• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 15768
    Sem categoria » quinta-feira, 19 de janeiro de 2012 »
    Mensagem aos familiares e amigos dos adaptandos (atualizado em 25/01)

    imagem-05-01-carta

    Aos amigos e familiares…

    Informações referentes à Cerimônia de Entrega de Platinas serão passadas oportunamente. Peço que aguardem.

    Senhores, alguns pontos a esclarecer:

    – O telefone passado por seus filhos/amigos aos senhores é para emergência. Ligações desnecessárias acarretam transtornos ao candidato.

    – A equipe do Jornal Pelicano está aqui porque quer fazer a cobertura para que os senhores possam acompanhar seus conhecidos. É desestimulante saber que nosso trabalho não é valorizado. Não somos obrigados a postar quaisquer informações, fotos… o fazemos por gosto.

    – Comentários ofensivos não ajudarão em nada. Estamos fazendo o que podemos.

    – Se os senhores sentirem vontade de dizer algo aos seus filhos/amigos enviem pelo Jornal Pelicano. Tentaremos, na medida do possível, repassá-los a eles. Tenho certeza de que ficarão felizes em receber uma palavra amiga e de estímulo neste período.

    -Mais informações serão passadas oportunamente.

    Att,

    Adapt. Of. Al. Raquel Amorim

    Comentários

    1. Adapt. Al. Felipe Costa disse:

      Falou e disse, Raquel!

    2. Beatriz Moro disse:

      Acredito no trabalhalho que vem sendo desenvolvido por vocês. Confio na competência dos adaptadores e entendo a necessidade de todas as medidas tomadas a fim de que cada um  dos adaptandos possa se inserir na realidade da vida que terão doravante. Parabéns !  Beatriz Moro

    3. Roberto disse:

      Um dos trabalhos dos anjos é enviar mensagens aos que necessitam de lenitivo nos momentos de tristeza e solidão. A saudade tem um pouco disso. Parabéns e obrigado aos anjos do Pelicano por cumprirem tão bem esse papel divinal de levarem aos pais a certeza do bem estar de nossos filhos. Tenham todos a certeza de que essa tarefa é reconhecida e valorizada em nossos corações e nossas preces.

    4. Erica Freitas disse:

      Raquel,
      achei o artigo ótimo e de grande valia. É sempre bom recebermos informações sobre nossos parentes.
      Agora ao candidato aluno da turma Echo – Vinícius Mello, diga que estamos na torcida por ele!!!
      Família

    5. monica disse:

      Boa noite, gostaria que dissesse ao candidato aluno, Drumond, que estou orgolhosa dele e que estarei esperando com muita saudades no dia 20, obrigada!

    6. Ivan Araujo disse:

      Lucas estou feliz por VC nao desista beijos da sua mae

    7. Lindom Johonson disse:

      Raquel,

      A sua compêtencia é impar ou seja sem igual,as informações e fotos dos adaptandos nos deixam com certa tranquilidade parabéns,se tiver oportunidade diga para o Lindom da turma golf que toda a familia torce por ele.

    8. Paulo Gomes disse:

      Por favor, digam a candidata aluna KEYLA que estamos muito orgulhosos dela.

    9. Christiane Revoredo Figueiredo disse:

      Boa noite, gostaria de agradecer a equipe do jornal por postar as fotos e nos fornecer notícias sobre o período de adaptação.
      Por favor, diga ao aluno Revoredo da turma Charlie que estamos acompanhando tudo pelo site e que ele tenha fé,garra,força e determinação, pois estamos aqui torcendo por ele e em contagem regressiva para o dia 20.

    10. Manoel Gomes de Souza disse:

      Antes de mais nada gostaria de agradecer aos alunos adaptadores por nos proporcionar notícias de nossos filhos, que aí estão se preparando para a vida na EFOMM. Creio que toda crítica, quando feita de modo educado e com o claro intuíto de melhorar um processo, merece a nossa atenção. Já a crítica e/ou comentário que só visa ao interesse próprio e mesquinho de alguns não merecem a atenção de vocês e, portanto, não se deixem abalar por estes pequenos percausos do caminho. Vocês abriram mão de suas férias e do descanso ao lado de seus familiares para receber e preparar nossos filhos para a jornada chamada EFOMM. Assim sendo, em nome e de todos os que reconhecem o quanto seu trabalho é importante, meu muito obrigado!

    11. Manoel Gomes de Souza disse:

      Peço que avisem a candidata Raquel Abreu, turma FOXTROT, que toda a família está orgulhosa e muito contente pela escolha que ela fez! Muita força e sorte no período de adaptação! Que Deus abençoe a todos!

    12. Marta Elizabeth M. da Silva D. de Carvalho disse:

      Boa noite.
      Nós, pais e irmã do adaptando Domingues, da turma Delta, gostaríamos que transmitissem ao mesmo que estamos acompanhando-o diariamente por esse jornal, onde já o vimos em várias fotos. 
      Que ele continue com muita força , garra e que estamos torcendo por ele.

    13. Wanderson disse:

      Turma Echo; Parabéns para todos os componentes e em especial ao adaptando Negrizoli onde toda sua família esta orgulhosa de você desejando-lhe força, coragem e perseverança.

    14. Jussara Marinho disse:

      Estou agradecida pelo tempo que vocês adaptadores estão dispensando a todos os adptandos e ainda ter tempo de nos manter informados da rotina deles na medida do possível. É tranquilizante saber que meu filho está tendo o apoio necessário nesse período totalmente novo na vida dele. OBRIGADA.
      Gostaria que transmitisse a ele a minha benção. Que Deus os Abençoe, Ilumine e Guarde. Ele está na Turma Alfa e acredito que o nome de guerra seja Teles,Leonardo Marinho. Diga-lhe que estamos muitos orgulhosos e saudosos.

      AVANTE TURMA ALFA

    15. Tânia Elisabete disse:

      Aluna Raquel e demais alunos adaptadores: o trabalho q está sendo realizado por vocês é impecável, digno dos mais elevados elogios. Nós, familiares estamos muito orgulhosos por nosso rapaz estar fazendo parte de uma equipe tão bem preparada e dedicada.A atenção de todos vocês a começar pelas ¨dicas¨do enxoval ,abdicando de seus momentos de descanso e lazer visando transformar nossas crianças em responsáveis homens do mar não tem preço.Muuuuuiiiito obrigada.Tânia Elisabete Bomfim.

    16. Deise Rocha disse:

      Adap. Al.Of. Raquel Amorim, que Deus abençõe sua vida e de todos os seus colegas que tão dignamente são dotados de compaixão e respeito humano, trazendo aos familiares dos candidatos, palavras de carinho, respeito e muita atenção. Lamentavelmente algumas pessoas de alma pequena tentam interferir no caminho de quem distribui LUZ. Caso seja possível, por gentileza informe ao Gabriel Rocha (turma Bravo) que estamos bem, e torcendo muito pela felicidade dele, saúde e realizações. A Vocês adaptadores, meu muito obrigada.

    17. concyr disse:

      Para vocês os meus sinceros agradecimentos por tudo que fazem pelos alunos e que Deus sempre ilumine à vida de todos. Se não for prejudicar em nada, gostaria que transmitissem a minha filha Beatriz Formiga (Turma Charlie) que tenha muita força e que toda a família está muito orgulhosa dela e que a amamos muito. Obrigado mais uma vez por tudo que fazem.

    18. Kátia disse:

      Boa noite, gostaria que dissesse ao candidato aluno,rafael eloi, que estou orgolhosa dele e que estarei esperando com muita saudades no dia 26, obrigado!

    19. Aline Detoni disse:

      Sra Kátia, os alunos serão liberados dia 20 para irem pra casa.

    20. Greice Vieira Barros disse:

      Sou mãe da candidata Caroline Vieira Barros e estou mais aliviada dainte das ntícia veiculadas pelo Jornal Pelicano. Parabéns pela iniciativa louvável! Poderiam dizer a minha filha que ela está linda nas fotos do Jornal e que ficamos muito felizes com sua classificação! Digam a ela que ela é 10 (10 não, “6”!)! Muito obrigada antecipadamente.

    21. Fernanda disse:

      Adaptadora Raquel, como já dito anteriormente gostaria de agradecer e parabeniza-los pelo excelente trabalho, é um trabalho impecável e de alta qualidade, e a iniciativa do jornal é de grande valia e importancia´para os familiares, que ficam apreensivos e ansiosos. Não ligue para comentários que desvalorizem vocês, pois não há absolutamente nada para criticar, até porque isso é uma iniciativa própria para nos ajudar e de forma alguma uma obrigação de vocês! Obrigada

    22. Fernanda disse:

      Gostaria de agradecer também pelas fotos que ajudam a matar um pouco da saudade e nos tranquilizar!

    23. Antonio Paulo dos Santos disse:

      Prezados,

      Sou pai do adaptando Antonio Paulo dos Santos Filho. Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa de cobrir a adaptação dos alunos da EFFOM. Agradeço a postagem das fotos que nos ajudam a matar as saudades.
      Um forte abraço e parabéns.

    24. Família Quiossa disse:

      Obrigado pela oprotunidade de nos expressarmos através desse espaço. Parabéns pelos artigos do jornal O Pelicano, pois é bastante abrangente. Ao nosso filho Rafael Quiossa parabéns por estar no meio dessa elite; estamos orgulhosos desse grande passo na busca do seu futuro. Força e persistência; faça sua parte e confie em Deus que o restante virá por consequência.Estamos com saudades; um forte abraço de sua família.

    25. Neemias Malvares disse:

      Fico triste em saber que há quem mande qualquer tipo de mensagem ofensiva aos responsáveis por esse trabalho fantástico que é o Jornal Pelicano. Nós, parentes, só temos a agradecer, e muito, à vocês pelas informações que nos passam através deste site. 

    26. Fernanda disse:

      Gostaria de dizer ao Genteluci da turma Bravo que estou muito orgulhosa dele, morrendo de saudade e que o amo muito e dia 20 estarei lhe esperando! Obrigada por repassarem a mensagem.

    27. Antonio Paulo dos Santos disse:

      Prezados,

      Caso seja necessário, como responsável, entregar algum documento faltante, a que local, em que horário, a quem e aonde devo me dirigir?
      Saudações.

    28. Aline Detoni disse:

      Sr Antonio, todos os documentos que deveriam ser portados pelos candidatos foram detalhados no Jornal Pelicano e no INCA. Se for extremamente necessário, os adaptadores entrarão em contato com o senhor e lhe passarão esta informação. Aguarde contato, caso de necessidade.

    29. Beatriz Moro disse:

      Adaptando Valentim – turma BRAVO 
      Filho, você é a luz e  é, como lhe disse, uma parte de meu coração que caminha solto por aí…..Orgulho-me da pessoa maravilhosa e decidida na qual você se transformou. Sei que nasceu para ser um vitorioso! Te amo  profundamente….você sabe o quanto!
      Saudades, muitas saudades. 

    30. Marianna Rocha disse:

      Adaptadora Raquel, devo dizer que o trabalho do Jornal O Pelicano é impecável. Fico muito grata em ter aqui notícias de amigos e do meu namorado que estão na adaptação. Meu coração ficou bem mais tranquilo ao ver as fotos e ler as notícias no site. Deixo aqui minha enorme gratidão!
      Se possível transmita ao aluno Dhiego da turma DELTA uma mensagem, diga que estou orgulhosa por mais essa conquista e ao mesmo tempo morrendo de saudades. Por fim diga que o amo. Desde já agradeço!

    31. Letícia disse:

      Alguma previsão pras fotos do 2º dia de adaptação? 🙁

    32. Fernanda Amaral disse:

      Queridos adaptadores!!

      O trabalho de vocês é valorizado sim!!!Por todos os pais que acreditam e confiam na formação de seus filhos pela EFOMM.
      Na AFA,não existe esse tipo de auxilio aos pais que ficam torcendo por seus filhos sem qualquer noticia.
      E para vocês muita força e paciência com esses meninos e meninas!!
      Os homens podem dividir-se em dois grupos: os que seguem em frente e fazem alguma coisa e os que vão atrás a criticar.” (Sêneca) Eu acredito que vocês fazem e seguem em frente!!!
      E por favor mande um beijão para o Amaral(Turma Bravo) do seu pai,mãe,Bruna,Nana e Rain My.

    33. Jerônimo disse:

      Alisson (turma Hotel),
      Parabéns pela conquista.

    34. Maria Genésia disse:

      Quero parabenizar o jornal das atividades que vocês postaram as fotos possibilitando aos familiares poder matar as saudades.
      Peço que envie ao meu sobrinho e filho do meu coração Igor Gama Monteiro uma EXcelente adaptação repleta de muitas conquistas.
      Que Sol continue a brilhar no seu caminho!!!!!!!!

    35. Marli Bastos disse:

      Sou mãe do aluno PEDRO BASTOS da turma ALFA ,e gostaria de ve-lo em foto e dizer que estamos com saudades. Parabéns a equipe do Jornal por este trabalho humanitário.

    36. Clecí Melo disse:

      Boa noite. Eu gostaria de parabenizar os adaptadores pelo jornal, é muito bom ter a oportunidade de ver minha filha mesmo que por foto num momento como este, a saudade é muito forte!!!!

      Aproveito para dizer para a aluna candidata Marina da Turma ECO, que a amo muito e estou torcendo por ela e pedindo à Nossa Senhora todos os dias para que ela esteja bem, e que mando um beijo.

    37. Clecí Melo disse:

      Eu gostaria de retificar que a mensagem que enviei foi para a candidata aluna Marina da Turma ECHO, sua mãe te ama muito e está torcendo por você, um beijo.

    38. Marco Aurelio disse:

      Srs. Adaptadores,
      Vocês estão de parabéns pelo Jornal Pelicano.
      Só podemos agradecer o que estão fazendo, nos mantendo informados dos acontecimentos ai na EFOMM com os nossos filhos, e já são vitoriosos por esta ação.
      Se puderem digam ao Raphael Sales (Turma Hotel) que o amamos muito, estamos orgulhosos pela escolha que fez e que continue com a garra que tem.
      Do seu pai, mãe, avós e irmão.

    39. Rita de Cassia disse:

      Parabéns ao Jornal Pelicano pelas fotos do 1º dia de adaptação, pois pude assim matar um pouquinho a saudade do meu filho. Gostaria que enviassem uma mensagem ao João Bandeira da Turma ECHO que sua família está muito orgulhosa dele e que ele tenha sucesso nessa fase de adaptação.Força meu filho, persista e vença! Um beijo dos seus pais e suas irmãs 

    40. PAULO LIMA disse:

      Assim como a maioria absoluta, quero agradecer pelo excelente trabalho na divulgação da rotina dos nossos filhos na EFOMM através do Jornal Pelicano. Se possível transmita ao aluno Diógenes da turma Alfa que estamos sentindo muito a sua falta e estamos torcendo muito por ele. Um grande beijo do seu pai Paulo, mãe Denise, irmão Deniel e sua amável namorada Marina.

    41. Cid Noronha disse:

      Transmita o nosso parabéns ao aluno NORONHA, turma ALFA, pela conquista e pela passagem de seu aniverário ontem (dia 11).
      De seus pais e irmãs.

    42. Cid Noronha disse:

      Corrigindo, a turma do aluno NORONHA é a Charlie

    43. Miule disse:

      Estou adorando ter este site pois consigo acompanhar tudo o que está acontecendo. Obrigada a todos que tem trabalhado no jornal pelicano. Esperando os próximos postes e tenha um ótimo dia!

    44. Marina Bom disse:

      Gostaria que dissessem ao candidato aluno DIÓGENES da turma Alfa que estou torcendo por ele e que desejo muita coragem e determinação, estou morrendo de saudades e dia 20 estarei esperando por ele.Eu o amo. Da namorada, Marina Bom.

      Agradeço a toda a equipe do jornal por essa oportunidade.

    45. Ana Maria disse:

      Bom dia a todos do Jornal Pelicano e candidatos da EFOMM
      Sou mãe do candidato Ramires Turma Golf, desejo que meu filho tenha o seu 4º Dia de Novas Tarefas com muita disposição e determinação, a familia está em pensamento 24 horas com ele, estou muito orgulhosa de você, te amo muito. Parabéns a Equipe do Jornal Pelicano e obrigado por nos atender com tanto carinho.

    46. EDNO disse:

      Excelente essa metodologia de informação, pois é um meio eficiente de também os pais se adaptarem a nova rotina dos seus filhos, pois nós (os pais ) temos que passar a entender esse vôo que eles estão iniciando.

      Gostaria se possível que repassassem para a aluna Karen (turma eco). , Que estou muito orgulhoso de você ter tomado uma desisão, e se dedicado rompendo varias barreiras para alcançar seu objetivo, estou acompanhando sua adaptação e varias fotos postadas, força, nemhum sofriento é eterno , mas a conquista É.

    47. Elza Campos disse:

      Adaptando Bruno Campos – turma Alfa

      Todos os dias venho ao Jornal Pelicano para ter notícias do meu filho. Ver a foto dele é um alívio e uma felicidade muito grande. Obrigada pelo trabalho de vocês. Mande um grande beijo para ele…

    48. Karol disse:

      Bom dia, queria antes de mais nada agradecer aos alunos adaptadores que estão proporcionando informações, tranqüilidade e fazendo com que passe um pouquinho a saudade que sentimos dos adaptandos.
      Em especial, queria que transmitisse ao aluno Jean Casemiro, da turma HOTEL, que estou extremamente feliz por ele e ansiosa pela sua volta. Estamos torcendo muito por você e é admirável a sua determinação. Saudades.

    49. Thiago Garuba disse:

      Fico feliz em saber que existem profissionais como vocês para poder cobrir a rotina de um momento muito especial para vida desses jovens, continuem assim, em questão as pessoas que criticam o jornal, infelizmente existem pessoas que não valorizam o bom profissionalismo. Parabéns para vocês do jornal, um Otimo trabalho. Gostaria de transmitir minhas saudações ao Sr. Marcos Vinicius Dias, que ele saiba que existem pessoas aqui fora que estão torcendo por ele, e que tudo esta nas mãos de Deus, muita força, sabedoria, determinação que tudo irá bem, ele e um vencedor, pois ele pode, ele consegue! Abços To com contigo camarada! Estou orando por você aqui!

    50. Paula Amorim disse:

      Bom dia Thaís Ramos Tr. Hotel e Thuana Ramos Tr.Alfa!!!
      O nosso culto ontem foi uma benção,levantamos um clamor em especial por vcs,pedindo que Deus as capacitem cada vez mais,como tem feito até os dias de hoje.Todos estamos com mts saudades,vcs são muitos especiais em nossas vidas,mas o que queremos é ver vcs rompendo as barreiras e crescendo cada vez mais.Um beijo em especial do Ministério de Música

    51. Ivan Araujo disse:

      Meu filho nos te amamos muito estamos orando por ti. a saudade e muita saiba que estamos orgulhoso de voce beijos de seu pai sua irma da anna beatriz sua vo
      Beijos…. Parabens a equipe do jornal pelicano por passar todas informacaes.

    52. Raphaela Pregnolati disse:

      Bom dia.
      Srs. Adaptadores, primeiramente, parabéns por esse trabalho imensurável. Graças à vocês, podemos ter noticias e matar um pouco da saudade dos nossos adaptandos.
      Gostaria de esclarecer uma dúvida: na turma ECHO há um Martins e um Almeida, gostaria de saber qual desses é o Jonathan Martins de Almeida. Se puderem, transmitam ao mesmo que estamos orgulhosos pela sua conquista, por ser uma pessoa de extrema dedicação e que estaremos sempre na torcida por ele ! Um beijo da sua família e namorada que o amam muito !

    53. Ivan Araujo disse:

      Lucas araujo segui um beijo forte para voce da sua mãe meu filho eu tiamo Lucas fica com deus filho..

    54. Josilene disse:

      Felipe Souza,

      Estamos orgulhosos de vc! Todo esforço e toda dedicação,virá a recompensa!
      Que Deus te abençõe!! 
      Bjs!!  Josi,Junior, Mylene, Alcilene e Emidio.

      Te Amamos…

    55. Paulo Gomes disse:

      KEYLA da turma CHARLIE,

      Nós te amamos muito!! Segura firme que seu esforço será ricamente recompensado!!
      Beijos!! Pais, Ked e Karen

    56. VANEIDE SANTA RITA disse:

      Adaptadora Raquel boa tarde É muito bom saber que os candidatos estão bem, mas gostaria muito de saber sobre minha filha CAROLYNIE FINITA da turma hotel, antes de tudo gostaria de dar meus parabéns pelo excelente trabalho, através dele conseguimos notícias.
      Por favor repasse a nossa filha o imenso amor e orgulho que sentimos, que tenha muita força, garra e perseverança, pois só com muita luta que alcançamos nossos objetivos. Filha aguente firme lute pelos seus sonhos, nunca desista deles, por mais difíceis que seja. Um grande beijo(maior que o universo) de sua mãe VANEIDE e do seu pai ANDRÉ.

    57. JRicardo de O. Tenório disse:

      Candidato Aluno Tenório – Turma Echo

      Estamos todos torcendo e orgulhosos de você!!! Eu tenho certeza de que mais esse desafio será vencido e outras tantas alegrias vc vai proporcionar a todos nós. Beijos Te Amo.

    58. Rita de Cássia da Silva disse:

       Raffael Camacho da turma alfa.
        
       Filho os fracos não tentam,os covardes desistem,só os fortes conquistam.Sei da sua força e perseverança.Sustenta!Eu e seu pai te amamos esperando ansiosos pela sua vitoria.

    59. Domingos disse:

      Parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo jornal pelicano! Gostaria que transmitidas minha benção para minha querida filha Maria Gabriela e diga que a LUZ DIVINA esta com ela!

    60. Priscila Magalhães disse:

      LELIS da Turma Hotel

      Siga em busca da sua vitória! Deus está no comando, Não esqueça da fé inabalável.
      Saudades de você, te amo, Beijos!

      Priscila 

    61. Roberto disse:

      Isabella Quaranta (Alfa), faça transparecer para nós e para a EFOMM que você é 5F – família, feliz, firme, forte e fundamental. Siga com fé, esperança e humildade na sua nova caminhada, mantendo a calma e a força em face de tudo que vier pela frente, aprendendo as lições guardadas em cada folha, em cada pedra e nas palavras de seus colegas, adaptadores e professores. Deus a abençoe e seu anjo lhe guarde, proteja-a e a livre de todos os males. Beijos e bênçãos de sua avó Terê.

    62. Ana Luiza disse:

      Raquel, 
      Obrigado por todas as informações que estão sendo oferecidas a nós familiares. Se possível comunique ao aluno Andre Luiz, da turma Echo, que seus pais e irmãos estão torcendo por ele e muito contentes por essa conquista.Beijos, Lulu e Juju.

    63. Clecí Melo disse:

      Solicito encarecidamente fotos do 2º e 3º dias de adaptação, estou com muita saudade da minha filha.
      Aproveito para dizer para candidata aluna Marina da Turma ECHO que sempre poderá contar com meu apoio e reconhecimento por seu esforço e dedicação, e como eu já te disse, para mim você já é uma vencedor pelo fato de estar aí, o resto fica por conta do seus objetivos, lute por eles como sempre fez, mas, cuide-se. Te amo, você sabe.Beijo.

    64. Rosane Walper disse:

      Eu, Rosane, mãe do adaptando Walper, adoro o trabalho de vocês nos informando sobre nossos filhos. Estou com muitas saudades de meu filho e muito orgulhosa de sua escolha, gostaria que mais uma vez ele soubesse disso. Te amo Matheus!!! Bjs

    65. Rosane Walper disse:

      Continuem fazendo o excelente trabalho de vocês, e aproveito para disser à adaptanda Débora Carpes o quanto me orgulho dela e a amo. Mil bjs 

    66. Valdirleia F. Almeida disse:

      Para Camila Almeda( Alfa), vcs estão de parabéns pelo trabalho de vcs e o jornal por nos deixar interados nq esta acontecendo, diga a ela q a amo muito e estou na torcida por ela q sei q ela vai conseguir q ela é meu outro pedaço nessa vida louca,bjs a ela e muito obrigado a vcs por nos deixar informados grande trabalho de vcs. OBRIGADO.

    67. carla alves jordão disse:

      Boa Tarde
      Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o excelente trabalho que a equipe do Jornal Pelicano está fazendo para nós pais.Rogo à Deus que continue iluminando seus caminhos para que esse trabalho seja sempre perpetuado. Aproveito para pedir que diga à Victor Jordão da Charlie que estamos junto com ele na certeza que tudo que consiguimos com nosso esforço e sacrifício tem um valor especial. Fé,força e certeza que você já é um vencedor.
      Te amo meu filho, beijos de todos, inclusive dos manolos.
      Carla

    68. Aline Detoni disse:

      Senhores pais. Enviei neste momento ao Adaptador Aluno Areias, todos os recados que os senhores mandaram! Estou há dias tentando concluir, mas hoje me dediquei um pouquinho mais e finalmente acabei! Aproveito a oportunidade para informar-lhes que as matérias do segundo e terceiro dias estão prontas, aguardando revisão. Continuem acompanhando o Jornal Pelicano, em breve estarão disponíveis! Grata, Aline Detoni

    69. WERNER WALPER disse:

      Muito boa a chance que nos deram para podermos nos comunicar com nossos filhos, pois este período é para adaptação dos alunos e tambem para adaptação dos pais.
      Sou pai do adaptando Walper e se possível gostaria de mandar um recado a ele dizendo que estou muito feliz com a sua conquista e o amo muito. Ma estou te vendo pelas fotos do pelicano um grande abraço meu filho e tudo de bom. Manda um abração para a Debora.

    70. Paulo Cesar Marino disse:

      Gostaria de agradecer pelo excelente trabalho na divulgação da rotina dos nossos filhos na EFOMM através do Jornal Pelicano. Por favor transmita ao aluno BELO da turma GOLF que estamos torcendo muito por ele. Um grande beijo do seus pais Paulo e Natália , irmão Matheus e Pingo. ”
      Parabéns pelo trabalho dos adaptadores “. Um forte abraço a todos.

    71. Roberto disse:

      Aline Detoni, muito obrigado por tudo!

    72. Ademilson disse:

      Boa Tarde! Parabéns e meu muito obrigado pela dedicação e empenho em nos manter informados, sei que a rotina é intensa e que esse trabalho toma muitas vezes o tempo de “lazer” de que dispoem. Quero aproveitar para solicitar, na medida do possivel, informar ao aluno Rezende da turma Foxtrot que estamos muito orgulhosos e torcendo pelo sucesso, dele e de todos. Uma dúvida, caso o aluno necessite de algo, por exemplo: um tenis caso o atual seja danificado ou esteja machucando os pés, temos como providenciar e fazer o mesmo chegar ao aluno?
      Mais uma vez meu muito obrigado! Que Deus os abençoe!

    73. Priscila Luimar disse:

      Gostaria de parabenizar o trabalho de toda a equipe do Jornal Pelicano, é reconfortante poder ao menos ver as fotos e saber que todos estão bem…
      Se possível gostaria que mandar um recado ao Aluno Renan Xavier da Turma Echo
      “Amor,
      estou muito feliz por você. Você é um vencedor, esta é mais uma etapa na sua vida que tenho certeza que você passará tranquilamente.Deus está contigo!!! Estou morrendo de saudades e contando os dias para chegar dia 20. Te amo muiito. Estou te esperando ansiosa. Beijo Beijo”

      Mais uma vez agradeço a atenção de vocês.

    74. Márcia Ramos disse:

      Boa tarde Sra Aline Detoni, aguardo ansiosa pelas notícias, e desde já agradeço pela atenção que nós tem . dado quero que minhas filhas saibam que oro por elas todos os dias e as amo muito. De sua mãe e sua Irmã Thamiris, para Thuana Ramos e Thaís Ramos

    75. Aline Detoni disse:

      Sr Ademilson, não há como o senhor enviar nenhum tipo de material ao candidato, inclusive porque não tem como o senhor saber se o tênis está apertando,uma vez que eles não podem usar celular.

    76. Maria Barbosa disse:

      Tiago Sacramento – Turma Bravo

      Por favor, diga ao aluno Tiago Sacramento, turma Bravo, que sua família deseja força e determinação para enfrentar a nova fase que inicia em sua vida. Que Deus ilumine seu caminho de conquistas e vitórias, pois “sorte é para os fracos, os fortes sabem que a palavra certa é competência.”

      Abraços e parabenizo os organizadores do site! 

    77. vladimir martins disse:

      SOU PAI DO ALUNO BARRETO DA TURMA G, ANTES DE TUDO GOSTARIA DE AGRADECER PELA INICIATIVA DE VOCES DE NOS MANTER INFORMADOS DURANTE A ADAPTAÇAO, COISA MUITO BOA, QUE NAO TIVE ANTERIORMENTE COM MEU FILHO MAIS VELHO QUE FOI DA EPCAR E DEPOIS FOI PARA EFOMM SE FORMANDO EM 2009, PARABENS A VOCES PELA DEDICAÇAO E ATENÇAO DISPENSADA, MUITA SORTE A TODOS NA VIDA. POR FAVOR SE PUDEREM MANDEM UM FORTE ABRAÇO PARA O ALUNO BARRETO TURMA G MANDADO POR MIM, SUA MAE E SUA IRMA E QUE ESTAMOS TODOS COM MUITAS SAUDADES.

    78. Claudia Munhoz disse:

      Primeiramente, gostaríamos de parabenizar o trabalho realizado pelo Jornal Pelicano por manter a Família Mercante informada sobre os acontecimentos desenvolvidos durante a semana de adaptação do “sangue novo” da Marinha ingresso na EFOMM / 2012.
      Em especial, gostaríamos de desejar sucesso pra Adaptando Renata Munhoz da turma Delta, estamos orgulhosos da sua conquista e na torcida sempre.Te amamos muito! Deus te abençoe Beijossssssssssssssss  

    79. vladimir martins disse:

      SO PARA RETIFICAR, CANDIDATO A ALUNO BARRETO, OBRIGADO.

    80. Lucyanne Costa disse:

      À Adapt. Of. Al.Raquel Amorim,
      Boa tarde!
      Favor encaminhar a mensagem abaixo:

      Ao aluno Oliveira, turma HOTEL.
      Estamos torcendo e orando por vc! Seu sonho é o nosso sonho.
      Deus o abençoe!
      Seus pais e irmão.

      Atenciosamente,
      Lucyanne Costa

    81. Vera Lúcia Jaegger disse:

      Turma Echo – Cecília Jaegger

      Que Deus te abençoe, te dê forças, coragem e perseverança!!!
      Estamos aqui torcendo muito por você, guerreira…
      Aproveitando para parabenizar a todos os adaptadores e a toda equipe do Jornal Pelicano.
      Bons ventos e bons mares a todos vocês!!!

    82. Monalisa Jaegger disse:

      À candidata-aluna CECÍLIA JAEGGER, turma ECHO:

      Sua mãe e sua irmã te amam muito!!! Estamos torcendo por você! Olhamos o site todos os dias, na expectativa de ver uma foto sua, será a maior alegria…. SAUDADES!!!!!!!!

      Tenha muita FORÇA e perseverança. Sabemos de sua luta, Deus é contigo! 

      Te aguardamos ansiosamente no dia 20. Beijos!

    83. Monalisa Jaegger disse:

      À candidata-aluna KARINE, turma DELTA:

      Querida, tenha força! Você lutou para chegar aonde chegou, então lute com muita garra! Passe por esse aprendizado com a cabeça erguida e saiba que seus familiares a amam muito e estão torcendo por ti!
      Estamos todos com muitas saudades de você e da Cecília. Beijos!

    84. Emilia Hora disse:

      Boa tarde!

      Favor encaminhar a mensagem.

      Mariana Hora, Turma Bravo.

      Desejamos sucesso, tenha força e determinação!

      Estamos orgulhosos!

      Que nossa senhora te proteja!

      Te amamos muito!
      Beijos! Belinha e
      Seus pais.

    85. Erneto luiz dos santos disse:

      Parabenizo o trabalho realizado pelo jornal Pelicano, posso matar saudades do meu filho pelas fotos obrigado. Se possível passar a mensagem ao aluno Luís Augusto turma hotel, toda a família está orgulhosa dele, beijo do pai, mae e em especial seu mais novo amigo André Vitor de dois aninhos força filho te amamos!!!!

    86. Alcides Gomes de Souza disse:

      Parabéns pelo trabalho realizado por vcs. Gostaríamos se possível ver uma foto do nosso filho o adaptando GOMES SOUZA,pois estamos acompanhando dia a dia sua rotina, mas ainda não conseguimos localiza-lo nas fotos. Gostaríamos que fosse dito a ele que estamos numa corrente positiva e que já temos certeza de sua VITÓRIA.
      “SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS.”
      Beijos de seus pais ALCIDES E ELIANA.

    87. Angela Farias disse:

      Parabéns por criarem esse canal de comunicação com os nossos queridos adaptandos. Quero deixar uma mensagem para NORONHA (Turma Charlie: Feliz Aniversário sobrinho querido. Coragem, força e sucesso, conhecemos bem a sua determinação. Avante!

    88. Luciana Brum disse:

      Obrigada pelo trabalho que estão fazendo postando o dia a dia dos adaptandos 2012: muito de tranquiliza, estando longe, ao saber o que está acontecendo, como está sendo a rotina.
      Realmente, foi uma grata surpresa descobrir esse jornal.
      Se possível, transmitam ao aluno João Lucas Brum, da turma Golf, que independente de qualquer resultado, sua família já está orgulhosa de te-lo entre os adaptandos de uma instituição como o EFOMM, e que nós o amamos imensamente.

    89. Glênio disse:

      Boa noite a todos do Jornal Pelicano, EXCELENTE O TRABALHO DE COBERTURA. Favor enviar esta mensagem ao candidato-aluno da turma Golf 012-Fagundes. Filhão superação acima de tudo, estamos com você a todos os instantes em nossas orações. Não esqueça, “organize para não agonizar”, vocês irão ficar direto até o dia 20/01. Procure a lavanderia no final de semana para lavar roupa que julgar necessárias, vá ao barbeiro cortar o cabelo e as unhas não economize. Vocês todos estão no mesmo navio, ajude e seja ajudado, pois a vitória será de todos no dia 20. beijos e abraços do seus país e familiares. Dia 20 sairemos daí, cantando o Brado da turma Golf unidos num só pensar, superar para vencer.

    90. Elaine Carvalho Gaudereto Sena disse:

      Boa noite! Gostaríamos que transmitissem ao Gaudereto – Turma ECHO, que todos os dias estamos o acompanhando pelo jornal pelicano. Já o identificamos em várias fotos, estamos muito orgulhosos em vê-lo bem, porém com muita saudade! De todos nós, pai, mãe e irmãos.

    91. Jacqueline e Mylena disse:

      Raquel, gostaria que você transmitisse essa mensagem ao candidato aluno Espirito Santo da turma Delta!
      Amigos, são para todos os momentos, inclusive este. Portanto, saiba que nois estamos te esperando de volta, que vc tenha força e determinação para alcançar os seus objetivos!
      Nos momentos dificies lembre-se de todos os momentos juntos e de todas as risadas!
      Estamos com saudades, Beijos Mylena e Jacqueline

    92. Família Quiossa disse:

      “Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz…”. Continuamos aqui Rafa torcendo por você.

    93. Rita Assis disse:

      Cara Aluna Raquel, você deveria ter sido mais política nessa sua matéria. Ou então ter dado essa resposta diretamente para os pais/familiares que ofenderam o jornal pelicano. Se você está agindo dessa forma com os pais e familiares dos candidatos imagina como não deve tratar os candidatos!! 

    94. Amanda Fernandes disse:

      Vocês estão de parabéns pelo trabalho realizado,somente assim podemos transmitir as mensagens de incentivo para aqueles que amamos, nesse periodo longe de casa. Agradeço se transmitissem para o João Bandeira da Turma ECHO que estou muito orgulhosa e confiante no seu podencial e determinação.

      Estou torcendo para que tudo ocorra maravilhosamente bem nesse periodo. Quero que ele continue com a mesma garra e determinação e que por mais que obstáculos surjão no meio do caminho não seja motivo de desanimo!!! Confio em você e sei que é capaz de superar qualquer coisa ! Estou aqui contando os dias para te ver! Mesmo longe pode ter certeza que estou pensando em você e transmitindo pensamentos POSITIVOS ! João, tenha muito força e fé que tudo vai dar certo. Esses são os votos da sua namorada que te ama muito e que esta aqui torcendo para que possa se concretizar cada vez mais todos os seus sonhos. Estarei do seu lado em todos os momentos. A SUPERAÇÃO TE LEVARÁ A VITÓRIA!

    95. Daniel Magalhães disse:

      Parabéns ao Jornal Pelicano.  O trabalho de vocês é dez.
      Daniel

    96. Samantha Castro disse:

      Primeiro eu gostaria de agradecer ao jornal pelas noticias e fotos que muito nos tranquilizam, porque mesmo que não consigamos ver nossos amigos e familiares em muitas fotos é muito bom ter noticias deles e saber que estão bem. 
      Gostaria de pedir a equipe que encaminhe o seguinte recado ao adaptando Thalis Gilaberte da turma Golf:
      Você é meu orgulho, aproveite esse tempo ai, tenha muita garra. Você, mais do que ninguém, sabe que tudo é possível quando se batalha por isso. Eu, e toda a sua família com certeza, estamos torcendo por você, pra que tudo dê certo. Estou com você em todos os momentos, você sabe disso. Se cuida. Eu te amo muito.
      Samantha Castro

    97. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      São comentários como o da senhora, Rita Assis, que nos deixam profundamente tristes. Falei a todos os pais porque muitos ainda mandarão esses tipos de comentários, como a senhora acabou de fazer. É um insulto a nós e creio que a todos que estão trabalhando como adaptadores nesta adaptação ouvir da senhora que não somos políticos em relação ao nosso trabalho. Somos adaptadores, profissionais e, em breve, companheiros de profissão dos adaptandos. Estamos abdicando de nossas férias para adaptar seus filhos a uma nova vida. Estou abdicando do meu tempo de descanso para responder a este comentário.

    98. Erika Facuri disse:

      Parabéns pelas informações e fotos que vocês postam, pois assim,ameniza um pouco a nossa saudade!

      Para Camilla Resende…Orgulho de ver sua garra é o que nos deixa feliz!
      Amamos você e estamos aqui torcendo e acompanhando seu empenho!Força sempre…
      bjs
      Erika,Guilherme,Priscilla e Maurício

    99. Valdirleia F. Almeida disse:

      Para Camila Almeida(Alfa)nossa que saudades da minha filha,adorei as fotos , a cara de cansados dos alunos foi forte, esse jornal é otimo nos deixa dentro dos acontecimentos, obrigada a todos,beijos Camila eu te AMOOOOOOOO……

    100. simone gaspar de freitas disse:

      bom dia!

      meu filho falou para mim que esse telefone era só para emegencia e emergencia nessa situaçao é caso de vida ou morte.o resto ele não poderá fazer nada.gostaria sim de mandar um bj grande para ele Hiago gaspar.estamos orando e torcendo por ele.

      muito obrigada pelas fotos e pelas informaçoes.
      simone gaspar

    101. Rita de Cássia Matos disse:

      Boa noite a todos! Li o comentário da Sra Rita Assis e posso dizer que é triste esse tipo de atitude porque a aluna adaptadora Raquel Amorim está realmente abdicando de suas férias para ajudar tanto aos candidatos alunos como os pais dos mesmos. Acho muito legal a troca de informações que obtemos aqui neste jornal. Leio as perguntas de muitos pais e jovens que procuram informações sobre a intituição e todas as perguntas são respondidas com seriedade e carinho. Carinho este para que todos estejam bem informados. Legal isso. Aqui neste espaço não vejo ninguém ser melhor ou maior que o outro. Vejo amizade e troca. Fico feliz com isso. Parabéns a todos estes alunos que abdicaram de suas férias, de estarem ao lado de suas famílias para realizarem este brilhante trabalho.

    102. Noely Galeno disse:

      “- Se os senhores sentirem vontade de dizer algo aos seus filhos/amigos enviem pelo Jornal Pelicano. Os repassaremos a eles. Tenho certeza de que ficarão felizes em receber uma palavra amiga e de estímulo neste período.”

      Pra onde podemos mandar essa mensagem? Algum tópico no site, comentário, email..?

      Obrigada.

    103. elisangela disse:

      A ADAPT.OF AL.RAQUEL AMORIM

      BOM DIA!

      VC ESTAR DE PARABÉNS PELO SEU TRABALHO QUE DEUS COMTINUE TE ABENSOANDO!

      SE FOR POSSIVEL FALA PARA O LINDOM DA TURMA GOLF QUE ESTAMOS MUITO ORGUOLHOSOS DELE,

      BJSS DA FAMILIA DELE.

    104. Ana Maria Ramires disse:

      Ao Jornal pelicano

      Gostaria de saber se no caso do meu filho,Candidado Ramires Turma Golf, esta possível folga que tem sido comentada no dia 20 de Janeiro, quem mora fora do Estado que é o caso dele, qual é o dia e horário em que ele tem que estar de retorno, para eu poder saber se compensa o tempo de viagem, para não prejudicá-lo.

    105. francisco a. l. silva disse:

      os maiores vencedores são aqueles que não desistem diante da derrrota ! força galera vcs chegarãom lá abraço a todos

    106. Noely Galeno disse:

      Ao aluno adaptando Rafael Elói – Turma Delta:

      Foco, força e fé!
      Lembre-se de que a dor é passageira, mas a glória é eterna.

      Estou muito orgulhosa de você e acreditando que essa é só mais uma fase que irá superar com sucesso!

      Te amo muito e estou cheia de saudade!

      Noely Galeno.

    107. Ana Cristna Martins disse:

      Engrandecemos o jornal pelicano com extrordinario veículo de comunicacao entre os familiares e os adaptandos.Aproveitamos para parabenizar a todos os colaboradores por esta oportunidade de tranmitir os nossos pensamentos de forca ,dedicacao e humildade que nosso filho nos demonstra e nos faculta.Ao adaptando Martins da turma ECHO enviamos a nossa mensagem de muitas saudades e estamos confiante por mais essa etapa concluida com vitoria. Deus esta contiigo.

    108. Al. Areias disse:

      Sra. Ana, preciso confirmar essa informação ainda, mas se eu não me engano eles serão liberados na sexta-feira e deverão regressar até as 22h do domingo. Assim que tivermos uma confirmação informaremos aqui no site.

    109. Nilson Gomes disse:

      Parabens e dedicacao os adaptadores,brilhantes este trabalho do jornal”PELICANO’, que posso matar a saudadeda minha filha ,atraves dos fotos.
      Minha filha KARINE da turma Delta,estou muito orgulhoso de voce.

    110. Tânia Elisabete R. Bomfim disse:

      Adapt. Of. Raquel Amorim, mais uma vez parabenizo toda a equipe de adaptadores pela cobertura deste momento tão especial na vida de nossos filhos e também pela infinita paciência com a preocupação e ansiedade dos pais (afinal somos também “marinheiros de primeira viagem”).Se possível transmita ao candidato Rodrigo Bomfim Madeira(acho q ele está na turma ECHO)q toda a família está torcendo por ele. As saudades são muitas porém o ORGULHO por ele fazer parte desta seleta equipe e de tão renomada Universidade do Mar é muito maior. Rodrigo,este é mais um obstáculo q vc irá superar com garra e determinação.O cansaço é passageiro mas a glória é eterna!Te amamos:sua mãe, seu pai,Fernanda,vovó Maura,vovó Tita,tia Marina e Bonnie.

    111. Paula Amorim disse:

      Olá minhas meninas(Thuana Ramos e Thaís Ramos),ontem teve o nosso ensaio de música e oramos muito por vcs.Estamos com muita saudades e anciosa pela volta de vcs,mas sabemos que voltaram mais enriquecida de conhecimento e que o que vcs tem vividos nesses dias é fruto da semeadura de vcs e Deus irá honra-lás tremendamente.Bjss Família Amorim

    112. Sebastião Miguel vieira disse:

      Ao aluno Thiago, Equipe DELTA. Querido filho o lema na Brigada paraquedista é Sim Senhor, Não Senhor e Quero ir Embora. O meu lema durante anos em que estive lá, foi sempre SIM SENHOR! VC lutou muito para chegar onde esta. Estou te esperando no dia 20/01/2012. Obs. teu tio Ricado manda um abraço.

    113. Geiza e João disse:

      Gostaríamos de parabenizar pelo trabalho feito por vocês. E pedir para dizer a aluna adaptando Caroline Silva da turma Alfa que estamos torcendo  por ela. Diga a ela que acreditamos que ela vai conseguir. Força Carol, um beijo do seu pai e de sua mãe. 

    114. Rita de Cássia da Silva disse:

      Gostaria de agradecer muitíssimo ao jornal pelicano e a todos que participam dessa obra,pra mim já se tornou um vício desde de segunda dia 9 seja em casa ou no trabalho acompanho tudo e fico eufórica por cada foto que vocês postam.Que Deus abençoe a todos.bjusssssssssssss

    115. Armando Mouaness disse:

      É gratificante termos estas fotos e informações da rotina dos alunos, é dificil imaginar que alguém critique ou poste palavras de mau gosto. Agradeço o trabalho de voces, voces o fazem com muito bom gosto e dedicação. Espero que possam entregar esta mensagem a meu filho – Aluno ALLAN AHMED – Turma ALFA: Toda a nossa família e amigos estão torcendo muito por sua adaptação e como dissemos na despedida, força, fé, dedicação e determinação, alcançar seus objetivos não é tarefa fácil, os resultados sempre serão bons e compensatórios. Seu irmão envia um grande abraço que não teve chance de dar, a mãe choraminga todos os dias, mas deixa ela comigo. Todos nos orgulhamos de voce.

    116. Natalia Martins Belo disse:

      Boa tarde a todos.
      Sou mae do Aluno BELO da Turma Golfe.
      Todos de nossa familia estamos agradecidos por ter está oportunidade de ver em foto , no Jornal Pelicano, as etapas da adaptação de nosso filho. Que tem um nome bem grande, e também, é um grande orgulho . A nossa vitória é o mesmo ter conseguido chegar a mais está etapa e estar feliz.
      Pedro não esqueça ” Fé em Deus, Fé na vida e Fé em você e Fé no que virá ” de bom nesta escolha profissional e pessoal. Já vimos no jornal algumas fotos suas, na adapatação. Apareça mais…Estou emocionada. Queremos lhe enviar um grande e forte abraço.
      Sua mãe, seu pai, seu irmão Matheus que , também, está longe, Andre, Joanna , sua cunhada, seu cunhado , seus sobrinhos , seus tios (as), primos e pingo. Vamos aguarda-lo no dia 20 de janeiro , que é um feriado. A equipe do Jornal Pelicano ” Parabéns pela garra em fazer este trabalho”.

    117. Sandra Ribeiro disse:

      Queridos Colaboradores,

      é tão bom poder ligar o pc todas as tardes, e poder entrar em um site onde de alguma forma sentimos que estamos perto das pessoas que amamos…
      Obrigada pelas fotos e pelas informações….
      Á você Israel Guedes, quero que tenha força, sabedoria, coragem… você é merecedor de tudo que está conquistando, nosso maior orgulho!!!
      Estamos todos com saudades de você!!!!
      Sinta agora, todo meu carinho e todo meu amor!!!!

      beijosss

    118. Cleide Cavalcante disse:

      Isabella Quaranta, turma ALFA: Jornal Pelicano, obrigada por esta oportunidadede. Excelente!!!
      Por gentileza, diga a Isabella Quaranta que estou na torcida, orando e pedindo que Deus ilumine seu caminho. Beijos tia Cleide

    119. Paulo Gomes disse:

      Boa tarde,

      Agradeço à equipe do Jornal Pelicano por nos dar a oportunidade de saber como estão nossos filhos e, por vezes, vê-los em algumas fotos. Isso é de suma importância para nós. Ajuda a amenizar a saudade. À vocês, o meu MUITO OBRIGADO!!
      ABRAÇO, SUCESSO E MUITOS BEIJOS À CANDIDATA ALUNA KEYLA DA TURMA CHARLIE!!
      SEU PAI, PAULO GOMES

    120. Clecí Melo disse:

      Agradeço mais uma vez pela generosa inicitaiva da equipe do Jornal Pelicano pela postagem de fotos e informações aos familiares. Aproveito para solicitar que sendo possível fosse postado mais fotos das candidatas alunas, é que não tenho visto minha filha que é da Turma ECHO. Sei que vocês compreendem minha ansiedade. Obrigada.

    121. Lucia Bohrer disse:

      Prezados (as) boa tarde.

      Com alegria agradecemos o empenho das Equipes de Adaptadores e aproveito para deixar o carinho e votos de muito sucesso para Raslan, turma FOXTROT e meu filho amado Rodrigo Bohrer, turma Delta, estendendo a todos os jovens guerreiros das demais equipes. ” Um tempo se acaba, novos tempos se anuciam.” Leon Denis.

    122. Débora disse:

      Olá, sou irmã do Guilherme Correia não sei dizer em que turma ele esta. Gostaria que passasem para ele que toda sua família e amigos estão torcendo muito por ele e estamos todos muito orgulhosos!
      Um grande beijo! Amamos você

    123. Marta Elizabeth M. da Silva D. de Carvalho disse:

      A família do aluno DOMINGUES, da turma DELTA, parabeniza a todos que compõem o Jornal Pelicano pela iniciativa de nos fazer sentir um pouco mais perto de nossos filhos através das fotos e do desenrolar das atividades propostas a eles dia após dia.
      Isso nos conforta porque sentimos que a distância que nos separa e a ausência deles a cada dia que passa se aproxima do fim.
      Gostaríamos, se possível, que passassem a seguinte mensagem para o nosso LUCAS DOMINGUES : Filho, todos os dias acompanhamos o seu empenho em mais um desafio que a vida lhe propõe.
      Sabemos o quão forte, corajoso, equilibrado, dedicado … você é em tudo que faz. Cremos que aí essas virtudes estão a flor da pele em você.
      Sua determinação em chegar até aí continuará  até o final da adaptação e no decorrer de todo o Curso.
      Sua vitória é certa! Continue com garra em todos os momentos. Se por um instante se sentir para baixo, pense em “DEUS” , e ele te estenderá as mãos para que continue brilhando.
      Lembre-se sempre de que nós te amamos muito e que em breve nos encontraremos.Beijos.

      SEU PAI ANTÔNIO, SUA MÃE MARTA E SUA IRMÃ ISABELLA.

    124. israel emerich disse:

      Por favor mandem esse recado para o Erick da turma bravo,estamos com saudade,força,coragem,para vencer os obstaculos diarios,lembre-se o “Eu Sou” esta ao seu lado,estamos,todos,eu,sua mae,seu irmao,sua irma orando por voce,nos te amamos.Uma palavra do Senhor para voce “Eu o Senhor teu Deus,te tomo pela tua mao direita e te digo:nao temas,Eu te ajudo”.

    125. monica disse:

      Boa noite, alguma cobertura do dia de ontem e hoje?

    126. Michel Moura disse:

      Ao aluno Luan Balbi,
      Desejo toda a sorte do mundo. Não Desanime, não retroceda, Deus é contigo primo. Estamos torcendo muito por você. E aguardamos a sua volta. Força aí!
      Abração

    127. Eliana Souza disse:

      A parte do dia que mais me tranquiliza, é quando entro nessas páginas e me sinto mais próxima de meu filho.
      Fiquei surpresa com este meio de nos comunicarmos, parabéns!
      Gomes Souza, turma Bravo, apesar de procurar ver seu rosto em alguma dessas fotos e não encontrá-lo, sei que está bem, seja forte e corajoso, O Senhor Nosso Deus é contigo, não te pasmes, nem te espantes, sinta nossa torcida. Te amamos, seus irmãos estão orgulhosos.Amamos você!!

    128. Ana Maria Ramires disse:

      Boa Tarde aos adaptadores do Jornal Pelicano. Estou me sentindo que faço parte da vida de vocês, pois assim que tenho uma oportunidade em meu serviço de acessar o site, lá estou eu procurando novas noticias e quando chego em casa, junto da familia olhamos as novidades, leio todas as mensagens e tambem todas as notícias que vocês divulgam,este Jornal é muito rico em informações, pois tudo me interessa. Gostaria de mandar um beijo para o meu filho, Candidato Ramires da Turma Golf e se possível gostaria que a turma dele e ele em especial fosse postado mais fotos, porque só o vi uma vez e foi no 1º Dia.
      Tenham um bom fim de tarde e um bom descanso.

    129. Graziele T. Ramos disse:

      Olá!Parabéns à vocês pelo jornal, é um instrumento muito positivo para informar os familiares.
      Gostaríamos se possível mandar um carinhoso abraço para  Jeferson Arcênio de toda sua família, que está aqui em Lages SC muito orgulhosa dele, e que estamos todos torcendo pelo seu sucesso. Muito Obrigado.

    130. Valeria Settervall disse:

      Boa noite. mais uma vez agradeço este trabalho de voces de colocar imagens de nossos filhos e tambem dizer sobre o que eles tem feito no seu dia a Dia
      gostaria de enviar um recado para meu filho o adaptando Settervall Turma Foxtrot Filho nos desejamos muito sucesso para voce e tambem para todas da sua Turma. Tenha paciencia e perseverança.Estamos todos com saudades, mais falta pouco para nos te vermos. Nos te amamos fique com Deus

    131. Mônica Lunardi disse:

      Renata Munhoz, a tia ficou muito orgulhosa desta vitoria, torço muito por voce, te espero em Curitiba, beijo grande.

    132. Mônica Lunardi disse:

      Gostaria de agradecer o Jornal pelicano pela atenção dada aos familiares. Gostaria de enviar um recadinho para adaptando Renata Munhoz da turma Delta, a tia ficou muito orgulhosa desta vitoria, torço muito por voce, te espero em Curitiba, beijo grande.

    133. concyr disse:

      Boa noite! Agradeço à vocês pelo excelente trabalho. Fiquei felicíssima por ver a foto de minha filha. Deus abençoe vocês do Jornal Pelicano e aos adaptadores, que estão abdicando de tudo pelos alunos novos.

    134. ROGERIO disse:

      Por favor mande esse recado para Rogerio Lamblet da Silva. Estamos torcendo por ele, Pai, mãe e Luciana.

    135. Glênio disse:

      BOA NOITE A TODOS DO JORNAL PELICANO. Dedico esta mensagem a nós país, familiares, amigos, amigas, namorado, namorada, etc. que tem utilizado os espaços do Jornal Pelicano neste período de adaptação de nossos filhos para obter notícias, fotos e veículo de comunicação com o adaptando. “Sendo a vontade de Deus, lá frente, iremos nós encontrar em alguma cerimônia, assim como nossos filhos irão se juntar aos atuais adaptadores que abdicaram seus lazares neste sentido. Peço a Deus que conceda paciência e sabedoria a estes jovens adaptadores na continuidade da excelência desse trabalho, que merecem respeito nos contextos escritos que recebem. Tenho fé e rezo para que todo candidato aluno esteja bem e seja um vitorioso. Temos no próximo dia 20 um encontro marcado e vamos cantar juntos, o Brado da turma ou o Hino Nacional ?. Saúde e Felicidades a todos”.

    136. Sandra R. Mineto disse:

      Agradecemos a todos vocês do JORNAL PELICANO por nos dar notícias de nosso filho.Obrigado e parabéns pelo belo e importante trabalho.
      mensagem à Thalis Gilaberte (x 308 – golf 013 )
      Tha,
      estamos muito orgulhosos e felizes.Que Deus te abençõe e ilumine todos os seus dias para que você consiga mais essa grande vitória.
      Fique com Deus.Te amamos muito.
      Beijos meu,do seu pai e do seu irmão.
      Até

    137. Marcos Aurelio dos Santos Oliveira disse:

      Somos pais do candidato Marcos Dias da Turma G e gostaríamos de manisfestar a nossa grande satisfação pelo excelente empenho desses jovens Adaptadores que deixaram suas ferias e familias para ajudarem outros jovens a serem futuros Feras.Que Deus use vocês a ajudarem a todos candidatos de NUNCA DESISTIREM DE SEUS SONHOS, porque a presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e ausência dos sonhos transforma os milionários em mendigos.A presença de sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos.Gostaria que como prova de força,fé e perseverância este recado chegasse ao meu filho. Muito Obrigado,estamos juntos

    138. Ruth Malvares disse:

      Boa noite!
      Gostaria de pedir que vocês transmitissem ao adaptando Malvares da Turma Charlie, que eu (mãe) tenho acompanhado todos os dias o Jornal Pelicano e o tenho visto nas fotos e estou muito orgulhosa. Tenho pedido a Deus que dê a  ele forças para vencer mais essa etapa da vida. Toda a família Malvares está orgulhosa e torcendo pelo seu sucesso.Beijos
      Parabéns ao Jornal Pelicano pelo excelente trabalho!

    139. Greice Vieira Barros disse:

      PARABENIZO AOS ALUNOS RESPONSÁVEIS PELO JORNAL PELICANO, POIS TEM SIDO MUITO BOM PODER SABER A ROTINA DE ATIVIDADES E MATAR A SAUDADE DE MINHA FILHA, CAROLINE VIEIRA BARROS, ATRAVÉS DAS FOTOS. DIGA A ELA QUE ELA É UMA VENCEDORA E QUE NÓS A AMAMOS MUITO! QUE DEUS ABENÇOE A TODOS. FAMÍLIA BARROS

    140. Ana Maria Ramires disse:

      Boa Noite,
      Obrigado por nos manter em contato sobre o problema das postagens, aguardarei até a hora que vocês puderem resolver, um recado para o candidato Ramires Turma Golf 19 se possível, que a sua família está acompanhando todos os dias a rotina dele pelo Jornal e que estamos vibrando muito com ele.

    141. Marcos Aurelio dos Santos Oliveira disse:

      DEUS CONCEDA A TODOS OS ADAPTADORES SABEDORIA,PACIÊNCIA E BASTANTE ALEGRIA NO CORAÇÃO PARA TORNAR REALIDADE OS SONHOS DESTES ADAPTANDOS.AVANTE FILHO.PAI DO MARCOS DIAS/TURMA GOLF

    142. Wallace disse:

      Falaaa Lucas!!! Força parceiro!! Você é o cara! Sou seu fã! Estou lhe esperando para lhe dar uma coça no PS3! Um forte abraço. Seu cunhado

    143. Wallace disse:

      Lucas Araujo.. Força parceiro! Você é o cara! Estou lhe esperando para lhe dar uma coça no PS3! Um forte abraço do seu cunhado.

    144. Isabela disse:

      Lucas Araujo. Mano estou com saudades, você que sempre conversava comigo agora estou sozinha, sinto sua falta, mais estou feliz, quero que saibas que sempre vou te amar. Força! Você é o melhor! Bjs com saudades

    145. Graça disse:

      Lucas Araujo. Meu anjinho! Meu filho te amo muito, estamos aqui com muita saudade, você sempre será meu menino de ouro! Nunca desita de seus objetivos! Te amo. de sua mãe

    146. Ivan disse:

      Lucas Araujo. Binho.. meu filho querido. Pai te amo muito! Nunca desista de seus sonhos! Você é meu orgulho! Força! De seu pai que lhe ama muito!

    147. VANEIDE SANTA RITA disse:

      Adaptadora Raquel desculpe o tardar da hora mas não recebemos a informação da mensagem que enviamos anteriormente. A mensagem é enviada para o email fornecido pelo comentário e outra dúvida nós lemos em outro tópico que os candidatos serão liberados no dia 20/01 com os respectivos celulares. Poderia nos repassar a hora que serão liberados.
      E por favor mande outro abraço maior do mundo para nossa querida e muito amda filha CAROLYNIE FINITA da turma hotel.
      DE SEUS PAIS VANEIDE E ANDRÉ.

    148. Marcos Aurelio dos Santos Oliveira disse:

      BOM DIA ADAPTADORES E ADAPTANDOS DA TURMA GOLF!
      AGRADEÇO EM NOME DE TODOS OS PAIS E FAMILIARES PELA QUALIDADE DE ACOMPANHAMENTO E PROFISSIONALISMO QUE VOCÊS CONDUZEM OS NOSSOS FILHOS.ESTAMOS REZANDO PARA QUE DEUS CONTINUE USANDO VOCÊS COM ATITUDES POSITIVAS EM PROL DOS NOSSOS FILHOS.TER-LHE-M0S A HONRA,COM A PERMISSÃO DE DEUS, DE ABRÇÁ-LOS NO DIA 28 DO CORRENTE.SE PUDER AVISE AO MEU FILHÃO MARCOS DIAS QUE PAI,MÃE,IRMÃO,VOVÓ,MEL E OS IRMÃO DA FRATERNIDADE O CAMINHO PEDEM QUE ELE TENHA FÉ,FORÇA,CORAGEM,DETERMINAÇÃO…E MUITA SABEDORIA,DEUS ESTA NO COMANDO.

    149. Emilia Hora disse:

      Bom dia!
      Gostaria que esse recado fosse transmitido a adapt. Mariana Hora,turma Bravo. Seus pais es~tão acompanhando o dia a dia dos canditatos pelo jornal. Estamos torcendo por voçê, mantenha a tranquilidade, um beijo grande! Que Nossa Senhora te proteja

    150. Ana Paula disse:

      Raquel,quando puder avisa ao Rafael Gonçalves da turma Foxtrot que a familia dele esta orgulhosa dele e concerteza com muitas saudades.. todos os dias entramos varias vezes no site para ver se entrou novas fotos.. todas as fotos em que ele apareceu nos salvamos no pc..rsrs’ beijos da sua maninha Fabiane e da sua familia.. boa sorte.

    151. Benilda Mouaness disse:

      Parabéns a todos pelo brilhante trabalho de divulgação, sem este trabalho não teríamos força para suportar a ausencia temporária de nossos filhos. Uma mensagem ao meu filho ALLAN AHMED – TURMA ALFA, tenha fé e coragem, voce já é um vencedor, estamos juntos no seu coração, pensando sempre em voce e Deus te acompnha. Vê se aparece mais, só te vimos jantando no 1º dia, um beijo de sua mãe chorona. Seu pai e seu irmão mandam abraços e beijos, avós, tios, madrinhas, padrinhos, etc, toda a família com voce, mil abraços e beijos.

    152. Rosane Walper disse:

      Parabéns pelas notícias!!! Avisem, por favor, ao Matheus Walper que a sua família está acompanhando tudo pelo Jornal Pelicano. Estamos torcendo por ele e o amamos muito. Bjs 

    153. Eliane Donato Brívio disse:

      Obrigada a equipe do Jornal Pelicano por nos manter informados e dar a oportunidade de matarmos um pouco a saudade dos nossos filhos.
      Gostaria se possível fosse que transmitisse a Danielle Brívio da turma ALFA que estamos muito orgulhosas dela e torcendo por sua vitória, que ela continue forte e perseverante na sua escolha. Beijos de sua mãe e avó. Te Amo filha, fica com DEUS.

    154. Glênio disse:

      Aos Adaptadores do Jornal Pelicano, bom dia a todos, que com certeza será mais um glorificado por competências e sucessos. Favor desconsiderar á presente sugestão caso venha ser contrária as normais regimentais da EFOMM. “Tirar três fotos de cada turma, dessa igual à foto de time de futebol, só que enfileirados em três colunas com 10 alunos cada por ordem de altura, em pé, agachados e sentados, sendo as fotos tiradas nos ângulos: à esquerda, frente e direita. Resultará um álbum com 24 fotos. Assim todos adaptandos serão vistos por seus queridos no Jornal Pelicano tendo uma bela recordação do período de adaptação”.

    155. Victor Rocha disse:

      Se for possível, quando puderem, é claro… Digam ao Gabriel Rocha que Thiago Neves voltou para o Fluzão! =D

    156. Alexandra Nishiguchi disse:

       Boa Tarde a todos!
      Sou tia do candidato Kuriya, acompanhei toda trajetória de estudo e treino, muito sacrifício para alcançar seu objetivo. Seus familiares tem muito orgulho da sua determinação. Estamos acompanhando todos os dias através do jornal realizado por vcs adaptadores. Parabéns! 
      Quando acabar a adaptação vamos comemorar com um bom churrasco, pra começar as aulas com todo gás. Kenji: força e mais do que nunca determinação, beijão de toda sua familia que te ama muito.

    157. Thays Siqueira disse:

      Ao candidato Mateus Ferreira e Silva :
      Eu sei que você luto muito para chegar nesta etapa … Então tenha força e determinação!!
      Estou orando mtmt por você meu amor e a saudade só aumenta a cada momento que passa, no dia 28 vamos comemorar o meu aniversario … Todos os dias estou acompanhado a sua rotina pelo jornal pelicano que por sinal só tenho que agradecer pelas informações… parabens pelo trabalho.

    158. VANEIDE SANTA RITA disse:

      Raquel boa tarde não deixe que palavra xulas atrapalhem este seu trabalho tão bonito e instrutivo,força e perseverança para continuar a nos passar informações sobre nossos filhos. Raquel se possivel transmita para nossa filha CAROLYNIE FINITA da turma hotel que falta muito pouco, tenha fé e humildade tudo isso faz parte do aprendizado, aguente firme KAKA, beijos muitas saudades desta sua melhor amiga e mãe que te ama tanto. Raquel estamos aguardando resposta, pois não obtivemos nenhuma delas.
      Obrigado pelas notícias. Um abraço.
      VANEIDE SANTA RITA

    159. Vera Lúcia Jaegger disse:

      À candidata-aluna Cecília Jaegger / Turma: ECHO

      Filha, falta pouco, aguente firme…
      Que Deus continue te abençoando, te dando muita fé e perseverança.
      Te amamos demais!!!
      Um beijo, minha querida!
      Deus te abençoe…

    160. Aline Detoni disse:

      Sra Vaneide, boa noite! Como eu já havia citado em outros momentos, o horário de licenciamento não é fixo, mas ocorrerá por volta das 16 ou 17 horas no dia 20. Essa variação ocorre devido à necessidade de conclusão das atividades previstas para o dia, antes de licenciarem. Agradecemos por acompanhar o Jornal Pelicano.

    161. Greice Vieira Barros disse:

      Boa noite caros adaptadores. Persistem os problemas técnicos para postarem as fotos do 4º e 5º dia? Está tudo correndo bem na adaptação? Poderiam nos enviar notícias de nossos filhos? Na expectativa da resposta, antecipadamente agradeço. Greice Vieira Barros

    162. Greice Vieira Barros disse:

      Em tempo: Sou mãe de Caroline Vieira Barros, Turma Foxtrot, e gostaria de ter notícias de minha filha através do Jornal para evitar ligações para o OSCA! Agradeço a atenção.

    163. Alexandra Nishiguchi disse:

      Aline em relação a formatura da primeira platina, vai ser limitado o número de convidados?
      Desde de já, Obrigada. Lembraças ao adaptando Kuriya. 

    164. Aline Detoni disse:

      Sra Greice, boa noite! Primeiramente, volto a explicar a situação da demora ao postar notícias: as matérias são feitas pelos próprios adaptadores, que têm suas funções paralelas e, portanto, não estão disponíveis o tempo todo para fazê-las. Em segundo lugar, após as matérias terem sido formuladas, as mesmas devem ser revisadas e aprovadas pelo oficial responsável pelo Jornal Pelicano, e isso também acarreta tempo. Para finalizar, gostaria de ressaltar que ligações desnecessárias para o OSCA acarretarão problemas ao candidato e não terão sua valia, uma vez que o telefone Oficial de Serviço do Corpo de Alunos foi passado a vocês somente para casos de emergência e o mesmo não terá informações a respeito de cada adaptando.

    165. Aline Detoni disse:

      Sra Alexandra, boa noite. O número de convidados para a cerimônia da Primeira Platina é normalmente limitado a 2 convidados por aluno.

    166. carla jordão disse:

      Ao Jornal Pelicano só temos que dar graças por voces existirem em nossas vidas e nos darem essas adoráveis notícias. Aos adaptadores, nossos maiores agradecimentos por estarem repassando a nossos filhos esta experiencia tão importante.E por fim ou começo ao meu filho Victor Jordão da Charlie que estamos todos torcendo por ele e tendo certeza que com fé em Deus ele logo estará conosco. Filho tudo em nossas vida veio com sacrificio, mas sempre conseguimos portanto esta é mais uma etapa. Fé, Força, Perseverança, Humildade e Amor em tudo que você faça.
      Beijos de toda a sua família e de Vanessa, até dia 20, que Deus abençoe a todos.

    167. Juliana Inhan disse:

      Parabéns ao Jornal pelo espaço! Ao Rafael Quiossa, muita força em busca dos seus objetivos! Estamos na torcida! Abraços, Juliana e família!

    168. Marcos Aurelio dos Santos Oliveira disse:

      OLÁ ADAPTADORES E CANDIDATOS A ALUNOS DA TURMA GOLF,TENHAM GARRA E SEJAM GRATOS A DEUS DANDO GLORIA POR FAZEREM PARTE DA FAMILIA MERCANTE.TENHO REZADO MUITO POR VOCÊS.JÁ FAÇO PARTE DESTA TURMA TAMBÉM, ESTOU CONTENTE POR TODOS, MAS ESPECIALMENTE PELO MEU FILHÃO, MARCOS DIAS, O PAI E A MÃE MANDAM BEIJOS…MUITAS SAUDADES.

    169. Greice Vieira Barros disse:

      Cara Al. Aline, Fico grata pelos esclarecimentos da dinâmica do Jornal. Desculpe-me a apreensão, mas só gostaria de saber se minha filha está bem. Se for possível, diga a ela que estamos felizes por ela, ansiosos por revê-la e que dia 20 iremos buscá-la, pois moramos fora do Rio de Janeiro. Muito obrigada antecipadamente.

    170. MARLI BASTOS disse:

      RAQUEL,SOU MÃE DO ADAPTANDO PEDRO BASTOS ATÉ AGORA ELE NÃO APARECEU EM NENHUMA FOTO , ESTOU MUITO AFLITA ,POR FAVOR ME DE NOTÍCIAS.E DIGA QUE ESTOU MUITO SAUDOSA E QUE ELE É MUITO IMPORTANTE NAS NOSSAS VIDAS .FILHO FORÇA, GARRA,E MUITA CALMA VC JÁ É UM VITORIOSO ACREDITE.E PARABENS Á TODA EQUIPE DO JORNAL PELICANO. OBRIGADA MARLI E FAMÍLIA

    171. rita de cassia de jesus disse:

      Boa Noite equipe do jornal Pelicano.
      Fiquei muito feliz ao saber que vcs repassaram aos adaptandos as mensagens mandadas pelos familiares. Gostaria de dizer que hoje sinto um misto de alegria e saudades de meu filho João Bandeira da turma ECHO, mas sei que Deus tem para cada um de nós uma missão e sei tb que vc João dará conta das missões que Deus puser em seu caminho. A Tia Maria pediu para que vc continue crendo em São Jorge e mandou um grande beijo. estou ansiosa para lhe dar os Parabéns!!! Um beijo em seu grandioso coração, nós te amamos muito.
      De sua mãe, pai e irmãs

    172. Aline Detoni disse:

      Sra Greice, boa noite! Entendo completamente sua apreensão. Como já disse anteriormente, durante minha adaptação eu mesma não apareci em nenhuma foto e meus familiares ficaram completamente sem notícias. Apesar do esforço dos meus veteranos, a equipe do Jornal Pelicano era muito menor do que a atual e a assistência aos familiares foi bem menor. Também não sou moradora do Rio de Janeiro e tive que me virar pra vir pra casa sem a ajuda dos meus pais. Foi a primeira das muitas vezes que tive que fazer isso e sua filha também terá. Mais uma pequena recomendação: esteja lá às 16h, mesmo que tenha que esperar um pouco. Os candidatos ficam muito carentes durante esse período e reencontrar a família deve ser um dos maiores desejos da sua filha. Além disso, não sei de onde a senhora é, mas verifique bem as estradas pois elas estão em más condições, devido às chuvas. Obrigada por acompanhar o Jornal Pelicano.

    173. Marcos Aurelio dos Santos Oliveira disse:

      O MEU CONTENTAMENTO É TÃO GRANDE QUE QUANDO SOBRA UM TEMPO ESTOU PASSANDO ENERGIA POSITIVA PARA TODOS VOCES,ESPECIALMENTE, PARA A TURMA GOLF.ADAPTADORES ALUNOS E ADAPTANDOS TENHAM FÉ EM JESUS CRISTO QUE IRÃO FINALIZAR ESTA ADAPTAÇÃO COM CHAVE DE OURO E AINDA CANTANDO O HINO:SOLTA O CABO DA NAU TOMA OS REMOS NA MÃO E NAVEGA COM FÉ EM JESUS E ENTÃO TU VERÁS QUE BONANÇA SE FAZ POIS COM ELE SEGURO SERÁS.
      BEIJOS EM TODOS VOCÊS E NO MEU FILHÃO:MARCOS DIAS

    174. ROSELEE JUSTINO DE ALMEIDA PINTO disse:

      Boa noite, acredito que pela lógica o candidato da turma HOTEL: ALMEIDA PINTO, seja o meu filho. Consegui visualizá-lo em 4 fotos e agradeço por isso. Gostaria então de utilizar este espaço para dizer o quanto estamos orgulhosos e desejosos de um sucesso digno; Afinal você se preparou
      para alcançar tal objetivo. “Filho te amamos até a lua e de volta”.
      Aproveito para parabenizar os demais candidatos.
      Roselee J. de A. Pinto.

    175. Marta Elizabeth M. da Silva D. de Carvalho disse:

      Infelizmente hoje não pudemos ter notícias de nossos filhos e nem matar um pouco a saudade deles através das fotos.
      Esperamos que isso aconteça amanhã.
      “Fique com Deus, meu filho. Esperamos que no dia de hoje tudo tenha corrido bem  para você.Com  amor e muito saudosos  seus pais e sua irmã .

    176. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Dona Marta, perdoe-me o atraso. A matéria já está pronta e o problema técnico, que era a postagem de fotos, já foi sanado. Mas não podemos postar a matéria sem autorização. Estamos aguardando que ela seja revisada.

    177. MARLI BASTOS disse:

      BOA NOITE, SOU MÃE DO ADAPTANDO PEDRO BASTOS. GOSTARIA DE SABER DOS SRS.SE IRÃO POSTAR FOTOS AINDA HOJE DOS DIAS 3 e 4 DE ADAPTAÇÃO? OBRIGADA MARLI

    178. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Dona Marli, o caso é que não depende de mim. Logo, não creio que iremos postar fotos hoje. O que posso adiantar à senhora é que o seu filho está bem. É da minha turma de adaptação. Já passei os recados que a senhora enviou e, em breve, verá fotos dele. Desculpe-me pela falha desses dois dias. Não irá se repetir.

    179. Alexandra Nishiguchi disse:

      Of. Al. Raquel Amorim, 
      Parabéns pelo trabalho, é traquilizador ter esse contato com vcs adptadores.
      Poderá haver  mudança no número de convidado na primeira formatura? A família gostaria de prestigiá-lo e conhecer o CIAGA.
      Se possível diga ao adaptando Kuriya que seus pais estão muito orgulhosos e com muita saudades.
      KENJI GANBATTE!!!!!

    180. Clecí Melo disse:

      Olá Raquel, eu não tinha idéia do quanto seria difícil ficar alguns dias sem ter notícias de minha filha, achei que o maior problema seria a saudade, no entanto, estou achando mais difícil segurar a preocupação!!! Acho que só quem tem um(a) filho(a) em adaptação pode avaliar o que se passa. Eu acessei o Jornal Pelicano diversas vezes hoje na esperança de ver o rosto da MARINA TURMA ECHO e nada, e o pior é que quando as fotos forem postadas não é garantido que eu a veja. Tudo bem, todos estes momentos de apreensão valem a pena, uma vez que minha filha decidiu e lutou para estar aí e continuará lutando por seus objetivos, porque é estudiosa, esforçada e principalmente corajosa, de minha parte faço o que me cabe, estar com ela em pensamente, o mais cabe à Deus por sua misericordia que é infinita. Entendo não ser possível enviar tantas recados aos adaptandos, mas vale a intenção de vocês em nos confortar. Obrigada pela atenção e carinho aos familiares.

    181. Clecí Melo disse:

      Olá Raquel, eu não tinha idéia do quanto seria difícil ficar alguns dias sem ter notícias de minha filha, achei que o maior problema seria a saudade, no entanto, estou achando mais difícil segurar a preocupação!!! Acho que só quem tem um(a) filho(a) em adaptação pode avaliar o que se passa. Eu acessei o Jornal Pelicano diversas vezes hoje na esperança de ver o rosto da MARINA TURMA ECHO e nada, e o pior é que quando as fotos forem postadas não é garantido que eu a veja. Tudo bem, todos estes momentos de apreensão valem a pena, uma vez que minha filha decidiu e lutou para estar aí e continuará lutando por seus objetivos, porque é estudiosa, esforçada e principalmente corajosa, de minha parte faço o que me cabe, estar com ela em pensamente, o mais cabe à Deus por sua misericordia que é infinita. Entendo não ser possível enviar tantas recados aos adaptandos, mas vale a intenção de vocês em nos confortar. Obrigada pela atenção e carinho aos familiares. Um abraço.

    182. Paulo Gomes disse:

      Olá, boa noite!!

      Quero mais uma vez parabenizar a equipe desse jornal, que nos traz notícias de nossos filhos todos os dias. Aproveito também para pedir que transmitam à candidata aluna KEYLA DA TURMA CHARLIE que estamos muito orgulhosos dela e certos de ela chegará ao final viroriosa, como sempre faz!! Beijos de seu pai, sua mãe e suas irmãs.
      Obrigado

    183. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Seu Paulo, sua filha é da minha turma de adaptação. Uma das mais bem disciplinadas, por sinal. Atualizaremos o site neste domingo.

    184. Luiz Balbi disse:

      Bom dia
      Falar de vocês esta impossível achar palavras para agradecer o empenho de vocês em nos fornecer noticias de nossos filhos, tendo ainda suas tarefas a cumprir… Só tenho a dizer que Deus abençoe a todos que faz parte deste jornal.
      Gostaria de noticias do candidato Luan Carlos M. Balbi e se possível transmitir a ele que estamos muito orgulhosos pelo que já conquistou e ira conquistar nessa nova maratona continue lutando por você já é um vitorioso
      Bjus
      Luiz Balbi

    185. Edna Cristina Barreto disse:

      Boa Noite,
      Parabens a equipe que faz parte desse jornal.
      gostaria de saber se todas as mensagens são colocadas.
      grata.

      Edna Cristina

    186. Marcos Aurelio dos Santos Oliveira disse:

      BOM DIA ADAPTADORES E ADPTANDOS DA TURMA GOLF,PENSARAM QUE OS ESQUECI.ESTOU INDO RAPIDINHO PRÁ MISSA E FAZENDO UMA CORRENTE DE ORAÇAO NA INTENÇÃO DE TODOS VOCÊS E NÃO ESQUEÇAM DE AGRADECER A DEUS PELO DOMINGÃO.VAMOS LÁ GALERA, COM FORÇA, GARRA E DETERMINAÇÃO NA TURMA GOLF NÃO TEM DESANIMAÇÃO E QUE OS PAIS QUEREM VER E VOCÊS COM SATISFAÇAO.BEIJOS PRÁ TODOS E ESPECIALMENTE, AO MEU FILHÃO MARCOS DIAS

    187. Tânia Elisabete R. Bomfim disse:

      Adapt.Of.Raquel Amorim,bom dia!Gostaria de saber se a mensagem de incentivo enviada ao candidato Rodrigo Bomfim Madeira na última sexta-feira(13 de janeiro)chegou até ele.Acho q ele é da turma ECHO.Obrigada pelo carinho e paciência com os pais “marinheiros de primeira viagem”.

    188. VANEIDE SANTA RITA disse:

      Bom dia Adap. Raquel Amorim e Aline Detoni, sei que vocês estão muito ocupadas, mas encontram sempre um tempinho para nos confortar, trazendo notícias de minha filha Carolynie Finita da turma hotel. Estamos com muitas saudades, seja forte meu amorzinho, por mais difícil que seja a barreira nada é impossível para quem é determinada, lutadora, estudiosa, dedicada e humilde. Deus sempre está contigo. De seus pais que nunca deixarão de estar ao seu lado Vanda e André. Desde já agradeço pelo ótimo trabalho de vocês.

    189. vladimir martins disse:

      oi, bom dia a todos, espero que estejam todos bem, estou aqui torcendo muito para acabar logo esta adaptaçao e que todos saiam vencederos, vejam que falta pouco. filho estou muito orgulhoso de voce te amammos muito estamos morrendo de saudade, um beijo e muita força para voce que ja e um vencedor, seu pai sua mae e sua irma te esperam de braços abertos no dia 20. adaptando barreto turma golf.

    190. Felipe Barreto disse:

      Recado ao candidato-aluno Barreto:

      Sempre tenha em mente de tudo o que você passou para chegar onde está agora. Caso a voga aperte muito, lembre-se do meu contra-cheque. Abraço e fique com Deus.

    191. Patricia Aragão disse:

      Adapt. Of. Al. Raquel Amorim  se for possível transmita ao meu filho adaptando Aragão Turma Foxtrot: Meu filho continue firme, estamos orando por ti, Deus está  contigo, e nós no pensamento. Te amamos muito, estamos muito orgulhosos da sua garra, e sabemos o quanto  vc  é capaz. Vc já é Vencedor em Cristo Jesus. Te amo muito. Bjus se cuida, ore e coma feijão. ( ele detesta)              

    192. Luciana Brum disse:

      Ao final de cada dia passo pela contradição de dois sentimentos: uma mistura de tristeza e alegria de não ter notícias de meu filho, tão amado.

      Tristeza de estar longe e não vê-lo mas ao mesmo tempo sabendo que essa falta de notícias significa que ele superou mais um dia de obstáculos. Obrigada, a todos vocês que estão fazendo esse trabalho junto aos nossos filhos, ajudando-os a tirarem de si próprios o que possuem de melhor.
      Acredito no trabalho desenvolvido por vocês adaptadores, sabendo que muitos que atravessaram os portões do CIAGA, no dia 09/01/2012 ( e em outros anos anteriores) entraram como meninos/meninas e saírão como adultos. Serão homens/mulheres aptos a enfrentarem um mundo de desafios que muitas vezes nós pais, por excesso de amor talvez, não tenhamos feito esse trabalho. Obrigada mesma, sinceramente, pela oportunidade que estão proporcionando, pela dedicação e entrega que percebo em vocês. Em especial à você Adaptadora Of. Al. Raquel Amorim, que tanto ameniza a saudade com seu trabalho, seus posts e comentários, um carinhoso abraço de uma mãe que tem um pedaço do coração em suas mãos.
      Se possível, mais uma vez transmita ao aluno João Lucas Brum, turma GOLF, que sua família pensa nele todos os minutos: sua irmãzinha Bibi pergunta sempre por ele e estamos orando por seu sucesso.

    193. monica disse:

      Adapt. Of. Al. Raquel Amorim, bom dia, diga ao aluno Drumond da turma Alfa que Deus esta no controle de tudo e que ele é mais que um filho pra mim é meu amigo! obrigada e tenha um bom dia!

    194. Edna Cristina Barreto disse:

      Bom Dia,

      Já enviei duas mensagens , e não consegui ver nenhuma postada, gostaria de saber o motivo.
      Mas uma vez parabenizo vcs pela iniciativa de fazer esse jornal , para podermos acompanhar os dias de adaptação dos nossos filhos . 
      Vcs são vencedores , tanto os adaptadores que tiveram que interromper suas ferias para orientar nossos filhos e os meninos que estão ai lutando para um futuro melhor.
      Por favor gostaria  de mandar um recado para meu filho aluno Barreto da turma Golf, estamos torcendo por ele , que ele é nosso orgulho,sua irmã (9anos|) está sentindo muito a sua falta. Te amamos.
      Obrigada a todos .

    195. fernanda disse:

        bom dia,
      sou a maninha do aluno barreto da turma golf,espero meu irmao dia 20 estarei la para te ver,te amo, bjs da sua maninha, te amo

    196. fernanda disse:

      favor da recado ao aluno barreto da turma golf
      leleo thiago neves no FLUZAO!!!!!!!!!!!!

    197. Aleandro e Marilandes disse:

      Somos pais do aluno Saviatto do Pelotão Bravo, queremos parabenizá-los pelo ótimo trabalho de publicação que vcs fazem e também dizer ao nosso filho que estamos confiantes no seu sucesso, continuamos muito orgulhosos do seu desempenho e estamos orando muito por ele, “sua mãe já está cumprindo a promessa”. Bjs te amamos muito. A passagem de avião para o Rio já está comprada com previsaõ de chegada aí mais ou menos 14:30 no dia 22/01. As tias mandam beijos e estão confiantes em vc.

    198. vladimir martins disse:

      Bom dia.

      Gostaria de saber porque meu recado e o da minha esposa, mandados ao candidato-aluno barreto ficam aguardando moderaçao e depois somem, algum aluno adaptador poderia me responder?

    199. Al. Areias disse:

      Sr. Vladimir, todos os comentários estão sujeitos a moderação e a menos que contenha algo ofensivo, todos são aceitos. Gostaria de pedir aos senhores pais que tenham paciência, recebemos dezenas de comentários com recados para candidatos, todos serão repassados, a publicação das matérias será regularizada na segunda-feira e terão um período de um a dois dias para serem publicados.

    200. Cleiton Dalmir Angelo disse:

      Boa tarde a todos! Por gentileza gostaria de mandar os parabéns para o meu irmão Jeferson Arcênio da Silva, por esta conquista e dizer a ele que aproveite todos os momentos que está vivendo, estou muito orgulhoso e torcendo por sua vitória, se possível repassem a ele este recado. ótimo trabalho a todos vocês, bom domingo.Obrigado.

    201. Ana Maria Ramires disse:

      Boa Tarde Jornal Pelicano.

      Obrigada pelas novas fotos postadas, foi um presente neste Domingo, ao qual a familia está reunida em casa, e sentindo saudades do Ricardo Ramires Turma Golf 19, diga a ele que seu irmão Vitor conquistou o 2º lugar na Travessia Martim Afonso em São Vicente, e festejamos pensando nele, que sempre campetiam juntos. Diga tambem a ele que gostei muito de ver o seu perfil na foto, mesmo sendo só uma,fiquei muito tranquila e segura quanto a sua fisionomia,me parece bem firme.
      Um beijo e abraço a você meu filho.

    202. Glênio disse:

      Aos Adaptadores e o Jornal Pelicano, mais um dia a ser glorificado por competências e sucessos, não existe entre outros, problemas técnicos que não sejam superados por vocês. É gratificante ver as fotos publicadas dos candidatos alunos, em especial a da Turma GOLF com seus adaptadores onde está meu filho candidato aluno Fagundes. Favor enviar esta mensagem a ele. “Filhão, procuramos, nós adaptar com a sua ausência, pois o que realmente importa é o seu futuro, falta pouco, e energia para superar, não lhe falta. Não podemos deixar de reconhecer o quanto você é importante para nós pais e familiares, beijos e abraços a você e todos os seus novos amigos, torcemos pelo sucesso de todos.”.

    203. Cristina Kuriya disse:

      A todos do jornal pelicano, gostaria que vocês pudessem ver e sentir um pouco da emoção e euforia que sentimos ao acharmos no terceiro dia de adaptação a foto do meu filho, candidato-aluno Kuriya, da turma Bravo, para vocês saberem o tamanho da nossa gratidão e carinho que sentimos por vocês.
      Quem o caminho de todos vocês do jornal, dos adaptadores e dos alunos sejam sempre iluminado!
      Se for possível, mande esse recado para meu filho: 
      A picanha está esperando por você na sua folga e “GAMBATÊ”!!

    204. Roberta disse:

      Olá! Gostaria de mandar um super abraço pro meu amigo Rafael Gonçalves da turma Foxtrot… Sucesso,querido!! Saiba que vamos está passando por aqui sempre para te dar uma alô… Vamos sentir sua falta nas missas tbm..rs… e por falar de saudades, Bruna pediu pra avisar que está com saudades e que está rezando por você… Nós estamos!! Fica com Deus! Bjus!! E a todos os que desenvolvem esse trabalho maravilhoso um abraço,parabéns!

    205. Sandra Regina Mineto disse:

      Agradecemos mais uma vez a todos do JORNAL PELICANO por nos darem notícias do nosso filho.Gostaria de saber de vocês quando acaba essa fase de adaptação e o que acontece depois ? Seria possível vocês postarem mais fotos da turma Golf ? É que conseguimos identificar o Gilaberte ( Golf 013 ) em uma única foto. Obrigado pela atenção e por favor transmitam nosso recado ao THALIS GILABERTE – GOLF 013.:
      FILHO,AMADO E TÃO QUERIDO,ESTAMOS SENTINDO MUITO SUA FALTA ,MAS ESTAMOS FIRMES PORQUE SABEMOS QUE VOCÊ ESTÁ MUITO BEM.QUE DEUS TE ABENÇÕE E ILUMINE SEMPRE SEUS PASSOS.QUE VOCÊ RECEBA DO ESÍRITO SANTO OS DONS DA INTELIGÊNCIA,DA OBEDIÊNCIA,DA SABEDORIA,DA PERSEVERANÇA E DO RESPEITO.DEDIQUE-SE TOTALMENTE E APROVEITE TODOS OS MOMENTOS SEMPRE COM MUITO AMOR.ESTAMOS TE ESPERANDO ANCIOSOS ,MUITO FELIZES E EXTREMAMENTE ORGULHOSOS.TE AMAMOS MUITO ! BEIJOS COM MUITAS SAUDADES MEU, DO PAPI E DO JV.ATÉ.

    206. Família Quiossa disse:

      Caros adaptadores.
      Sabemos que nosso filho Quiossa está bem, pois ele e nós esperávamos esse período, o que está sendo confirmado pelas notícias e fotos do Jornal Pelicano. Matamos um pouco as saudades através da última foto postada hoje.
      Transmitam a ele, por favor, que estamos com saudades e ansiosos por vê-lo e que dia 20 estaremos aí para buscá-lo.

    207. rui pfaender disse:

      Thiago (Turma Delta), seus pais estão muito orgulhosos, assim como seus padrinhos. Continue a se dedicar , que vc alcança seu objetivo. FORÇA E DETERMINAÇÂO!!!!!!!!!

    208. Graça Matos disse:

      Gostaria que transmitissem ao aluno Diógenes da turma Alfa:

      Oro por você todos os dias para que Deus te dê força na conquista de mais esta etapa da sua vida. Mil beijos, Graça e Marina.

    209. vladimir martins disse:

      AL. AREIAS MUITO OBRIGADO PELA ATENÇAO E COMPREENSAO, UM FORTE ABRAÇO E SUCESSO NA CARREIRA.

    210. Graça Matos disse:

      Gostaria que transmitissem ao aluno Diógenes da turma Alfa:

      Oro por você todos os dias para que Deus te dê força na conquista de mais esta etapa da sua vida. Estamos torcendo por você.. Mil beijos, Graça e Marina.

      Agradeço a atenção da equipe do Jornal

    211. Julia Bezerril disse:

      Boa noite,
      Por favor avisem ao aluno Vitor Alvim da turma Charlie que tem uma pessoa muito especial esperando por ele aqui fora. Essa pessoa acredita que ele é capaz de realizar todos os seus sonhos pois ela tem confiança no seu potencial. Essa pessoa o ama muito!

    212. Ana Maria Audi disse:

      Estou gostando muito do trabalho de vocês,que é de muita responsabilidade já que não só os alunos mas os pais também estão passando por um período de adaptação,ansiosos longe dos filhos,o que nos torna,às vezes,um pouco exigentes com vocês.Continuem assim!
      Gostaria de mandar dizer ao meu filho Morokawa da turma Golf que estamos todos com o pensamento nele,torcendo para que ele esteja bem.
      Obrigada,
      Ana Maria.

    213. Geiza e João disse:

      Boa noite a vocês que organizam este jornal.Agradeço a oportunidade de poder mandar umas mensagens para minha filha. Mas não sei o que esta acontecendo que ela não esta recebendo. Vocês podem me ajudar? O nome dela é Caroline Constantino Silva. Muito obrigada Aguardo uma resposta.Geiza

    214. Marcelo F. Trindade disse:

      Gostaria de agradecer ao trabalho da equipe deste jornal, pois é de suma importância para nós que estamos torcendo pelos nossos filhos. É muito confortante de alguma maneira, ter notícias de como está sendo a adaptação.
      Por favor mande um recado para o meu filho PAIVA da turma Foxtrot: “Filho, tenha sempre confiança e coragem, saiba que o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Portanto, primeiro é preciso estudar e trabalhar muito para alcancar o sucesso em nossa vida.” “FORÇA E CORAGEM” “TODA A FAMÍLIA ESTÁ TORCENDO POR VOCÊ.” “BOA SORTE PARA TODOS.” FIQUEM COM DEUS!

      OBRIGADO! MARCELO.

    215. Karol disse:

      Boa noite!
      Gostaria de parabenizar e AGRADECER a todos da equipe do Jornal Pelicano!
      Se possível, falem para o Juan Maia, turma HOTEL:
      Estamos todos aqui cheios de saudade e ansiosos por notícia. Ele faz muita falta, mas também nos enche de orgulho por estar aí! Estou contando os dias para o dia 20! Beijos enormes.

    216. Ana Maria Ramires disse:

      Boa Noite a todos do Jornal Pelicano.
      Ao candidato Ramires Golf 19, um bom final de Domingo, e que você tenha uma boa semana, junto de seus colegas da Turma, um beijo e abraço de seus pais. Te amamos muito.

    217. Luzia disse:

      Caique, acredito na sua força e determinação, corra atras dos seus ideais e acredite que você é capaz,lembre-se de todo o seu esforço,e o quanto lutou pra chegar até ai…eu como sua mãe estou muito tranquila, e creio q você esta no melhor lugar..estamos todos torcendo por você(inclusive o wilquer)
      beijo..lembre-se que eu, sua mãe, te ama muito e que você é a joia mais valiosa q eu tenho..fique com DEUS.

    218. Herminia disse:

      Thiago PAIVA Trindade – Turma: FOX TROTE
      Querido:
      Estamos muito orgulhosos pela sua conquista.
      Estamos acompanhando as fotos da adaptação, o que nos deixa tranquilos de ver que vc está bem.
      Continue assim: Determinado, corajoso, companheiro e disciplinado. Esse é o segredo do sucesso !!!
      Te amamos muuuuuito !!!
      Um ENORME beijo no seu coração !!!
      Herminia (Dindinha) e Beatriz

    219. Herminia disse:

      Só tenho que elogiar vcs pela iniciativa.
      Ter esse veículo de comunicação acalma nossos corações.
      Parabéns e muito obrigada !!!

    220. Vanessa Rodrigues disse:

      Olá! Obrigada pelo ótimo trabalho com esse jornal online.É de muita valia. Essa equipe está de parabéns!
      Gostaria de manar uma mensagem para meu namorado, PAIVA, da turma Foxtrot: “Estou muito feliz e orgulhosa! Todos aqui estão torcendo por você.. toda sua família, amigos e eu também. Estamos mandando boas vibrações. Vai dar tudo certo!”
       Te amo muito!!
      Beijos,
      Vanessa.

    221. Marli Bastos disse:

      Olá Raquel,hoje conseguir achar meu filho Pedro Bastos em algumas fotos ,ele é lindo!!!… chorei de emoção! obrigada querida, por este momento tão especial, que vc nos proporcionou.Peço a Deus todos os dias por vocês e, por todos os adaptando. Diga ao PEDRO que estamos contando os SEGUNDOS para abraça-lo.GARRA,FORÇA,OTIMISMO,ESPERANÇA. Desde que nasceu ,você recheou nossas vidas com muitas alegrias,sabedoria,inteligência,!!!…e não esqueça : o AMANHÃ será MELHOR !!!!…. Avante ! filho AMADO. DEUS TE ABENÇõe.Mando mais uma vez aquele abraço, para toda equipe do Jornal Pelicano , Em especial a ADAPT.OF.RAQUEL AMORIM que aliviou a minha aflição postando estas fotos . Beijos sua MÃE,seu PAI,sua irmã GABI ,sua dinda LENA e ABELARDO eles estão muito orgulhosos de você,e toda família BASTOS CAETANO. TE AMO filho QUERIDO.

    222. jose queiroz disse:

      Para o Aluno AZUREN decimo quinto colocado resultado final escola naval.

      Azúren você entende nao durma molhado cuide-se

      Lembre-se bem aliste-se na Marinha sul americana, mantenha-se firme e prossiga para o seu alvo!

      Um abraço em você e no seus companheiros.

      A vocês do jornal minha gratidão, este trabalho e muito importante!

    223. Vivine Stefane disse:

      Gostei muito desse jornal.
      Queria transmitir para o meu irmão Gabriel Azuren, que eu to com muita saudade dele, que toda a família também está e que todos estamos torcendo por ele, irmão um beijo e um abraço boa sorte estou torcendo por você e espero que de tudo certo pra você ai, maninho de novo estou te mandando um beijão !!

    224. Marcos Aurelio dos Santos Oliveira disse:

      BOM DIA ADPTADORES ALUNOS E ADPTANDOS E QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM TODOS.
      ESTAMOS FELIZES POR DEUS TER ESCOLHIDOS VOCÊS PARA FAZEREM PARTE DA FAMILIA MERCANTE E JÁ QUE ELE CAPACITA OS ESCOLHIDOS,DEUS FARÁ DE VOCÊS OS MELHORES PROFISSIONAIS POR EXECÊNCIA DA MARINHA MECANTE,DO BRASIL E DO MUNDO.VAMOS BRADAR: FÉ E GARRA COM DETERMINAÇÃO SOMOS DA MERCANTE COM MUITO AMOR NO CORAÇAO.
      MUITA ENERGIA PRA TODOS E UM BEIJO PRO MEU FILHAO DA TURMA GOLF:MARCOS DIAS

    225. Emilia disse:

      Bom dia a todos!

      Gostaria de agradecer ao jornal, pois é gratificante poder identifica-los nas fotos e ver que está tudo bem.

      Recado para adapt. Mariana Hora, turma Bravo.

      Filha continuamos na torcida para que dê tudo certo, Belinha está sentindo sua falta. Se cuida filhota! Beijos!!!

    226. Marcos Aurelio dos Santos Oliveira disse:

      AOS PAIS
      TENHO LIDO ALGUNS COMENTÁROS DE CERTOS PAIS APREESSIVOS QUANTO A ADAPTAÇÃO DOS SEUS FILHOS.POR MAIS QUE VOCÊS NÃO VEJAM SEUS FILHOS EM FOTOS OU NÃO TENHAM NOTICIAS DELES FICAM TRANQUILO NÃO SE PREOCUPEM ELES ESTÃO SENDO BEM ACOMPANHADOS POR EXCELENTE ADAPTADORES BEM TREINADOS E COMANDADOS POR DEUS.FAÇO ESSE COMENTARIOS COM VOCÊS PORQUE EU PASSEI POR ESTA SITUAÇÃO E APRENDI QUE QUANDO COLOCAMOS UMA SITUAÇAO NA MAO DE DEUS NÃO DEVEMOS TIRÁ-LA POIS ELE É O MELLHOR ADMINISTRADOR DOS NOSSOS PROBLEMAS.APRENDI COM AGAPE QUE CONFIAR EM DEUS É COMO ASSINAR UMA FOLHA EM BRANCO E DEIXAR QUE ELE ESCREVA A NOSSA VIDA.CONFIE DEUS ESTA NO COMANDO E DIA 28 DO CORRENTE ESTAREMOS EM LÁGRIMAS DE ALEGRIA.ESTAMOS JUNTOS.
      PAI DO ALUNO DA TURMA GOLF:MARCOS DIAS

    227. Bruno Veiga disse:

      Olá!

      Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo site.

      Para a minha irmã Nathália Veiga, da turma Delta: que continue demonstrando a garra e força que sempre teve. Estamos todos te acompanhando pelo Pelicano.

      Abração!!

    228. Erika Facuri disse:

      Adapt.Camilla Resende-Turma FOXTROT
      Força minha linda…sua garra me emociona!
      A saudade é grande mas estarei no portão do CIAGA esperando sua saída no dia 20 para te encher de abraços e beijos!
      Te amo
       

    229. Erika Facuri disse:

      Bom dia Raquel Amorim!
      Gostaria de saber se vocês estão visualizando os recados que envio.
      Pois aparecem que estão aguardando moderação.
      Mas uma vez parabenizo o trabalho do Jornal Pelicano.

    230. Natalia Martins Belo disse:

      Querido filhote Pedro Heitor, da turma Golf, que saudade de nossas conversas , planos e os bons resultados em sua vida , vimos algumas fotos e ficamos orgulhosos
      como sempre de ver a sua garra e a conquista pessoal. Caminhando com Deus e Nª Senhora , conseguirá consquistar mais está etapa na adapatação. Está chegando o dia 20, e estaremos lhe aguardando, ansiosos. De todos de nossa família, incluindo as madrinhas enviamos um grande e forte abraço. Os amigos e vizinhos perguntam e querem saber notícias de você. Muito bom ter o Jornal Pelicano sempre atualizado com as fotos demonstrando os dias de adapatação. Muito sucesso a todos deste jornal.

    231. Rita de Cássia Matos disse:

      Parabéns a todos os adaptadores pelo trabalho que estão realizando e obrigada pela publicação das fotos! 

    232. Marta Elizabeth M. da Silva D. de Carvalho disse:

      Gostaria de saber o que está acontecendo porque nas mensagens que enviei nos dias 15 e 16 apareceram os dizeres:
      DETECTADO COMENTÁRIO REPETIDO; PARECE QUE VOCÊ JÁ DISSE ISSO.
      Estas não entraram. Não estou entendendo uma vez que não repito mensagens.
      No aguardo de uma resposta, obrigada.

    233. Ana Maria Ramires disse:

      Boa tarde Jornal Pelicano

      Adorei as fotos do 6º dia, deu para perceber que eles estão contentes de estarem na EFOMM.
      Eu só gostaria de ver um pouco mais meu filho Ricardo Ramires- Golf 19, espero que nas próximas postagens eu tenha mais sorte em vê-lo.
      Dia a ele que sua mãe continua torcendo por ele, porque cada dia é uma luta que vencemos.
      Obrigado ao Jornal Pelicano.

    234. SÕNIA BASTOS disse:

      Esse jornal faz um bom trabalho,gostaria de agradecer , e fazer uma sugestão: porque não tirar fotos de cada turma , assim cada familiar poderia com certeza
      ver seus queridos, já que é oque mais queremos ,a cada vez que sai as fotos, mas nem sempre conseguimos vê-los.

    235. Elza Campos disse:

      Sou mãe do adaptando Bruno Campos.
      Gostaria de mandar um grande beijo para ele e dizer que estou com muitas saudades. Sempre torcendo por ele… Grata 🙂

    236. Al. Areias disse:

      Sra Marta, existem dois comentários idênticos da senhora aguardando moderação, provavelmente algum erro na hora em que a senhora enviou.

    237. eliane disse:

      Parabéns a todos os candidatos alunos por mais este degrau que, certamente, subirão! Parabéns aos pais desses jovens que os incentivaram a continuar crescer e caminhar na árdua jornada que é a vida! Parabéns, nota 10 a todos os adaptadores por chegarem até aqui. Muito sufoco, muito choro engasgado, um grito abafado durante esses 02 anos, mas vocês farão tudo isso valer a pena, tenho certeza disto. Um grande beijo a todos vocês do Jornal Pelicano e adaptadores que abdicaram de seu descanso, de seus amigos e familiares para estarem aí, cumprindo esta honrosa missão. 

    238. Al. Areias disse:

      Estamos visualizando sim. Já aprovei o comentário da senhora.

    239. Gilce Maria Fagundes disse:

      Hoje vocês me deixaram muito FELIZ,consegui ver meu filho,agradeço a vocês adaptadores por isso a saudade é grande.Adaptador Areias gostaria de saber qual a turma que meu filho está?quero torcer pela turma dele junto com os outro pais.Por favor mande me dizer você vai estar acalmando uma mãe,afinal o nome dele é THIAGO LUIZ FAGUNDES VIEIRA e se puder diga a ele que estou morrendo de saudade,o pai dele também todos da família,Certa que irá atender meu pedido um grande abraço e que DEUS te proteja e a todos também.

    240. Myrian Guedes G.Santos. disse:

         Parabéns a equipe do jornal por esta bela iniciativa, porque apesar de sabermos que os alunos estão bem, é muito gratificante ver o passo a paaso deste período  tão importante da vida de nossos filhos.
      Por favor diga ao Máximo(turma Hotel 011) que  Deus sempre esta com ele e estamos acompanhando dia a dia
      com saudades, mas muito felizes de ver o início de um grande sucesso. Te amamos muito bjs. Seus pais,seu irmão e sua avó que quer notícias sempre.

    241. Carlos disse:

      Os pais do adaptando genteluci da turma bravo gostariam que se possivel fosse dito a ele que estamos com saudade e ansiosos para a chegada do dia 20, e que ele é o nosso orgulho e nossa admiração por ele é imensa.

    242. Familia disse:

      Ola Adaptadoras Aline Detoni e Raquel Amorim, peço encaminhem ao Adaptando Castro (Caio Augusto) da Turma Foxtrot, que continuamos ligados no site à procura de fotos dele e quando encontramos alguma, ficamos muito felizes. Todos mandam abraços e votos de sucesso. Pode nos informar como esta o desempenho dele? Um abraço em voces pelo trabalho e muito obrigado.

      Serafim, Leila e Ana.

    243. Marta Elizabeth M. da Silva D. de Carvalho disse:

      Família Domingues disse:
      Gostaríamos mais uma vez de parabenizar a equipe responsável pelo Jornal Pelicano, que tanto tem nos confortado tornando a ausência de nossos filhos menos sofrida, através das notícias e fotos destes.
      Nossos agradecimentos também aos Oficiais alunos(as) adaptadores , que tanto estão contribuindo para o crescimento de todos que por aí estão passando. Nossos filhos serão outras pessoas ao término desse Período de Adaptação.Mais amadurecidos e capazes de tomarem decisões próprias , uma vez que a proteção, de nós pais, em excesso os impedem de tais atitudes.
      Pediria a quem fotografa os alunos que, se possível, enfocasse mais a turma DELTA; nosso filho se encontra na mesma, e seu aparecimento até hoje foi mínimo. Nas 176 fotos mostradas do 6º e 7º dias, ele apareceu em 01, assim mesmo ficamos em dúvida se era ou não ele por estar meio longe.
      Sabemos que são muitos, porém ver o rosto de nossos filhos nos faz termos mais certeza de que estão bem.
      Por fim, pedimos o favor de transmitir ao nosso filho DOMINGUES, turma DELTA, a nossa bênção, o nosso beijo com muito amor e a nossa saudade imensa .

    244. Clecí Melo disse:

      MARINA – TURMA ECHO

      Eu tenho acompanhado sua rotina pelo Jornal Pelicano e visto as fotos, fico feliz quando te vejo em alguma. Seja forte filha, estou torcendo e orando por você todos os dias. Ainda que esteja muito cansada não esqueça de pedir forças a DEUS e à Nossa Senhora. Sei que você conseguirá sair vitoriosa desta fase porque acho que você merece. Sua irmã Vanessa irá buscá-la conosco na sexta feira. Se cuida. Um beijo da mãe que te ama.

    245. Paulo C.Marino disse:

       Mais uma vez gostaria de parabenizar a equipe do Jornal Pelicano que está superando dificuldades para nos manter informados sobre as atividades durante a adaptação.
       Solicito transmitir ao Belo (15) da turma Golf, a nossa torcida pela sua conquista e que estaremos esperando por ele no dia 20 .

    246. Edson disse:

      Gostaria de parabenizar a equipe do jornal Pelicano pela iniciativa de cobrir a adaptação dos alunos da EFFOM. Agradecemos a postagem das fotos que nos ajudam a matar as saudades.
      Um forte abraço a todos, falta pouco!

    247. Sylvia disse:

      Parabenizo à eficiente equipe deste jornal,pelo belo trabalho que estão realizando!! 
      Gostaria que informassem ao adpt Filipe Tardin Aversa, da turma ECHO, que já o vimos em várias fotos e, que ele, sendo liberado dia 20, possivelmente iremos buscá-lo. Que ele ligue para o meu celular.
      Estamos torcendo por ele. Obrigada

    248. Gabriela Bastos disse:

      Sou irmã do adaptando Pedro Bastos e gostaria que vcs do jornal transmitisse a ele que estou muito orgulhosa de mais essa conquista! Estou morrendo de saudades!
      Parabéns a equipe do jornal por essa iniciativa que nos conforta. Beeijos e que Deus os abençoe. Gabi, Marli, Elias, Solange e Julinha.

    249. Denison disse:

      Gostaria de parabenizar a equipe do jornal Pelicano pela iniciativa de cobrir a adaptação dos alunos da EFOMM.

      E gostaria de transmitir a Camila Almeida da turma Alfa, Mila seja forte minha menina estou aqui ansioso aguardadndo pela sua vitória e o seu retorno para os meus braços, tenha fé em nosso senhor Jesus Cristo só ele é dono de todas as verdades confio muito em vc minha pequena bjkas do seu namorado.

      transmita ai adaptadores, Abraços e mais uma vez parabéns pelo belo trabalho.

    250. Mariana disse:

      Lucas soares – Turma Delta

      Ando acompanhando o jornal e matando a saudade pelas fotos, obrigada a equipe pelicano . Força adaptandos.

    251. VANEIDE SANTA RITA disse:

      Adaptadoras Raquel e Aline, parabéns pelas lindas fotos dos adptandos, muito bacana ver todos compenetrados em seus exercícios. Mande por favor um grande beijo em nossa filha Carolynie Finita e repasse que estamos com muita saudade. Estaremos te esperando firmes e fortes no dia 20 e nunca esqueça de rezar ao dormir pedindo a DEUS, fé, força e determinação nesta etapa de sua vida. Te adoramos minha linda. Um beijão maior que o universo de seus pais Vaneide e André.

    252. Marcos Aurelio disse:

      BOM DIA ADAPTADORES E ADPTANDOS.
      VAMOS AGRADECER A DEUS POR MAIS UM DIA NAS NOSSA VIDAS E COM MUITA DETERMINAÇÃO CUMPRIR TODAS AS TAREFAS CONFIANTE NO SENHOR JESUS CRISTO. DESEJO QUE VOCÊS NÃO TENHAM MEDO DA VIDA, TENHAM MEDO DE NÃO VIVÊ-LA.NÃO HÁ CÉU SEM TEMPESTADE,NEM CAMINHOS SEM ACIDENTES.SÓ SÃO DIGNOS DO PODIO QUEM USA AS DERROTAS PARA ALCANÇA-LO.SÓ SÃO DIGNO DA SABEDORIA QUEM USA AS LÁGRIMAS PARA IRRIGÁ-LA.OS FRÁGEIS USAM A FORÇA, OS FORTES A INTELIGÊNCIA.SEJAM UM SONHADOR, MAS UNA SEUS SONHOS COM DISCIPLINA.SEJAM UM DEBATEDOR DE IDÉIAS E LUTE PELO QUE VOCÊS AMAM… SUA MÃE ESTA COM SAUDADE E SEU PAI TAMBEM.BEIJOS PRO CANDIDATO DA TURMA GOLG,MARCO DIAS

    253. Natalia Martins Belo disse:

      Bom dia Equipe do Jornal Pelicano… Hoje conseguimos ver o Pedro Heitor (Belo) da turma Golf, bem cedo na foto, saiu bem… Força guerreiro.. Um grande beijão e abração de sua mãe e
      do seu pai…

    254. Christiabe,Carmeinha, Lelê, Nessa, Mara, Nubio, Vlad,Aline, Mara e Nubio disse:

      Familiares do adaptando Filipe Revoredo:”estamos todos com saudades e acompanhando cada passo seu pelo jornal Pelicano…quando algum de nós acha uma foto sua… liga logo para todas para avisar que te viu e que você esta bem… todos sentimos muitas saudades… força e garra nos sabemos que você já tem… senão não estaria onde está só aguente mais um pouco a saudade… porque quando você voltar vamos matar… todos juntos… amamos você!!!!

    255. eraldo santos disse:

      Bom dia Srs.!
      Gostaria de saber se este estimado jornal faz cobertura do CIABA-PA.
      Atenciosamente,

    256. Thays Siqueira disse:

      Olá, bom Dia gostaria de saber qual o dia que eles seram liberados … dia 20 ou 26 e em qual horario?!
      Desde já quero agradecer pelas informações dadas pelo site.

    257. Marco & Ana disse:

      Lemos e achamos uma ótima idéia, a sugestão do Sr.Glênio, sobre a montagem de um album de fotos dos adaptandos nas suas respecticas turmas.
      Favor avisar ao adaptando Raphael Salel (Hotel), que no dia 20, estaremos aí, no portão, anciosos para reve-lo.
      Seu irmão, Leo, manda um abraço, força, determinação e coragem.

    258. Clecí Melo disse:

      Gostaria de agradecer a equipe do Jornal Pelicano já que tenho visto que minha filha MARINA TURMA ECHO está bem, por foto, nossa!!! acho que vocês podem imaginar o alívio que isto representa para uma mãe! para nós, mães, o filho(a) estando bem, estaremos também.

      muito obrigada pelo apoio de vocês aos adaptandos e familiares. Desejo sucesso a todos.

    259. Clecí Melo disse:

      Eu tenho visto alguns pais apreensivos por não estarem conseguindo ver seus filhos nas fotos como eu já fiquei, sugiro a equipe que sendo possível poderiam fotografar, em algum momento, cada turma individualmente reunida, não falo por mim, que tenho visto a MARINA TURMA ECHO, mas me solidarizo com os demais familiares, o que seria muito bom pra mim também, confesso. rsrs

    260. Fernanda disse:

      Ficaria muito grata se fosse possivel dizer ao adaptando Genteluci da turma bravo que estou acompanhando tudo aqui pelo jornal pelicano, entro pelo menos umas 10 vezes por dia e que fico extremamente feliz quando consigo ve-lo em alguma foto e saber que ele está bem e alegre. Estou com muita saudade e o amo muito!! Obrigada e parabéns ao jornal pelo excelente trabalho e dedicação.

    261. Vanessa Soares dos Santos disse:

      Gostaria de agradecer aos alunos adaptadores por nos proporcionar notícias. Mande por favor, um grande beijo para CAMILA ALMEIDA da turma ALFA. Tenho acompanhado tudo pelo Jornal Pelicano e fico feliz demais quando te vejo em alguma foto. Estou torcendo e rezando por você. Seja forte! Beijão, amiga! Vavá Soares

    262. Vanessa Soares dos Santos disse:

      Camila Almeida – Turma ALFA

      Mila, todos estão bem!!!!
      Sua mãe, Soso, seus irmãos e Denison. Tenho falado com a sua mãe diariamente e ontem falei com o Denison. Tenha força e ora!!!! Beijo grande!

    263. Al. Areias disse:

      O licenciamento será no dia 20 em horário a ser definido. Mas adianto que provavelmente será entre 16h e 17h.

    264. Al. Areias disse:

      Boa-Tarde Sr. Eraldo, o Jornal Pelicano é da EFOMM do Rio de Janeiro (CIAGA), o jornal do CIABA é o Canal 16.

    265. Beatriz Moro disse:

      Por favor, repassar ao adaptando Valentim, Turma Bravo.
      Filho, tenho acompanhado sua rotina através do jornal e , apesar da enorme saudade, sinto-me tranquila , pois posso vê-lo sempre bem nas fotos. Estou ansiosa por abraçá-lo. Te amo pra sempre. 

    266. VANEIDE SANTA RITA disse:

      Boa tarde a todos adaptadores e aos futuros alunos.
      Claro em especial a minha filha querida Carolynie Finita da turma Hotel. Força minha linda, estamos com muitas saudades, mas aguardando chegar o dia 20. Deus está iluminando todos os seus passos. Lembre-se fé, humildade, concentração e garra. Estamos por demais orgulhosos de ti. Calma que nos veremos em breve, passa rápido. Novamente, sempre um enorme beijo de seus pais Vaneide e André.

    267. Paula Amorim disse:

      Olá,boa tarde a toda equipe Pelicano!!
      Quero mais uma vez agradecer,hoje eu recebi um presente em especial.Alám de matar um pouko a saudade da Thuana Ramos em fotos,também trouxeram o sorriso da minha menina Thaís Ramos no qual estou sentindo muita falta.Diz à elas que à amo muitíssimo e que estou aguardando anciosamente aquele abraço que só as duas sabem dá.Obrigado Equipe Pelicano ,por nos proporcionar esses momentos únicos e essênciais em nossas vidas!!

    268. Marta Elizabeth M. da Silva D. de Carvalho disse:

      Boa noite!
      Gostaria de saber se há a possibilidade de vocês perguntarem ao meu filho Domingues, da turma Delta, se posso contratar a Van pra buscá-los, ou seja, se os colegas que foram para aí com ele, vão voltar.
      No aguardo de uma resposta o mais rápido possível, agradeço.

    269. Al. Areias disse:

      Sra Marta e demais familiares, não podemos informar aos candidatos que eles serão liberados no dia 20.

    270. Edivânia Pereira de Oliveira disse:

      Olá gostaria de agradecer a equipe do jornal pelas notícias fornecidas durante este período de adaptação. Se possível gostaríamos que vocês transmitisse ao aluno Heberth da turma Bravo que estamos torcendo por ele. E que nós, sua família, estamos muito orgulhosos dele. Beijo grande, garra e força sempre.

    271. concyr disse:

      Oi turma do Jornal Pelicano!!!!! Excelente trabalho. Fico imensamente gratificada quando vejo as fotos. Se não fossem vocês não teríamos notícias. Por favor envie mil beijos para a minha filha Beatriz Formiga da Turma Charlie e que rezo por ela e por todos, que são jovens de grande valor.

    272. Elenice disse:

      Boa Noite!!!
      Luciana Santos – Turma Delta: Vencer, a despeito de tudo que possa acontecer, é acreditar nas pessoas e saber que a gente é muita gente onde quer que a gente vá; é ter a esperança sempre renovada, lembrando que o sol, como graça do Pai Criador, nasce todos os dias e para todos; é ter um sentimento profundo de fé, força e perseverança mesmo em momentos difíceis. Avante, com as bençãos de Deus.Por fim, parabéns a vocês do jornal que permitem aos pais e amigos atenuarem a saudade e os efeitos da distância. Nice e família.

    273. Helder Bastos Pereira disse:

      Boa noite!

      Por favor, diga ao canditado aluuno, Ewerton de Assis Pereira, que estamos muito orgulhosos pelo seu sucesso e, desejamos a você êxito na sua adaptação. Esperamos asiosos pelo seu retorno. Deus o abençoe! Ass. Seu pai, sua mãe e seu irmão.

    274. IVANDA disse:

      Candidato Caique, turma Eicho, estamos torcendo e orgulhosos de você. Este obstáculo será vencido.
      Que Deus te ilumine, te guarde, te guie em cada momento que você estiver em dificuldade.
      Estamos com saudades mas torcendo pra você vença, porque além de ficar feliz, fará todos nós da família ainda mais felizes. TE AMAMOS MUITO
      Sua Tia Vanda, Tio Antônio, Arthur e Heitor beijos.

    275. IVANDA disse:

      Olha,muito interessante
      pois e forma de expressar a nossa saudade,enviando uma mensagem e ao mesmo tempo estar interado do que se passa cada dia na academia. Bo Noite.

    276. Alessandra Dutra disse:

      Boa noite!

      Gostaria de saber o pq nenhum dos meus comentários foram postados, já postei dois em dias diferentes e nunca consigo visualizá-los e não sei se meu recado foi enviado ao meu filho tenório da turma echo, obrigada desde já.

    277. Ana Maria Ramires disse:

      Boa noite Jornal Pelicano
      Mande um beijo e abraço ao Ricardo Ramires Golf 19, seus pais e irmão estão com saudade.

    278. Família Quiossa disse:

      Boa noite!
      Quero dizer ao meu filho Rafael Quiossa,que estamos com muitas saudades.A Raquel pergunta por você todos os dias.A tia Célia está mandando um beijo para você.Todos os dias eu tenho acompanhado pelo jornal Pelicano.Um forte abraço, fique com Deus.Beijos sua mãe Claudia seu pai e sua irmã.

    279. Marlene Donatto disse:

      Estamos adorando acompanhar nosso filho, esse jornal é uma Benção para nós pais e familiares. Obrigado a todos do jornal! Mandamos um recado para os alunos Donatto e o Rafael que aguentem firme o tranco, um abraço bem apertado e que Deus esteja sempre em seus corações!
      Bjs. Família Donatto.

    280. DOUGLAS SANTANA disse:

      MATHEUS FERREIRA,PRIMO VENHO AQUI PRA DEIXAR UMA MENSAGEM COMO INJEÇÃO DE ÂNIMO,PORQUE VOCÊ É UM VENCEDOR E MERECE ESTÁ AÍ PORQUANTO MAIS DO QUE NINGUEM SABES O QUANTO FOI EXAUSTO SEMEAR ,CONTUDO ESSE É O TEMPO DE COLHER OS FRUTOS .PARABÉNS…E LEMBRE-SE O MELHOR DE SAIR É VOLTAR,TRAZER NA BAGAGEM AO RETORNAR O QUE NÃO TINHAS QUANDO EMBARCOU. FICA COM DEUS E TUDO DE BOM..

    281. Danielle Paixao disse:

      Olá boa noite, eu sou a namorada do aluno Victor Gomes de Castro, acho que o nome de guerra dele é Castro, eu, minha sogra e sogro estamos aqui ansiosos a espera dele, estamos agradecendo pela presenca do jornal e todo carinho que voces estao dando a nós, espero receber noticias dele e diga que nós estamos com muita saudades… No entanto queremos saber que horas ele sairá na sexta-feira, ficamos grato.Beijos 

    282. Al. Areias disse:

      Sra Danielle, como informado anteriormente, só terá uma posição definitiva quanto a liberação dos candidatos na quinta-feira.

    283. MARLI BASTOS disse:

      BOA NOITE ,Adorei ver fotos do meu filho PEDRO BASTOS .Filho dia 20 está chegando aguenta firme,estaremos ai para abraça-lo e temos muitas novidades!você é um guerreiro,é um menino estudioso,leal,inteligente e meu TDB (Tudo De Bom ).TE AMO MUUUUIIITO!!!!.Agradeço muitíssimo a equipe do JORNAL PELICANO por toda dedicação e carinho dispensados aos nossos queridos adaptando e familiares.Bjs Sua mãe Marli e Família.Que DEus ilumine os caminhos de cada um de vocês.

    284. Thais Valli disse:

      Boa noite,sou a namorada do Cid Albani, nome de guerra Albani, e gostaria de deixar um recado de que estou com muitas saudades e torcendo por ele. Agradeço ao Jornal e gostaria de saber se eles serão mesmo liberados na sexta feira dia 20. obrigadas

    285. Marcos Aurélio disse:

      BOM DIA ADPTADORES E CANDITADOS QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM TODOS.
      NÓS PAIS ESPERAMOS QUE CONTINUEM ANTENADOS NOS SEUS SONHOS, PORQUE SEM SONHOS AS PERDAS SE TORNAM INSUPOTÁVEIS,AS PEDRAS DO CAMINHO SE TORNAM MONTANHAS, OS FRACASSOS SE TRANSFOMAM EM GOLPES FATAIS.MAS, SE VOCÊS TIVEREM GRANDES SONHOS,SEUS ERROS PRODUZIRÃO CRESCIMENTO,SEUS DESAFIOS PRODUZIRÃO OPORTUNIDADES,SEUS MEDOS PRODUZIRÃO CORAGEM.POR ISSO NOSSO DESEJO É QUE VOCÊS: NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS.OBRIGADO POR TEREM POSTADO A FOTO DO MEU FILHO MARCOS DIAS DA TURMA GOLG NO 8ºDIA.E PRÁ ENCERRAR VAMOS BRADAR:CORAGEM COM FÉ E DETERMINAÇÃO SOMOS DA MERCANTE COM AMOR NO CORAÇAO.BEIJOS PRÁ TODOS E MUITAS SAUDADES….

    286. Elsilene Copino disse:

       Olá Parabéns pelo jornal,um grande beijo para omeu filho Adp. Vicente da turma HOTEL (H).Te amo filho
      saudade e muito orgulho de vc.

    287. Karine Figueiredo disse:

      Boa tarde!
      Gostaria de agradecer a equipe do jornal pelas informações sobre o período de adaptação.
      Por favor, diga ao aluno Thiago Figueiredo, da turma Delta (eu acho) que estamos acompanhando tudo pelo site e que ele tenha fé, garra,força e determinação! Que estamos todos na torcida!

    288. Karen disse:

      Por favor, diga ao Felipe Merlino, da turma HOTEL, que estou com saudades dele e o amo muito !! beijos, sua namorada. 🙂

    289. Ruth Malvares disse:

      Boa tarde!
      Gostaria de agradecer a equipe do Jornal Pelicano pelas notícias .
      Por favor, gostaria que transmitissem ao adaptando Malvares da Turma Charlie,que estou com muitas saudades dele e esperando ansiosamente pelo seu retorno. Força meu filho, que Deus te abençoe! Beijos de sua mãe .

    290. Thays Siqueira disse:

      Gostaria primeiramente de agradecer a equipe pelo otimo trabalho e mandar um recado para o candidato Mateus Ferreira… diga que estou orgulhosa por mais essa conquista e que estou morrendo de saudades e que o amo mt, para ele ter perseverança e garra. Desde já agradeço!

    291. Aline França disse:

      Al. Raquel Amorim, eu não sei se você se lembra de mim, estudamos juntas no Elite. Bom quero dizer que fico muito feliz de ver você na EFOMM, e ainda mais fazendo um trabalho tão legal como esse do jornal.
      Meus parabéns a você e aos outros Alunos adaptadores!
      Meu namorado é um dos candidatos, mas não sei o nome de guerra dele, o nome dele é Diego Carlos Trindade de Castro Soares, se puder dizer a ele que eu o amo muito e que estamos todos aqui morrendo de saudades, ficarei agradecida.
      E gostaria de saber se os alunos serão liberados essa sexta…
      Obrigada!

    292. Família Quiossa disse:

      Uma ótima noite a todos.
      Rafa (Quiossa) continuamos acompanhando o desenvolvimento da adaptação e garimpando as fotos postadas no Pelicano. Felizmente encontramos pelo menos uma todos os dias e a certeza que você está feliz preenche o vazio que ficou nesses dias com sua ausência.Que a luz e a paz de Cristo esteja contigo e com seus amigos. Um forte abraço e um beijo de sua família.

    293. Josi disse:

      Boa Noite!
      Felipe Oliveira (Alfa), fico muito feliz por vc estar realizando seu sonho. Lembro perfeitamente quando vc dizia: EU VOU VESTIR A FARDA BRANCA! E assim está sendo,com a graça de Deus,com seu esforço e dedicação.
      Estamos orgulhosos de vc!! É muito bom através do jornal poder matar um pouquinho da saudade que estamos.Mamãe emociona se a cada foto sua! Aproveite o máximo!!  Te Amamos Muito!  
      Que Deus te abençõe!! Josi (irmã) e família.

    294. Abelardo disse:

      Olá Pedro (Bastos) TERRA À VISTA! Felicidades.PELICANO : excelente meio de compartilhar, esclarecer e mesmo empolgar os amigos e familiares com as atividades dos adaptandos.Abraço. Abelardo

    295. vladimir martins disse:

      Ola, bom dia gostaria mais uma vez parabenizar o excelente trabalho desenvolvido por toda equipe do jornal pelicano nos agraciando todos os dias com o acompanhamento da adaptaçao, se possivel for gostaria de mandar mais um forte abraço para o adaptando barreto da turma golf, e dizer que estamos cada vez mais orgulhosos de ver sua fibra garra vontade e determinaçao naquilo que escolheu, seu pai sua mae e sua irmazinha, um beijo.

    296. Rita Cássia disse:

      Bom dia Adaptadores!!
      Gostaria de saber se esta confirmada a saída dos candidatos no dia 20.01.12 e se possível qual o horário.
      Grata pelas informações. Estou gostando muito de poder acompanha as atividades dos meninos e meninas através do maravilhoso trabalho de vocês.

    297. Clecí Melo disse:

      Quero agradecer a equipe pela postagem da foto da turma ECHO reunida com os adaptadores, é muito importantes para os pais ter a oportunidade de ver que seu filho(a) se encontra bem neste momento tão importante para eles. Muito obrigada, de coração.

    298. Deise disse:

      Bom dia
      recado ao Adaptando GABRIEL ROCHA( Turma Bravo)
      Gabriel, você poucas vezes está focalizado na lente dos fotógrafos e as raras vezes em que isso ocorre, está sempre muito sério. sei que o ambiente exige seriedade, mas tenho observado outros adaptandos em alguns momentos descontraídos, inclusive em foto que você apareceu (sério). Espero que esteja bem e que esta seriedade seja somente em respeito ao local onde se encontra.
      saudades, estamos todos bem e sempre, sempre ligados em você e te buscando desesperadamente nas fotos, mas com muito pouco resultado positivo. DEus te abençõe, proteja e fortaleça seu espírito

    299. Erika Facuri disse:

      Bom dia Al.Areias!
      Como você havia citado no dia 17, gostaria de saber se os adaptadores serão liberados amanhã e que horas?
      Pois gostaria de me programar.
      Mais uma vez obrigada pela atenção de todos vocês do Jornal por nos deixar cientes de tudo durante essa adaptação.

    300. Natalia Martins Belo disse:

      Pessoal do Pelicano , que expectativa, estamos aguardando boas surpresas. Envie uma mensagem para o Pedro Heitor( Belo turma Golf)que passou muito rápido , para nós claro, o período de adaptação, e que queremos reve-lo assim que for liberado, feliz , com suas vitórias e conquistas alcançadas. Pedro vai um Trecho da música do Grupo Cidade Negra” Você não sabe o quanto eu caminhei para chegar até aqui, percorri milhas e milhas…” É assim que é a adapatação ..Um beijão, um abração da sua mãe, seu pai, seus irmãos, etc…

    301. Armando Mouaness disse:

      Srs. mais uma vez elogio este trabalho de divulgação maravilhoso, sem ele ficaríamos muito ansiosos por respostas e notícias. PARABÉNS !!! Por favor, uma mensagem ao meu filho ALLAN AHMED da Turma ALFA, tem vimos mais uma vez e ficamos muito felizes … pode ter certeza do nosso orgulho em o termos como filho e de suas conquistas. Srs adaptadores, já é certo a liberação deles neste fim de semana ?

    302. Rita de Cássia da Silva disse:

      Gostaria de saber se eles vão ser liberados realmente amanhã? Dia 20

    303. Lucas e Adriana disse:

      Vai Jojo!
      EStamos te acompanhando por aqui….
      Grande beijo

    304. jana disse:

      Alguma novidade sobre a liberação dos adaptandos??? grata!

    305. Erika Facuri disse:

      Adapt.Camilla Resende- Turma Foxtrot
      A cada dia ficamos mais felizes e orgulhosos de você!
      Tio Mauricio fala a todo momento que seu futuro será brilhante…
      Guilherme quer seguir seus passos…
      Tia Erika te deseja muita força,fé e garra…
      Te esperamos para abraçá-la e te encher de carinhos!
      Amamos você demais!

    306. Abelardo disse:

      Olá Pedro (Bastos)! Na onda parabenizo vocês “adaptandos”,e a este canal de interação que é o PELICANO,desejando pleno êxito e muito sucesso a todos,inclusive os musicais: NAVEGAR É “PRECISO”! VIVER NÃO É “PRECISO”!; SE A CANOA NÂO VIRAR – OLÊ OLÊ OLÁ – VOCÊS CHEGAM LÁ! Abraço. Abelardo.

    307. ANA PAULA disse:

      Boa Noite! Obrigada a o pessoal do Pelicano por nos trazer informações diariamente.Vocês vão informar quais os adaptandos estarão de serviço? Ou todos serão liberados?

    308. Vanessa Rodrigues disse:

      Olá! Ótimo trabalho postando essas fotos, equipe do jornal! Obrigada!
      é.. gostaria de saber se eles serão liberados amanhã mesmo? e se o forem, que horas seria isso..
      Obrigada desde já!

    309. Alexandra Nishiguchi disse:

      Estamos esperando alguma informação sobre a liberação dos adaptandos.. Obrigada!

    310. Danielle Paixao disse:

      Queria deixar uma mensagem para o Aluno Victor Castro da turma ALFA, amoooooooooooor estou morrendo de saudades, to esperando ansiosa pra que amanha chega logo, espero que voce esteja sentindo minha falta, mas logo vai passar, saiba que eu amo voce e estou aqui te esperando…seja aonde for

    311. GLAUCERESENDE disse:

      PARA CAMILLA RESENDE – TURMA FOXTROT

      FILHA! poder ver você numa das imagens nesta edição, conformou meu coração, pois a vontade de estar com você é muita, mas não se preocupe, logo estaremos juntas…
      VOCÊ está LINDA, VOCÊ é LINDA !!!   TE AMO   BEIJOS COM SAUDADES E MUITO ORGULHO!

    312. Vilma Siqueira disse:

      Adapt.of. Al. Raquel Amorim e equipe do Jornal Pelicano

      Este e-mail tem o objetivo de transmitir-lhes parabéns por esse empenho tão produtivo para pessoas que, como eu, são “marinheiro de primeira viagem”.
      Desejo destacar o grande profissionalismo e a extrema gentileza dos Adaptadores.
      Parabéns mais uma vez por ter atendido as solicitações e a prestação de esclarecimentos essenciais a nós. Pelo que lhes agradeço em nome de todo a família.
      Entendo não ser possível enviar tantas recados aos adaptandos, mas vale a intenção de vocês em nos confortar.
      Um abraço a todos, embora não nos conheçamos pessoalmente, tenho aprendido a admirar seu trabalho quanto aos boletins e artigos desenvolvidos.
      Obrigada pela atenção e carinho aos familiares de Letícia equipe Delta

    313. Maria Lucia de Paula Ribeiro Lago disse:

      À adapt Of Al Rachel Amorim e equipe Pelicano, agradecemos os artigos e as fotos.O importante é acreditar no que fazemos e claro, fazer bem feito! Parabens! Um grande abraço para vcs e para o nosso filho Rafael de Paula MENDES Lago da turma Alfa.Acompanhamos diariamente as informações e…o Thiago Neves volta ao Flu! Nilton e Maria Lucia Lago

    314. Bruno Arantes Martins disse:

      Recado ao Candidato-Aluno Barreto, da Turma Golf:

      Garra, irmão. Falta muito pouco agora. Lembre-se sempre de tudo o que passou para chegar até este grande momento. Como disse seu primo, Felipe Barreto, mantenha-se firme e quando pensar em desistir lembre-se dele, de sua cunhada Suzan e de mim, seu irmão, e o quanto já conquistamos em pouco tempo de carreira. Estou embarcado mas estou torcendo muito por você. Sua cunhada manda um beijo e muita força.

      Beijos, 2º Oficial de Máquinas Bruno Ricardo Arantes Martins.

    315. Marina disse:

      Nenhuma resposta ainda sobre o licenciamento???

    316. Rosane Walper disse:

      Bom dia! Sou mãe do Walper, turma Delta, não sabia da liberação dia 20, fiquei preocupada, pois somos de PoA, peço que avisem para Matheus ligar à cobrar para o Pai e Mãe e mandar n° da conta bancária. Matheus te amamos muito e nossa admiração por ti é grande. Bjs Obrigada. 

    317. Alessandra Dutra disse:

      Parabéns a todos do Jornal pelicano pelo excelente trabalho que estão fazendo nestes dias intermináveis de espera pelos nossos filhos, nos mantendo informados sempre que possível sobre a sua rotina. Tenório, meu orgulho e admiração é muito grande de vc meu filho, estou ansiosa para vê-lo com muitas saudades…até mais tarde!

    318. cristina barreto disse:

      Mais uma vez parabens a todos vcs adaptadores e responsaveis pelo jornal pelicano, pois fiquei bem mais tranquila vendo que meu filho estava bem.
      Por favor mande um recado ao leleo(aluno barreto da turma golf) ele é vitorioso e o mais lindo de todos.
      Não vejo a hora de chegar o momento de ver meu bebe .
      bjos a todos vcs e bom final de semana.

    319. francisco a. l. silva disse:

      Bom dia por favor informe se as turmas que estão em adaptação terão dispença hoje e que horas será desde já obbrigado

    320. Clara Oliveira disse:

      O trabalho do Jornal Pelicano é muito satisfatório para os familiares e amigos dos adaptandos. Muito obrigado pelo trabalho de vocês. 

    321. monica disse:

      francisco, esta escrito lá em cima, sairão hj no horário previsto as 18hs!

    322. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Perfeito, dona Monica, podendo sair mais cedo que isto.

    323. Al. Camila Valentim disse:

      Bom dia pais, familiares e amigos dos adaptandos!
      Informamos que os candidatos serão liberados hoje ao final da tarde, não temos um horário certo, mas até as 18 horas já terão sido liberados.
      Pedimos desculpas a todos que nos acompanham por não poder ter dado-lhes a resposta antes, pois realmente não tinhamos nenhuma certeza.
      Agradecemos por todos os elogios, e nos alegramos em saber que nossa atitude neste jornal está valendo muito!
      Obrigada

    324. Edivânia disse:

      Olá, gostaria de saber se o celular será liberado para os adaptantes somente na hora dispensa?
      Pois gostaria de entrar em contato com meu filho, para programar a vinda dele para casa!

      Obrigada.

    325. Edison Siqueira disse:

      Parabens a todos vocês da equipe do Pelicano por terem a capacidade e resistência de suportar essa saraivada de perguntas e mensagens a serem transmitidas. E por falar nisso, gotariamos que transmitissem ao nosso filho Rafael Siqueira,da Turma Charlie,um grande abraço e um beijo para o momento, desejando que o dia 28 logo chegue. Rafael lembra… Antes de ser um homem bem sussedido, tenta ser um homem de valor…

      Edison e Rosmari

    326. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Sim, Dona Edivânia. Momentos antes. Para ser mais exata, daqui a uma hora.

    327. Vanessa Janiszewski disse:

      Sou irmã da aluna REIKA JANISZEWSKI, por favor enviem esta mensagem a ela:

      Reika, estamos super orgulhosos de você ! e também morrendo de saudade !!! Você é um exemplo de mulher e tenho muito orgulho de você… te amo demais e estamos todos torcendo muito por você ! Mamãe, Daniel e Papai estão ansiosos para irem te visitar ai em sua primeira formatura (e estou louca para ver as fotos)! Reika, tenta sair mais nas fotos (ficamos super felizes quando encontramos um foto em que você sai nela rsrsrs). Força, irmã !!

      Muito obrigada, jornal pelicano, pela oportunidade de ver fotos e me comunicar  !!

    328. Ana Maria Ramires disse:

      Boa Noite a todos do Jornal Pelicano
      Obrigado por tudo até agora, das fotos postadas, das mensagens nossas recebidas por vocês e passadas a eles, por este cuidado e dedicação aos candidados e a nós familiares, que a todo momento estamos querendo saber notícias de tudo.
      Tenham um bom descanso neste final de semana e que voltem com esta mesma dedicação na segunda-feira, para continuar este lindo trabalho de interação entre ” PAIS, FILHOS, EFOMM E JORNAL PELICANO”
      Até daqui a pouco, agora vou aproveitar para ficar com meu filho.

    329. cristina barreto disse:

      Parabens a vcs adaptadores, apesar de muito cansado , meu filho está feliz, pois é isso que ele quer e vai lutar sempre pelos seus objetivos, acho que vcs tem feito um bom trabalho, tanto no jornal quanto na adaptação.
      Gostaria de fazer uma pergunta, está pergunta e minha, o meu filho nem sabe que estou escrevendo, mais gostaria de saber se as fardas podem ser levadas nos cabides , ou precisam ser levadas dentro da mala.
      Ele me disse que tem que ser levada na mala , mas mesmo assim gostaria de saber de vcs.
      agradeço a resposta.
      E bom final de semana a todos.

    330. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Nilton, poderá sim.

    331. Adapt. Of. Al. Willian Cavalcante disse:

      Olá, Cristina..É possível trazer nos cabides sim. Bom final de semana!

    332. Máira de Casemiro disse:

      Prezados Senhores; muito nobre a vossa atitude de nos manter de forma democrática informações de nossos queridos.
      Somos sabedores que dessa forma “eles” não passarão pelo vazio de adolecentes para adultos, tomando de início a conciência de que a vida requer restrições,sacrifícios e perseverança senão é impossível a conquista dos “3Ss” = SEGURANÇA, SUCESSO E SORTE!
      Ao meu amado afilhado adaptando JEAN CASEMIRO:…” a sua realização, felicidade e crescimento como cidadão fará eu acreditar cada vez mais que vale a pena educar, que não há outra fórmula de se construir um mundo melhor e mais justo”.
      Sua dinda te ama por demais e estarei sempre ao seu lado na busca da sua conquista e realização, cresça sempre com humildade, procure ser sempre o melhor pq o mundo tá precisando dos melhores, não esquecendo que para isso tenha conciência de respeitar ao próximo, tenha ÉTICA E MORAL, assim se consagrará. Bjs de quem te ama e curte muitão, Dinda Máira

    333. Eluse disse:

      Gostaria de dizer aos idealizadores do jornal pelicano que me sinto uma mãe muito privilegiada por contar com este veículo de informação tão bem elaborado, que nos deixam tão seguros e tão tranquilos sabendo que nossos filhos estão em segurança, dentro deste renomado Órgão. Em outros tempos não tínhamos esta regalia, porque ainda não podíamos contar com tal tecnologia. Portanto, àqueles que ainda criticam, lembrem-se é de agradecer a Deus por este privilégio e saibam que a preocupação exagerada com os filhos de nada adiantará. O que devemos fazer é orar incessantemente e confiar na providência Divina, que com certeza sairão vitoriosos. Um grande abraço e os meus agradecimentos a toda a equipe do Jornal Pelicano.

    334. Edna Cristina Barreto disse:

      adpt.of.al. willian , muito obrigada pela resposta.
      bom final de semana

    335. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Pode sim, dona Patricia.

    336. monica disse:

      boa tarde! essa semana eles voltarão no sábado após a entrega da platina? grata!

    337. Marta Elizabeth M. da Silva D. de Carvalho disse:

      Tivemos um fim de semana ótimo ao lado de nosso querido filho, que apesar de muito cansado, o que já era esperado,nos deixou um pouco menos apreensivos, pois o mesmo continua com muito empenho e otimismo em relação ao seu ideal.Demonstrou estar com muito mais garra, determinação para enfrentar essa última semana, que será decisiva tanto para ele quanto para nós.É o final do Período de Adaptação.
      A semana também promete muita expectativa para nós, pais, pois iremos ao encontro de nossos filhos para junto com eles comemorarmos essa vitória, que é por demais merecida.
      A todos os adaptandos e adaptadores desejamos uma semana de muita paz, alegria, união ,e sobretudo de muitas bênçãos divinas.Que a luz do Divino Espírito Santo desça sobre cada um de vocês iluminando-os, para que tudo por mais difícil que seja, se torne mais fácil.
      Fique com Deus, meu filho e até sábado.
      Por favor, tirem bastante fotos da turma DELTA. Ainda não vi meu filho DOMINGUES com o uniforme Cascatinha.
      Se puderem, tirem uma dele para mim. Muito obrigada. Um abraço a todos.

    338. Jussara Marinho disse:

      Parabéns e obrigada a todos, que tiveram a paciência e carinho para mostrar aos adaptandos a rotina que se espera deles como alunos e futuros integrantes da Marinha Mercante.
      Meu filho apesar de muito cansado,teve a certeza de que fez a escolha certa.Curti demais esse final de semana com ele. Obrigada pelos ensinamentos que deram a ele.Obrigada.

      Ele têm um irmão que trabalha fora do país, e só está em casa uma vez ao ano de férias e que calharam de ser neste mês de Janeiro. O pai dele trabalha embarcado, sem escala de trabalho fixa ou dias para ficar trabalhando, então para os dois será difícil participar das cerimônias e/ou comemorações de vocês, então neste caso eu que abriria mão de ir a Cerimônia da entrega da Platina.Como o convite é para duas pessoas, é possível irmos nós três?

    339. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Dona Jussara, claro que a senhora não vai faltar! Venham os três!

    340. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Monica, procede a informação. Voltarão para casa no sábado após a platina, mas na segunda antes das 6h já deverão estar aqui novamente para o começo do ano letivo.

    341. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Dona Ana Maria, procede a informação em parte. Quantos seriam?

    342. PAULO LIMA disse:

      Preciso saber se há a possibilidade de entrar 04 pessoas para assistir a entrega das platinas. Obrigado.

    343. Alcides Gomes de Souza disse:

      Prezados,

      Temos mais 02 filhos, gostaríamos de saber se podemos leva-los, já que o convite é destinado a 02 pessoas.
      Obs.: os 02 são maiores de idade.

      Grato,

      Alcides

    344. Jussara Marinho disse:

      Adapt. Of.Al.Raquel Amorim

      MUITO OBRIGADA.

      Boa Semana para todos.

    345. Luana Brocchieri disse:

      Muito bom,depois dessa etapa das 2 semanas, o final de semana foi incrível,em relação a escola foi só elogios,fico feliz por ter ficado tudo bem.

      MENSAGEM AO ADAPTANDO: PACHECO (TURMA BRAVO)

      Amor,te rever esse final de semana foi incrível.Infelizmente não vou poder presenciar essa sua primeira etapa que está se encerrando e também se iniciando né?! Mas saiba que estou muito orgulhosa de você.Te espero aqui no sábado. Um beijos ENORME,e uma ótima semana ! Fica com Deus . Te amo mozão ♥

    346. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Dona Ana Maria, pai, mãe e irmãos são prioridade. 10 pessoas é muita gente.

    347. Fernanda Amaral disse:

      Oi AdaptOf.Al. Raquel Amorim!

      Precisamos de uma orientação sua.Meu filho Claudio do Amaral Barbosa Dias – AMARAL da turma BRAVO,no dia 20 de janeiro dia do licensiamento nã recebeu o convite para a entrega da platina,me perece que na hora que vcs entregaram, ele e mais alguns adaptandos foram chamados pelo capital para escutarem que melhoraram e que sairiam antes das 18:00,quando ele voltou para a forma já tinham entregue os convites e ele acabou não falando com vcs para pegar os convites para sábado.Estou preocupada,quero muito ir,mas não sei se sem o convite vou ser varrada,teria como vc me ajudar,se precisar vou até ai e pego na portaria,não quero perder esse momento tão importante para todos.

      Um beijo e desculpa em ficar te pertubando
      e mais uma vez parabéns e meu muito obrigada a todos os adaptadores.

    348. monica disse:

      Adapt. of.al. Raquel Amorim

      Obrigada pela informaçao, mais porque tem que estar na segunda tão cedo? boa semana à todos@!

    349. Josi disse:

      Boa Tarde!  Gostaria que vcs enviassem um recadinho ao Felipe Souza ( Charlie).

      Irmão,quase não conversamos este fim de semana. Foi td mt corrido!! 
      Estou orgulhosa de vc! E torcendo mt,para que td corra bem!
      Fique com Deus!!  Bjs!!  Sua irmã Josi

    350. Monique disse:

      4/5 pessoas, pode ser ??

    351. Ana Maria Audi disse:

      Prezada Raquel,
      Obrigada pela resposta.

      Por favor,encaminhem esta mensagem para o aluno Morokawa da turma Golf:

      Querido,bastou você sair e a nossa casa ficou silenciosa de novo.Outra coisa,a comida está sobrando.È brincadeira!Continuamos pensando em você e torcendo.Temos certeza de que tudo vai dar certo.Espero vo\~e no sábado,bem bonito no seu uniforme branco e com o sorriso que eu amo no rosto.Lembre-se: Ö essencial é invisível aos olhos¨
      Muitos beijos,
      Sua mãe,Dona Ana.

    352. Vilma Siqueira disse:

      Adapt. Of. Al. Raquel Amorim

      Só temos a agradecer a equipe do Jornal Pelicano. Como fiquei feliz ao receber as mensagem… Saiba que já os ADMIRAMOS muito !!! Receber cada foto era uma SURPRESA, fez o meu dia muito mais feliz. Tomara que continuemos assim,  sempre trocando gestos de AMIZADE e CONSIDERAÇÃO.  DISTRIBUINDO CONFORTO as famílias.
      Mais uma vez obrigada pela parceria.Continuamos com muita saudades dela, pois moramos no Espírito Santo,só a veremos no sábado (28/01) mas em conversa por telefone, as palavras de nossa filha apesar do cansaço,  são impregnadas de VIBRAÇÕES,e de admiração pelo trabalho dos adaptadores,  por isso não devemos PERDER nenhuma oportunidade de manifestar bons sentimentos. Continuaremos portanto nesse canal de comunicação.     Apenas digo obrigada…

      FELICIDADES !!!

       Família da Aluna LETÍCIA equipe Delta       Vilma da Silva Siqueira (mãe) 

    353. Rosane Walper disse:

      Boa Noite!!! Foi muito bom ter falado ao telefone com meu filho, Matheus Walper da Equipe Delta, mas se possível digam à ele que fiquei muito orgulhosa de suas atitudes e que não vejo a hora de vê-lo pessoalmente na cerimônia de sábado. Eu te amo Walper!!! Bjs

    354. Sandra M.Santana Egea disse:

      Gostaria de saber o endereço,onde sera a entrega da platina,pois moro no parana
      e a hora que sera,pois preciso saber com urgencia para me agendar sou mae do Lucas Egea
       da  Turma Foxtrot.   

    355. concyr disse:

      Boa noite! Gostaria de agradecer a vocês adaptadores pelo que fazem pela minha filha Beatriz Formiga (turma Charlie) e pelos demais adaptamos. Neste fim de semana foram só elogios. O ideal dela continua firme e forte apesar do cansaço. Grata por tudo. Abraços afetuosos em todos os adaptadores.

    356. clecí disse:

      Adapt. Of.Al.Raquel Amorim
      Boa noite. Eu sou mãe da adaptanda MARINA TURMA ECHO, ela retornou para casa com os dois joelhos feridos, eu a ajudei a tratá-los da melhor forma possível, no entanto o tempo foi curto para a cicatrização. Estou preocupada e gostaria muito de saber se ela está bem, uma vez que as atividades exigem bastante esforço físico dos adaptandos, o que é natural.                                                                   Eu não liguei e pretendo não ligar para o telefone que vocês forneceram pois entendo que atrapalha. Sendo assim, eu gostaria que se fosse possível para você  e desde que não cause nenhum problema para minha filha, me fosse enviado alguma notícia dela, acho que você pode compreender minha apreensão.
      Independentemente da resposta agradeço pela atenção. 

    357. Danielle Paixao disse:

      Oi, Boa noite
      Queria deixar uma mensagem ao candidato aluno VICTOR CASTRO da turma ALFA,
      Oi amor, ja estou com saudades, desde que estamos juntos nunca deixamos de nos ver mais de 1 dia, esses 11 dias foram muito dificies, mas saiba que quando te vi sexta foi como nada estivesse existindo mais, problemas, saudades, a unica vontade que deu foi pular no seu pescoço e te abracar e ficar juntos, sabe que estou MUITO ORGULHOSA, tenho voce como espelho e vou passar nessa prova, estou contando os dias pra te ver e saiba de uma coisa, tem alguem aqui que a cada sexta feira que voce sair vai estar te esperando com um sorriso tao grande e cheio de carinho e a cada segunda feira de manha voce vai levar meu coracao, mas com a certeza de que quero te ter pra sempre meu amor, te amo muito.

    358. Jaqueline disse:

      Boa tarde! Gostaria de deixar uma mensagem para o Aluno Generezo, da Turma Golf, e pedir, por favor, que esta seja enviada ao mesmo. Amor foi muito bom matar a saudade que estava de você! Estou muito feliz de ver você lutando e correndo atras de seus objtivos, continue com esta garra buscando sempre o melhor! Estou aqui na torcida e em oração, pedindo a Deus que tudo de certo!Já estou cheia de saudades, e ansiosa para te reencontrar no sabado!! FORÇA!!! Te amo muito! Bjs

    359. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Clací, não sei se vai confortá-la, mas hoje na enfermaria só tem uma pessoa baixada e não é a Marina. Ela está bem. Confie.

    360. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Nosso reunir para o café é às 06:10 h!

    361. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Greice, traga-os.

    362. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Dona Sandra, e breve postaremos as informações relativas à Platina. Será no CIAGA mesmo.

    363. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Qual o nome do adaptando, dona Monique?

    364. Monique disse:

      Diego Pignan.. É por colocação ou coisa do tipo ?

    365. João Timoteo disse:

      Boa noite sou pai da adaptanda Tainá, da turma chrlie, gostaria que informassem a ela que estamos muitos orgulhosos(familia e amigos) e contagiados pela sua felicidade e vontade de seguir adiante. Filha um grande beijo. E aguardo dos senhores a confirmação do horário de sábado, um abraço para tds.

    366. João Timoteo disse:

      Em tempo: parabéns a equipe pelo ótimo trabalho, uma ótima noite para tds.

    367. Taiza disse:

      Recado ao Candidato-Aluno Lucas Araújo:
      Amor foi ótimo passar o final de semana com você, mas já estou morrendo de saudades.
      Muita força ai, você consegue, nunca desista de você.
      Te amo muito e estou aqui te esperando!

    368. clecí disse:

      Adapt. Of. Al. Raquel Amorim
      Obrigada pela compreensão. Continuarei orando na confiança de que DEUS continue dando forças e orientando minha filha para que tudo corra bem e que seja feita a vontade DELE sempre. Aproveito a oportunidade para solicitar a postagem de fotos, fico sempre na esperança de poder ver a MARINA e quando isso acontece é muito bom, acredite.  Mais uma vez agradeço a equipe do Jornal Pelicano pelo apoio prestado. Bom  dia e bom trabalho para todos.

    369. Gilmar disse:

      Felicito a todos os adaptadores pelo bom trabalho que vem sendo executado até o momento. Neste fim de semana, quando de licença, meu filho, o candidato aluno da turma Echo Almeida chegou, maravilhado com tudo que foi realizado, e com a convicção de que escolheu a carreira certa, fiquei muito feliz de saber que muita dessa certeza veio de vocês. Obrigado a todos! E peço que enviem um forte abraço de todos os seus a ele.

    370. Gabriela disse:

      Bom dia se puderem por favor passar o recado ao adaptando vilela (turma alfa) Amor saudade ta grande você faz muita falta, sobre a adaptação fique tranquilo eu te conheço bem e sei o quanto você é esforçado e derterminado nas coisas que se propõe a fazer, continue com esse jeito seu que é sucesso garantido, força agora nesse final que já está acabando.Fique com Deus amor não vejo a hora de te ver te amo.

    371. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Não, Monique. Por uma questão de organização, pedi o nome apenas para computar o número de alunos que irão trazer mais de duas pessoas. O seu email é esse mesmo?

    372. VANEIDE SANTA RITA disse:

      Boa tarde a todos adaptadores e parabéns pela orientação repassada aos candidatos. O final de semana que ficamos com nossa filha foi reconfortante, ficamos muitos felizes e confiante na alegria demonstrada pelo nosso amorzinho. Gostaria de saber de vocês se postarão mais fotos, pois pararam no décimo dia de adaptação. Nós pais aqui do lado de fora ficamos apreensivos, nervosos, mas quando vemos fotos de nossos filhos, ficamos felizes e menos preocupados, pois conseguimos mesmo que através de imagens ver nossas crias. Um grande abraço a todos e um bom final de adaptação.

    373. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Sim, dona Vaneide. Hoje faltou luz e não pudemos carregar as fotos ainda. Mas, em breve, as postaremos.

    374. aleandro e marilandes disse:

      favor passar ao candidato saviatto da turma bravo:¨”FILHO AMADO te amamos muito nao esquecemos de você um minuto sequer estamos anciosos para chegar sábado para te abraçar e te beijar muito.Já reservamos o hotel com piscina para você descansar juntinho com gente e pedimos todos os dias que Nossa Senhora lhe cubra com o seu manto sagrado.fique com Deus e sobre a proteçao do divino espirito santo.

    375. Samantha disse:

      Gostaria de saber se os alunos serão liberados para irem em casa antes da cerimonia do dia 28.
      Obrigada.

    376. Jaqueline disse:

      Olá, boa tarde a todos que organizam o Jornal Pelicano, gostaria de tirar uma duvida, com relação a data de termino da adaptação. De acordo com o calendário divulgado no site da EFOMM, a data de termino deste periodo será no dia 26/01/2012 sendo uma quinta- feira. Os alunos estarao sendo liberados em qual data exatamente? E quando poderão estar recebendo os celulares para que possamos entrar em contato? Desde já agradeço pela atenção e pelo espaço que vocês disponibilizam para tirar nossas dúvidas. 

    377. Miule disse:

      Boa tarde queria saber se os adaptandos serão liberados no dia 26 ou apenas no dia 28. E cada vez mais admiro vocês por estarem fazendo um ótimo trabalho. obrigada por tudo e tenha um maravilhoso dia!

    378. Sanye Soroldoni disse:

      Boa tarde Adapt. Of. Al. Raquel Amorim.
      Sou irmã do aluno Soroldoni Turma Bravo. Tenho acompanhado os recados dos familiares e,como a maioria, gostariamos de saber se, além dos meus pais,poderemos ir eu e meu irmão de 9 anos para a cerimônia da entrega da Platina.
      Desde já agradeço a atenção! 

    379. sergio moreira disse:

      Primeiramente, só tenho a agradecer a todos os adaptadores pela brilhante participação e
      responsabilidade na tarefa que lhes fora designada. Sou militar há 29 anos , e reconheço que a cada dia aprendemos mais, e por conseguinte , só tenho elogios a todos vocês, bem como ao meu
      filhão Moreira, da turma Bravo. Assim, espero ele que venha a ser um excelente aluno nesta conceituada instituição , respeitando sempre seus superiores , e auxiliando a todos que precisarem.
      Que Deus abençoe a EFOMM, e a todos que a intregram.

    380. CARLOS disse:

      Boa tarde gostaria de parabenizar o trabalho que os Adaptadores vem fazendo durante este periodo de adaptaçao,sei que é de grande importância para a formação desses alunos.Sou Pai do Adaptando Genteluci da Turma Bravo,e gostaria de saber se eu posso levar no dia da cêrimonia da entrega de Platinas,além de mim e minha esposa o seu avô,pois sei que meu filho ficaria muito feliz,desde já agradeço pela atenção
      Atenciosamente,
      Carlos Genteluci

    381. Deise Rocha disse:

      Adapt. Of. Al.Raquel Amorim, boa noite.
      Venho agradecer pelo trabalho de todos vocês pois pude observar em meu filho Gabriel Rocha (turma Bravo) uma postura muito madura,determinada e com muita motivação para continuar empenhado em concluir a Adaptação e se tornar um aluno da EFOMM. Gabriel teceu muitos elogios aos Adaptadores, que cumprem com suas tarefas de forma profissional, e não deixam de demonstrar respeito aos adptandos como aos civis que laboram no CIAGA, esta postura de educação, civilidade e respeito é o que todos os nossos brasileiros deveriam ter acesso, a oportunidade de vivenciar e aprender que somente pelo respeito, esforço e dedicação, podemos nos tornar seres melhores e mais preparados.Vocês tem uma missão muito bonita e é uma felicidade enorme ver Gabriel tão orgulhoso com tudo o que vem aprendendo e com as perspectivas futuras. Obrigada Desus os abençoe.

    382. Ruth Malvares disse:

      Boa noite, Adapt. Of. Al. Raquel Amorim.
      Fiquei muito feliz em poder abraçar o meu filho, mesmo por pouco tempo e ver que ele está feliz e decidido quanto a sua carreira.
      Não sei se a senhora sabe, o Malvares da Turma Charlie, passou na Academia do Barro Branco e hoje me ligaram, pois queriam saber se ele iria para lå. Gostaria de saber se eu poderia ligar para um dos telefones que meu filho deixou, para maiores detalhes, uma vez que ele precisa entrar em contato para desistência. Se puder, que horas poderia ligar?
      Desde já agradeço.
      Parabéns a todos do Jornal Pelicano.

    383. Gabrielle disse:

      Boa noite Adapt.Of.Al.Raquel Amorim, venho parabeniza-lós pelo ótimo trabalho que estão realizados com nossos futuros alunos, é lindo de se ver. Gostaria de aproveitar a oportunidade e peguntar se no dia da cerimônia de entrega da platina, além de irem meu pai e minhã avó, eu como irmã do adaptando posso ir juntamente com minha filha de 1 ano e meio. Desde já agradeço a atenção.

    384. Rita de Cássia da Silva disse:

      Adapt.Raquel estou um pouco apreensiva com o Camacho pois saiu daqui domingo,muito resfriado e com muita dor no corpo,só gostaria de saber se ele estar bem.Por mais agradeço e esperando ansiosa pelo dia 28.

    385. cristina barreto disse:

      boa noite a todos adaptadores e adaptandos, graças a Deus estamos chegando ao final desta primeira etapa, com sucesso, agradeço mais ums vez aos adaptadores por nos dar esta oportunidade e parabeniza-los pelo excelente trabalho. Peço com todo respeito que na medida do possivel avisar ao adaptando Barreto da turma golf que seu amigo Marlon que estudou com ele foi chamado para Escola Naval, pois ele estava torcendo muito por ele e ira ficar muito feliz em saber que seu amigo conseguiu o objetivo, um abraço a todos e obrigado.

    386. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Se não tiver serviço, sim, Samantha.

    387. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Jaqueline, os candidaos alunos, em breve alunos, serão liberados somente no sábado 28. Acerca dos celulares, ainda não temos informação.

    388. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Dona Rita, ótima notícia para senhora: Não tem ninguém baixado na enfermaria hoje! Ele está bem. Confie. Falta muito pouco agora.

    389. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Claro, Gabrielle!

    390. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Seu Lindom, família é prioridade. Pai, mãe e irmãos.

    391. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Dona Ruth, se realmente for necessário, a senhora deve ligar. Horário comercial… das 9h às 16h.

    392. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Seu Concyr, ela está ótima. É da minha turma de adaptação. Pode ficar tranquilo.

    393. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Dona Cassia Garcia, fique tranquila… não tem ninguém baixado na enfermaria. O que acontece, pai, mãe e irmãos são prioridade. O que foge a isso fica difícil.

    394. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Senhor, João, atenção, não se trata de informar. Digo que podem vir pai, mãe e irmãos. O que fugir a isso terá de ser analisado.

    395. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Sim, seu Carlos, traga-o.

    396. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Sanye, se os senhores são irmãos, tem prioridade.

    397. MÃE ANA MARIA BALBI disse:

      Boa Noite! Adapt. Of. Al.Raquel Amorim. Estamos felizes pelo tratamento de nosso filho e sei que esta sendo muto legal. Querida, gostaria de agradecer por tudo. E deixo esta linda mensagem pra você e todos Adaptadores.. “”Que em seu caminhar e também em todos os momentos de sua vida, você possa ter como companheira fiel, a mais bela das conquistas:
      “A SUA FELICIDADE”. Uma bjokas a todos voces e obrigada por tudo. Fiquem sempre na presença do Senhor.

    398. Beatriz Moro disse:

      Adapt. Of. Al. Raquel Amorim, sou mãe do adaptando Valentim – Turma Bravo. Meu filho saiu de casa no domingo apresentando uma tosse significativa. Apesar de que tenha sido medicado, sinto-me preocupada com sua saúde. Você sabe como são as mães!!!! Se possível, gostaria apenas de ser informada se ele está bem.
      Aproveito para , mais uma vez ,agradecer o carinho e o respeito com que temos sido atendidos por vocês , adaptadores, durante esses dias de apatação.
      Obrigada, muito obrigada! Beatriz Moro

    399. Ivan Araujo disse:

      Lucas Araujo. meu filho que Deus te de forca garra e te abençõe. nos te amamos muito beijos sua mãe sue pai Bia Izabela Wallace..

    400. Patricia Aragão disse:

      Bom dia a todos!!!
      Estou muito feliz pelo meu filho, vez que, estamos já na reta final. Nós os pais, também passamos por uma adaptação, pois este período é muito sofrido, uma angustia nos cerca a todos os momentos. Por isso eu e minha família agradecemos imensamente a dedicação, e a paciência de vocês adaptadores conosco e com nossos filhos.
      Se for possível diga ao meu filho Adapt.  Aragão Turma FOXTROT que eu o Amo, tenho muito orgulho dele, e apoiamos sua escolha. Oramos incessantemente por ele. Ah!! que seu irmão não quer mais ser desembargador, vai entrar p/ EFOMM.
      Bjus.
       Te amamos  muito e até sábado.

    401. Jussara Marinho disse:

      Adapt. Raquel Amorim.
      Bom Dia.
      É com imenso prazer que visito todos os dias(diversas vezes,diga-se de passagem) essas páginas e vejo e revejo as fotos e os comentários feitos.
      Fico sabendo um pouco do meu filho e muitas vezes recebo respostas para perguntas que gostaria de fazer, pelas conversas; como é interessante e tranquilizante. Estava preocupada pois ele voltou com um princípio de gripe; quando um estava baixado na enfermaria fiquei apreensiva,mas hoje meu coração ficou leve, pois não tem ninguem na enfermaria.
      Parabéns e obrigada por esse tempo que voces nos dedicam, além de cuidar de nossos filhos.

      Gostaria que transmitisse ao Teles da Turma Alfa: Que estamos aguardando impacientes pelo sábado, saudades imensas e a minha benção, Deus que os abençoe, Ilumine e Guarde.
      Ele não sabe que você liberou a minha ida no sábado, estava combinado com ele que só iriam o pai e o irmão.

    402. Ana Maria Balbi disse:

      Bom dia!

      Aos adaptadores, mandei ontem a noite um comentario em forma de mensagem e hj pude ver que nao fora publicado. Mas não faz mal. Estamosa felizes com o desempenho de todos voces e de nosso filho tb o Adapitando Balbi da turma Bravo. Obrigada de coração por tudo.
      Tenha um otimo e abençoado dia.

    403. GREICE BARROS disse:

      Caros Adaptadores: Gostaria de saber como está sendo o desempenho de minha filha na adaptação, Caroline Vieira, Turma Foxrtrot.
      Poderiam dizer para ela que nós a amamos e que temos certeza que tudo dará certo? Muito obrigada pelo apoio e atenção de vocês!

    404. monica disse:

      e também gostaria de mandar um recadinho pro meu filho o DRUMOND, diga à ele que aquela frase que eu sempre dizia à ele ” QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA” pois é nós acreditamos e com a sua dedicação e esforço ele esta ai e que ele é mais que um filho ele é o meu melhor amigo, estou muito orgulhosa dele! obrigada!

    405. Adapt. Of. Al. Willian Cavalcante disse:

      Desculpe, Senhora. Mas, infelizmente, nao conseguimos ficar aqui o tempo todo aprovando comentários. Obrigado pelos elogios. Todos agradecemos. E, mais uma vez, desculpe-nos.

    406. Adapt. Of. Al. Willian Cavalcante disse:

      Olá, dona Beatriz. O candidato Valentim passa bem, por sinal. Agradecemos a visita e continue nos acompanhando, inclusive durante todo o ano! Obrigado.

    407. Beatriz Moro disse:

      Adapt. Of. Al. Willian Cavalcante
         Muito obrigada por haver respondido à minha questão concernente à saúde de meu filho, Valentim – Turma Bravo. Agora , sinto-me tranquila e pronta para estar junto a ele na cerimônia da plantina. É uma grande vitória para todos. É a concretização de momentos com os quais sonhamos juntos! 
       Obrigada a todos vocês e parabéns pelo belo trabalho!
                             Beatriz Moro

    408. JOSAFA disse:

      Meu filho esta na adaptação do CIABA. Quero parabenizar todos que fazem este belissimo trabalho do JOrnal Pelicano, vejo este jornal todos os dias e a forma com que os pais se correspondem com os adaptadores e com o jornal e as respostas quase que imediata, que trabalho importante e bonito. Todos estão de parabéns e se vocês são bons assim imagino como oficiais da Marinha Mercante. o País esta muito bem representados na Marinha Mercante. Fazem a diferença. show de bola.

    409. Ruth Malvares disse:

      Boa noite, Adapt. Of. Al. Raquel Amorim.
      Gostaria de saber, se possível, qual o horário do término da Cerimônia, pois moro em São Vicente SP e preciso comprar a passagem de volta pois minha filha irá trabalhar no domingo pela manhã (7:30h). Desde já agradeço.

    410. concyr disse:

      Adapt. Of. Al. Raquel Amorim e demais adaptadores,
      Muito obrigado pela notícia que minha filha Beatriz Formiga (Turma Charlie) está bem. Vocês são ótimos!!!!! Estou tranquila, pois sei que ela (minha filha) está em boas mãos. Boa noite para todos!!!!

    411. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Ruth, a cerimônia costuma começar às 10h e terminar por volta de 11:30h.

    412. Sandra Ribeiro disse:

      Ao Aluno, Israel Guedes

      Não vou poder estar ao teu lado nesse momento tão importante, mas eu sei que você sabe o quanto eu estou feliz por tudo isso… Parabéns meu amor!!!!
      Você é muito importante pra todos nós!!!!
      Tenha força, seja firme…
      Boa Prova!!!!

      saudades imensas de vc!!!

      Beijos,

    413. Marcos e Rose disse:

      QUEREMOS ELOGIAR A ATENÇÃO NOS DADA PELO ADPT.OF.AL.WILLIAN CAVALCANTE NO DIA 20 DO CORRENTE,QUANDO OCORREU O 1º LICENCIAMENTO DO ADAPTANDOS, VOCÊ ESTA DE PARABENS.

    414. Ana Maria Audi disse:

      Olá Adapt. Of. Al. Raquel Amorim,
      sou a mãe do adaptando Morokawa, turma Golf
      gostaria de avisar que ocorreu tudo bem na operação, a recuperação está muito boa, e dependendo amanhã talvez já irei para o quarto.

      Boa noite e agradeço.

    415. Adapt. Of. Al. Willian Cavalcante disse:

      Obrigado, Senhores.

    416. Adapt. Of. Al. Willian Cavalcante disse:

      A mensagem já foi enviada. Ele ficou emocionado com a notícia e agradeceu bastante! Mantenha contato.
      Tudo de bom para a Senhora. Boa recuperação.

    417. Adapt. Of. Al. Willian Cavalcante disse:

      A candidata Caroline Vieira tem um ótimo desempenho. Sempre disposta a aprender e ensinar. Sabe lidar com situações sérias e descontraídas. É muito querida pelos campanhas de turma.
      Continua nos acompanhando!

    418. Samantha Samara disse:

      Sei que os familiares tem prioridade (pais e irmaos) mas e no caso de haver uma namorada!? Haveria muito problema se ela fosse? Meu namorado está em adaptação e como os senhores o disseram ele só pretende levar os pais. Gostaria de saber se haveria algum problema se eu fosse, é realmente muito importante para mim ve-lo nessa nova fase, afinal tenho acompanhado todo o processo dele até chegar ai, mas não gostaria de causar nenhum problema. Se possivel, gostaria de uma resposta relacionada a isso. Obrigada desde já.

    419. Samantha Castro disse:

      Gostaria que encaminhasse o recado ao Thalis Gilaberte da turma Golf:
      Só mais alguns dias até a sua tão esperada platina, que tudo corra bem ai dentro, estou sempre com você, e vc sabe disso, força! Falta pouco, dia 4 já está chegando. Beijos, eu te amo!

    420. Marco & Ana disse:

      Bom dia,
      Gostaria de saber se seria possível participarem da cerimônia de entrega da platina, além de pai, mãe e irmão, os avós paternos, pois seria de grande motivação e alegria para o Raphael Sales (Equipe Hotel), já que até promessa a avó fez para que ele entrasse para a EFOMM.
      Desde já agradeço sua atenção.
      E novamente, parabéns a vocês pelo trabalho realizado junto aos pais e adaptandos.

    421. Beatriz Moro disse:

      Adapt. Of. Al. Willian Cavalcante
           Acabo de ver as últimas fotos enviadas e, em algmas delas , me filho aparece. Como é bom vê-lo e saber que está feliz com a vida que escolheu. Parece que teremos mais um “empurrador de água” vindo por aí!!!
      Obrigada , mais uma vez.
      Beatriz Moro – mãe do adaptando Valentim – Turma Bravo

    422. Priscila Magalhães disse:

      Parabéns ao jornal Pelicano pelo trabalho desenvolvido ao longo deste período, por gentileza entregue a seguinte mensagem:

      Ao LELIS da Turma Hotel

      Força meu amor, agora falta pouco, não esqueça, você nunca está sozinho Deus está contigo, eu oro por você todos os dias. Saudades, te amo muito… Não vejo a hora de estar contigo e poder te abraçar. Até sábado Beijos! 

      Priscila Magalhães

    423. katia disse:

      sou mãe do candidato Alvim,por gentileza diga a ele que se mantenha forte e que estamos torcendo por ele, e que ele é o orgulho do seu pai. muito obrigado

    424. Mariana disse:

      Namorada sem chances de ir né na cerimonia ?

    425. Clecí Melo disse:

      Equipe do Jornal Pelicano

      Boa tarde. Desculpem-me o incômodo, mas será que haveria possibilidade de que me seja enviada notícia se minha filha MARINA TURMA ECHO está bem? Preocupação natural de mãe, uma vez que não a vejo nem em foto desde o retorno no domingo, se é que me entende. Caso não seja possível eu entenderei, continuarei orando e observando as fotos gentilmente postadas por vocês na esperança de poder vê-la. De qualquer forma parabenizo por todo apoio prestado nestes dias por toda a equipe aos familiares. Muito obrigada. Que DEUS ilumine a todos nós.

    426. Rosane Walper disse:

      Boa tarde! Parabenizo mais uma vez o trabalho da Equipe do Jornal Pelicano, as notícias são sempre bem vindas. Se possível digam ao Matheus Walper, da equipe Delta, que estou fazendo contagem regressiva para vê-lo, a saudade é demais, nós o amamos muito. Bjs e obrigada

    427. LUCIANA VIEIRA disse:

      Boa tarde admirados Adaptadores, Que continue abençõando vocês sempre, nessa linda trajetória de sucesso, garra, e força de vontade. Gostaria de saber se na cerimônia da entrega de platina, podem ir além dos pais, a avó e a irmã, devido somente terem dois convites.

      Obrigada desde já

    428. Erika Facuri disse:

      Boa tarde Adapt.Of.Al.Willian Cavalcante.Acompanho a todo momento o Jornal Pelicano,atrás de informações,fotos,etc…Parabéns pelo trabalho de vocês!Ameniza a saudade e conforta o coração.

      Gostaria de pedir a gentileza de enviarem a mensagem para a Adapt. Camilla Resende -Turma Foxtrot:

      Estou muito feliz por ver sua postura, determinação,força e garra!
      Continue assim minha linda!
      Te amo imensamente
      Bjs de sua Tia/Madrinha/Mãe

       Peço encarecidamente, que esta mensagem chegue a ela, pois eu já escrevi várias vezes e ela não havia recebido nenhuma!
      Obrigada

    429. Nicole disse:

      Boa tarde, gostaria de saber quando os celulares serão devolvidos.

      Obrigada.

    430. Mônica Carneiro disse:

      Aluno Dauzacker: Orgulho e Saudades..Bons ventos o levem e bons amigos o tragam sempre. seus pais e irmãos

    431. gilberto silveira disse:

      Á TODOS VOCÊS QUE COM DEDICAÇÃO E RESPEITO ENTENDERAN TODA A AFLIÇÃO DE NOS SIMPLES E MORTAIS PAIS, RECEBAM COM CARINHO UMA CONDECORAÇÃO SIMBOLICA DE HONRA AO MÉRITO PELO EXCELENTE SERVIÇO PRESTADO AO LONGO DESTE PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

    432. Elisama, Marcos Aurélio e Marcos Augusto disse:

      Para o adaptando Teotonio, turma Charlie,
      Você me lembrou o Leõnidas quando jovem, que não titubeou diante das feras e das adversidades da natureza. Raul, cada vez mais nos convencemos de sua força e garra. A Efomm terá em você um dos maiores exemplos de aluno, profissional, homem e cidadão. Sua família não consegue se conter de saudade e orgulho.
      Casaca!!!!!!

    433. matheus martins belo marino disse:

      boa noite, gostaria de deixa uma mensagem para o meu irmão o aluno Belo da turma Golf, já que eu não poderei ir na entrega da platina, pois moro em belém. Pedro Belo Parabéns, por essa sua vitoria, sei que é dificil, mas sustenta. FORTUNA AUDACES SEQUITUR, nunca esqueça disso. abraço do seu irmão.

    434. Adapt. Al. Hérika Paixão disse:

      ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS

      Finalmente amanhã é o grande dia. Até agora, muito suor foi escorrido, muitas lágrimas derramadas e, após longas 3 semanas, está chegando um dos dias mais importantes da vida de cada Candidato: a tão sonhada cerimônia de Entrega de Platinas. Orgulhem-se de seus filhos(as), netos(as), sobrinhos(as), namorados(as), pois chegar até aqui não foi uma tarefa fácil. Orgulhem-se por serem fortes, orgulhem-se por saber que eles serão Oficiais da gloriosa Marinha Mercante. 
      Obrigada pela confiança de todos que nos acompanham aqui no Jornal Pelicano e pelo reconhecimento do nosso trabalho. Todos os adaptadores estão aqui voluntariamente, porque se dispuseram a ensinar aos Candidatos o pouco que sabem, e o mais curioso é que também aprendemos muito com eles. As férias de janeiro não foram perdidas, muito pelo contrário. Ser Adaptador é ter ganho um diferente mês de janeiro, é chegar oficialmente ao final das férias com o pensamento de missão cumprida.

      Parabéns a todos os Candidatos-Alunos, em breve Alunos do 1o ano da EFOMM da Turma 2012. Bons ventos e mares tranquilos.

      Adapt. Al.Hérika Paixão

    435. Erika Facuri disse:

      Parabenizo a todos vocês Adaptadores pelo desempenho,pelas mensagens através do Jornal Pelicano,e por toda atenção dada aos familiares dos candidatos.
      Felicidades  todos!

    436. Elza Campos disse:

      Senhores adaptadores, muito obrigada pela atenção, carinho e tempo dedicados aos futuros alunos. Muito obrigada pelas fotos!!! Grande abraço, Elza Campos (mãe do aluno Bruno Campos – turma Alfa)

    437. GREICE BARROS disse:

      GOSTARIA DE AGRADECER IMENSAMENTE A TODA A EQUIPE DE ADAPTADORES PELO TRABALHO DEDICADO E INCANSÁVEL DE COMPARTILHAREM COM NOSSOS FILHOS (ESPECIALMENTE MINHA FILHA, CAROLINE VIEIRA BARROS, TURMA FOXTROT) NÃO SÓ OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS AO LONGO DO CURSO, MAS, ESPECIALMENTE, CADA LÁGRIMA DERRAMADA, CADA DOR NO CORPO E NA ALMA E A FELICIDADE PELA PRIMEIRA DE MUITAS VITÓRIAS ALCANÇADAS! QUE DEUS ABENÇOE RICAMENTE A TODOS E, POR FAVOR, DIGAM A MINHA FILHA QUE ELA É MARAVILHOOOOOOOOSA!

    438. monica disse:

      Obrigada à todos os adaptadores pelo trabalho feito!

    439. Rosane Walper disse:

      Agradeço em nome da Família Walper a dedicação de todos adaptadores!!! Amanhã verei meu querido Matheus, que estou louca de saudades!!! Muito obrigada.

    440. Beatriz Moro disse:

      Adapt. Al.Hérika Paixão e demais adaptadores.

          Sim, amanhã é o primeiro de tantos grandes dias que virão e, certamente, este não seria possível sem a voluntária e indispensável ajuda de cada um de vocês, adaptadores, que dividiram muito de seu tempo, de suas experiências  com nossos filhos que desbravaram mares nunca dantes navegados. 
           No início foi difícil, mais para nós que para eles. Nunca é fácil soltar amarras, puxar o ferro. Ficamos à deriva com nossos sentimentos. Bombordo, boreste…que rota seguir? A carta na mão, o coração na mão, a dúvida e a saudade no peito.
           Vocês foram nossos práticos! Guiaram nossos barcos a salvo para um porto seguro. Tiveram a paciência, a sensibilidade e a destreza para conviver diariamente com mães, pais , irmãos ansiosos por notícias. Mas que fossem as melhores! Só queríamos as melhores! E elas vinham nas fotos , nas rotinas que vocês generosamente nos doavam. 
           Certamente não teremos como agradecê-los, mas creiam , ficarão  na lembrança de cada um de nós, no respeito de nossos filhos e no reconhecimento de todos .
           Obrigada, senhores adaptadores! 
           Nós vibramos por vocês!!!!!!!!
              Beatriz Moro – mãe do adaptando Valentim – Turma Bravo

          

    441. VANEIDE SANTA RITA disse:

      Boa tarde a todos adaptadores. Gostaria de agradecer a todos vocês pelo aprendizado que foi passado para minha filha, sei que foi dificil no inicio, pois ensinar a uma pessoa que nunca passou por tal situação é um pouco complicado, mas contudo compensador, porque sei que qualquer pessoa,que teve contato com minha querida filha, logo saberá que naquela menina a uma pessoa de muito brilho,caráter, generosidade, alegria, garra e uma enorme vontade de aprender.Te amamos meu amor, parabéns, por esta etapa vencida,de sua mãe e de seu pai.

    442. Natalia Martins Belo disse:

      Mãe do Aluno Belo (Turma Golf) fiquei emocionada com a mensagem da Al.Hérika Paixão, sobre o orgulho de ter um filho conquistando seu lugar ” e em um novo e um imenso mar de boas surpresas, de conquistas, de situações inesperados e o melhor um grande amor pelo que irá fazer…Como falam a ficha está caindo, e as vezes não acredito que estamos vivendo este momento lindo, mas é bem bacana ter está sensação. Que não é só minha do seu pai, dos seus irmãos, cunhadas, tias, madrinhas,mas de todos os pais em que os filhos estão na mesma condição. Enfim o vazio da casa, da cama , a geladeira cheia de comida, é tudo em função do projeto de ser um Oficial da Marinha Mercante. Um forte abraço a todos do Pelicano, e ao ” meu garoto” que está um grande homem de uniforme nas fotos do jornal.

    443. Marcos Aurelio e Rose disse:

      Agradecemos ao NOSSO SENHOR JESUS CRISTO por ter nos dado forças para nos adaptar a ausencia dos nossos filhos durante a adaptação.Ao comando, comandados e funcionários por receber os adaptandos como membros da família mercante.Aos adptadores pela força,garra ,coragem, disciplina…e paciencia de ensinar o que sabem aos candidatos.Aos futuros alunos,se vocês percorrerem o caminho de seus sonhos, comprometam-se com ele.Não deixem a porta aberta nem usem desculpas como AINDA NÃO É ISSO QUE QUEREMOS.Essa frase guarda a semente da derrota.Assumam seus caminhos.Mesmo que dêem passos incertos, saibam que pode fazer melhor. Se aceitarem suas possibilidades no presente, vai melhorar no futuro. Mas, se negarem suas limitações, jamais se verão livres delas.Enfrentem seus caminhos com coragem, sem medo de críticas. E não paralisem pela própria crítica.Deus estará com vocês nas noites insones e enxugará com SEU AMOR as lágrimas.
      Com força,com garra e muita disciplina é assim que a turam GOLF vai ganhar sua platina.Raça, união e determinação, somos guerreiros GOLF vibrando de emoção.Marcha!Marcha!Com empolgação!Se não aguenta o tranco pede baixa apagadão!Nos pátios do CIAGA,fazemdo o chão tremer bradamos e vibramos, turma GOLF já venceu.
      Ao meu filhão, Marcos Dis, ai vai a canção que você pediu:
      Como ovelha perdida, pelo pecado ferida,eu te suplico perdão ó bom pastor.
      Kyrie Eleison, Kyrie Eleison, Kyrie…Eleison.
      Como o ladrão perdoado, encontro o paraiso ao teu lado,
      Lembra-te de mim, pecador por tua cruz,
      Christie Eleison, Christie Eleison,Christie…Eleison
      Como a pecadora caida, derramo aos teus pés minha vida,
      Vê as lágrimas do meu coração e salva-me
      Kyrie Eleison, Kyrier Eleison, Kyrie….Eleison

      Beijos nos te amamos.

    444. Família do Caio Augusto disse:

      Queridos adaptadores. Queremos neste momento expressar nossos votos de gratidão, e dizer que mesmo sem conhecê-los, sentimos uma intimidade gostosa junto a todos, a ponto de poder dirigir-lhes vez por outras, mensagens aos nossos, sabendo que estamos entregando algo muito valioso a alguém a quem muito confiamos. Vocês tem sido nossos porta vozes, e se assim não fosse, essas três semanas teriam sido muito mais difíceis para todos nós pais e familiares desses bravos guerreiros. Desejamos poder amanha ter o imenso prazer de também abraçá-los e agradecê-los pessoalmente pelo muito que estão fazendo. Desejamos e sabemos que todos terão muito sucesso em suas carreiras, pois nos demonstraram essa capacidade de desprendimento e realização pessoal, mas com foco no crescimento do próximo, o que tem um valor inestimável. Considerem-se vencedores. Temos muito apreço por todos vocês. Um forte abraço e ate amanhã. Fiquem com Deus.
      Serafim, Leila, Ana e todos que quiserem ser portados desta mensagem.

    445. Yan Sá disse:

      Com muito orgulho vejo meu irmão Viktor Sá concluindo a etapa de adaptação para ser aluno do 1o ano da EFOMM. Tenho certeza, que os momentos passados com os colegas veteranos que, voluntariamente assumiram o importante papel de preparar os iniciantes nos caminhos da gloriosa profissão de Oficial da Marinha Mercante, serão eternamente lembrados e registrados com relevante reconhecimento, pois esses momentos de adaptação serão os alicerces da carreira. Quem sabe um dia estarei também passando por uma adaptação e se tiver sucesso lograrei ingresso na Marinha Mercante. Parabéns aos Adaptadores, aos adaptandos e em especial um forte abraço e votos de sucesso ao meu irmão em sua nova carreira.

    446. concyr disse:

      AOS SENHORES ADAPTADORES E DO JORNAL PELICANO
      Sinto-me honrada em ter conhecido vocês (mesmo que por este meio) durante estes dias. Agradeço eternamente por tudo que fizeram e fazem. Um trabalho maravilhoso e digno. Vocês são excelentes!!!!!!! Desejo à vocês todo o sucesso do mundo, muita saúde e felicidades. Tenho um orgulho imenso da minha filha Beatriz Formiga e agora tenho orgulho de saber de existem pessoas como vocês. A Marinha Mercante está de parabéns. Deus abençoe vocês!

    447. Ana Maria Ramires disse:

      Ao Jornal Pelicano
      Bom Dia mais uma vez, mas agora com a certeza de que o meu filho está sendo bem direcionado na vida profissional e se tornando cada vez mais um homem de fibra e capaz para representar a Marinha Mercante aonde ele estiver. A EFOMM é uma família a qual complementa tudo que nós pais queremos para nossos filhos, mesmo que na hora das despedidas ao deixá-los na porta da Escola a saudade já começa a apertar novamente, mas vamos nos acustumar com isto.
      Gostaria de agradecer a palestra que tivemos com o Contra Almirante no auditorio, foi de uma valia muito grande, pois senti nas palavras dele e no seu olhar, um carinho com seus alunos como se fossem seus filhos, isso me deixou muito confortável. Eu gostaria de ter agradecido a ele pessoalmente, mas o tempo foi curto para tantas emoções, se possivel passem a ele os meus agradecimentos.
      Obrigado por enquanto, e para não perder o costume mando um beijo para meu filho Ramires.

    448. Andre Marino disse:

      Agradeço antecipadamente á equipe do Jornal Pelicano, pelo empenho e afinco com que realiza a cobertura do “evento”, que é a adaptação e a formação destes jovens. Gostaria se possível de comunicar ao Iniciante Pedro Belo, que é com muito orgulho que o vejo trilhar este caminho. Saibas que mais importante que o destino da jornada é o caminho pelo qual ela foi trilhada. O verdadeiro vencedor esquece que está numa corrida, apenas ama correr. Sinto muito orgulho de ti. Continue assim. Citando MMBM Sustenta! Grato ao Pelicano e sua equipe editorial, pelo espaço e dedicação. 

    449. João Otávio de Souza disse:

      Ficamos muito felizes ao encontrarmos nossa filha Aluna Luciana Santos na cerimônia da Entrega da Platina, pois tivemos a certeza de que a mesma encontrou o seu caminho na EFOMM e o principal de tudo isso é que ela está muito feliz (apesar do cansaço no período de adaptação), isso é o que importa para nós! Agora com o início deste novo período vamos continuar torcendo e incentivando-a para que ela permaneça firme no seu propósito e ao final de tudo ela possa olhar para trás e dizer que é uma vencedora. Agradecemos ao Jornal Pelicano por fazer esta ligação entre o dia a dia dos alunos e nós pais que estamos longe. Peço também que não se interrompa, se possível, este canal de comunicação, só assim matamos a saudade de nossos filhos. Parabéns a toda a equipe de adaptadores que souberam incentivar e ao mesmo tempo moldar os novos alunos. Parabéns pela cerimônia de Entrega das Platinas, que apesar de não ter sido como os alunos esperavam, para nós pais já bastou ver a felicidade dos nossos filhos. Parabéns a equipe do Jornal Pelicano pelo seu trabalho.