• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2342
    Sem categoria » sábado, 11 de junho de 2011 »
    XVII Raid Naval

    Ocorreu no dia 22 de mai, em Arraial do Cabo o XVII Raid Naval realizado pela Escola Naval. O Raid é uma corrida deXVII-RAID-NAVAL-0 aventura que mescla vários tipos de atividades a serem executadas em uma só prova. No geral, exige muita resistência, persistência e coragem dos participantes. Este ano as EFOMM foram convidadas, foram oito duplas do CIAGA e uma dupla do CIABA. Todas as duplas do CIAGA conseguiram completar todo o percurso.

    O Evento começou com uma Palestra e Cerimônia de Abertura no dia 21 no auditório da Base Aérea naval, onde todos os participantes estavam alojados e as informações e orientações gerais sobre a prova foram transmitidas. Após a prova,o Evento foi finalizado com um almoço de confraternização no IEAPM (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira).

    Este evento foi muito importante para a EFOMM pois abriu oportunidade de novos grêmios e equipes preparatórias para atividades deste tipo serem criados,além de promover a interação entre as escolas militares.

    Ficam o agradecimento, em nome da EFOMM, à Escola Naval pelo convite e os parabéns pela excelente organização do evento.

    A aluna Fernanda Lemos,participante da Raid, deixou a todos um relato sobre o evento:

    XVII RAID NAVAL

    Pela aluna Fernanda Lemos

    Na manhã do dia 22 de maio, com a beleza ensolarada de Arraial do Cabo,acordamos todos na Base Área Naval da cidade ,animados, nervosos, ansiosos, sem saber direito o que nos aguardava naquele dia, mas muito motivados e (na medida do possível )confiantes.

    A  prova consistia de um percurso de corrida de aventura de aproximadamente 40 Km , contando com as modalidades esportivas de natação, orientação, corrida e canoagem. No trajeto a paisagem se alternava entre a bela natureza da região: praias ,trilhas, morros e pela cidade e ruas pavimentadas, com muitos trechos de ladeiras, aclives, declives e mais ladeiras.Muitas ladeiras…

    O Raid Naval é o maior evento da Escola Naval produzido fora de suas instalações e, tradicionalmente, a primeira corrida de aventura do Brasil.

    A competição contou com 42 duplas de competidores inscritos, dentre os quais, representantes da AMAN,Oficiais e Aspirantes da Escola Naval, CIABA e de outras O.M. O CIAGA participou pela primeira vez, e  com o sucesso da experiência, o evento será incluído em nosso calendário de atividades.

    É válido ressaltar que o XVII Raid Naval teve participação feminina pela primeira vez neste evento de 2011, havendo grande destaque para a Dupla das Alunas Camila Paulino e Alexandra, do 2º ano da EFOMM, que obtiveram na classificação geral.

    Contávamos com 6 duplas masculinas e 2 femininas, compostas pelos alunos Gomes,Charles, Santos Aguiar , Esteves, Zózimo , Linus,Villaça, Guilherme  Smaniotto ,Fiorenza,Merlino,Salgado,Lessa Camila Paulino ,Alexandra , Fernanda Lemos e Crislane,que completaram a prova com sucesso, representando brilhantemente a EFOMM ,mostrando não só  resistência, determinação e vontade de superar os próprios limites,  mas também o espírito de equipe e união. Durante uma prova longa em dupla não apenas o físico, mas também o psicológico é testado, surgem imprevistos e dificuldades que as vezes não se tinha imaginado que poderiam surgir, câimbras,machucados, estafa, estresse, e na minha visão em particular o Raid foi uma grande lição de superação e companheirismo.Minha parceira Crislane e eu tivemos algumas dificuldades no caminho, mas toda a luta e tudo aquilo que vivenciei durante a prova me fizeram ter mais certeza de que a amizade e o espírito de união movem montanhas.

    A participação dos alunos da EFOMM no evento vem também como um grande incentivo para a introdução da modalidade esportiva de Orientação na Escola, objetivo que vem sido trabalhado pelos alunos, em destaque pelo aluno Gomes, do 1° ano, sob orientação do Mestre Henrique e Mestre Baptista, e é mais uma prova que temos pleno potencial e de que esta meta tem tudo para ser atingida com sucesso. Uma palestra sobre o assunto foi proferida no Auditório,e muitos alunos mostraram interesse.

    Deixo aqui um incentivo aos alunos:  Não percam a oportunidade de participar do evento nos próximos anos, e se tudo der certo, quem sabe não poderemos também organizar um evento semelhante no futuro!

    Comentários

    1. Gomes disse:

      Galera do CECIAGA representando!!!