• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1982
    Cerimônias, EFOMM » terça-feira, 4 de outubro de 2011 »
    Dia Marítimo Mundial

    No dia 29 de setembro de 2011 ocorreu no CIAGA o Dia  Marítimo Mundial contando com a participação do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, o Diretor Geral de Navegação, Almirante-de-Esquadra Marcus Vinícius Oliveira dos Santos, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Leal Ferreira, diversas autoridades marítimas, militares, o Corpo de Alunos da Escola de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), jornalistas da área e convidados civis.
    O Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Álvaro José de Almeida Júnior, leu a mensagem do Secretário-Geral da Organização Marítima Mundial (IMO), Efthimios Mitropoulos, cujo tema foi o combate à pirataria. O Vice-Almirante Leal Ferreira fez a leitura da Ordem do Dia. Após a leitura foi realizada a entrega do Distintivo de Comodoro ao Capitão de Longo Curso Nilson Ferreira Nunes Filho, pelo Comandante da Marinha. Para isso, é preciso que o agraciado tenha, no mínimo, 53 anos de idade, seja Capitão de Longo Curso há mais de 10 anos, além de, pelo menos, quatro anos de comando efetivo como CLC, ter o Curso de Estratégias e Políticas da Escola de Guerra Naval, Escola Superior de Guerra ou curso de Pós Graduação em área correlata.
    Em seguida ocorreu simbolicamente a colocação de um arranjo floral no busto de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, patrono da Marinha Mercante, por ter sido pioneiro da construção naval brasileira e contribuído significativamente para o desenvolvimento do transporte marítimo no Brasil.
    Após a cerimônia de entrega dos distintivos, os agraciados, autoridades marítimas e militares e convidados passaram à parte que fica atrás do bloco do comando do CIAGA, onde aconteceu a plantação de  Ipês, cada um simbolizando um navio que foi torpedeado durante a Segunda Guerra Mundial, como o Navio Mercante Comandante Lira, atacado pelas forças do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial e o sétimo navio atacado desde o início do ano de 1942. Foi cantado o hino da Marinha Mercante pelo Coral dos alunos da EFOMM enquanto acontecia essa homenagem e dessa forma se encerrou a cerimônia.

    Al. Rhavine e Al. Lis

    Comentários

    Outras matérias interessantes...