• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1606
    Esportes » segunda-feira, 1 de maio de 2006 »
    Aproveite melhor a vida!

    Este artigo pertence ao acervo do Projeto Memória

    Existe uma série de cuidados que devemos tomar para a obtenção de uma excelente qualidade de vida. Em sua maioria já são conhecidas por nós, porém, nem sempre são levadas em consideração. Também não devem se converter em uma doutrina. Devem apenas ser fundamentais para lidarmos bem com os problemas e preocupações que afetam nosso dia-a dia e não permitir que estes estejam presentes em nossa vida. Algumas simples mudanças em nossos hábitos podem nos proporcionar uma melhor saúde física, metal e material.

    Cultive a amizade verdadeira

    Para sermos felizes, precisamos ter amigos. A amizade atua no cérebro liberando substâncias hormonais que estimulam a alegria. Um modo de vencer a solidão é compartilhando uma boa amizade e um grande amor. Não sendo necessário mais que um de cada. Se quisermos um verdadeiro amigo, contudo, devemos estar dispostos e disponíveis, saber trocar e doar-se, pois o único amigo do egoísta é ele mesmo. E que mau amigo!

    Acredite

    Pessoas otimistas e crentes em alguma idéia ou objetivo são mais saudáveis. Um significado para nossa vida pode estar em qualquer coisa – da religião à filantropia. Vale desde a crença em Deus até mesmo a importância do seu papel como cidadão na história da sociedade. Outra opção é o altruísmo: colaborar com asilos, creches, trabalhos voluntários… o importante é ajudar e acreditar!

    Exercite seu cérebro

    Durante as férias podemos até perder alguns indispensáveis pontos no Q.I.. Isto se deve ao repouso mental tão almejado. Entretanto, devemos exercitar o cérebro. Ler, escrever ou qualquer outra atividade que faça pensar são boas opções. Ver TV por um longo período de tempo, por exemplo, pode ocasionar funções cognitivas alteradas, problemas de postura e articulação e causar dependência, além de danificar as funções do lado esquerdo do cérebro, reduzindo o desenvolvimento lógicoverbal. Outra solução é a música. Está comprovado cientificamente que ouvir música aumenta as conexões cerebrais, desenvolve o raciocínio lógico, diminui o estresse da vida moderna e aumenta a concentração. E não precisa ser uma clássica ou jazz; pode ser um heavy metal, quem sabe.

    Seja Natural

    As facilidades e correrias do cotidiano nos afastam cada vez mais da convivência com a natureza e da simplicidade do viver. Uma corriqueira caminhada pode, inclusive, aumentar nossa inteligência, perda de peso e benefícios na oxigenação do corpo e no sistema imunológico. Ela melhora o desempenho da leitura e aprendizado, com um beneficio extra: proporciona uma sociabilidade muito mais dinâmica e interessante. Ser natural inclui também respeitar o ritmo do seu corpo, a exemplo de como você se alimenta. Desfrutar as refeições lhe dará um mesmo nível de satisfação e saciedade com o prazer de saborear e apreciar o prato ingerindo uma menor quantidade de comida.

    Ouça seu médico

    Beba bastante água – durma bem – não fume – respeite sua coluna – faça refeições saudáveis – pratique exercícios regularmente – sexo só seguro, e – não se desespere, cair em tentação também é normal!

    Relaxe

    Permita que a criança que vive em você venha à tona. Mesmo numa pessoa adulta, ela ainda existe e pode ajudá-lo a relaxar. Não se reprima! Busque auxílio e exponha seus sentimentos, isso ajuda a aliviar a tensão. Cuidado com as obsessões, radicalismos e rigidez em seus ideais, podem não ser tão saudáveis. O melhor mesmo é o equilíbrio e a flexibilidade. Lidar bem com o estresse e as situações ruins podem lhe poupar de depressão, ansiedade e problemas cardíacos e/ou respiratórios.

    No fim, se nada der certo, respire! Inspirar, contar até dez e só aí expirar. Costuma sempre funcionar!

    por Al. Valverde

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    A CNT – Central Nacional de Televisão realizou uma reportagem com o objetivo de divulgar algumas profissões, e a carreira de Oficial Mercante foi uma delas. O vídeo mostra que é uma profissão pouco […]