• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3968
    Sem categoria » segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 »
    Processo Seletivo ASOM/N 1.2012

    Oficiais-Marinha-MercanteOficial de NauticaMaquinistasMaquinista
    Está em andamento o Processo Seletivo de Admissão para os Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas e de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante (ASOM/N 1. 2012)  no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha(CIAGA)/Rio de Janeiro e no Centro de Instrução  Almirante Braz de Aguiar(CIABA)/Belém.  As provas do exame de conhecimentos foram realizadas no dia 12/02 e a publicação do respectivo gabarito provisório foi realizada no dia 13/02. O CIAGA é o órgão coordenador e executor do Processo Seletivo, designado pelo Diretor de Portos e Costas.
    Para quem não sabe ou nunca ouviu falar da profissão: os oficiais da Marinha Mercante exercem suas atividades, normalmente, a bordo de embarcações mercantes e ocupando posições de extrema responsabilidade. Os oficiais de Máquinas são responsáveis pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os diversos sistemas do navio. Já os oficiais de Náutica, são responsáveis pela operação e gerenciamento dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações.
    Os cursos da ASOM/N são ministrados em regime de externato no CIAGA e CIABA(que são organizações militares da Marinha do Brasil) e também na Universidade Petrobrás no Rio de Janeiro.  Compete ao Centro de Instrução Almirante Graça Aranha ministrar também o ASON cuja parte teórica será realizada nas dependências da Universidade Petrobras e a parte prática no próprio CIAGA.
    Os Cursos serão constituídos de dois períodos: um período acadêmico e um período de estágio embarcado. A duração do período acadêmico do ASOM é de cerca de 34 semanas, o estágio embarcado se prolonga por seis 6 meses de efetivo embarque, devendo ser completado, obrigatoriamente, em 12 meses no máximo. Já a duração do período acadêmico do ASON é de cerca de 12 meses, o estágio embarcado se prolonga por 12 meses de efetivo embarque, devendo ser completado, obrigatoriamente, em 24 meses no máximo. O estágio embarcado será realizado em embarcações mercantes, quando os alunos terão a oportunidade de aplicar e praticar, com supervisão, os conhecimentos adquiridos durante o período acadêmico.
    Os Cursos serão gratuitos, sendo oferecidas as seguintes facilidades adicionais aos alunos: auxílio-financeiro mensal no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) durante o dois períodos, alojamento e alimentação durante o período acadêmico. Com exceção daqueles que: recebem salário de qualquer pessoa jurídica, cursam na condição de aposentados ou têm a matrícula cancelada em qualquer curso do Ensino Profissional Marítimo, por qualquer motivo, a menos de dois anos das datas de matrícula nos ASON ou ASOM.

    REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO:

    – Ser brasileiro(ambos os sexos) nato ou naturalizado;
    – Não ter sido condenado em processo criminal transitado em julgado;
    – Ter entre 18 (dezoito) e 40 (quarenta) anos em 01 de janeiro de 2012;
    – Estar em dia com as obrigações civis e militares (Art. 14, parágrafo 1º, inciso I da Constituição Federal e Art. 2º da Lei 4.375/64 – Lei do Serviço Militar), as últimas para candidatos do sexo masculino;
    -Não ter sido licenciado ou excluído, a bem da disciplina, do serviço ativo nas Forças Armadas ou Forças Auxiliares, assim como demitido por perda de posto e patente;
    – Em caso de candidata do sexo feminino, não estar grávida; a ocorrência de gravidez durante o Curso acarretará no cancelamento da matrícula, devido à incompatibilidade com as atividades exercidas  durante a realização do mesmo, as quais podem resultar em riscos à vida da gestante e do nascituro(feto);                                                                                                                                                                –
    -Não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente;                                                                                                                                                               –
    -Possuir um dos seguintes cursos de graduação (nível superior) oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC):
    Para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas – ASOM:
    -Bacharelado em Engenharia: Naval, Mecânica, Industrial Mecânica, Produção Mecânica, Produção Industrial, Mecatrônica, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Automação ou Automação e Controle.

    Tecnologia:
    -Tecnologia: Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval, Manutenção de Sistemas de Máquinas e Equipamentos, Manutenção Industrial, Fabricação Mecânica, Metalurgia e Materiais ou Mecatrônica;
    Para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica- ASON:
    -Bacharelado: qualquer Engenharia, Astronomia, Oceanografia, Meteorologia, Matemática, Física, Química, Química Industrial, Estatística, Economia ou Informática.  São denominações usuais dos cursos de bacharelado da área de Informática: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistema de Informação, Processamento de Dados, Computação, Análises de Sistemas, Informática com ênfase em Engenharia de Processamento de Dados, Informática com ênfase em Engenharia de Software e outros cursos de bacharelado em Informática, desde que realizados em instituições credenciadas pelo MEC.
    – Tecnologia: Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval ou Naval.
    – Licenciatura: Matemática, Física ou Química.
    – Não ter tido a matrícula cancelada no ASOM ou ASON, por qualquer motivo, há menos de dois anos a contar das datas de matrícula nos Cursos oferecidos pelo presente Edital;
    – Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas(CPF)
    – Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia;                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        –Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$50,00 (cinquenta reais); e m) Cumprir as instruções estabelecidas neste Edital.

    O Processo Seletivo destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento das 250 vagas. 140 vagas para a ASON(90 para o CIAGA e 50 para o CIABA) e 110 para a ASOM(60 para a Universidade Petrobras e 50 para o CIABA).  Até o dia 01/03 será publicado o gabarito definitivo do exame de conhecimentos na página do CIAGA e até o dia 02/03 será divulgada a classificação inicial e a dos candidatos titulares e reservas para a 2ª etapa do processo seletivo na página do CIAGA na Internet.

    Etapas do processo seletivo:

    1ª Etapa – Exame de Conhecimentos (eliminatória e classificatória).
    -Será realizada em um único dia e compreenderá duas provas. Uma de ciências humanas, abrangendo Inglês e Português, e outra de ciências exatas, abrangendo Matemática e Física. Cada prova conterá 20(vinte) questões objetivas do tipo múltipla-escolha sendo 5(cinco) pontos o valor de cada questão, totalizando 100 pontos possíveis em cada prova;
    2ª Etapa – Avaliação de Atestados Médicos e Exames de Saúde e Teste de Suficiência Física (eliminatória).
    -Os candidatos convocados, titulares e reservas, deverão comparecer nos locais, dias e horários estabelecidos.  Por ocasião da apresentação, deverão portar os atestados médicos e exames de saúde abaixo relacionados, obrigatoriamente obtidos/realizados após 01 de fevereiro de 2012. -Atestados médicos originais e individualizados que: explicitem e, textualmente, comprovem bom estado de: higidez mental e higidez física para se submeter às provas de natação, corrida e permanência dentro d’água.
    -Exames de saúde: Acuidade Visual com e sem correção e avaliação do senso cromático (teste de ISHIHARA), acompanhado de parecer de médico oftalmologista que indique os índices obtidos, inclusive detalhamento dos erros e acertos no teste de ISHIHARA.  Audiometria tonal e vocal sem uso de prótese, com identificação do profissional que a realizou. A audiometria deve ser realizada com repouso auditivo mínimo de quatorze 14 horas.  Para candidatos do sexo feminino: dosagem de beta-HCG.
    -Os índices mínimos de saúde exigidos  do candidato encontram-se no edital da ASOM/N na página do CIAGA na Internet.
    – Para candidatos do sexo feminino, adicionalmente, não estar grávida.
    -A não apresentação, conforme estabelecido, dos atestados médicos e dos exames de saúde previstos, assim como o não atendimento a qualquer dos índices mínimos de saúde, implicam na eliminação definitiva do candidato do Processo Seletivo
    – Somente o candidato portador dos atestados médicos mencionados realizará o teste de suficiência física.                                                                                                                                                                                               A -A suficiência física do candidato será avaliada por meio das seguintes provas e índices:                                                                                                                                                                               -corrida: 2.400 metros no tempo máximo de 16 minutos para homens e 18 minutos para mulheres.
    natação: 50 metros no tempo máximo de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos, para ambos os sexos, em qualquer um dos tipos  de nado básico: Crawl (nado livre), peito, borboleta ou costas. Não será aceito nado submerso ou modo “cachorrinho”.
    permanência dentro d’água: flutuando por 20 minutos ininterruptos, sem tocar no fundo ou se auxiliar de qualquer apoio, em água doce ou salgada, trajando somente roupa de banho, para ambos os sexos.
    – Todas as provas serão realizadas no mesmo dia, com intervalo máximo entre uma prova e outra de 60 minutos. Caso o candidato seja reprovado em uma ou mais provas, ser-lhe-á concedida nova oportunidade, no prazo máximo de um dia. Tornando o candidato a não lograr êxito em qualquer das provas, será considerado eliminado definitivamente do Processo Seletivo.
    -O candidato que não se apresentar nos dia(s) e horário(s) para a realização da(s) prova(s) do TSF, em primeira ou em segunda oportunidade, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito, será eliminado definitivamente do Processo Seletivo;

    3ª Etapa – Período de Adaptação e de Verificação de Documentos (eliminatória);

    4ª Etapa – Matrícula.

    Para maiores informações confira o Edital completo aqui:
    https://www.mar.mil.br/ciaga/ps_ASOM_N_2012/edital_alt_1.pdf
    Al. Sarmet

    Comentários