• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3370
    EFOMM » sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 »
    Aspirantex 2013

    Ocorreu neste mês de janeiro de 2013 uma viagem de instrução envolvendo os alunos da EFOMM, o evento conhecido como Aspirantex. A viagem aconteceu a bordo de navios da Marinha do Brasil, o NDCC( Navio de Desembarque de Carros de Combate) Garcia D’ Ávila, o G-29, e o NDCC Almirante Sabóia, o G-25.
    O grupamento de alunos foi dividido em duas pernadas, cada uma composta por aproximadamente 45 alunos, além dos oficiais do CIAGA e da comitiva do Exm. Sr. Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, Carlos Frederico Carneiro Primo. A primeira pernada embarcou no dia 15 de janeiro e retornou em 25 de janeiro, cujo trajeto foi: Rio de Janeiro (RJ) X Rio Grande (RS). A segunda pernada fez o trajeto inverso: Rio Grande(RS) X Rio de Janeiro (RJ) com início no dia 26 e término no dia 31 de janeiro. O objetivo desta viagem foi contribuir para a familiarização dos alunos com o ambiente a bordo de um navio, onde puderam conhecer a rotina de trabalho nas áreas dentro da especialidade escolhida, Náutica ou Máquinas.
    Os futuros maquinistas tiveram a oportunidade de conhecer e aprender como funciona toda a praça de máquinas, a parte dos motores e caldeiras, ou seja, todo o CCM( Centro de Controle de Máquinas ), e os futuros pilotos puderam observar no passadiço todos os procedimentos relativos à navegação e segurança da embarcação, pelos quais ficarão responsáveis quando se tornarem oficiais da marinha mercante. Além disso, os alunos puderam observar as manobras de atracação e desatracação dos navios nos portos.
    A experiência adquirida durante esse período, o aprendizado técnico e a importância do trabalho em equipe foram os pontos altos dessa viagem, na opinião de todos que participaram. O maior desejo agora daqueles que estavam lá e vivenciaram todo o processo é que nos próximos anos, muitos outros tenham essa única e rica oportunidade de embarcar antes da praticagem, algo muito importante pra adaptação dos que viverão para o mar.

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    Passagem da Cana do Leme 201312 de dezembro de 2013
    3º Jogos AFA X EFOMM11 de dezembro de 2013