• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2986
    Cultura, Mercado, Mundo, Navios » sexta-feira, 3 de junho de 2011 »
    Skysails- O novo sistema que promete economia

    SkySails_18235240originallarge-4-3-800-471-0-4566-3071Com o aumento dos preços dos combustíveis e a crescente preocupação com o meio-ambiente, a Skysails de Hamburgo na Alemanha está propondo uma nova alternativa para a economia no consumo.

    O Skysails consiste em utilizar-se da força do vento para reduzir de 10 a 60% o consumo de combustível. Como os navios de carga consomem mais ou menos 5% do combustível usado no mundo, e esse combustível, o sujíssimo óleo bunker, responde por quase 10% das emissões de gases de efeito estufa, na hipótese do Skysails ter um sucesso retumbante, algo como 2% da contribuição humana para o aquecimento global poderia sumir.

    Essa nova tecnologia possui um custo relativamente baixo e pode ser adaptada em qualquer navio. Sua asa é bem parecida com a do esporte Kitesurf.

    O primeiro navio cargueiro comercial parcialmente movido por esse sistema partiu nesta terça-feira da Alemanha em uma viagem transatlântica para a Venezuela.

    “A viagem inaugural marca o início dos testes práticos durante operações marítimas regulares do sistema Skysails”, disse Stephan Wrage, diretor da Skysails GmbH.

    Verena Frank, a gerente de projeto da parceira da Skysails GmbH, a Beluga Shipping GmbH ainda afirma que tal tecnologia é muito diferente da navegação à vela tradicional, pois não há nenhum mastro no convés, o que poderia ser um obstáculo para as operações que envolvem cargas.

    A eficiência da “pipa gigante” ainda depende das condições climáticas, mas a vantagem do sistema Skysails é que não são necessários apenas ventos por trás, ventos de lado também podem ser usados.

    Se tal tecnologia realmente se consolidar , será um grande avanço no que diz respeito à novas formas de navegação.

    Comentários

    Outras matérias interessantes...