• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2015
    Cultura » sexta-feira, 7 de novembro de 2008 »
    A Tradição da Gravura na Obra de Edgard Cognat

    O CIAGA foi prestigiado com a exposição de obras de Edgard Cognat (1919-1994) entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro. Os alunos puderam conhecer o trabalho do artista, assim como aprender sobre as várias técnicas e sobre como as ferramentas são utilizadas.

    Gravura é a arte e técnica de reprodução de imagens a partir de uma matriz que, dependendo da técnica utilizada, pode ser de madeira, metal ou pedra. Possuir técnica não é o único requisito para um bom resultado, pesquisa, disciplina, paciência e conhecimentos de alquimia também são necessários.

    Todas as impressões resultam em trabalhos originais, idênticos, e é por isso que as gravuras tiveram papel muito importante em nossa história. Numa época onde os livros ainda eram copiados a mão, poder duplicar com facilidade uma imagem diminuiu muito os custos para produção de livros ilustrados e abriu caminho para a produção em grande volume.

    A técnica mais conhecida é a Xilografia, onde o artista retira de uma superfície plana, normalmente madeira, as partes que não quer que apareçam na imagem final. Tinta é aplicada e um papel é colocado sobre a mesma. A matriz atua como um carimbo, ao aplicar pressão, a imagem é transferida para o papel.

    Na cultura brasileira a xilografia é permanência do traço medieval da cultura portuguesa, predominantemente desenvolvida na literatura de cordel.

    por Al. Lorenzeto

    Saiba mais

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    O Brasil de Portinari1 de maio de 2006
    Grêmio de Pintura5 de outubro de 2009
    XI Salão de Artes CIAGA15 de dezembro de 2010