• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3110
    Esportes » quarta-feira, 12 de agosto de 2009 »
    Restaurada a Placa em Homenagem ao Mestre Tomassini

    CLC Sergio Moura, Comte. Couto e AlunosNa tarde ensolarada do dia 04 de agosto de 2009, enquanto a grande maioria dos alunos da EFOMM praticava o TFM (Treinamento Fìsico Militar), alguns alunos das equipes de Remo e Vela tiveram a oportunidade de participar da homenagem ao Mestre Mário Tomassini. Com a contribuição do Capitão de Longo Curso Sérgio Moura a placa, que representa a passagem vitoriosa do mestre Tomassini pelo Grêmio de Vela da EFOMM (GV EFOMM), foi restaurada e recolocada no seu local de origem – garagem de barcos , onde o Mestre Tomassini passou boa parte do seu tempo ensinando aos alunos o verdadeiro significado das palavras “Vitória” e “Simplicidade”.

    foto_01Mestre Mário Tomassini foi campeão brasileiro de Remo em 1929 na classe Skiff 2000 metros. Foi também ourives. Duas paixões que num primeiro instante podem parecer conflitantes, mas para os que o conheciam sabiam que seus dois amores tinham algo em comum – o ouro. Assim ele passou esse fascínio para seus alunos, que após começarem a ganhar, não quiseram mais outro tipo de medalha.
    Passou bom tempo como treinador da Equipe de Remo, ensinando aos alunos, através da prática e da teoria, a posição de remar com elevação dos assentos, a correta maneira de respirar , e a empunhadura dos remos e formatos das forquilhas. Enfim ,transformou simples alunos em verdadeiros remadores. Tomassini acompanhava seus alunos em qualquer regata. Bastava apenas um deles defender a Bandeira da EFOMM para o mestre estar presente, firme e forte, torcendo e vibrando por seu aluno.

    Aos 84 anos de idade “o velho lobo do mar”, foi pego por uma doença incurável e veio a falecer. Mas deixou uma lição que até hoje é transmitida a todos aqueles que passam pelo remo da EFOMM: “Para vencermos precisamos trabalhar duro, treinar e nos dedicarmos. Somente assim conseguiremos transformar nosso suor em ouro”.

    Comentários

    Outras matérias interessantes...