• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2156
    Cultura » sexta-feira, 1 de agosto de 2008 »
    Equipe de dança?

    Este artigo pertence ao acervo do Projeto Memória

    A ligação entre dança e esporte é uma tendência contemporânea. No passado, entretanto, foram desenvolvidos com finalidades diferentes. A primeira, estava relacionada à cultos religiosos, ao canto e ao teatro com forte apelo sociocultural, e o último foi delineado a partir de táticas de preparação de guerreiros. Com a evolução da dança para o bailado na Renascença e a criação das Olimpíadas na Grécia, as duas atividades corporais ganharam padronizações, e cada segmento, dentro do grupo geral a que pertencia, estipulou a metodologia e bases de sua prática.

    Hoje em dia, a dança pode ser definida como manifestação cultural que se comunica através de signos, seguindo regras fixas (como no caso do ballet clássico) ou não (como no Street Dance), mas que está sujeita, predominantemente, ao intento artístico e emocional, promovendo o auto conhecimento corporal e a integração social dos indivíduos. A dança cuida dos movimentos do corpo, ensina disciplina e domínio próprio. Ela é um instrumento forte para aprimoramento pessoal e proporciona  um bom condicionamento físico para quem o pratica.

    A dança de salão é considerada como um esporte competitivo e foi oficialmente aceita para participar dos jogos olímpicos. Se o Brasil quiser participar das olimpíadas,  um dia, na categoria de dança esportiva, será necessário que dançarinos profissionais sigam os regulamentos internacionais e que se criem associações locais e estaduais, assim como uma federação nacional de dança esportiva, aos quais se filiará aos organismos internacionais já existentes desta modalidade de dança, da mesma forma como acontece com o futebol profissional e outros esportes.

    O esporte pode ser caracterizado como prática metódica de exercícios físicos e intelectuais com finalidade competitiva e desenvolvido unicamente de acordo com regras pré estabelecidas nacional e/ou internacionalmente, de finalidade política, social e econômica.

    Dessa forma, a dança é um universo semântico maior, que engloba a atividade física como código, não se podendo dizer o mesmo do esporte que carrega em si sua própria mensagem. E, se existe mais a dizer, também é necessário que haja mais do que a técnica, que haja arte.

    Comentários

    1. Suely disse:

      Gostei do artigo, bem resumido, e usei no trabalho da escola com as duas fotos. Obrigada.

    Outras matérias interessantes...

    1º Happy Hour 201330 de maio de 2013
    XXXIII MERC-NAV16 de novembro de 2008