• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1790
    Cultura » segunda-feira, 1 de maio de 2006 »
    O Brasil de Portinari

    Este artigo pertence ao acervo do Projeto Memória

    Suelly Avellar, do Projeto Portinari e o Comandante Júlio César Barcellos Guimarães na inauguração da exposição de réplicas de Portinari.

    Suelly Avellar, do Projeto Portinari e o Comandante Júlio César Barcellos Guimarães na inauguração da exposição de réplicas de Portinari.

    Nada poderia ser mais categórico que Portinari para se abrir o ano cultural da EFOMM no dia 16/04. Composta de vinte e nove quadros, a exposição foi um grande sucesso, tendo o Salão de Leitura como ponto de encontro entre os alunos da EFOMM e o mundo de Portinari.

    Portinari nasceu em 1903 e, desde então, dedicou-se integralmente ao trabalho e tentou emancipar seus conceitos e sua visão através da pintura. De acordo com Antônio Callado (escritor responsável pela biografia do pintor), “Portinari lavrava sua plantação de quadros como seus pais haviam feito com o café: de sol a sol”. E essa devoção à pintura foi o motivo de sua morte em 1962, por envenenamento causado pelas tintas que usava.

    A exposição trazida para a nossa escola é uma pequena amostra das mais de 5.400 pinturas reunidas pelo projeto Portinari, que iniciou – se no ano de 1979. Os quadros expostos retrataram, essencialmente, as marcas do Brasil: sua cultura e seu povo. Podendo-se, assim, confirmar a teoria de que ser Portinari é ser Brasil de corpo e alma.

    Algumas obras ressaltavam as regiões brasileiras separadamente, ou seja, abrangiam desde o nordeste com sua seca, seus imigrantes até as favelas e morros da região sudeste. Houve um grande destaque para as crenças populares (bumba-meu-boi, Judas) e para interação homemanimal.

    O evento contou com a participação do coral da EFOMM que homenageou a senhora Suely Avellar, diretora da área de arte-educação do projeto Portinari, que ministrou uma palestra para todo corpo de alunos, transmitindo seus conhecimentos e aumentando o apreço dos alunos pela arte em caráter geral.

    por Aluna Erika Lanes

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    XI Salão de Artes CIAGA15 de dezembro de 2010
    Grêmio de Pintura5 de outubro de 2009