• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3346
    Sem categoria » sexta-feira, 28 de janeiro de 2011 »
    Depoimento Candidato Góes Neto

    Crônica da Adaptação

    As 5:00 da manhã a sirene toca, a todo volume. Parece anunciar uma emergência, mas não o pânico, muito pelo contrário. Todos aguardam ansiosos, em silêncio, o anúncio de um novo dia. Dirigem-se enfileirados para o reunir. É um momento solene. Ninguém sabe o que acontecerá, e a noite , de muitas horas de tarefas e poucas de sono fica para traz.

    Quinze minutos depois, estão todos em forma. Todos vestidos iguais, com a mesma postura. Ninguém quer se destacar, e nem deve. Os poucos que despontam logo são postos em seu devido lugar. O tratamento é duro mas é justo: todos na sombra ou todos no sol. O tempo dado a um é dado a todos, e se um consegue cumprir a missão, todos devem conseguir. É com essa rigidez que se transformam vinte anos de convivência civil em disciplina militar no curto espaço de três semanas.

    E assim, de cobrança em cobrança segue a rotina. Refeições, instruções, palestras, treinamentos, todos seguem seu devido tempo. Mas não há  somente cobrança na rotina. Há também os momentos de descontração e relaxamento, conquistados com presteza e cumprimento correto dos prazos. Mais uma lição que se aprende novamente a cada dia: nada é de graça, e só há reconhecimento quando há competência .

    Tantas lições não se absorvem facilmente. Alguns tem mais dificuldades que  outros e dentro dos limites  de cada um, a cobrança nunca diminui, e somente com muita vibração se chega ao fim de cada dia. E mesmo ao fim do dia, ainda é preciso determinação para cumprir as varias tarefazs e conseguir dormir algumas horas. E assim, ao findar um dia e iníciar o outro, estamos novamente de prontidão, determinados a seguir o caminho árduo que é a adaptação, alguns a espera de desafios, outros a espera de superação, todos a espera da sirene.

    Comentários

    1. Maria Lucia Braggio disse:

      Parabéns ao candidato aluno GÓES NETO pela crônica tão bem escrita e mais ainda pelo sentimento com que ele atravessa esse momento. Desejo que Deus o sustente fazendo com que sua garra e determinação se mantenham inabaladas pelos proximos tres anos e que ao findar o curso Deus o abençoe com uma bela e promissora carreira. Felicidades!!! Deus o abençoe!!!

    2. renan queiroz disse:

      muito bom,e tenho certeza que um dia estarei ai em nome do Deus vivo!!!

    3. Elianete Vieira disse:

      Olá, quero parabenizar a cronica do aluno Góes Neto. Pela amostra, vejo que um dia, se quiser, poderá ser um grande escritor. Soube com simplicidade e objetividade contar como são os dias dos alunos neste período de adaptação. Parabéns pelo texto e parabéns a todos pela determinaçao em perseguir um sonho! Vamos em frente!
      Sds/Elianete

    4. Rute Fernandes disse:

      Muito bom mesmo! Parabéns!!!!

    5. ian leno disse:

      muito gratificante ler esse depoimento espero está ai conhecendo vc goes neto vc e os outros alunos da EFOMM.

    6. Gabriele Freitas disse:

      Parabéns ao aluno.
      E desejo muito poder sentir no próximo ano as mesmas emoções de quem abriu mão de inúmeras coisas, superou-se a si mesmo e conquistou com muita garra e determinação aquilo que desejava. Boa sorte e que o Senhor Jesus com sua infinda graça e misericórdia abençõe todos os alunos da EFOMM com sabedoria e força para suportar os anos (matérias, trabalhos, embarques longe da família) que irão vir.

      Abraços até 2012 se DEUS quiser…