• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 10329
    Navios » terça-feira, 1 de setembro de 2009 »
    Heavy Lift Transport: Navios que Transportam Navios

    foto16

    O Heavy Lift Transport é a modalidade em que navios, embarcações e estruturas pesadas são transportadas a bordo de grandes navios ou barcaças  semisubmersíveis. Atualmente, existem cerca de 20 navios,  capazes de realizar  este tipo de serviço. Normalmente, são empregadas barcaças apenas para os transportes costeiros ou em águas interiores, enquanto os  navios Heavy Lift Transport são empregados para  transportes oceânicos.

    O Carregamento

    Inicialmente, o navio-transporte enche seus tanques de lastro até atingir a profundidade requerida para o carregamento. Em seguida, com auxílio de rebocadores, a embarcação a ser transportada é colocada sobre o convés de carga, sendo posicionada em relação ao picadeiro, que está submerso. Para isso, são usadas colunas previamente instaladas como referência. A embarcação a ser transportada é mantida em posição pelas espias do aparato de segurança. O navio-transporte, então, começa a retirar água de seus tanques de lastro até que a quilha da embarcação a ser transportada assente no picadeiro. Neste ponto, para um  perfeito posicionamento, é indispensável o uso de mergulhadores. O navio-transporte passa, então, a deslastrar apenas a proa, de maneira que a seção de vante do convés de carga saia da água primeiro. Assim que a seção de vante aflora, o naviotransporte passa a deslastrar a parte de ré do convés decarga. Nesta fase, a embarcação a ser transportada começa a sair da água. Depois que o navio-transporte está a centro, ele continua a deslastrar seus tanques uniformemente, até que todo o lastro seja retirado. Neste ponto, o conjunto navio-transporte e embarcação a ser transportada está pronto para a travessia.

    foto12A Travessia

    As condições para a realização da travessia em segurança dependerão da carga que está sendo transportada. A área vélica da carga  será de grande influência, pois será a responsável pela resposta do conjunto navio-transporte e embarcação transportada às condições de mar e vento. Os limites que este conjunto poderá enfrentar dependerão dos cálculos de estabilidade que serão realizados para o conjunto como uma só unidade. Durante o transporte da plataforma P-40, o navio-transporte M/V Mighty Servant I atravessou os oceanos Índico e Atlântico, chegando a enfrentar condições de ventos de mais de 30 nós e vagas de mais de quatro metros, sem que a plataforma sofresse avarias significativas, apenas problemas menores, que o próprio observador da Petrobrás embarcado pôde solucionar. Em algumas ocasiões, o navio-transporte perdia mais de seis nós de velocidade, em função da ação do vento de proa.

    foto06O Descarregamento

    Os procedimentos são bastante parecidos com o do carregamento, ocorrendo exatamente na ordem inversa. Reuniões preparatórias são importantes, principalmente, porque haverá pessoas envolvidas que não acompanharam o carregamento. Somente após a chegada do navio-transporte ao local de descarregamento é que qualquer aparato de segurança deve ser retirado, sendo que as espias só são retiradas no momento em que a embarcação transportada é movimentada. As condições da embarcação transportada têm de ser rigorosamente as mesmas do carregamento.

    Essa modalidade de transporte está em franca expansão. A Marinha Britânica se utilizou dela para transportar unidades avariadas na Guerra do Golfo e uma fragata acidentada em águas australianas. Atualmente, grandes carregamentos têm sido  realizados, sendo que, em média, os navios- transporte podem transportar até 60.000 toneladas, com velocidade média de 10 nós. Destaca-se, neste meio, o M/V Blue Marlin, da empresa Dockwise, que pode carregar unidades de até 73.000 toneladas, com centro de  gravidade de até 30 metros acima do convés de carga  Até o ano 2001, a maior embarcação transportada tinha sido a plataforma P-40, com  deslocamento de 40.000 toneladas. Em setembro de 2004, a plataforma Thunder Horse, deslocando 59.000 toneladas, passou a ser a maior carga até hoje transportada.

    por Al. Soares

    Comentários

    1. getulio engel stapassoli disse:

      super bacana este naviozao quanto tempo levou p/ ser construido

    2. getulio engel stapassoli disse:

      muito legal esta pesquisa

    3. Suellane Pereira disse:

      Adorei…!!! Foi a 1ª vez que vi! E me Encantei!!!!!! Parabéns as informações me ajudou muito

    Outras matérias interessantes...