• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2391
    Mercado, Mundo, Navios » quinta-feira, 13 de maio de 2010 »
    Expansão dos Estaleiros Nacionais

    8458_bEm 2010, os estaleiros brasileiros já receberam um número de encomendas maior do que o registrado entre 2000 e 2009 totalizando 132 projetos incluindo petroleiros, graneleiros, conteineiros, rebocadores, empurradores e plataformas.

    Os estaleiros nacionais estão atualmente trabalhando com sua máxima capacidade colocando a indústria naval do Brasil atrás apenas da Coréia, China e Japão. Em quinto lugar nas encomendas para petroleiros, o país está com projetos para a construção de mais 17 estaleiros.

    Além da esperada expansão da produção de Pré-sal em 2012, há um Programa de Renovação da Frota de ApoioMarítimo (PROREFAM) e o Programa de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF) que vem contribuindo para este salto nas construções navais.Indústria naval

    A TRANSPETRO exige 70% de trabalhadores brasileiros, e além da Petrobrás, outras empresas também estão contribuindo para o crescimento da indústria. São 10 petroleiros para uma empresa venezuelana, 48 plataformas para uma empresa petroleira privada, embarcações para o transporte de minérios entre outros.

    Na cabotagem, a Log-In investirá R$334,9 milhões em conteineiros e graneleiros. Ela também passou a ter participação numa empresa que atuará no transporte de carga geral e de projeto. “Retomamos a trajetória de crescimento interrompida em 2009, com a crise mundial”

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destaca que nos próximos anos deverão ser movimentados R$ 55 bilhões nesse setor, colocando o Brasil em sexto lugar em investimentos na área.

    Por Al. Bianca Barbosa

    Comentários

    1. paulo sergio disse:

      gostei de todos artigos achei este site por acaso gostei de mais dele estou fazendo um curso de marinheiro fluvial de maquinas e ele vai me ajudar a conhecer materias a minha nova profissao ate valeu

    Outras matérias interessantes...