• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 5491
    Mundo » sábado, 29 de novembro de 2008 »
    Chuvas em Santa Catarina afetam o porto de Itajaí

    As chuvas torrenciais que atingiram por mais de 50 dias sem interrupções o Estado de Santa Catarina causaram inúmeros problemas. O Estado vive um cenário de guerra.

    Mais de 11 mil desabrigados ou desalojados, cerca de 110 pessoas morreram e centenas feridas devido à enxurrada e aos deslizamentos de terra. O governo do Estado decretou estado de Calamidade Pública. A cidade mais atinginda foi Blumenau onde o Rio Itajaí Açu subiu 12 metros acima do seu nível normal causando muita destruição. O Governo Federal disponibilizará verba extra para a reconstrução das áreas mais afetadas.

    Dentre os prejuízos causados pelas fortes chuvas, o Porto de Itajaí foi extremamente afetado.
    Toda a atividade no local foi interrompida.

    O porto é constituido por três berços que avançam ao leito do rio onde mais de cem naivos atracavam diariamente para a movimentação de carga. Das três estruturas de concreto, duas foram parcialmente destruídas inutilizando a área e assoriando as proximidade, reduzindo assim a profundidade do local, fato este que mais preocupa as autoridades competentes. O superintendente do porto, Arnaldo Schmitt Junior, estima que a interrupção dos trabalhos deverá ser de no minimo 20 dias e estudos para analisar a necessidade de dragagem do local, devido ao arrasto do concreto dos berços para dentro do rio, já estão sendo realizados.

    O porto de Itajaí tem grande importância para a economia. Maior terminal de carga de congelados do país e o segundo em movimentação de containeres, respondendo por 4% da balança comercial brasileira. É por lá que partem para o exterior cerca de 60% da produção nacional de carne suína e de 40% da carne de frango. Cálculos estimam que a paralização das atividades acarretará um prejuizo diário de 33 mil reais a economia do Brasil. Uma opção para os navios seria o porto de Navegantes mas está descartada pois para chegar no local, o mesmo canal que fora obstruído em Itajaí seria utilizado.

    Você pode ajudar as vítimas

    Uma mobilização nacional em apoio as vitimas das fortes chuvas de Santa Catarina está ajudando a aliviar o sofrimento daqueles que perderam tudo ou quase tudo. Pessoas de todas as partes do Brasil prestam solidariedade da maneira que podem e doações de alimentos, roupas e remédios não param de chegar as regiões atingidas. Segundo o governo estadual de SC, cerca de 800 toneladas desses produtos já foram doadas.

    O Governo Federal abriu uma conta bancária onde qualquer um pode depositar sua contribuição. Já foram arrecados cerca de 3 milhões de reais através dessa conta.

    E você pode ajudar as vítimas de Santa Catarina depositando qualquer valor na seguinte conta: Banco/SICOOB SC – 756 – Agência 1005, Conta Corrente 2008-7, ou ainda fazendo doações de roupas, alimentos e medicamentos nos postos de arrecadação montados em todo país. Basta procurar a Defesa Civil do seu bairro.

    por Al. Jordson

    Comentários

    1. Luiz Ricardo Leal . disse:

      Como soma aos meus conhecimentos, foi uma informação riquíssima.Vocês estão de Parabéns.Muito Obrigado!!!

    Outras matérias interessantes...