• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3159
    Mercado » sábado, 4 de fevereiro de 2012 »
    O Superporto do Açu

    porto_do_acu2-portal-fator-brasilO Superporto do Açu, localizado no município de São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro, é considerado o maior empreendimento da América Latina concebido pela LLX Logística S.A que pertence ao bilionário brasileiro Eike Batista.

    Com características ímpares, este Superporto possui até 18 metros de calado com dois terminais de atracação, um deles para embarcações e seguimentos offshore.  Apresenta a possibilidade de atracação de navios CHINAMAX – padrão de dimensionamento de navios que permite atracar em portos da China – maiores navios de carga do mundo (400mil toneladas).

    Este superporto está estrategicamente situado próximo as Bacias de Campos, Espírito Santo e Santos a fim de processar o petróleo oriundo destas, já que o empreendimento naval conta com uma Unidade de Tratamento de Petróleo (UTP).  Para facilitar o escoamento, está sendo estudada a criação do “corredor logístico” que conterá além de quatro faixas rodoviárias, duas linhas ferroviárias, inclusive chegando à cidade de Campos dos Goytazes.

    Em torno do Porto será construído um polo industrial, onde empresas de vários setores irão se instalar, como o automotivo representada pela Nissan, a qual mandou representantes em visita ao Superporto, usinas termelétricas para suprir as exigências do porto, siderúrgicas e o estaleiro da OGX pertencente ao Grupo EBX. Diga-se de passagem que este estaleiro estava em processo de licitação a fim de se instalar em Biguaçu, litoral de Santa Catarina, porém devido à dificuldades nas licitações ambientais, o maior estaleiro das Américas veio a se instalar no Norte Fluminense.

    Por fim, temos a Cidade X que engloba o Superporto do Açu e surgiu da idéia de amenizar as necessidades impostas pela quantidade de pessoas que migrarão para as áreas de construção do empreendimento. Atualmente, a obra encontra-se em estágio avançado de construção, com previsão de término para o segundo semestre de 2012, segundo o site oficial da empresa LLX S.A..

    Comentários

    1. guilherme disse:

      Texto muito bem elaborado. Parabéns!

    2. Ana Maria Audi disse:

      Impressiona a grandeza dee tal empreendimento!Parabéns ao empresario Eike e a nós brasileiros.Que seja muito bom para os alunos da EFOMM.

    3. Cleiton Angelo disse:

      Parabéns Pela matéria ficou bem elaborada, é interessante saber desses empreendimentos gigantescos  no Brasil que só tem a engrandecer nosso país. 

    4. Graziele Ramos disse:

      Excelente texto informativo, muito bem elaborado e de fácil entendimento.