• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 36092
    Mercado, Mundo, Navios » sexta-feira, 30 de abril de 2010 »
    Processo Seletivo ASON 2011

    Está em andamento o processo de seleção de candidatos para o curso ASON (Adaptação para 2º Oficial de Náutica).

    O curso tem como objetivo formar profissionais capacitados para trabalhar a bordo de embarcações mercantes.

    As inscrições iniciaram-se no dia 24 de abril e vão até o dia 14 de maio, e os candidatos (de ambos os sexos), entre 18 e 40 anos, concorrem a 60 vagas.

    Os candidatos devem possuir diploma de graduação de nível superior, reconhecidos devidamente pelo MEC, em:
    – Engenharia;
    – Astronomia;
    – Oceanografia;
    – Meteorologia;
    – Matemática (bacharelado);
    – Física (bacharelado);
    – Química (bacharelado);
    – Química Industrial;
    – Estatística;
    – Tecnólogo em Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial;
    – Tecnólogo em Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial;
    – Tecnólogo Naval; ou
    – Tecnólogo de Construção Naval;

    O Processo é dividido nas seguintes etapas:
    1-Inscrição
    2-Prova de Títulos
    3-Avaliação de Atestados e Exames Médicos
    4-Teste de Suficiência Física
    5-Período de Adaptação
    6-Matrícula

    Mais informações sobre o curso:
    http://static.projetomemoria.org/2009/05/cursos-ason-e-asom-oferecem-uma-alternativa-para-quem-quer-entrar-na-marinha-mercante/

    Mais informações deste processo seletivo:
    https://www.mar.mil.br/ciaga/cursos/ason/admissao.htm

    Al. Airton Bastos e Al. Willian Cavalcante

    Comentários

    1. Fabio disse:

      gostaria de saber se de jeito nenhum tenho condições de participar do ason??…. sou bacharel em administração e inglês necessário para ingressar.

    2. deise ariane de oliveira pereira disse:

      Adoro saber tudo da marinha.
      estou fazendo curso aqui em são paulo na COPEM para seguir
      a carreira da marinha EFOMM, mais não consigo me escrever.
      As entrevistas da tenente achei um maximo
      todos vocês estão de parabéns e agradeço a oportunidade
      de eu falar o que eu acho e sinto nessa grande missão!
      bjus
      deise ariane

    3. Al. Willian Cavalcante disse:

      Olá, Fabio..
      conforme escrito no Edital, somente os cursos citados acima são aceitos para este processo seletivo.
      Abraços

    4. luzia knupp disse:

      Gostaria de pedir humilde-mente que pensassem nas pessoas que não tiveram oportunidade de cursar antes a faculdade e estão estudando ainda cursando a sua 1° faculdade e próximo aos 40 anos e não terão chance de se inscreverem nesta tremenda oportunidade,como é o meu exemplo que estou fazendo Eng de Produção mais estou com 38 e a minha formatura ira ultrapassar a  minha idade para inscrição. 

    5. MARCELO PEREIRA disse:

      Sou tecnologo de petroleo e gás, possuo curso de auditor interno de ISM CODE, CSO/ISPS CODE, e trabalho na area de operações portuarias durante 4 anos, gostaria de saber se tenho possibilidade de participar do ASON.

    6. André disse:

      Parabéns pelo site, sempre que precisei de alguma informação sobre os cursos e carreira consegui encontrar aqui, porém gostaria de saber se há, em algum local, a possibilidade de verificar qual a pontuação média, ou ainda a pontuação mínima dos classificados ao curso de ASON.
      Obrigado.

    7. D´Oliveira disse:

      André, essa
      pontuação
      media
      ou
      mínima
      não existe em lugar algum.Varia
      de
      concurso para concurso,
      de acordo com a concorrência. Minha sugestão: Se você quer mesmo seguir essa carreira, e possui todos os pré-requisitos para participar desse concurso, participe.Se você não passar, terá
      gasto pouco dinheiro. Se passar, teu sonho de ser Oficial de Náutica da Marinha Mercante começará a se tornar real. Boa sorte! D´Oliveira, aluno ASON 2009/2010

    8. maicon disse:

      só acho que os cursos superiores exigidos, descrimina um poucos os outros cursos superiores como ADM,e muito outros. Pois se vai se formar oficial de náutica, o que um quimico tem que um adm não têm?

    9. Alex Sandro. disse:

      Olá Al. Willian Cavalcante, bom dia! Se pudesse me ajudar sobre ASOM,ano passado foi juntamente com ASON em outubro, saberia ou ouviu algo sobre a seleção ASOM ser logo mais devido ter saído somente ASON esse ano? Concorda que foi estranho? Grato e até mais. Abraços a todos!

    10. fabio disse:

      alguém sabe o nome da pessoa que fez uma faculdade diferente das citadas no edital em 2007, entrou com um recurso e conseguiu entrar?

    11. Al. Willian Cavalcante disse:

      Alex Sandro, ouvi sim aqui dentro que o concurso ASOM será em breve! Assim que soubermos de mais notícias postaremos aqui.
      Fique atento!
      Abraços

    12. Al. Willian Cavalcante disse:

      Maicon, aqui dentro estudamos quimica, visto que certas embarcações transportam cargas quimicas e é importante sabermos qual procedimento tomar em alguma ocasiao de emergencia, tambem temos que ver reaçoes que podem ocorrer durante a limpeza de espaços confinados (tanques, etc), evitando explosoes. Apenas por questao de conhecimento mesmo.
      Continue nos acompanhando.
      Abraços

    13. D`Oliveira disse:

      Sandro, no site da Diretoria de Portos e Costas (DPC)
      você encontra o arquivo completo do Programa de Ensino Profissional Marítimo 2010. Vá na sequência:
      http://www.dpc.mar.mil.br . Depois: Ensino Profissional Marítimo . Depois: PREPOM (Na parte de Ensino para Aquaviários). Baixe o arquivo e veja as informações. No Anexo A você terá informações sobre datas, números de vagas e locais de todos os cursos do PREPOM 2010. No resto do arquivo, informações gerais. Espero ter ajudado! D`Oliveira, aluno ASON 2009/2010

    14. carla disse:

      Os Cursos ASON e ASOM oferecem uma alternativa para quem quer ingressar na Marinha Mercante como oficial, constando cargos em várias áreas de atuação. Entretanto eu questiono a ausência na área de saúde, no cargo de enfermeiro. É do meu conhecimento de que nos navios (embarcações), os responsáveis pelo atendimento na área de saúde são os auxiliares e técnicos de enfermagem.Na lei Federal 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986 E NO Decreto Nº 94.406 DE 08 DE JUNHO DE 1987 NO Art. 11 – O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem cabendo- lhe:
      I – privativamente:
      b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;
      i) consulta de enfermagem;
      l) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;
      m) cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.
      II – como integrante da equipe de saúde:
      c) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;
      f) prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de enfermagem;
      Fica a sugestão para que os enfermeiros também tenham a oportunidade e o direito de ingressar na Marinha Mercante como 2º Oficial. Gostaria de obter respostas em breve.Agradeço a atenção.

    15. Jéssica Oliver disse:

      Gostaria de informações sobre o processo seletivo da EFOMM , mt se tem de informação mas nada de comcreto . Quando costuma abrir as incrições ?
      meu e-mail é jessikinha38@hotmail.com , quem está na mesma situação q eu ou que possa me ajudar , gostaria que me adc
      obrigada

    16. D´Oliveira disse:

      Não há Oficiais especificamente para a área de saúde na Marinha Mercante. Inclusive, há muitas embarcações que sequer possuem um profissional da área de saúde a bordo. Dependendo da arqueação e da rota que a embarcação faz, existem enfermeiros ou enfermeiras a bordo. De qualquer forma, a responsabilidade pela saúde da tripulação é também incumbência dos Oficiais de Náutica, seja ela partilhada com os enfermeiros de bordo, se houver, ou exclusiva, se não houver enfermeiros. Isso está previsto na Convenção STCW, que regulamenta nossos serviços,certificados, padrões de treinamento. Realizamos no CIAGA cursos com a finalidade de nos preparar para essa tarefa, e recebemos certificação correspondente. Portanto, carreira como Oficial na área de Saúde, é uma carreira da Marinha do Brasil (militar). Na Marinha Mercante, em navios, pode haver enfermeiros, mas não são Oficiais. Essa é uma carreira possível, embora eu não saiba te dizer o que é necessário para seguí-la. Me parece que em plataformas há médicos, mas, obviamente, não são Oficiais da Marinha Mercante. É fato que os Oficiais de Náutica acumulam muitas funções a bordo. Quem pensa que ser Oficial de Náutica está relacionado “apenas” à navegação e comando do navio, muito se engana. Desempenha-se todo tipo de função imaginável a bordo: Saúde, salvatagem,combate à sinistros,combate e prevenção de atos de pirataria e terrorismo, combate e prevenção de uso e contrabando de drogas a bordo, etc. Um amigo que faz ASON comigo, trabalhou dois anos em um rebocador Off Shore, e me contou que um tripulante sofreu um acidente, tendo um ferimento na cabeça, que foi necessário suturar. Foi o Imediato da embarcação quem deu os pontos na cabeça do tripulante, visto não haver um profissional de saúde naquela embarcação. Espero ter esclarecido! Boa sorte! D´Oliveira, aluno ASON 2009/2010

    17. Al. Willian Cavalcante disse:

      Concursos para a área da saúde.. inclusive as incricoes estao abertas!
      https://www.ensino.mar.mil.br/marinha/index_concursos.jsp?id_concurso=225

    18. D´Oliveira disse:

      Agradeço ao responsáveis pelo Pelicano a oportunidade de tentar responder dúvidas sobre o ASON e seu processo seletivo (afinal, sou aluno ASON, e tenho obrigação de saber tais coisas 🙂 ). Me lembro que, antes de entrar, tive muitas dúvidas, e pesquisei muito sobre a carreira e o mercado. Sem dúvida esse “canal aberto” nessa página, com informações corretas e sem “achismo” em muito contribui para esclarecer aqueles que buscam informações sobre a Marinha Mercante. Parabéns pela iniciativa! D´Oliveira, aluno ASON 2009/2010

    19. Al. Willian Cavalcante disse:

      Muitas duvidas são sanadas aqui. Gostaria de agradecer a contribuiçao de todos.
      E é sempre bom questionar, que isso te leva a procurar mais sobre o assunto!
      🙂
      Abraços..

    20. João Gabriel disse:

      Pessoal,

      Questão já citada, porém agora acho válido falarmos novamente.

      Outros cursos superiores para ASON, hoje 24/05 esta suspenso o processo seletivo aguardando adequação a decisão judicial.

      Noticia de 2009..
      http://www.prpa.mpf.gov.br/noticias/ciaba-reabre-inscricoes-por-determinacao-judicial

      Processo sofreu ação dia 21/05/2010 agora…conforme link de consulta do dito processo
      http://processual-pa.trf1.gov.br/Processos/ProcessosSecaoOra/ConsProcSecaopro.php?SECAO=PA&proc=200939000057810

      Alguém sabe alguma novidade sobre isso? Quando, o que está rolando?

    21. Franklin disse:

      Bom dia!
      Estou participando do processo atual do ASON
      quais documentos preciso levar para comprovar que não moro no estado do Rio de Janeiro?
      obrigado

    22. Franklin disse:

      ola!
      Estou participando do processo atual do ASON
      quais documentos preciso levar para comprovar que não moro no estado do Rio de Janeiro?
      obrigado

    23. wanderson disse:

      olá gostaria de saber com 31 anos é possivel entra nesse mercado de trabalho como oficial .

    24. Olavo Dore disse:

      Você deve entrar com uma graduação anterior ( Engenharia, Construção naval, Matemática, Física , etc) e fazer o ASON ou ASOM cursos de Oficial de Náutica ou Máquinas cuja duração, em virtude da graduação, é menor.
      Siga o Link:

      http://pelicano.sammrj.com.br/2009/05/cursos-ason-e-asom-oferecem-uma-alternativa-para-quem-quer-entrar-na-marinha-mercante/

      Abraços

    25. wanderson disse:

      obrigado por mim responde ! eu gostaria também de saber só com curso superior da pra fazer ASOM ou precisa ter experiencia no curso superior. valeu

    26. Al. Willian Cavalcante disse:

      Wanderson,com o curso superior,apenas, vc está habilitado a participar do processo seletivo.

    27. Rodrigo disse:

      Bom dia Senhores!!!
      Alguém sabe a relação Candidato vs Vaga para este processo seletivo??

      Eu vi em um fórum que está por volta de 800 candidatos.

      Tenho por mim que são muito mais candidatos….

      grato,

    28. Erika disse:

      Onde tu viu isso Rodrigo?? quem te disse???

      800 candidatos??? axo mto dificil….mto mesmo!!!!

      Nunca aconteceu isso….ano passado foi 180 candidatos inscritos!!!!

      A rela so dia 21 de junho mesmo….se n atrasar!!!

    29. Fellipe disse:

      ASON/M-Teste Físico-CIAGA
      Galera, tudo bom?
      To com um “problema”, no edital fala em nadar 50metros em 3 minutos e
      flutuar 20 MINUTOS ????

      O teste físico para natação pode tipo parar no meio do caminho, pode segura na raia? Tem alguma pegadinha??

      Tipo serão 20 minutos ou na hora pode ser que deixem so tipo 10 minutos??

      Valeu pela ajuda,
      abçss

    30. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Fellipe, se o teste físico do ASON/M for igual ao da EFOMM que provavelmente é, os 20 minutos de permanência você deverá ficar 20 minutos dentro da água sem encostar nas raias ou bordas da piscina, flutuando ou natadando ai fica a seu critério. na natação você pode parar no meio sim, mas se eu não me engano você só pode segurar a raia por 3 segundos nada mais. Pow se você treinar e fizer com calma consegue, 50 metros em 3 minutos é muito tranquilo, agora tem que treinar. espero ter ajudado!

    31. D´Oliveira disse:

      Felipe, é o seguinte: Eu tomei bomba no teste de natação em 2008, no processo seletivo
      ASON. Motivo: Eu nunca tinha nadado na vida(nadinha mesmo, nem piscina nem nada).Tentei treinar o pouco tempo que eu tive, pois eu só vi o edital quando estava nos últimos dias.
      Me ferrei.Depois entrei num ótimo clube na minha cidade, e,assim, com tempo e ajuda de ótimos profissionais, nadei todos os dias até o outro concurso, e aí foi barbada.São 20 minutos de flutuação mesmo. Eu treinava flutuar mais que isso, treinava flutuar 1 hora.Natação, eu nadava tranquilo 2 mil metros sem parar, numa boa, que dirá 50 metros. Correr eu sempre corri numa boa, fiz os 2 mil metros em 10 minutos. Essa questão de parar no meio da natação, segurar na raia, etc, pode até ser que seja permitido durante aqueles tais 3 segundos, mas isso depende do Sargento que estiver aplicando o TSF. Mas vc quer um conselho bom mesmo? Se você está inseguro quanto a um teste tão simples quanto nadar 50 metros em 3 minutos (como eu estava em 2008), vá a um bom clube de natação da sua cidade, e rale o máximo que você conseguir (eu ralei, mas onde eu praticava não era legal, tinha poucos horários, piscina ao ar livre sem aquecimento no inverno de Juiz de Fora, num dos locais mais altos da cidade, horários à noite, ou seja, tudo errado). Portanto, invista na natação. Até porque você precisará disso. Durante o curso, você fará, por exemplo, treinamentos de saltar de plataforma (usando colete). Estar inseguro na parte de natação é uma péssima pedida. Rale num bom clube, não deixe passar a chance não! Boa sorte!D´Oliveira, aluno ASON 2009/2010

    32. Hugo disse:

      Boa a tarde a todos!Gostaria de saber se alguêm sabe alguma informação a respeito do resultado de classificação para o Ason 2010? pois a data de divulgação no edital estava para dia 21/06/10, mas até agora nada. Agradeço desde já.

    33. Franklin disse:

      Caro D´Oliveira

      Estive lendo sobre o processo de adpatação e depois sobre o curso de ASON, mas tudo que achei na net foi em foruns.
      vc tem como passar a descrição de como funciona o periodo de adpatação e inicio de curso do ASON.

      Abraços

    34. D´Oliveira disse:

      Então, Franklin: No período de adaptação, não acontece muita coisa (ao menos foi assim conosco). Pode haver atividades, tais como palestras, conhecer as instalações do CIAGA, visitas a navios fundeados ou em terminais, mas isso ocorre não necessariamente apenas nessa semana de adaptação. Essa semana serve para os alunos se “aclimatarem”, começarem a se instalar no CIAGA. Serve também para dar tempo de as pessoas chegarem no CIAGA e preencherem as vagas, pois acontece de candidatos serem reprovados no TSF, ou faltarem (isso se o edital assim definir). Não há testes ou caráter de reprovação no período de adaptação, a menos que vc cometa falta disciplinar grave, por exemplo. O início curso é normal, com aulas normais, e a programação das aulas, salas, professores e horários são disponibilizados na semana anterior, no QTS, visível para todos.É isso, nada de muito misterioso não, é “só” passar em todas as etapas do concurso e se dedicar ao curso.
      Boa sorte! D´Oliveira

    35. Franklin disse:

      valeu pelas informações
      abraços

    36. André disse:

      Gostaria de saber, por gentileza, qual a grade curricular que completa o curso ASON.
      Obrigado desde já.

    37. Mona disse:

      Boa tarde! 

      Gostaria de obter informações sobre o ASOM! Vi aqui informações apenas a respeito do ASON.

      Iniciei um curso técnico de mecânica industrial apenas pensando em entrar para o ASOM, tendo em vista que estou me formando em Direito, o que não me ajudaria nesta empreitada.

      Agradeço antecipadamente.

    38. Wellington Mendes disse:

      Olá, gostaria primeiramente de elogiar o site e dizer que tenho um grande sonho de um dia ser um oficial da Marinha Mercante.
      Tenho 27 anos de idade, sou graduado em Matemática(Licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE, especialista em Matemática para o Ensino Médio pela UFPB, e certifico 300hoas/aula no curso de Gestão da Aprendizagem Escolar promovido pelo Ministério da Educação.
      Gostaria saber se tenho chances de participar do processo seletivo ASON?
      Desde já, agradeço pela atenção.

    39. Junior disse:

      Olá, Sou engenheiro de Pesca e tenho 39 anos. Gostria de saber qual a probabilidade de que eu seja aprovado? uma vez que estou próximo da idade limite para poder participar do processo seletivo ASON, e vou concorrer com pessoas mais jovens.
      Sem mais agradeço.

    40. alberto disse:

      Sou arquiteto e possuo graduação em engenharia de segurança do trabalho, que foi obtida através de pós-graduação como uma complementação ao curso, portanto sou engenheiro de segurança do trabalho e possuo graduação em arquitetura. Gostaria de saber qual é o procedimento do concurso haja vista que possuo crea-rj de engenheiro e trabalho como engenheiro e além disso arquitetura é vista para parâmetros legais pelo crea como uma engenharia?

    41. welthon disse:

      olá, sou formado em administração, e até pouco tempo era aceito o curso de administração, falaram que esta pra voltar alguem sabe? sabe se e dificil ingressar possuindo um dos cursos relacionados. sou moço de convés e trabalho na smit, tenho experiência e quero saber se é mais facil conseguir se tiver experiência. obrigado!

    42. TIAGO BARROS disse:

      Boa tarde!!!!

      Qualquer curso de graduação em engenharia é aceito para o concurso???

      att . tiago barros

    43. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      olá Tiago Barros, acredito que tenha uns cursos pré-estabelecidos em engenharia que são aceitos, para saber mais entre no site: http://www.ciaga.mar.mil.br

    44. Jânio de Andrade disse:

      Quero saber quantos metros tem a piscina do CIAGA.

      Tenho que fazer 50m em três minutos.

      A prova de natação é 25m ida e 25m volta ou 50 metros direto ?

      Jânio Andrade

    45. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Jânio, as duas piscinas da efomm são de 25 m!

    46. Felipe disse:

      Boa noite!
      Gostaria de saber quando que irá abrir novamente processo seletivo para o ASON.
      Obrigado

    47. NEY LUCIO S. DO CARMO disse:

      Olá boa noite. Adsumus,no ano de 1988 Ingressei Corpo de Fuzileiro Naval, e me desliguei da Marinha 1994.nunca teria saido,meus conceitos e aptidão fisíca tiro sempre foram (4 e 5) mas o destino me levou para vida secular. hoje estou com 39 anos sonho muito com manobras e exercícios do quartel, pois servir 6 anos,meu tempo todo foi servindo no segundo Batalhão de Infataria humaitá na ilha do governador.Batalhão altamente atuante. sempre pronto para as tarefas, tendo assim muitas horas de Mar.Pois participei de muitas manobras de Navio. pois bem sempre sonhei em voltar, e foi tomando conhecimento sobre curso de adptação para 2 oficial de Náutica ( ASON).Ministrado no CIAGA, Vislumbrei a grande possibilidade de retornar a DESEJADA E AMADA MARINHA DO BRASIL. gostaria muito que meu curso superior em BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS que possuo desde 2005, entrasse no processo seletivo ASON 2011. desde já muitíssimo grato NEY.

    48. AGNALDO 20N disse:

      Ai Galera so do ASON – Turma de 2009 CIABA , Estou Terminando Minha Praticagem em Janeiro na Transpetro , Qualquer duvida , a Respeito do Curso muito Bacana e a Profissão nem se Fala , muito massa ….

    49. rodrigo bazar disse:

      bom dia pessoal, queria saber se alguem sabe se no CIABA vai abrir mesmo o ason em outubro de 2010 ainda?? eu liguei e uma funcionaria disse que abre no inicio de outubro, voces podem confirmar algo.

    50. André Araújo disse:

      Gostaria de saber se esse ano ainda vai abrir o ASON no CIAGA ou no CIABA ?
      O site está muito legal, parabéns pelo trabalho de todos vocês.

    51. anderson disse:

      ola,gostaria de saber se uma pessoa que já foi baleada passa no exâme médico.Que é no meu caso, fui separar um briga e fui alvejado tenho 20 anos de idade e estou cursando o primeiro período de engenharia elétrica obs: {ainda tenho o projétil alojado na costela mais não me tráz ris co nenhum

    52. Luiz Fernando disse:

      Gostaria de saber quais os tipos de engenharia que se refere a graduação,por exemplo,se eu me formar em engenharia civil,poderei cursar a ASON posteriormente,ou só se eu fizer engenharia naval ou outra ligada a área?
      Obrigado

    53. Hugo disse:

      Olá queria parabeniza a todos por varias duvidas que me foram sanadas, gostaria de saber a respeito do mercado de trabalho para os recém formados no curso de 2 oficial de nautica, estou com interesse em fazer o curso.

    54. elton disse:

      muito bom excelente, estão de parabéns.

    55. Dagoberto disse:

      Estou muito satisfeito com tudo que li aqui. Muito obrigado!

    56. Dagoberto disse:

      Bom dia!
      Meu nome é Dagoberto e estou interessado no ason. Considero o pdf bastante explicativo. No entanto deixa algumas lacunas a serem informadas. Posso citar como exemplo: o que vem há ser “Prova de títulos”. Portanto solícito, a medida do possível, esclarecimento nas duvidas a seguir:
      1 – Qual é o critério de prioridade na seleção? No caso de ter mais candidatos do que vagas como é feita a eliminação do excesso de contingente?
      2 – É sabido que no efomm o candidato não pode ter filhos. Ocorre o mesmo quanto ao ason?
      3 – Dentre as graduações existe alguma ordem de importância classificatória? Se sim qual é essa ordem?
      4 – Prova de títulos. O que pode ser explicado a respeito?
      5 – Marinheiro de convés, com diversos cursos inerentes as necessidades do mercado de trabalho marítimo em toda sua gama, recebe alguma diferença de tratamento no que diz respeito ao ason?
      6 – Fluência no idioma inglês, com 2 anos de experiência comprovada no trabalho de interprete em navio estrangeiro, exerce influencia no processo seletivo? Se sim, Ainda sem certificado de curso de inglês?
      7 – Estou finalizando um dos cursos de graduação, pré-requisito do ason, no entanto tenho a possibilidade de ingressar á MCB antes de concluir minha graduação. No caso Eu ser MCB receberei de alguma forma diferenciação entre os candidatos?
      Espero não esta sendo desgastante. Pois preciso muito esclarecer minhas duvidas para melhor proceder em relação a minha carreira marítima.
      Muito obrigado pela atenção. Desde já agradeço.
      Dagoberto de A. Ribeiro.

    57. Al. Raquel Amorim disse:

      Dagoberto, essas questões podem ser respondidas pelo edital. Mas tentaremos esclarecer alguns pontos:
      1. O objetivo do exame de conhecimentos é classificar os candidatos, de forma que só serão chamados para os exames subsequentes os que se encaixarem dentro do número de vagas estabelecidas.
      2. O edital não diz nada a respeito de não poder ter filhos.
      3 e 4. Este artigo lhe pode ser esclarecedor: http://www.pciconcursos.com.br/consultoria/prova-de-titulos-em-concurso-publico
      5. O tratamento é o mesmo para todos.
      6. Apenas no exame de conhecimentos, que é o mesmo para todos. Ele avaliará sua influência no idioma estrangeiro.
      7. Se existir uma prova de títulos, pode ser que sim.
      Sugiro que leia o edital na íntegra. Ele lhe pode ser mais esclarecedor.

    58. Marcos disse:

      Olá. Sou bacharel em ciências aeronauticas trabalho como comandante de Boeing na Gol linhas aéreas. Poderiam acrescentar Ciências aeronauticas entre os cursos pois tem muita coisa e comum com o EFOMM ex. Física, matemática, navegação (apesar de um se no ar o outro no mar tem muitos pontos em comum) mecânica etc.. Adoraria virar oficial da marinha mercante.

    59. Al. Willian Cavalcante disse:

      Olá, Marcos. Como podemos ler no edital do concurso ASON 2011, o curso de Ciências Aeronáuticas não está relacionado dentre os cursos aceitos neste processo seletivo.
      Para mais informaçoes é só entrar em contato com o setor específico via e-mail: ason@ciaga.mar.mil.br
      Verificar demais contatos no site: https://www.mar.mil.br/ciaga/fale/inicio.htm
      Abraços!

    60. Carla dos Santos Souza disse:

      Sou bacharel em Eng. Civil, está escrito que p/ participar do processo de seleção de candidatos para o curso ASON (Adaptação para 2º Oficial de Náutica)tem ter diploma de graduação de nível superior em engenharia, mas não especifica quais, posso conconrrer? Posso ingressar como civil ou esse curso só se refere aos candidatos que querem seguir carreira militar?

    61. Al. Willian Cavalcante disse:

      Sim, Carla. Você, neste quesito, está apta a realizar o concurso. Você sairá com a ‘mesma’ formação dos alunos das EFOMM, apta a embarcar em navios mercantes. Você entra civil e se forma civil.
      Espero ter esclarecido as dúvidas.

    62. Onivaldo Rocha disse:

      Sou Engenheiro de Pesca e estou muito interessado em participar do próximo processo de seleção para ASON.
      Os critérios de seleção continuam o mesmo do último edital? Terá alguma prova? Qual o assunto específico? Já se tem informação de quando será realizado o próximo concurso?
      A equipe editorial está de parabéns pelo site. Muito esclarecedor e necessário para a difusão da atividade.

    63. wanderson disse:

      Prezados,gostaria de saber se há alguma possibilidade de prestar concurso para o ASOM , sendo Bacharel em Direito ,e qual a data do próximo processo seletivo.

    64. Al. Raquel Amorim disse:

      Wanderson, segundo o edital deste ano, podem prestar concurso para ASOM os que possuírem um dos seguintes cursos de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC):

      Para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas – ASOM

      Engenharia Naval; Engenharia Mecânica, Industrial Mecânica, Produção Mecânica e Mecatrônica;
      Engenharia Elétrica, Eletrotécnica e Eletrônica; Engenharia de Automação e Controle e Automação;
      Engenharia de Produção Industrial; Tecnólogo em Mecânica, Manutenção e Processos Industriais,
      Mecânica Industrial, Metalurgia e Materiais, Fabricação Mecânica; Tecnólogo de Construção Naval;
      Tecnólogo em Manutenção de Sistemas de Máquinas e Equipamentos, Manutenção Industrial; e
      Tecnólogo em Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial.

    65. Al. Raquel Amorim disse:

      Onivaldo, o último edital dar-te-á uma base. Existe prova e os assuntos estão descritos no Anexo III das NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO em https://www.mar.mil.br/ciaga/ps_ASOM_2011/normas.pdf.

    66. Leonardo disse:

      Boa tarde , estou querendo fazer o curso de mestre de cabotagem , gostaria de saber se existe um curso ou se tenho que subir de acordo com os anos de embarque ? minha carteira é de motorista de pesca , aproveito ela em alguma coisa ?? ou tenho que começar do zero ??
      preciso da carteira para tentar concurso. 
      grato por sua atenção.

    67. Mayara Mafra disse:

      Ola, gostaria saber se existe possibilidade de trabalhar em terra apos o efomm, e se é uma boa opção para quem quer trabalhar em terra. Obrigada

    68. Al. Willian Cavalcante disse:

      Olá, Mayara.
      Existem, sim, muitas opções para se trabalhar em terra após formada na EFOMM. São oportunidades muito boas.

    Outras matérias interessantes...

    Faltam dois dias para o Processo Seletivo da EFOMM – 2014 /
    Dicas de alunos para os candidatos para se preparar para sábado.