• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 5416
    Esportes » terça-feira, 24 de março de 2009 »
    Equipe de Remo

    photo-63Em inglês chama-se rowing, no francês aviron, em alemão ruder e em português REMO. Utilizado desde que o homem começou a locomover-se sobre a água, o barco a remo foi explorado como esporte na segunda metade do século XIX.

    Um desporto aquático de velocidade, no qual os atletas usam os remos para mover o barco o mais depressa possível, composto basicamente por resistência e força (Power Endurance Sport), ou seja, um esporte que exige níveis muito elevados de força muscular e de resistência à fadiga. O alto nível tanto do ponto de vista dos grupos musculares quanto da parte fisiológica o classifica como um dos esportes mais completos.

    Devido a  essas características os remadores são, usualmente, muito fortes e possuem elevada capacidade aeróbica, para poderem oxigenar  a grande quantidade de massa muscular. A combinação destas duas características  lhes confere uma capacidade física singular.

    Existem varias categorias de remo, dentre elas: Skiff , Double Scull, Dois sem timoneiro, Quadriscull, Quatro sem timoneiro, Oito, Escaler, Yolle de 4, Yolle de 8, …

    Treino no Ciaga

    Treino no Ciaga

    Na EFOMM

    O remo é representado pelo canoe e escaler, categorias compostas  por 10 remadores mais um timoneiro, que tem proporcionado  muitas alegrias, com as inúmeras vitorias conseguidas ao longo das competições. As regatas são divididas em provas de 500m e 1000m, sendo realizadas nos finais de semana na parte matutina.

    • Em 2007 o CIAGA/EFOMM foi campeão nas categorias masculino aberto, feminino e veterano, além do troféu eficiência;
    • Em 2008 o CIAGA/EFOMM foi campeão nas categorias sênior B, iniciante, feminino e veterano, além do troféu eficiência e o de melhor timoneira;

    Para conseguir essa grande quantidade de vitorias e o atual status, os remadores da EFOMM começam a treinar desde o primeiro ano da escola. O ensinamento básico é passado através do remo de madeira, no qual ganham experiência, força e técnica. No estagio seguinte, após adquirirem a maioria das características necessárias, os remadores passam para o remo de fibra e começam a sair no principal barco, o famoso ICARAI (considerado a Ferrari pelos alunos).

    O treinamento diário não é fácil, muitos entram, mas desistem rapidamente, pois o remo não exige apenas força física, mas também trabalho em equipe (espírito de companheirismo). Os treinamentos são geralmente das 15 às 18hs, sendo que os atletas não sabem o que é licenciamento mais cedo e férias prolongadas (muita  vezes precisa-se abdicá-las para um melhor preparo).

    Dentre as competições: MERCXNAVe CIABAXCIAGA, a EFOMM participa do Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler, que equivale ao Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. O circuito, realizado desde 2001, em tendo cada vez mais novos participantes, os quais podemos destacar: CFN, EN, CN, CIAW, CIAA, CIM, DGMM, CASNAV e alguns clubes filiados da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro, como: Clube de Regatas Vasco da Gama, Clube de Regatas do Flamengo, Botafogo de Futebol e Regatas e Clube de Regatas Guanabara.

    por Al. Souza Mattos

    Comentários

    1. Al. Kafa disse:

      Remo, a melhor equipe da EFOMM!
      Tenho o maior orgulho de ter participado dos Circuitos 2007 e 2008!

    Outras matérias interessantes...