• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2553
    Cerimônias » sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 »
    Dia do Marinheiro 2010

    diadomarinheiroNa manhã do dia 13 de dezembro de 2010 foi realizada no CIAGA a cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, presidida pelo Almirante-de-Esquadra (FN) Álvaro Augusto Dias Monteiro.

    Durante o evento foram agraciadas personalidades civis e militares com a Medalha  Mérito Tamandaré em reconhecimento aos relevantes serviços prestados de divulgação ou fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. A cerimônia também foi prestigiada por uma representação de alunos da EFOMM.

    A celebração do Dia do Marinheiro é uma homenagem ao Almirante Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré, importante figura da história do Brasil. O Almirante Tamandaré teve participações importantes no Império, comandando a Força Naval Brasileira no Rio da Prata entre 1864 e 1866, atuando em conflito no solo uruguaio. Durante a Guerra do Paraguai exerceu o comando das forças navais da Tríplice Aliança. Em 13 de dezembro de 2004 o seu nome foi incluído no Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

    A Medalha Mérito Tamandaré foi criada pelo decreto lei nº 42.111 de 20 de agosto de 1957 e é destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

    Por Al. Areias

    Comentários

    1. karen caroline disse:

      Eu amei todas as fotos e espero que em 2012 se Deus quiser eu esteja em uma dessas fotos com todos os meus amigos e amigas que passarem comigo. Pois é um dos meus maiores sonhos seguir carreira militar como enfermeira na marinha. Parabéns para todos vocês!!!!

    Outras matérias interessantes...