• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1582
    EFOMM » terça-feira, 24 de fevereiro de 2009 »
    Aula Inaugural

    Almirante Vidigal proferindo a Aula Inaugural de 2009Às 8h30 da manhã do dia 19 de fevereiro foi proferida a Aula Inaugural do ano de 2009. O Auditório Almirante Newton Braga foi ocupado até a sua lotação máxima por alunos do primeiro, segundo e terceiro anos além de convidados, que compareceram para assistir a apresentação do Almirante Armando Amorim Ferreira Vidigal. O Almirante Vidigal foi aluno da turma de 1946 da Escola Naval e comandou o CIAGA no período de 1980 a 1981.

    Com duração de 1h20 o tema “A Importância da Marinha Mercante para o Desenvolvimento do Brasil”, abordou  pontos como as vantagens do uso do transporte aquaviário, a segurança, regularidade e ainda a preservação do meio ambiente.

    Sendo objetivo e prendendo o interesse de todos os presentes, o Almirante Vidigal comentou sobre a atual situação da Marinha Mercante, citando o crescimento notável na cabotagem entre 2000 e 2008, quando o transporte subiu vertiginosamente de 20.000t para 600.000t anuais, e o declínio da navegação de longo curso, que na década de 70 transportava cerca de 42% das riquezas nacionais e agora transporta apenas 2%.

    Durante toda a aula, o Almirante Vidigal deixou bem clara a importância da Marinha Mercante dentro da sociedade e em relação ao meio ambiente, fazendo com que todos os presentes saíssem sentindo orgulho da Marinha Mercante do Brasil.

    texto por Al. Soares
    fotos por Al. Cavalcante

    Comentários

    1. Sandra Domingos disse:

      Of. Al. Lorenzeto você me surpreende a cada matéria. A idéia de reedição foi excelente. Eu que adoro ler posso conhecer um pouco mais sobre a EFOMM. E pode acreditar que eu leio mesmo, pois já virei tiete. Eu recomendo EFOMM para todos os alunos que converso. Explico como é, falo sobre meus filhos e amigos deles. Eu sou totalmente tiete de EFOMM.

    Outras matérias interessantes...

             Ocorreu, nesta última semana, na bela sexta-feira de 10 de maio, a passagem de comando do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha.
    Passou a ocupar o cargo de Comandante do Centro o Excelentíssimo Senhor Contra-Almirante […]