• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 9147
    Adaptação 2010, Período de Adaptação » terça-feira, 12 de janeiro de 2010 »
    Segundo Dia de Adaptação

    SL737850Dia 12 de janeiro, tocada a alvorada exatamente às 05:25hs.
    Todos os candidatos alunos já estavam prontos às 05:30, formados na Alameda Alegrete, onde receberam um rápido lanche para poderem iniciar as atividades físicas.

    Os candidatos têm na sua rotina diária o TREINAMENTO FÍSICO MILITAR (TFM) sempre pela manhã, que teve início hoje. Durante uma hora eles praticaram exercícios físicos tendo sido separados em dois grupos, um para corrida e outro pra natação.

    A fim de avaliar o condicionamento físico dos candidatos, os adaptadores junto com a comissão de professores de educação física começaram com um trabalho leve, para poder separar os candidatos com mais dificuldades em natação e corrida. Os candidatos das turmas a Alfa, Bravo, Charlie e Delta foram para a corrida enquanto os candidatos das turmas Echo, Foxtrot, Golf e Hotel foram para a natação.

    SL737839A rotina que se segue é o café da manhã. É no rancho que os candidatos têm a oportunidade de conhecer melhor os seus companheiros de turma, se alimentar e principalmente se hidratar bastante.

    Hoje os candidatos também tiveram as primeiras aulas de instrução de Ordem Unida, nas quais aprenderam os procedimentos em formatura militar. O treinamento começou com movimentos básicos que foram repassados ao longo do dia, para que sejam realizados corretamente

    A turma Bravo foi a primeira a conhecer o Grêmio de Vela (GV), onde os integrantes das equipes de remo e vela treinam. Os candidatos puderam ter também o primeiro contato com o barco escaler e remaram com os veteranos adaptadores encarregados da turma, além de receberem instruções de marinharia.

    Pela manhã também foi realizado o recolhimento dos celulares e notebooks dos candidatos, tendo sido devidamente identificados e armazenados, permanecendo assim com o Oficial responsável até o término da adaptação.

    Na parte da tarde algumas turmas foram conhecer a nossa biblioteca enquanto outras fizeram uma pequena reunião com a psicóloga Alice responsável pelo SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (SOE). E o término do corte de cabelo de todos os candidatos homens que estavam fora do padrão pré-estabelecidos na Marinha.

    Também já começaram a chegar os novos candidatos que foram convocados da reserva, que serão inseridos na turma e em breve estarão no mesmo nível.

    Após o jantar os candidatos tiveram uma série de palestras sobre a rotina na EFOMM. Com o Oficial Lucena puderam saber como será o serviço, com a Veterana Adaptadora Rafaela puderam saber como funciona a comissão de formatura e com o Comandante Aluno Agnaldo tiveram informações sobre a carreira do Oficial da Marinha Mercante.

    Às 22:00hs é tocado Silêncio, ou seja, nenhum candidato pode ficar fora do seu camarote, apenas os que estiverem de serviço no horário pré estabelecido no detalhe de serviço.

    Por Vet. Adapt. Sara e Souza Mattos e Al. Veiga

    Comentários

    1. Selma disse:

      Essas notícias são muito boas.
      Será que para os reservas que esperão mais ou menos umas 50 desistências
      ainda tem chances de conseguir entrar??

    2. marcus vinicius macariello mancebo disse:

      Boa tarde, estou extremamente contente de ter visto meu filho nas foto editadas no jornal de vocês e tambem aproveito para parabenizar vocês pelo trabalho feito junto aos alunos que iniciaram o curso, gostei muito dessa possibilidade de poder matar a saudade de nosso filho através desse jornal, desejo que vocês continuem sempre firmes no propósito de auxiliar e informar aos pais e parentes tudo que se passa sobre as atividades realizadas dentro do CIAGA, e assim tranquilizando ainda mais os parentes dos alunos em casa, muitooo obrigadooo!!!!!!!!!

    3. Alcides Pereira da Silva disse:

      Obrigado por mais este excelente informe. Nós pais ficamos ansiosos por informações.

    4. Juliana disse:

      Bom dia,
      Gostaria de dizer que eu achei uma excelente idéia vocês montarem esse espaço pra falar da adaptação.
      Sou irmã de uma das aspirantes e fico mais tranquila ao acompanhar esse período inicial. Assim, parabenizo todos os envolvidos e agradeço pelas informações!

    5. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Selma isso é difícil dizer, porém alguns candidatos tem desistido pois foram chamados em outros cursos militares.

    6. Al. Titoneli (Colégio Naval) disse:

      Boa tarde.
      Gostaria de saber o dia e horário que será realizada a cerimônia de entrega de platinas dos novos Alunos.

    7. Paulo Fonseca disse:

      Achei ótimo esse espaço que vocês nos deram, gostaria se possível ver uma foto da equipe hotel pois minha filha faz parte da mesma, desde já agradeço sua atenção.

    8. Aldemiz disse:

      Ratifico as palavras do Marcus Vinicius. Continuem nos mantendo informados sobre nossos filhos, só gostaria de ver mais fotos, pois ainda não vi meu filho nelas.
      Parabéns pelo trabalho de vocês. Muito obrigada.

    9. napoleão aguiar disse:

      fiquei muito triste em não ter visto meu sobrinho nas fotos.
      gostaria que tirassem uma foto dele, o nome dele é Romulo fernandes de aguiar filho. O jornal de vocês é muito maravilhoso nos mantem informados do dia a dia dos nossos familiares.Parabenizo e
      agradeço desde já.

    10. manoel disse:

      Boa noite a todos da equipe do jornal O Pelicano, parabenizo a todos pela iniciativa de nos confortarem através de notícias e fotos de nossos filhos e se puderem informar na medida do possível as saídas, para que os reservas pudessem aumentar suas esperanças também seria bom, no mais desejo a todos os alunos que sejam, não só formados, mas FORJADOS pelos ensinamentos militares que com certeza lhes serão uteis para o resto de suas vidas. Boa sorte, Vá e Vença !!!!

    11. Amaro Patrício disse:

      Estou realmente gostando muito do trabalho de vocês mostrando o que é a adaptação e, como no meu primeiro comentário parabenizo a todos uma vez mais.

      Certamente terei oportunidade de ver o meu filho em alguma foto futura.

      Não sei se é pertinente o que irei perguntar, porém se julgarem que o propósito do jornal não é esse, desde já me desculpem e não precisam responder.

      Hoje dia 13, deixei na sala de estado um envelope com a carteira de vacinação do meu filho, para ser entregue ou a ele ou a alguém responsável pelo setor de documentação.
      Gostaria apenas de saber se receberam.

      Uma vez mais gostaria de agradecer a atenção e continuar desejando boa sorte a todos os envolvidos neste belíssimo trabalho.

    12. eliane disse:

      Jovens lindos, quero expressar o meu desejo mais profundo, já orando desta forma “SENHOR, GRAÇAS TE DOU PELA VITÓRIA QUE ME CONCEDESTE, A PERMISSÃO DE TER CHEGADO ATÉ O FIM E, AO MESMO TEMPO AO INÍCIO DE UMA NOVA ROTA.
      QUE TUA SABEDORIA, SENHOR, SEJA SEMPRE ABUNDANTE EM MINHA VIDA, PARA QUE O TRILHAR DE MINHA PROFISSÃO SEJA REPLETO DE REALIZAÇÕES E CONQUISTAS”. MEUS AMADOS JOVENS, ESTA É UMA ORAÇÃO PARA ÀQUELES QUE PERSEVERAREM ATÉ O FIM E ORO PARA QUE NENHUM DE VOCÊS DESISTAM. DEUS, NOSSO CRIADOR E MANTENEDOR VOS ABENÇOEM.
      “Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus caminho serão estabelecidos”. Provérbios cap.16:vers.3

    13. Herlei Ferreira disse:

      Muito providencial o trabalho de comunicação através do Pelicano. Parabéns! Na qualidade de pai fico na expectativa de notícias diariamente. Faço uma sugestão, como sabemos que os alunos estão distribuídos por patrulhas, seria interessante uma nota por patrulha diária já que de forma genérica não sabemos o que cada patrulha está realizando e evoluindo. Nesse caso também seria interessante que as fotos fossem por patrulha.

    14. Luciano Fischer disse:

      Gostaria de saber se no periodo de adaptaçao nao podemos comunicar com os filhos

    15. Giovana disse:

      Ficamos mais tranquilos ou menos ansiosos ao acompanhar um pouquinho da rotina da adaptção. Obrigada pelas informaçãoes e pelas fotos.

    16. lúcia disse:

      BOM DIA,
      GOSTARIA DE EXPRESSAR MINHA SATISFAÇÃO E ADMIRAÇÃO PELO BRILHANTE TRABALHO DO JORNAL PELICANO.
      PARABÉNS AOS VETERANOS, AOS ADAPTADORES E A TODOS QUE COMPÕEM ESTA HONROSA INSTITUIÇÃO.
      VOCÊS SÃO A PROVA DOS PROFISSIONAIS DIGNOS E CAPAZES QUE AÍ SE FORMAM.

    17. lúcia disse:

      BOM DIA,
      GOSTARIA DE EXPRESSAR MINHA SATISFAÇÃO E ADMIRAÇÃO PELO BRILHANTE TRABALHO DO JORNAL PELICANO.
      PARABÉNS AOS VETERANOS, AOS ADAPTADORES, E A TODOS QUE COMPÕEM ESTA HONROSA INSTITUIÇÃO!VOC~ES SÃO A PROVA DOS PROFISSIONAIS DIGNOS E CAPAZES QUE AÍ SE FORMAM.
      APESAR DA SAUDADE, E DE NÃO TER IDENTIFICADO MEU FILHO(IGOR S. PINTO) EM NENHUMA DAS FOTOS POSTADAS ATÉ AGORA,ACALENTA MEU CORAÇÃO SABER QUE ELE ESTÁ EM ‘BOAS MAÕS’.
      CONTINUAREI ATENTA A TODAS AS INFORMAÇÕES E IMAGENS.
      MUITO OBRIGADA!!!!!!!!

    18. Jorge Douglas disse:

      Bom dia,

      Parabéns Pelo ótimo trabalho. Gostaria de pedir que vocês publicasem fotos de todas as turmas para que possamos matar a saudade de nossos filhos através das fotos publicadas no jornal.

    19. Andre Nerval e Mara Soares disse:

      Olá a todos do Jornal Pelicano. Parabens pela velocidade da informacao e pelo conteudo. Os candidatos alunos poderão ligar para suas casas no final de semana ? Por favor, coloquem fotos da turma ALFA. Meu filho é o Nerval. Um grande beijo para ele. Estamos muito felizes, com saudades e orgulhosos por nosso filho estar na EFOMM. Força e perseverança para todos. Voces já são vencedores.

    20. Maria Lucia Braggio disse:

      Mais uma vez parabenizo os senhores pelo trabalho no Pelicano. Realmente para os familiares e amigos é muito importante contar com esse canal de notícias, os senhores já passaram por isso e bem sabem como seus familiares se sentiram.
      Li a respeito da “hidratação” no rancho e diante desse calor tão intenso esse cuidado considero fundamental. Continuo orando por todos, e que Deus os sustente e recompense nesse trabalho.

    21. Marco Aurelio de Amorim disse:

      Se pedirmos uma foto de um candidato, seremos atendidos?

    22. Aleksander disse:

      Gostaria de saber como que os alunos ficam sabendo da aprovação em outros cursos(como a senhora informou acima para a Selma) pois meu filho esta na lista de espera em outro curso militar mas, é o primeiro da lista e provavelmente sera chamado, e eu gostaria de informar isso a ele para que ele possa decidir qual seguir. Obrigado pela atenção e aguardo sua resposta.

    23. Herlei Ferreira disse:

      Caros adaptadores,
      Considerando o potencial do meio de comunicação instituído e sua eficiência nos primeiros dias, solicito a confirmação do número de telefone que foi divulgado pelos alunos para comunicação dos pais (via oficial do corpo de alunos). Recebemos a informação de que poderíamos buscar/passar informações pelo telefone (21)3205-3100. Podem nos confirmar se o número está correto e se realmente podemos buscar/passar informações aos alunos?

    24. Evandro Peranzzetta disse:

      Foi muito bom vcs terem aberto esse infortmativo pois, só assim conseguimos acompanhar o trabalho q está sendo realizado com nossos filhos. Só sugiro que seja disponibilizado mais fotos e alguns depoimentos de ” alunos ” o que vcs acham ?

    25. Sandra disse:

      Gostaria de saber se haverá um momento em que eu poderei falar com o meu filho, pois eu não sabia que ele ficaria incomunicável com os familiares. Obrigada pelo espaço através deste jornal.

    26. Pedro Paulo Gracina disse:

      Parabenizamos aos respectivos responsáveis por esta importante ferramenta disponibilizada aos pais dos candidatos durante este período de adaptação, a qual nos mantém informados diariamente!
      Gostaria de saber qual a data prevista para a entrega da platina que culminará com a Palestra do Cmt.da EFOMM, quando por ocasião do final da adaptação. O motivo do questionamento deve-se à distância que estamos (norte do Espírito Santo)e que consequentemente deveremos nos organizar para a viagem!

      Desde já agradecemos e enviamos um grande abraço à todos!

    27. renata disse:

      Boa Noite, meu filho se encontra com vocês por isso estou acompanhando o jornal todos os dias é uma forma de matar a saudade dele e saber como foi seu dia desejaria ver mais fotos se for possível, obrigada e parabéns.

    28. ANA CAROLINE disse:

      ESTOU MUITO CONTENTE EM VER UMA PESSOA MUITO ESPECIAL PRA MIM QUE TÁ NO CIAGA….ELE MERECE !!
      QUE O NOSSO DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ELE PORQUE  APESAR DE TUDO EU GOSTO MUITO DELE !!
      QUE CAIA CHUVA DE BENÇÃOS PARA ELE!!!

    29. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá todos os pais e parentes,
      a adaptação possui horários muito apertados, muitas atividades e poucos autores e editores do Jornal Pelicano presente, por isso tem ocorrido um atraso em algumas materias ou na postagem de fotos.
      Todos os alunos envolvidos na cobertura da adaptação são também adaptadores logo o tempo fica ainda mais apertado, todos estão se esforçando ao máximo para deixarem os senhores bem informados com relação a situação dos seus filhos.

      Grato pela compreensão Adaptador e atual Presidente do Jornal Pelicano Al. Souza Mattos.

    30. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      ATENÇÃO, TODOS OS PAIS QUE QUEIRAM ENTRAR EM CONTATO COM O CIAGA PARA SABER INFORMAÇÕES, OU AVISAR PARA OS FILHOS SOBRE A APROVAÇÃO EM OUTRO CONCURSO DEVERAM FAZER PELO SEGUINTE TELEFONE:

      3505-3100

      ESSE TELEFONE É O DA SALA DE ESTADO DA EFOMM, BASTA APENAS PERDIR PARA TRANSFERIR A LIGAÇÃO PARA O OSCA (OFICIAL DE SERVIÇO DO CORPO DE ALUNOS)

    31. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Marco Aurelio, estão sendo providenciadas mais fotos dos candidatos, estamos atentando para tentar tirar fotos de todos os candidatos.

    32. IVANI GOMES disse:

      COMO PODEREI ACOMPANHAR OS OUTROS DIAS DE ADAPTAÇÃO? SÓ ATÉ O SEGUNDO DIA? PORQUE?

    33. Marcos Curvello disse:

      Bom dia, você estão de parabens, porém gostaria de saber quando deve sair mais matérias da adaptação? estava vendo matérias antigas e percebi que no ano passado tinha matéria todos os dias com fotos! estou com saudades do meu filho e gostaria de ver fotos dele! o que aconteceu com os que publicavam matérias aqui ano passado? eles tinham alguma equipe especifica para isso? pelo que pude ler eram só adaptadores também.

    34. Dayse disse:

      Olá equipe do jornal, parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber se os alunos terão um final de semana de folga, qual a data de saída e horário e a data de retorno e horário, bem como a data da platina e horário e se o aluno poderá sair da escola neste dia, como estou distante preciso me agendar por motivo de trabalho. Gostaria de ver fotos da turma Golf. Obrigada por tudo.

    35. eugenize lima disse:

      Faço minhas todas as palavras citadas anteriormente de elogio e agradecimento por esta ferramenta de comunicação tão maravilhosa que contribui para a redução da ansiedade dos pais. Estou aguardando novas notícias e fotos, compreendendo, entretanto, a dificuldade de execução desta iniciativa.

      PARABÉNS A TODOS!

    36. DENISE disse:

      UM BOM DIA PARA TODOS. DIZER QUE VOCÊS, DO JORNAL PELICANO, ESTÃO SENDO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA PARA NÓS NESTE MOMENTO; “É CHOVER NO MOLHADO”. POR ISSO MUIIIIIIIITO OBRIGADO. ENTENDO QUE O TRABALHO ESTÁ SENDO ARDUO. OCASIÃO QUE APROVEITO PARA DESEJAR QUE VCS CONSIGAM VENCER A ‘BATALHA’ COMO ALUNOS E COMO ADAPTADORES, COM SABEDORIA E AMOR. SE DER TEMPO MANDE MAIS NOTICIAS, POIS ESTOU COM MUITAS SAUDADES DO MEU FILHO. MUITO OBRIGADO.

    37. Laura S de Melo disse:

      Parabenizo todos os pais que como eu tenho o orgulho de ter um filho no EFOmm.Gostaria de fazer uma corrente entre nós já que temos algo tão especial em comum. Para isso deixo meu email: contato@pandoraonline.com.br e meu msn: pandoraetracos@hotmail.com e gostaria muito de ter o de vocês! Meu filho é o Rafael Sabadin. Até mais, Laura

    38. Fernandes disse:

      Parabéns pelo informativo. Trata-se de um trabalho de grande utilidades para todos nós que temos filhos, parentes ou amigos nesta Gloriosa Instituição de Ensino da Marinha do Brasil. Desejo a todos vcs sucesso no desenvolvimento do curso e no trabalho que estão trazendo a cada um de nós as informações que necessitamos.

      Cordiais saudações

    39. Katia Regina Pereira da Cruz disse:

      Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a todos por esse jornal.Pois através dele podemos amenizar a angústia que sentimos pela falta de comunicação com nossos filhos.Ainda não foi postada nenhuma foto na qual minha filha Marcelle Pereira da Cruz aparecesse(Ela é da turma Alfa),se possível gostaria de vê-la em alguma foto a ser publicada.Desde já agradeço!

    40. Laura Sabadin disse:

      Parabenizo todos os pais que como eu tenho o orgulho de ter um filho no EFOMM.Gostaria de fazer uma corrente entre nós já que temos algo tao especial em comum. Para isso deixo meu email:contato@pandoraonline.com.br e meu msn:pandoraetracos@hotmail.com e gostaria muito de ter o de vocês! Meu filho é o Rafael Sabadin. Até mais, Laura

    41. Josiane Alves disse:

      Olá, boa tarde!!!! Venho através deste acompanhando o período de adaptação dos novos candidatos alunos, meu filho faz parte desta nova turma e tem sido um balsamo para meu coração acompanhar a rotina, obter alguma notícia. A saudade é grande e imagino que de ambas as partes. Desejo a eles sucesso, perseverança e fé. Estou ansiosa por novas notícias, novas fotos. Queria poder estar incentivando, dando uma força. Eles ficarão sem comunicação msm. até o final da adaptação? Abraços a todos, q Deus os abençõe com vitórias. E a vocês nosso agradecimento. Parabéns e sucesso, esse trabalho de vcs e muito importante para nós.Tbm queria muito ver uma foto dele. Que tal uma foto pelo menos de cada equipe??? Felicidades

    42. renata disse:

      boa tarde,sou mãe do aluno aleksander pontes da equipe delta gostaria e agradeceria muito se vocês podessem postar uma foto que aparecesse meu filho ficaria muito feliz e que deus os abençõe .

    43. Elenice Guedes disse:

      Olá, Adpt.Al.Souza Mattos.
      Reconheço que não é tão fácil o trabalho de vcs.; mas concordo com o que foi dito por Ivani Gomes e Marcos Curvello. Nós precisamos saber + notícias e ver fotos dos nossos filhos. Está sendo muito difícil para nós pais esperarmos tanto tempo por notícias e principalmente fotos. Meu filho está na turma ECHO.
      Desde já agradeço.

    44. Yeda Pereira disse:

      Moro em Juiz de Fora, Sou mãe da candidata aluna Luana Maria de Oliveira. Parabenizo e agradeço a voces o espaço aberto deste Jornal Pelicano de nos manter informados sobre nossos filhos e podermos fazer comentários. Isto mostra uma grande organização da parte de vcs. Só gostaria de ver fotos de minha filha, pois ainda não a vi em nenhuma. Que Deus abençõe a todos voces: adaptadores e candidatos alunos.

    45. Clarissa Oliveira disse:

      Primeiramente parabéns por este Blog!!

      Gostaria de saber se menores, com 16 anos no segundo ano do ensino médio teria a oportunidade de fazer a prova para o participar do curso da EFOMM?

      Desde já agradeço.

    46. Kenzo Leonel Oka disse:

      Cade meu irmão,onde voces o puseram!liga pra mim!Tira uma foto dele,eu sei que ele é feio hehehe…vlw….

    47. MARIANA GOMES disse:

      BOA TARDE!ADOREI O JORNAL, É MUITO SABER E VER QUE MEU IRMÃO ESTÁ MUITO BEM! OBRIGADO!

    48. rozalvolapa disse:

      Achei muito interessante a página, mas gostaria que chegasse até o aluno Julio Cesar de Santana Lapa, que o !º Sargento Bombeiro militar, seu pai, tem muito orgulho dele e vou sempre torcer pelo seu sucesso, e vitória profissional, afinal fazemos parte de uma familia de marítimos que esta novamente perpetuando nele. Seu avo era oficial de maquinas. Boa sorte meu querido filho.

    49. renata disse:

      BOA NOITE DESDE JA AGRADEÇO POR ESSE JORNAL É UMA BENÇÃO NA VIDA DE CADA FAMILIAR E AMIGOS SE FOR POSSIVEL VOCÊS TIRAREM UMA DUVIDA SE OS ALUNOS DA ADPTAÇÃO PASSAREM EM OUTROS CURSOS MILITARES ELES TEM COMO SABER OU NOS PAIS TEMOS QUE ENTRAR EM CONTATO COM ELES AGUARDO RESPOSTA SE POSSIVEL E AGRADEÇO DESDE JÁ FIQUEM COM DEUS.

    50. Elenice disse:

      Bom dia, Estou orando para que Deus possa estar solucionando as dificuldades encontradas e que estão impedindo a divulgação de informações da adaptação 2010.

      Força e Sucesso a todos.

    51. IVONETE disse:

      PARABÉNS PELO ÓTIMO MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE É O JORNAL PELICANO.FOI MUITO EMOCIONANTE VER MEU NETO AÍ NAS FOTOS.QUE DEUS ABENÇOE A TODOS OS QUE FAZEM PARTE DESTA LINDA CARREIRA.SAÚDE E MUITA FORÇA DE VONTADE A TOS,É O QUE DESEJO.PARA O MEU NETO O MEU ABRÇO.

    52. elizabeth disse:

      Eu quero ver fotos dos alunos deste ano pois só faltam 2 dias para voltarem para casa
      e eu não tive nenhuma notícia, nem mesmo um foto do meu filho.

    53. karen cristina da silva disse:

      oi eu adorei, vocês sao gentis!