carinho e o entusiasmo com que a equipe do PELICANO e os ADAPTADORES conduziram a entrada desses jovens, inclusive a do meu filho à esta escola. Muito obrigada por nos manter informados, nos acalmar e nos mostrar um lado que não conheciamos. Vocês são verdadeiros exemplos e tenho certeza de que nossos filhos tiveram um excelente espelho.
      Obrigada por tudo e que voces tenham um ano abençoado e guiado pelo Espirito Santo de Deus.
      Parabéns e um grande abraço para todos.

    14. Silvio e Ione disse:

      Não há palavras para agradecer TOTALMENTE o que vocês fizeram para que nós a oportunidade de acompanhar o período de adaptação!

      O Pelicano cumpriu com exito seu propósito, pois não tínhamos a mínima idéia do que fosse a carreira escolhida, como resultado do trabalho do Pelicano, e com a palestra proferida pelo Comandante no dia da entrega das platinas, tenho certeza que, o “nosso filho” fêz UMA ÓTIMA escolha profissional.
      Parabéns, Pelicano, Adaptadores, E TODOS OS DEMAIS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ADAPTAÇAO e MUITO OBRIGADO!!

    15. Tânia Cristina Cavalli Bastos disse:

      Eu devo parabenizá-los pelo período de adaptação. Sei que vocês se dedicaram ao propósito, deixaram namoradas, amigos, pais e as tão esperadas férias de janeiro.
      Sei que foi muito duro, mas meu filho se superou e se sentiu um vencedor. Sei que por vezes, o apoio e a força que recebeu de vocês, adaptadores, o motivaram e fizeram com que suportasse a distância e as dificuldades impostas propositalmente.
      Sinto-me orgulhosa por ele e por vocês. Agradeço a preocupação e o esforço para colocar esse jornal diariamente a nossa diposição, para abrandar nossas angústias. As mesmas angústias que seus pais passaram quando eram vocês os candidatos à aluno.
      O trabalho de vocês foi árduo, pude perceber, mas valeu à pena. A formatura estava perfeita! Eles se esforçaram, não só por nós, creiam, por vocês também!
      Hoje são todos gratos e reconhecem o grande valor de vocês, esforçados adaptadores. No futuro vocês serão os seus modelos. Que responsabilidade!!
      Parabéns e tenham muito sucesso!!!!

    16. Ieda Francisco disse:

      Boa noite!
      Sem dúvida ficará marcado em nossas memórias o belo trabalho realizado pelo Pelicano. Agradeço muito a dedicação desta equipe, que apesar dos nossos relatos não devem ter idéia da grande importância que exerceram durante vários dias em nossas vidas. Recebam nossos eternos agradecimentos…Parabéns!

    17. Sandra Domingos disse:

      A equipe do Pelicano interagiu diretamente com nós PAIS. Graças a vocês que passaram toda a tranquilidade é que nós conseguimos suportar a distancia de nossos filhos. Obrigada e Parabéns pelo trabalho sempre.

    18. Luiz GUSTAVO Cruz disse:

      Hehehehe… como Comandante-Aluno tive que ficar na adaptação dos meus feras, enquanto a turma ia no Aspirantex!

      Experiência muito boa!

      Abraço!

      Gustavo

    Outras matérias interessantes...

    Adaptação: o que trazer?30 de novembro de 2013