• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 20733
    Navios, Petróleo » quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 »
    Navios Gaseiros

    839496_not_fotOs navios gaseiros são navios destinados ao transporte de gases liquefeitos e se caracterizam por apresentarem, acima do convés principal, tanques de formato arredondado.

    Um gás liquefeito é definido como uma substância com uma pressão de vapor superior a 275 kPA (quilopascal) absoluto à temperatura de 37.8ºC (100ºF). Nesta classe de substâncias (reguladas pelo Gas Carrier Code da IMO) estão incluídos Gases de Petróleo Liquefeitos ou GPL (LPG em inglês), Gás Natural Liquefeito ou GNL (LNG em inglês) e vários outros gases químicos como amônia, propileno e etileno.

    Os navios destinados ao transporte de GPL são adequados ao transporte da maioria dos gases químicos. O etileno é uma exceção, por ter uma temperatura de vaporização muito baixa (–104ºC), exige uma refrigeração especial e tanques de aço inox ou de liga de níquel.

    O GNL é transportado a uma temperatura perto da vaporização (-165º), geralmente sob a forma de metano (CH4).

    Para o transporte de gás liquefeito, existem quatro tipos básicos de tanques:naviogaseiro_g

    Tanques integrais – Constituem parte integrante da estrutura do navio, acompanhando as deflexões da estrutura adjacente.

    Tanques de membrana – Construídos com paredes de pequena espessura (membrana) suportadas pela estrutura do navio através de uma barreira isoladora, podendo expandir e contrair livremente.

    Tanques de semi-membrana – Construídos com cantos arredondados, evitando o contato com a estrutura do navio, e por isso livres para expandir e contrair, enquanto as superfícies planas são suportadas pela estrutura.

    Tanques independentes – Suportam integralmente o peso da carga.

    4-gas-carrier (1)Quando transportam gás liquefeito à temperatura ambiente, os navios de GPL usam principalmente tanques integrais; quando os gases são refrigerados ou semi-refrigerados, usam tanques independentes.

    Os navios GNL utilizam um dos três tipos de tanques: Technigaz, Conch e Kvaerner-Moss. O primeiro (Technigaz ) é um sistema de membrana, enquanto os outros dois (Conch e Kvaerner-Moss) são sistemas independentes.

    O sistema Conch usa tanques prismáticos enquanto o sistema Kvaerner–Moss usa tanques esféricos.

    A IMO define três níveis de perigo nos navios de gás, com correspondentes critérios de proteção dos tanques, designados IG, IIG e IIIG em grau decrescente de severidade.

    por Al. Bianca Barbosa

    Comentários

    Outras matérias interessantes...