• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 17211
    Mundo, Navios » segunda-feira, 26 de abril de 2010 »
    Maior Cemitério de Navios do Mundo

    nouadhibou-2A praia de Santiago, cerca de 20 km ao norte de Luanda, na cidade de Nouadhibou em Angola é o maior cemitério de navios do mundo. Centenas de barcos em estado de oxidação podem ser vistos em todas as partes pelo mar ou pelas praias.

    Angola, após longas guerras, conseguiu a sua independência em 1975, porém nesse mesmo ano foram iniciadas as guerras civis que se estenderam até 2002.

    Com a nacionalização da industria pesqueira  da Mauritânia (inicio da década de 80), a falta da fiscalização portuária adequada e o suborno aos funcionários dos portos, muitos navios foram abandonados nos arredores do porto de Luanda. Esse fato com o passar do tempo foi provocando vários inconvenientes na atracação dos navios.

    Nouadhibou-shipwreck4

    Como solução para esse problema todos os navios abandonados foram rebocados para a praia deserta de Santiago, a qual se tornou um verdadeiro cemitério para navios.

    Atualmente a praia de Santiago possui dezenas de embarcações, a maioria delas muito grandes, como o navio Karl Marx, petroleiro que mede cerca de 70 metros de comprimento.

    por Al. Souza Mattos


    Comentários

    1. fabia mayra disse:

      São assuntos curiosos e bem interessantes, e que muito me interessam… Mas gostaria de saber mais sobre a vida dos alunos que deixaram a EFOMM ao se formar e se atuam realmente na carreira depois de formados. Obrigada, Fábia

    2. ellirosa marques disse:

      eu achei muito legal ,lindo de se ver mostras como e bom fazer parte da marinha do brasil

    3. Marcelo Sá disse:

      A sua pagina em geral é muito boa e espero poder participar dela pois tenho muitos comentarios, matérias, fotos e posso obter entrevistas com grandes empresas do segmento naval.
      Parabens

    4. anderson disse:

      preferia q o titanic estivesse neste cemiterio do q no fundo do mar onde ninguem pode ver

    Outras matérias interessantes...