• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 4436
    Cultura, Curiosidades » sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 »
    Heróis da Marinha Mercante

    Semanalmente, durante um mês, o Jornal Pelicano mostrará para vocês, nossos tão estimados leitores, histórias de alguns nomes da Marinha Mercante que se eternizaram pelos seus atos de coragem e bravura.

    Recordar é sempre uma forma simples e prazerosa de mantermos viva a história da nossa ilustre Marinha Mercante na mente das futuras gerações de homens e mulheres do mar.

    CLC Charles França de Araújo e Silva

    Essa semana começaremos pela heróica história do CLC Charles França de Araújo e Silva. Em 1979 esteve no comando do navio José Bonifácio da FRONAPE-PETROBRAS e, através do seu admirável ato de bravura, resgatou um grupo de 29 vietnamitas que estavam à deriva no Mar da China.

    Era um grupo de homens, mulheres e crianças refugiados de guerra.
    Tinham como principal propósito encontrar a paz quando se lançaram ao mar de uma frágil embarcação sem nenhuma condição de segurança.

    O “José Bonifácio”, que estava retornando do Golfo Pérsico,  ao avistar a embarcação aproximou-se. O comandante da embarcação, em um gesto nobre, solidário e admirável, decidiu resgatar as 29 pessoas que enfrentavam situações de risco.

    Importante ressaltar que o navio que resgatasse refugiados poderia enfrentar sérios problemas nos portos de escala, já que poucos países se dispunham a recebê-los.

    Nesses casos, o comandante era responsável pela manutenção, segurança e permanência dessas pessoas a bordo. Mesmo diante disso, optou por resgatá-los e desembarcar os vietnamitas em segurança no porto em Cingapura. Lá permaneceram durante um período de tempo – em campo de refugiados – enquanto se desenvolveu a démarche legal com o governo brasileiro para a concessão de exílio em nosso país.

    Conseguiram a nacionalidade brasileira, e hoje com vários descendentes ocupam lugares notórios na sociedade paulista como grandes empresários.

    j-bonifacio-antonio-carlos-angra-1994 (1)

    Fonte: CLC Álvaro José de Almeida Júnior
    Website: centrodoscapitaes.org.br

    Não existem palavras para descrever o admirável e nobre gesto humanitário do Comandante da embarcação e de sua tripulação.

    Comentários

    Outras matérias interessantes...