• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3967
    Mundo » sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009 »
    “Aos mares… Gelados”: Marinha incorpora novo navio para pesquisas polares

    Navio Polar Almirante Maximiano H41

    Navio Polar Almirante Maximiano H-41

    A Marinha do Brasil acaba de incorporar no dia 3 de fevereiro o Navio Polar Almirante Maximiano H-41, que será prioritariamente voltado às pesquisas em regiões polares e será incorporado PROANTAR (Programa Antártico) na Estação Comandante Ferraz.

    A cerimônia foi presidida pelo Exmo. Sr. Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante-de-Esquadra Aurélio Ribeiro da Silva Filho, na cidade de Bremerhaven, Alemanha.

    Compareceram ao evento o Exmo. Sr. Comodoro Karl-Wilhelm Bollow, Comandante da 2ª Força Operacional da Marinha Alemã e representante daquela Força no evento; o Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN), Vice-Almirante Luiz Fernando Palmer Fonseca; o Exmo. Sr. Comandante da Escola de Operações Navais – Bremerhaven, Sr. Capitão-de- Mar-e-Guerra Gerd Kiehnle; e o Adido de Defesa Naval na República Federal da Alemanha e Holanda, Sr. Capitão-de-Mar-e-Guerra Carlos Frederico Carneiro Primo; dentre outras autoridades militares e civis locais.

    O navio foi construído nos EUA, na década de 80, desde então já passou por três “metamorfoses” até se tornar o atual Almirante Maximiano. Iniciou sua trajetória como um PSV (Plataform Supply Vessel) suprindo as plataformas do continente Norte-Americano. No final dos anos 80 passou pela primeira grande transformação tornando-se um navio pesqueiro. Anteriormente a compra pela Marinha do Brasil pertencia a uma empresa Russa (ASK-Subsea) e funcionava como um navio de off-shore, no mar Báltico-Alemanha, era o então Ocean Express.

    O Ministério da Ciência e Tecnologia através da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), investiu cerca de R$69 Milhões em sua aquisição. Segundo a FINEP o navio foi equipado com tecnologia de ponta em um estaleiro especializado na Alemanha, onde foi investido um total de R$140 Milhões.

    almirantemaximianoPrincipais Características

    • Comprimento total: 93,4m;
    • Boca moldada: 13,4m;
    • Calado carregado: 6,2m;
    • Deslocamento: 5.450 ton (máximo);
    • Velocidade: 10 nós (cruzeiro), 13 nós (máxima)
    • Autonomia: 90 dias;
    • Raio de ação: 20.000 milhas náuticas; e
    • Propulsão: dois motores de 4.260 HP.

    Inovações tecnológicas

    • Sistema de coleta de resíduos no fundo do mar, com posicionamento dinâmico, o que permite que a embarcação fique parada independente de fatores meteorológicos.
    • Captação de imagens submarinas, processadas em “3D”,o que viabiliza as pesquisas oceanográficas.
    • Cinco laboratórios, sendo dois “molhados”, capazes de gerar resultados instantâneos.

    Depois das mudanças estruturais, o Almirante Maximiano aumentou significativamente para 106 o total da tripulação, e sua autonomia para 90 dias em alto-mar, além de um hangar e convés de vôo com capacidade para receber até duas aeronaves.

    A Marinha do Brasil ratifica sua importância no campo científico viabilizando pesquisas e acrescentando conhecimento às nações e a nós, brasileiros em particular, resta vislumbrar o “ALMIRANTE MAXIMIANO” singrar pelos Mares Gelados.

    por Al. Pinto Soares

    fotos Marinha do Brasil, divulgação

    Saiba mais

    Comentários

    1. Jenifer Mayara de Amorim Carneiro disse:

      Esse foi mais um progresso da marinha “Parabéns!”

    2. markus severiano ramos disse:

      Eu só tenho que agradecer por termos em nosso país verdadeiros heróis tanto no mar como no céu e tambem na terra ,pois se todos tivessimos o desejo de ter nossos filhos como um marinheiro ,piloto ou soudado.teriamos a certeza de fazer a diferença na vida de e ficariam longe do alcool e das drogas,pois teriam um objetivo ser um herói… ¨PARABÉNS a todos dessa equipe¨.

    3. Alcides disse:

      Tive o prazer de participar de uma missão deste navio a Ilha de Trindade.
      Algumas fotos em http://extranet.easyband.com.br/gallery2/main.php/v/alsil/trindade/

    4. GIVALDO disse:

      “Aos mares… Gelados”: É A MB SE FAZENDO PRESENTE NAS PESQUISAS… BR-AJU

    5. ARRAIS disse:

      “ALMIRANTE MAXIMIANO”:o pessoal de marinha mercante que presenciou a árdua tarefa do“ALMIRANTE MAXIMIANO” reformando navios para introduzir o Brasil neste cenário…BR-AJU

    Outras matérias interessantes...