• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2442
    Cerimônias, Cultura » quinta-feira, 19 de maio de 2011 »
    Adeus ao Comandante Câmara Leão

    SDC10969A EFOMM se despede de um grande colaborador e amigo do Corpo de Alunos, o Chefe do Departamento de Atividades Extraclasse, CMG Câmara Leão que, ao se aposentar, deixa histórias e exemplos que servem de motivação a todos.

    Sendo o principal responsável pela SAMM (Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante), estava ligado diretamente a todas as decisões relativas aos grêmios e eventos destinados aos alunos, garantindo o entretenimento e promovendo a cultura.

    Preocupado com o desenvolvimento profissional dos alunos, organizava embarques e visitações a instalações marítimas e a feiras relacionadas à profissão. Encarregado também da parte contábil da SAMM, além de ser o responsável pela revista Alegrete e pelo Jornal Pelicano.

    O Capitão de Mar e Guerra Carlos Jorge Câmara Leão ingressou no Colégio Naval em 7 de março de 1958, foi declarado aspirante da Escola Naval em 1º de março de 1961 e nomeado Guarda-Marinha em 5 de janeiro de 1966.

    A seguir os cargos ocupados em sua ilustríssima carreira, a qual proporciona orgulho aos que o admiram.

    Capitão tenente

     

    • Imediato do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal de 29 de janeiro de 1971 a 28 de fevereiro de 1973.
    • Comandante de Companhia de Alunos do Colégio Naval e Encarregado de Esportes de 05 de abril de 1973 a 9 de abril de 1975.
    • Ajudante de Ordens do Comandante do 5º Distrito Naval e do Vice-Chefe do EMFA de 24 de abril de 1975 a 5 de fevereiro de 1976.

    Capitão de Corveta

    • Comandante do Corpo de Alunos do Centro de Instrução e Adestramento do CFN de 15 de março de 1979 a 2 de fevereiro de 1981.
    • Imediato do Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém e Chefe Geral dos Serviços do 4º DN de 16 de março de 1981 a 12 de fevereiro de 1985.

    Capitão de Fragata

    • Adjunto da Seção de Operações do Comando de Operações Navais de 23 de dezembro de 1985 a 06 de janeiro de 1988.
    • Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém de 06 de fevereiro de 1988 a 09 de fevereiro de 1993.

    Capitão de Mar e Guerra

    • Adjunto da Seção de Planejamento Militar do EMFA de 09 de abril de 1990 a 10 de fevereiro de 1993.

     

    Transferência para a Reserva Remunerada em 16 de junho de 1993.

     

    Atividades exercidas na reserva

    • Encarregado da Escola de Taifa do CIAA de janeiro de 2000 a março de 2005, formando ARs, COs e BAs e aperfeiçoando Sargentos ARs e COs , sempre prestativo atualizando os  conteúdos das apostilas para os discentes.
    • Chefe do Departamento de Atividades Extraclasse da EFOMM de 2006 a 2011.

    Mensagem do Presidente da SAMM

    Sinto-me muito feliz em ter trabalhado com um homem tão honrado como o Comandante Câmara. Foi uma experiência ímpar e com toda certeza, foi uma experiência na qual pude aprender inúmeras coisas que levarei por toda vida.

    Ao ser nomeado presidente da SAMM em dezembro de 2010, por vezes me perguntei se eu teria condições de fazer um bom trabalho, já que às vezes sentia um pouco de insegurança, mas ao conhecer o Comte Câmara, logo senti uma enorme confiança e passei a ter certeza de que tudo daria certo.

    Confesso que no começo fiquei um pouco receoso, pois o seu ar sério nos deixa acanhados, porém com o passar dos dias surgiram as primeiras brincadeiras, os primeiros sorrisos, e então passei a me sentir mais à vontade em sua presença e a admirá-lo ainda mais.

    Admiro a forma na qual ele exerce a liderança, lutando e defendendo a todos, buscando melhorias, dando idéias, mostrando exemplos do certo e errado, demonstrando honestidade, experiência e sinceridade. Admiro também a paciência e a educação ao lidar com as pessoas e acima de tudo, a forma a qual ele sempre esteve pronto a ouvir e a aconselhar nas mais diferentes situações.

    Comandante Carlos Jorge Câmara Leão, Capitão de Mar e Guerra, Fuzileiro Naval, mercante de coração, o senhor é um exemplo a ser seguido. Obrigado por tudo e,  em nome de toda a SAMM e do Corpo de Alunos da EFOMM, desejo ao senhor bons ventos e mares tranqüilos.”

     Denilson da Silva Pereira – Presidente da SAMM

     

    Comentários

    Outras matérias interessantes...