• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1988
    Cultura, EFOMM, Entrevistas, Navios » quinta-feira, 12 de setembro de 2013 »
    Café com a SAMM: CLC Wesley Collyer

           DSCN0371Ocorreu na última Quarta-feira, dia 11 de Setembro, no salão de leitura da EFOMM, mais uma edição do “Café com a SAMM” que contou com a ilustre presença do CLC Wesley Collyer. Famoso por ter navegado o equivalente a 16 voltas em torno da Terra, o comandante Collyer possui um extenso currículo profissional moldado por uma bela carreira de grande sucesso na Marinha Mercante.

    CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo de cobertura do “Café com a SAMM”(Ajuste a resolução na barra inferior da janela do vídeo para melhor visualização do conteúdo)

     

    DSCN0368

             O comandante Collyer é formado em Direito pelas Faculdades Bennett do Rio de Janeiro, pós graduado em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra, mestre em Direito Internacional, advogado em Santa Catarina, consultor de Direito Marítimo/Portuário e já ministrou, no CIAGA, aulas nos cursos de aperfeiçoamento de Oficiais da Marinha Mercante.

            Como forma de transmitir ao mundo tudo que viu, sentiu e viveu, o comandante Collyer, por intermédio de suas publicações, tornou-se um grande e respeitado escritor no universo literário, sendo agraciado com Medalha de Prata no Concurso Nacional da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, do Rio de Janeiro. Ele tem poema publicado no livro O Jardim de Judith (Tijucas, 2004) além de diversos artigos no Diário Catarinense entre outros periódicos.

             Em um clima bastante descontraído, o comandante narrou fatos que revelavam os maiores desafios enfrentados por ele ao longo de sua carreira. Entre eles, destaca-se o falecimento de um dos tripulantes a bordo do navio, do qual ele fazia parte, que realizava sua viagem inaugural do Japão ao Brasil. As lágrimas nos olhos do comandante revelaram ser uma das mais dolorosas experiências de sua carreira. São exemplos como estes que devem seguidos. Bravura, coragem e, principalmente, cooperativismo são características pertinentes aos verdadeiros homens e mulheres do mar. A equipe do Jornal Pelicano juntamente com a SAMM agradece ao comandante Wesley Collyer pela excelente oportunidade de compartilharmos suas experiências profissionais e pessoais. É aqui, em nossa querida Escola de Marinha Mercante, onde damos nossos primeiros passos em direção a promissora carreira de Oficial mercante.

    …………………..

    cmt

    “Poucos navios do mundo levam de volta um corpo. Meu primo, comandante Calandrini, faleceu a bordo ao tentar salvar parte de sua tripulação durante um exercício em espaço confinado. Seu corpo foi desembarcado nas ilhas canárias”.

     

     

    Comentários

    Outras matérias interessantes...