• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2771
    Cerimônias, Esportes, Mundo » sexta-feira, 8 de julho de 2011 »
    Inaugurada Vila Branca para os Jogos da Paz

    FachadaPara alojar os atletas dos Jogos da Paz – 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, Rio 2011 – foram construídos três conjuntos habitacionais: a Vila Azul em Campos dos Afonsos com 402 apartamentos, a Vila Verde em Deodoro com 408 apartamentos e a Vila Branca em Campo Grande com 396 unidades. Juntas, as três vilas oferecem 8.332 leitos em um total de 106 blocos.

    A Vila Naval do Guandú do Sapê (Vila Branca) foi inaugurada pela Marinha do Brasil no dia 5 de julho em uma cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, que contou com a presença de Almirantes, Comandantes de Organizações Militares, Autoridades Civis, Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Federações e Confederações esportivas relacionadas aos jogos.

    “A construção da Vila Branca mostra muito mais que uma bela estrutura arquitetônica, pois agrega o empenho e a dedicação de todos os civis e militares que nela trabalharam com afinco para cumprirem prazos e metas, elevando assim o nome do Brasil e da Marinha do Brasil” disse o Almirante de Esquadra (FN) Marco Antônio Corrêa Guimarães, Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e coordenador da Marinha do Brasil para os V Jogos Mundiais Militares, durante a leitura da Ordem do Dia.

    ApartamentoOcupando uma área total de 81.836,99 m² e uma área construída de 65.982,28 m², a Vila se situa em um terreno na área do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA). Com 22 blocos de três pavimentos, possui 476 vagas de estacionamento, salão de festas com cozinha, sala de administração, áreas de lazer urbanizadas, quadra de esportes, playground para crianças, churrasqueira, restaurante com capacidade para 912 atletas, salas de reunião, musculação, acesso à internet, centro de serviços religiosos  além de excepcional área verde de 11.046,33 m², com um total de 448 mudas plantadas.

    São 396 apartamentos de cerca de 112 m², com três quartos, varanda e dependências de empregada destinados aos competidores do pentatlo naval, boxe, vela, orientação e taekwondo. Até 8 atletas poderão se hospedar em cada unidade usufruindo do máximo de conforto. Futuramente as instalações servirão como moradia para militares da Marinha do Brasil.

    Ao ser inaugurada, a vila recebeu a benção do Capitão-de-Mar-e-Guerra (CN) Nelson Dendena, Capelão Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha.

    Durante a cerimônia foi lida uma mensagem enviada pelo Coronel Hamad Kalkaba Malboum, presidente do CISM
    Placa(Conselho Internacional do Esporte Militar) na qual expressou gratidão ao Comandante da Marinha pelo esforço na construção da vila e comentou que esta é a primeira vez que o CISM terá instalações construídas especificamente para um de seus Campeonatos ou Jogos Mundiais.

    “O Brasil e o mundo vivem uma época de rápidas e grandes transformações e a Marinha do Brasil, comprometida com os anseios da sociedade brasileira, tem desenvolvido em seu pessoal, seu maior patrimônio, a motivação e a determinação necessárias para superar os óbices que se apresentam. Os Jogos Mundiais Militares são a terceira maior competição em nível mundial e é importante o Brasil ter mostrado que é capaz de honrar seus compromissos nesse momento em que se discute se as instalações para a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, ficarão prontas a tempo”, disse o Comandante da Marinha.

    Com a intenção de reduzir o impacto ambiental, o projeto da Vila Branca foi feito adotando meios compatíveis à sustentabilidade, por exemplo, foram implantadas cisternas nos prédios para que a água da chuva seja aproveitada para irrigar os jardins; foi instalada estação de controle e tratamento de resíduos e esgoto e descargas ecológicas nos banheiros de todos os apartamentos. Isso só comprova a responsabilidade da Marinha do Brasil em seu compromisso de preservar o ambiente.

    Próximo à Vila Branca, no mesmo dia, foi inaugurado o Ginásio “Gorro de Fita”, onde ocorrerão as competições de boxe dos V Jogos Mundiais Militares. GinasioOcupando uma área de 70m x 40m, o ginásio poliesportivo foi construído em forma de gorro de fita, tradicional peça do uniforme dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e possui vestiários independentes para duas equipes e para arbitragem; ampla sala de musculação e área para aquecimento; instalações para posto médico, salas para anti-dopping, árbitros, informática e segurança; arquibancada para 300 pessoas, podendo ser ampliada conforme a modalidade esportiva; instalações para mídia televisiva, sala de imprensa e local para entrevistas; três lanchonetes independentes; amplo estacionamento; e circulação atendendo aos padrões olímpicos para público, equipes, arbitragem e serviços.

    Comentários