• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3111
    CineEFOMM » quinta-feira, 31 de março de 2011 »
    Cine EFOMM: Pulp Fiction

    MATÉRIA ORIGINAL DO SITE: OPAPAGAIODEPIRATA.

    pulp-fiction-movie-02É 1994, o Brasil já tinha ganhado a copa, Fenando Henrique era eleito presidente, Ayrton Senna correu seu último GP, e um curso de inglês custava mais de 300 reais. Não precisa nem dizer que a maior parte do público não tinha acesso a lingua estrangeira. Logo sempre que um filme vinha para o Brasil e seu título era intraduzível, o estúdio de tradução tinha duas opções:

    1. Inventar um nome completamente novo e torcer para ficar tão bom quando “Apertem os cintos, o piloto sumiu” (cujo título original era “Airplane”, nem de longe tão legal).
    2. Adicionar um subtítulo explicando mais ou menos o tema do filme.

    A segunda opção foi a escolhida para Pulp Fiction, e foi ai que começaram os problemas para mim e todas as outras pessoas que adoraram o filme. A definição da expressão usada no titulo no segundo filme dirigido por Quentin Tarantino (Kill Bill, Bastardos Inglorios) é sem sombra de dúvidas a chave para entender o proposta do filme.

    Pulp Magazine- Revista ou livro sensacionalista que é geralmente publicado e impresso em material de segunda classe.

    Mas antes de falarmos do filme em si, vamos tratar do titulo em si. Mas e o tal “Tempo de Violência”? Não ache que ao assistir a esse filme 148min de banho de sangue, na verdade o filme segue uma linha de diálogos, que são a principal característica de Tarantino. E violência é o principal assunto discutido nesse filme, mas não com troca de ofensas e ameaças entre os personagens e sim com histórias contadas entre eles.

    Aonde quero chegar com isso? Pois bem, Joãozinho vai à locadora na seção de ação e encontra um filme com o nome estranho cujo elenco é composto por: Bruce Willis, John Travolta e Samuel Badassmotherfucker  Jackson. Acha estranho nunca ter visto esse filme e que ele nunca tenha passado na seção da tarde mas ainda assim aluga e vai assistir com a Mariazinha.

    A primeira cena do filme se passa em uma Coffee Shop( lanchonete) , ambiente recorrente no universo de Tarantino, onde um casal de ladrões discute a respeito de qual seria o melhor lugar para assaltar com a naturalidade de quem conversa sobre o BBB. Tim Roth( Cães de Aluguel, Lie to Me) que interpreta namorado fala de bancos, joalherias e lojas de bebidas, diz que não quer mais roubar esse tipo de lugar pois é muito arriscado, ” e sua namorada chama ele de frangote. Ele então com o orgulho ferido tem a brilhante idéia;  assaltar a lanchonete em que estão comendo. Ela adora a idéia, ambos sacam as armas gritam meia dúzia de palavrões para os clientes e ai que começa a violência!? Não, na verdade corta para outra cena e esqueça esses dois, pois não apareceram tão cedo neste filme.

    Na cena seguinte são apresentados os parceiros Julies(Samuel L. Jackson) e Vincent Vega(Jonh Travolta). Dentro de um carro eles conversam sobre a temporada que Vince passou na Holanda. Ele fala sobre a Europa e as diferenças entre ela e os EUA em geral. Eles então chegam a conclusão de que  ambos os lugares têm as mesmas besteiras ,entretanto possuem pequenas diferenças. Entre canecas de cerveja no cinema e no Mc Donald’s, em Paris Royal Cheese ao invés de A quarter powder with cheese( Quarteirão de queijo no Brasil), Le Big Mac, etc.

    Enquanto preparam as armas para o que parece que será um tipo de cobrança ele fala da mulher de seu chefe e de  outro empregado de seu chefe que foi jogado pela janela do quarto andar de seu prédio sobre uma estufa de vidro por ter feito nela uma massagem nos pés. Eles esquecem completamente o  que vão fazer e começam a discutir se o infeliz realmente merecia o destino que teve e acabam concluindo que sim. Afinal, quem em sã consciência, por exemplo,  faria massagem nos pés do chefe do tráfico no Alemão?

    Na hora combinada ele entram no apartamento do sujeito a  procura de uma mala e  assim que encontram é hora de Julies roubar a cena e diz que tem um passagem bíblica que havia memorizado e achava apropriada citar naquele momento:

    O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas injustiças dos egoístas e pela tirania dos homens de mal. Abençoado é aquele que, no nome da caridade e da boa-vontade pastoreia os fracos pelo vale de escuridão, para quem ele é verdadeiramente seu irmão protetor, e aquele que encontra suas crianças perdidas. E eu os atacarei, com grande vingança e raiva furiosa àqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá: chamo-me o Senhor quando minha vingança cair sobre você”.Ezequiel 25:17

    E se você prestar atenção no que Ezequiel diz saberá muito bem o que acontece em seguida.

    Não se preocupe com spoilers, tudo que falei sobre o filme até agora acontece antes mesmo dos quinze primeiros minutos do total de duas horas e vinte oito. Isso é Tarantino, um caminhão de referências, diálogos interessantes e atuações excepcionais. Portanto não assista a este filme pensando que verá um simples filme de ação.

    Enquanto ao Joãozinho, o que ele achou do filme? Divertido mas um pouco estranho e pergunta a sua namorada:
    – E ai, o que achou?
    – Não sei direito, mas estou com uma vontade de comer um quarteirão com queijo.

    *A quarter pouder with cheese = Um quarto de libra com queijo
    *Libra = Aproximadamente 456 gramas
    *Por causa do diferente sistema os franceses resolveram mudar o nome para Royal Cheese, no Brasil resolveram chamar de quarteirão de queijo. Vai ententer, neh?!

    Ainda não está com vontade de assistir Pulp Fiction? Então assista ao curta Tarantino’s Mind, com Seu Jorge e Selton Mello. Mas atenção, este vídeo contém spoilers deste e de outros filmes de Tarantino:

    Comentários