• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1991
    Sem categoria » domingo, 8 de maio de 2011 »
    Orientação no CIAGA

    Orientação é uma modalidade esportiva incomum para os civis e muito praticada entre os os militares.Surgiu na década de 70,na Suécia,por intermédio do Coronel Tolentino Paz e agora fará parte dos 5º jogos militares que acontecerão do dia 18 ao 22 de julho de 2011,em Paty dos Alferes.
    O objetivo do esporte é que se percorra uma determinada distância em um terreno desconhecido,onde o atleta é obrigado a passar por determinados pontos no local,descritos em uma carta que é entregue aos participantes no início da corrida.Ainda assim,o atleta pode recorrer à utilização de uma bússola.
    A vantagen da prática desse esporte é que o atleta desenvolve diversos atributos,como: noção espacial,ao trabalhar com a carta terreno; capacidade de decisão,determinando o caminho a seguir; raciocínio matemático, transformando ângulos e distâncias da carta; perseverança,quando ultrapassa obstáculos pelo terreno.
    Várias instituições militares de formação de oficiais e praças já possuem clubes de orientação,como por exemplo: o COEN(Clube de Orientação Escola Naval) e o COAN(Clube de Orientação Agulhas Negras).O CIABA,inclusive,participou de uma corrida,com a presença de muitos alunos.
    Um Aluno do primeiro ano básico da EFOMM(CIAGA) manifestou sua vontade na prática do esporte que já vem sendo comentada entres o Corpo de Alunos.Segundo ele,o esporte traria muita disciplina e conhecimento aos atletas.

    07

    Comentários

    1. Gomes disse:

      Ainda vai render por aqui! 

    2. Jesus disse:

      Muito bom projeto e matéria seria muito interessante ter uma equipe de orientação na escola.
      parabéns Lis pela matéria e Gomes pela iniciativa.